Autor Tópico: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.  (Lida 5323 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

miRai

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« em: 19 de Abril, 2014, 22:23:03 »
Boas,
O meu primo comprou um Fiat punto cabrio com 66.000km's.
O problema e que o carro esteve parado muitos anos, era duma senhora que faleceu, e deixou para a filha so que ela nunca o usou.
Quando o meu primo o foi buscar tava impec tudo na boa.
O irmao dele pensa que e  mecanico disse que lhe limpava o circuito da agua na boa.
La mandou agua sobre pressao para dentro do motor, que uma rela que fica no lado da distribuiçao começou a verter.quando se ligava o carro saia agua da rela.eu disse-lhe ja que vais tirar a distribuiçao fora, mais vale muda-lha ja que ja fica.
Ele chamou um amigo que tambem se arma que sabe tudo e nao sabe nada, disse que aquilo era muito facil mudou a distribuiçao em 10 min, quando montou foi mesmo a confinaça:" Da a chave". o carro nao pegou e ao rodar o motor parecia que tava tudo a bater.
O motor acho que e um 1.2 ou 1.3 16v

Aqui alguem me consegue dizer o ponto do motor para eu ajudar o meu primo?
Ele em principio vai abrir o motor para ver se empenou alguma coisa mas gostava de saber o ponto que assim ja lhe posso dizer como fazer.

muito obrigado

cturbo

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 375
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #1 em: 19 de Abril, 2014, 23:24:08 »
regra numero um para quem muda distribuiçoes, quer por saber muito ou pouco: antes de dar a chave dar duas voltas andando com o motor com uma chave na polie da cambota.
diz ao certo qual o motor que isso tem sff
se for o 1.2 16v, e se de facto descomandou, vais necessitar de ferramenta especial para o comando.
« Última modificação: 19 de Abril, 2014, 23:26:43 por cturbo »

miRai

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #2 em: 20 de Abril, 2014, 11:35:21 »
regra numero um para quem muda distribuiçoes, quer por saber muito ou pouco: antes de dar a chave dar duas voltas andando com o motor com uma chave na polie da cambota.
diz ao certo qual o motor que isso tem sff
se for o 1.2 16v, e se de facto descomandou, vais necessitar de ferramenta especial para o comando.


Sim amigo e mesmo o 1.2 16v, tem o colector de admissao na parte de tras do motor e faz uma curva para cima da tampa das valvulas e a borbolute e do lado esquerdo do carro.
Eu fui ver a net e disseram-me que , a polie da arvore de cam tinha um rasgo que devia de estar alinhado com um rasgo na cabeça, e depois na caixa de velocidades, tem la uma janelinha que tem varios numeros, incluido o 0 e o que vi foi que o volante do motor tem um rasgozinho que deve estar alinhado com o 0 na caixa.
Esta informaçao esta certa?

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #3 em: 20 de Abril, 2014, 12:49:08 »
Se for o 1.2 16V e se descomandou,já mandaste umas quantas válvulas para o espaço, já me aconteceu...  :( :(
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #4 em: 20 de Abril, 2014, 13:46:43 »
Esse motor precisa de um kit de trancas para imobilizar as cames enquanto se troca a distribuição...

Para mim, essas válvulas (e só, na melhor das hipóteses) já foram à vida...

Agora precisas de um comparador para colocar isso de novo a ponto. Esse motor, ao contrário do 8v que é colocado a ponto com o 1º cilindor em PMS, é colocado a ponto com os cilindros 1 e 2 à mesma altura.

Aconselho-te a recorrer a alguém que saiba o que está a fazer, de forma a minimizar algum estrago que já tenha ocorrido...

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

miRai

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #5 em: 20 de Abril, 2014, 13:52:12 »
Se for o 1.2 16V e se descomandou,já mandaste umas quantas válvulas para o espaço, já me aconteceu...  :( :(

m
sabe-me dizer ao certo o ponto do motor sff?
ou como chego la?

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #6 em: 20 de Abril, 2014, 13:58:46 »
Precisas de ferramenta específica, como já foi aqui dito 3 vezes!

https://www.youtube.com/watch?v=BJZF-i4B9CE

https://www.youtube.com/watch?v=jEY1OmxGK3A
« Última modificação: 20 de Abril, 2014, 14:01:16 por Artur Branco »

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

cturbo

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 375
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #7 em: 20 de Abril, 2014, 15:24:51 »
Sim amigo e mesmo o 1.2 16v, tem o colector de admissao na parte de tras do motor e faz uma curva para cima da tampa das valvulas e a borbolute e do lado esquerdo do carro.
Eu fui ver a net e disseram-me que , a polie da arvore de cam tinha um rasgo que devia de estar alinhado com um rasgo na cabeça, e depois na caixa de velocidades, tem la uma janelinha que tem varios numeros, incluido o 0 e o que vi foi que o volante do motor tem um rasgozinho que deve estar alinhado com o 0 na caixa.
Esta informaçao esta certa?

o ponto da caixa da te o ponto morto superior do 1º e 4º cilindro, mas este motor comanda se com os pistoes a meio.
como ja foi dito, necessitas de ferramenta especial... duas trancas que entram e apertam no sitio das velas que te vao por os pistoes a meio certinhos a mesma altura (se arranjares um comparador tb da desde que saibam o que estao a fazer) e duas trancas para fixar as arvore de cames.
se de facto descomandou comecem por desmontar que ouve estragos pela certo.
isto se souberem o que estao a fazer, senao mais vale deixarem para quem sabe. nao me levem a mal o que escrevo, mas as vezes é preferivel.

cturbo

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 375
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #8 em: 20 de Abril, 2014, 15:36:46 »
ja agora, e se forem desmontar, atençao ao desapertar a polie da arvore de cames... nao desapertem nem deem o aperto final apenas com as arvore de cames fixas pelas trancas do kit. ja nao é o primeiro que faz isso e "esfarela" o rebaixo das cames, e depois é muito complicado de verificar pontos.
sugiro que arranjem maneira de segurra tambem na polie a auxiliar.
quando ate tiverem o cabeçote desmontado, estudem bem ca fora a maneira de trancagem das cames. assim é mais facil compreenderem todo o processo.
cump e boa sorte

miRai

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #9 em: 20 de Abril, 2014, 16:12:30 »
Precisas de ferramenta específica, como já foi aqui dito 3 vezes!

https://www.youtube.com/watch?v=BJZF-i4B9CE

https://www.youtube.com/watch?v=jEY1OmxGK3A

ok amigo muito obrigado e desculpa la o incomodo.

miRai

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #10 em: 20 de Abril, 2014, 16:14:01 »
ja agora, e se forem desmontar, atençao ao desapertar a polie da arvore de cames... nao desapertem nem deem o aperto final apenas com as arvore de cames fixas pelas trancas do kit. ja nao é o primeiro que faz isso e "esfarela" o rebaixo das cames, e depois é muito complicado de verificar pontos.
sugiro que arranjem maneira de segurra tambem na polie a auxiliar.
quando ate tiverem o cabeçote desmontado, estudem bem ca fora a maneira de trancagem das cames. assim é mais facil compreenderem todo o processo.
cump e boa sorte


Sim ja estao a tirar a culaça fora para ver o que se passou.muito obrigado pela informaçao.
Abraço

miRai

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #11 em: 20 de Abril, 2014, 16:18:46 »
Amigos
eles estao agora a perguntar como e que a culaça sai fora.
Ja tiraram aqueles parafus que tem na tampa das valvulas so que a tampa nao sai.

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #12 em: 20 de Abril, 2014, 16:30:15 »
e a seguir vão dizer que as tuches caíram todas ao chão...
deixem la isso quietinho. quem não sabe não mexe.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #13 em: 20 de Abril, 2014, 16:39:42 »
Amigos
eles estao agora a perguntar como e que a culaça sai fora.
Ja tiraram aqueles parafus que tem na tampa das valvulas so que a tampa nao sai.


 :wacko: :wacko:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

elvales

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 266
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.hi5.com/friend/profile/displaySameProfile.do?userid=6650803
Re: Fiat Punto Cabrio Distribuiçao.
« Responder #14 em: 20 de Abril, 2014, 16:51:24 »
e a seguir vão dizer que as tuches caíram todas ao chão...
deixem la isso quietinho. quem não sabe não mexe.

Concordo plenamente. Pelos vistos avariado já está agora pelo menos não estraguem mais...
Alfa 33 1700 16 V
Alfa 75 1.6ie
Punto 85 Cabriolet
Austin Mini 1000 75'
Austin Mini 1000 76'
Kia Cee'd GT
Nissan Note Dci Tekna
Alfa Romeo Team