Fiatistas
22 de Dezembro, 2014, 21:17:42 *
Bem-vindo, Guest. Por favor login ou regista-te.
Não recebeu o email de activaçã?

Login with username, password and session length
  Home   Forum   Ajuda Login Registar  

O Fiatistas.com conta com o apoio da:



Páginas: [1] 2 3 4   Ir para o Fim
  Imprimir  
Autor Tópico: FIAT LINEA  (Lido 4980 vezes)
0 Membros e 1 Guest estão a ver este tópico.
HOSTILE
Novato
*
Offline Offline

Posts: 11


« a: 02 de Junho, 2010, 23:56:25 »

Boas,

comprei recentemente um Linea depois de muito investigar na relação qualidade/preço, bem como na questão da aposta de uma marca num pequeno familiar, com um motor fiável e económico.
Escolhi a FIAT, apesar de nunca ter pensado em adquirir um por mera desconfiança, confesso, mas como diz a malta da FIAT, "só critica quem nunca teve um".
Bom, isto serve de introdução ao seguinte, o carro é bonito, boa habitabilidade, bom equipamento, grande bagageira, mas gostava de ter opiniões e dados mais concretos sobre unidades com este motor, para se fazer um base de dados daquilo que de bom e de mau o modelo e motor tenham.
Assim pede-se aos proprietários de Linea´s que coloquem a vossa opinião sobre o modelo da seguinte maneira:

1 - km´s do motor,
2 - consumos e tipo de circuito habitual ( cidade, AE...)
3 - ano de matrícula/aquisição
4 - grau satisfação (insatisfeito, satisfeito ou muito satisfeito)
5 - pontos positivos no modelo/motor
6 - pontos negativos
7- Avarias frequentes modelo/motor que conheçam ou tenham tido.

Sei que pode à primeira vista pode parecer extenso ou chato, mas por não haverem muitos Linea´s, a maior dificuldade que tive para tomar a decisão de adquirir um, baseou-se na pouca informação que existe sobre o carro/motor.
Isto serve de guia para os actuais proprietários e ajuda quem ande a investigar modelos familiares, ou o modelo em si.

Para dar o exemplo começo eu:

1- km´s do motor
20000 Km

2 - consumos e tipo de circuito habitual ( cidade, AE...)
5,1 circuito misto

3 - ano de matrícula/aquisição
2008/2010

4 - grau satisfação (insatisfeito, satisfeito ou muito satisfeito)
muito satisfeito, era justamente o que procurava.

5 - pontos positivos no modelo/motor
Consumos, relação qualidade e nível equipamento/preço, habitabilidade e tamanho da bagageira de 500 litros, aliado a um design muito atraente e bem conseguido. O espaço nos lugares traseiros é apreciável.
O motor tem grande fama de ser fiável. A partir das 1900 rotações percebe-se que está ali um motor equilibrado para o carro que é e com excelente performance.
O blue&me é excelente, tudo a juntar ao conforto a bordo o AC automatico e apoio de braço, entre outros mais que recheiam bem o equipamento de série.

6 - pontos negativos
A FIAT está nestes ultimos anos a tentar fazer esquecer uma imagem de pouca fiabilidade (injustamente ou não...). O motor requer alguma habituação em que abaixo das 1900 rotações parece pouco para o carro e por isso causa desconfiança numa primeira impressão. O motor por vezes torna-se ruidoso comprometendo um pouco o conforto. Não é, no Linea, motor para grandes acelerações.
Faltam-lhe compartimentos no habitáculo, onde abundam os plásticos duros.

7- Avarias frequentes modelo/motor que conheçam ou tenham tido.
Tenho-o há pouco tempo, apenas sei do que li e nada a assinalar ao motor.
Apenas nos periféricos, como a direcção ou amortecedores.
Aqui vai contar a maior experiência de alguns do fórum, para adiantarem algo...




Abraço!  yeah
Logado
LB
Ferrari
*
Offline Offline

Posts: 16549


« Responder #1 a: 03 de Junho, 2010, 00:08:35 »

por acaso isso é o Diesel????
Logado
HOSTILE
Novato
*
Offline Offline

Posts: 11


« Responder #2 a: 03 de Junho, 2010, 02:09:06 »

por acaso isso é o Diesel????

Claro, o maravilhoso 1.3!
Por acaso ainda não vi nenhum a  point gasolina, mas neste tópico também não se discrimina ninguém...
Logado
BlueCat
Abarth
*
Offline Offline

Sexo: Homem
Posts: 3809


Pedro Escudeiro

pedro_escudeiro
« Responder #3 a: 04 de Junho, 2010, 15:48:43 »

Boas.

Olha tenho esse motor (na realidade é um 1.2) num Panda Cross, mas com apenas 70cv.

O que posso dizer é que se deixares a rotação baixar das 1500rpm, o motor faz trepidar o habitáculo e um ruido incomodativo, acima dessa rotação é bastante bom até para mim que estava habituado a um 1.4 turbo a gasolina com 155cv.

Segundo o que li, o motor de 90cv tem um lag mais pronunciado que o de 70cv, talvez seja por isso que falas das 1900rpm.

É motor para um pequeno familiar, não para um pequeno desportivo.

Fica bem.
Logado

Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)
HOSTILE
Novato
*
Offline Offline

Posts: 11


« Responder #4 a: 04 de Junho, 2010, 17:52:53 »

Pois na realidade com 1248 é mais um 1.2 e até há pouco tempo era o diesel mais pequeno do mundo!
Mas resolveram chamar-lhe 1.3... Ultimamente vi a Skoda a anunciar algo semelhante, não sei se bate este.
Esse lag penso que é muito bem compensado com o turbo neste de 90cv.
O comportamento do motor é exactamente esse, mas só noto a frio e não o chego a sentir no habitáculo apenas noto um ralenti ruidoso.
E problemas que tenha tido?

Abraço!  t_up
Logado
BlueCat
Abarth
*
Offline Offline

Sexo: Homem
Posts: 3809


Pedro Escudeiro

pedro_escudeiro
« Responder #5 a: 04 de Junho, 2010, 18:14:30 »

Vai com 3600km.

biggrin
Logado

Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)
HOSTILE
Novato
*
Offline Offline

Posts: 11


« Responder #6 a: 04 de Junho, 2010, 18:51:56 »

Ainda é um menino...
A revisão do panda também é aos 30000Km?

Logado
BlueCat
Abarth
*
Offline Offline

Sexo: Homem
Posts: 3809


Pedro Escudeiro

pedro_escudeiro
« Responder #7 a: 04 de Junho, 2010, 19:24:26 »

No Cross pelo menos é de 20000km em 20000km, com o oleo a ser mudado com intervalos de 30000km.

Os outros devem ser iguais.

Logado

Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)
Tiffosi
Moderação
Ferrari
****
Offline Offline

Sexo: Homem
Posts: 16252



« Responder #8 a: 04 de Junho, 2010, 20:55:28 »

Sim! Mas no meu Punto faço tudo aos 30.000.
Logado





HOSTILE
Novato
*
Offline Offline

Posts: 11


« Responder #9 a: 04 de Junho, 2010, 23:19:24 »

Tiffosi e quantos Km fazes por ano?
Logado
LB
Ferrari
*
Offline Offline

Posts: 16549


« Responder #10 a: 05 de Junho, 2010, 00:06:51 »

eu já andei numa frota com motores deles mas da Opel!

aos 80.000 estavam todos no estaleiro! felizmente que na Fiat não são assim!

mas esse carro gosta muito de andar e se puderes andar sempre prelo a fundo e fizeres as devidas revisões a tempo, dura bastante tempo!

as mudanças das correias, óleos e filtros são imprescindiveis para a duração!
Logado
naso
Moderação
Maserati
****
Offline Offline

Sexo: Homem
Posts: 7852


Aveiro


« Responder #11 a: 05 de Junho, 2010, 00:26:00 »

eu já andei numa frota com motores deles mas da Opel!

aos 80.000 estavam todos no estaleiro! felizmente que na Fiat não são assim!

mas esse carro gosta muito de andar e se puderes andar sempre prelo a fundo e fizeres as devidas revisões a tempo, dura bastante tempo!

as mudanças das correias, óleos e filtros são imprescindiveis para a duração!

De que correias estas a falar??
Logado



89 Lancia Thema 16vt - http://www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related
94 Fiat Coupé 16vt
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL
HOSTILE
Novato
*
Offline Offline

Posts: 11


« Responder #12 a: 05 de Junho, 2010, 00:35:52 »

eu já andei numa frota com motores deles mas da Opel!

aos 80.000 estavam todos no estaleiro! felizmente que na Fiat não são assim!

mas esse carro gosta muito de andar e se puderes andar sempre prelo a fundo e fizeres as devidas revisões a tempo, dura bastante tempo!

as mudanças das correias, óleos e filtros são imprescindiveis para a duração!

Também já ouvi que na Opel, a gestão electrónica tem grandes falhas, que na Fiat não ocorrem e que inclusivamente na venda do motor à Opel a Fiat recomendou que fosse sempre o que os italianos usam, Magnetti-Marelli ou Bosch, senão me engano. A Opel decidiu instalar uma outra e parece que realmente deu mau resultado.

No 1.3 acho que é realmente corrente.
Logado
LB
Ferrari
*
Offline Offline

Posts: 16549


« Responder #13 a: 05 de Junho, 2010, 15:24:34 »

correia da distribuição!

o tensor da Opel é chinês e com os arranques e mudanças, reduções, etc, vai para a sucata e leva a cabeça embora

outro defeito é aquecer aos 80.000...

Puf....queima tudo!
Logado
HOSTILE
Novato
*
Offline Offline

Posts: 11


« Responder #14 a: 09 de Junho, 2010, 01:37:46 »

Agora uma dúvida, alguém me sabe dizer se a parte de baixo da zona do motor leva alguma protecção ou tampa de plástico daquelas que costumam aparafusar ao para-choques?  help
Logado
Páginas: [1] 2 3 4   Ir para o Principio
  Imprimir  
 
Saltar para:  




Powered by MySQL Lampredi Edition Powered by ABARTH PHP Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2011, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!
Página criada em 5.498 segundos com 23 queries.
SimplePortal 2.3.1 © 2008-2009, SimplePortal