Autor Tópico: Fiat Panda 30 anos de sucessos... e recordes!  (Lida 4692 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Panda 30 anos de sucessos... e recordes!
« em: 10 de Março, 2010, 18:19:48 »
Fiat Panda cumpre 30 anos de sucessos... e recordes!


O modelo Fiat Panda completa três décadas no mercado e, com 6 milhões de unidades matriculadas, afirma-se como o "city-car" mais vendido em absoluto

O Salão Internacional do Automóvel de Genebra permitiu a várias marcas exibirem os seus modelos mais recentes, alguns mesmo que ainda nem sequer entraram em produção, tendo sido apresentados enquanto protótipos. Contudo, houve também quem exibisse em Genebra modelos perfeitamente consolidados no mercado com provas dadas junto do consumidor. É o caso do pequeno Fiat Panda, modelo que festejou, no certame helvético, 30 anos desde o lançamento da primeira geração, uma extraordinária meta que foi festejada com direito a bolo e velas, no primeiro dia do Salão de Genebra 2010, exactamente o mesmo local que serviu de palco à estreia do modelo em 1980, dando vida a uma longa história de sucessos e recordes.


O “Panda” é um património da Fiat que, na história do automóvel e dos costumes italianos, representou um novo e inconfundível modo de entender a relação quotidiana com o automóvel: um modo mais imediato, mais desenvolto, mais fácil. Isto levou a que, com o tempo, o nome Panda se tivesse tornado quase uma Marca, rica de valores emotivos,  a que os automobilistas italianos e europeus sempre foram profundamente ligados. Herdeiro de um "best-seller", em Setembro de 2003 foi lançado o novo Panda que voltou a propor não só o mesmo nome, mas também o espírito do modelo, interpretando, à luz das modernas tendências, os valores de produto e personalidade que, no imaginário colectivo, o transformaram num verdadeiro ícone. Nasceu, assim, uma viatura que, em 6 anos, se impôs como líder indiscutível do segmento: basta pensar que, desde o lançamento até agora, atingiu uma produção de 1,5 milhões de unidades e que, no ano de 2009, registou mais um recorde ao vender 300.000 unidades.


O sucesso comercial do novo Fiat Panda tem sido acompanhado por numerosos prémios internacionais, nomeadamente o de “Carro do Ano 2004”, pela primeira vez atribuído a uma viatura desta categoria. O modelo afirmou-se no segmento também graças a alguns recordes: por exemplo, foi o primeiro automóvel compacto (com comprimento inferior a 4 metros) de grande produção a introduzir uma motorização Diesel (1986); sempre nesta categoria, foi o primeiro a propor tanto a tracção integral (1983), como uma gama de motores atentos ao ambiente e aos consumos (em 1990 foi comercializado o Panda Elettra, um dos primeiros modelos eléctricos); para além disso, em 2004, dois Panda 4x4 foram protagonistas de um teste verdadeiramente aventureiro, iniciado em Kathmandu (Nepal) e concluído na base avançada do Evereste: foi a primeira vez que um pequeno "fora-de-estrada" atingiu esta base, situada a uma altitude de 5200 metros. Um feito ainda mais espectacular se pensarmos que as duas unidades foram preparadas apenas com algumas modificações na regulação da unidade electrónica central de controlo do motor para a adequar à gasolina local.


Uma curiosidade: enquanto, há 30 anos, um empregado de classe média precisava de utilizar 9 meses de salário para poder adquirir o Panda (3.700.000 Liras), actualmente bastam 6 meses para a mesma compra. Em suma, o Panda soube estar a par dos tempos, seja em termos de funcionalidade, seja de relação qualidade/preço. De resto, o Panda não é apenas um "city-car", é sim uma autêntica “plataforma” a partir da qual a Fiat criou toda uma família de automóveis com tecnologia e atenção aos pormenores de categoria superior.  


É de recordar que o Fiat Panda foi renovado recentemente com uma ligeira “maquilhagem”, procurando manter as particularidades que lhe permitiram o sucesso ao longo dos anos, apresentando um design inovador, tecnologia avançada acessível a todos, e soluções inteligentes que simplificam e melhoram a vida a bordo. Assim, a gama actual compreende motorizações tradicionais (gasolina e gasóleo, de 54 a 100 cv) ou alternativas (gás natural e GPL), acopladas a caixas de velocidades manuais ou sequencial robotizada (Dualogic), para além de versões com tracção anterior ou integral, esta última enriquecida com diferencial electrónico (Electronic Locking Differential) aliado ao ESP (Electronic Stability Program).

Da história do Fiat Panda fazem parte integrante também as numerosas Séries Especiais nascidas a partir do novo modelo, nomeadamente o Panda Monster, o 4x4 fruto da colaboração entre a Fiat e a Ducati (2006), o Pandakar que enfrentou a conhecida competição em 2007, com o finlandês Markku Allen ao volante, ainda o Panda Capri que, em 2006, desempenhou um exclusivo serviço de cortesia da famosa ilha, também o Panda Mamy, caracterizado por um completo equipamento de série para transportar as crianças com toda a segurança (2008), o Panda Alessi, autêntico objecto de design, e as duas mais recentes versões 4x4 Glam e Adventure (2009).

Fonte: LusoMotores
« Última modificação: 10 de Março, 2010, 18:23:44 por Tiffosi »





LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiat Panda 30 anos de sucessos... e recordes!
« Responder #1 em: 10 de Março, 2010, 21:39:37 »
quase 25 anos foram do modelo antigo! ONDE ESTÃO AS FOTOS????????????

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Panda 30 anos de sucessos... e recordes!
« Responder #2 em: 11 de Março, 2010, 19:10:33 »
As fotos? Tem o tio Google!  :P





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Panda 30 anos de sucessos... e recordes!
« Responder #3 em: 11 de Março, 2010, 19:58:09 »
30 anni Fiat Panda


(clicca sull'immagine per visualizzare la versione ad alta risoluzione)




































Fonte: Auto Blog