Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 484428 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #180 em: 24 de Julho, 2014, 14:05:06 »
Enquanto não chegam as coisas que comprei para despistar a falha no cilindro 2 (designadamente o manómetro para medir a compressão; a tampa e rotor do distribuidor), venho só dar conta de mais uma horinha de volta do Uno ontem à noite.

1. Fiz o teste que o Mickey ensinou para detectar fugas de compressão para a refrigeração (o que podia explicar porque é que o ventilador só dispara depois da temperatura certa): passou com distinção! Nem uma bolhinha de ar apareceu no líquido.
Estou a preparar uma lavagem grande no circuito de refrigeração, substituir termostato e bomba de água. Pode ser que resolva.
Uma vez que mudei a correia e o tensor há 15 dias e que nem 50 kms o carro fez, vou manter a correia e o tensor. Não é disparate, pois não?

2. Estive de volta da bóia do combustível para ver se a tirava. A ver se com ela cá fora acenderia a luz da reserva. Não consegui tirá-la, mas não estou preocupado, pois estou certo que o problema não é da bóia.
Se o fio eléctrico que liga à resistência (para controlar o ponteiro) tem 12v e funciona bem; mas o fio que liga ao interruptor para a luz da reserva só mede 7v, é evidente que o problema não está na bóia mas na instalação eléctrica.
Só não sei o que fazer a partir daqui: andei 25 minutos à volta dos relés, junções e fusíveis a ver se descobria o fio em causa para medir a voltagem nessa zona ou talvez ligá-lo melhor. Mas não o encontrei. Venceu-me o cansaço... Volto a isto mais tarde.

3. Depois disso, regressei ao mistério eléctrico das luzes interiores (funcionavam com as portas direitas mas não com as esquerdas). Resolvido! Estava o interruptor mal ligado na porta do condutor e, depois de bem ligado, voltou a funcionar.
A porta de trás (que tem a tal invenção de interruptores na porta de trás), voltou a funcionar logo. Isto é, tal como o Luke tinha previsto, a instalação da porta de trás deve passar pela da frente e ficou logo corrigida.

A única coisa que não ficou a 100% foi o facto de o interruptor da porta da frente estar um pouco perro: não vem todo para fora quando abro a porta e, assim, não acende a luz. Tem de se puxar manualmente.
Já enchi aquilo de WD40 mas não melhorou. Alguma ideia para melhorar?


4. Uma das primeiras coisas que o GT Abarth reparou (nas primeiras fotos) foi que a mola do manípulo interior da porta do condutor está com pouca força.
Queria tirá-lo para substituir a mola. É preciso desforrar a porta? Tirei facilmente o anel de rebordo do manípulo (é só puxar para trás, em direcção à fechadura), mas não o próprio manípulo. Algum truque? Ou é mesmo preciso desforrar toda a porta?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #181 em: 24 de Julho, 2014, 20:53:00 »
Depois de queimar as pestanas a ler o teu reportorio (e e bom que mantenhas assim ;) )
Em relaçao a cena da boia e se efetivamente tens os 7v na linha da luz da reserva a luz deveria acender minimamente. Quando tiveres disponibilidade para isso, segue o esquema deves ter algum fio marado e a receber tensao donde nao deve.
Qt ao interruptor da porta se for desmontavel (coisa q n nc vi) troca a mola no interior, se nao,... mete novo. :D

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #182 em: 25 de Julho, 2014, 10:37:06 »



4. Uma das primeiras coisas que o GT Abarth reparou (nas primeiras fotos) foi que a mola do manípulo interior da porta do condutor está com pouca força.
Queria tirá-lo para substituir a mola. É preciso desforrar a porta? Tirei facilmente o anel de rebordo do manípulo (é só puxar para trás, em direcção à fechadura), mas não o próprio manípulo. Algum truque? Ou é mesmo preciso desforrar toda a porta?

Tens mesmo que desforrar a porta mas é simples, tens 2 parafusos no fundo da porta, e 2 nas pegas, já tiraste a moldura do manipulo e só falta tirar o interruptor dos vidros, na parte de cima coloca uma chave de fendas pequena e pucha para cima com jeito e ele sai. o manipulo deves ter a mola partida, no meu ja partiu n de vezes e eu fui sempre dando um jeito à mola, é do uso ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #183 em: 28 de Julho, 2014, 16:02:09 »
Update rápido:

Hoje chegaram a tampa do distribuidor e o rotor. Não tinha mais do que 10 minutos por isso fui colocá-los, dei uma volta para o bicho chegar aos 90º e fui verificar o funcionamento, desligando cabo a cabo.
Pois é: o cilindro 2 continua a falhar. Raios.

Logo à noite espero ter tempo para medir a compressão (o manómetro também chegou hoje!) e tirar fotos às velas, para pôr aqui.


Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #184 em: 28 de Julho, 2014, 17:01:47 »
Update rápido:

Hoje chegaram a tampa do distribuidor e o rotor. Não tinha mais do que 10 minutos por isso fui colocá-los, dei uma volta para o bicho chegar aos 90º e fui verificar o funcionamento, desligando cabo a cabo.
Pois é: o cilindro 2 continua a falhar. Raios.

Logo à noite espero ter tempo para medir a compressão (o manómetro também chegou hoje!) e tirar fotos às velas, para pôr aqui.



O cabo de vela desse cilindro está bom? O ideal seria trocares com outro, desde que dê comprimento
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #185 em: 28 de Julho, 2014, 17:38:25 »
O cabo de vela desse cilindro está bom? O ideal seria trocares com outro, desde que dê comprimento

Sim, já troquei com o do 1º cilindro e continua a ser o 2º a falhar... De todo o modo, logo à noite vou fazer o teu DIY e ver como estão os cabo todos.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #186 em: 28 de Julho, 2014, 18:15:43 »
Mickey,

Em 4 mins fui fazer o teu DIY para testar os cabos das velas. Só mesmo por descargo de consciência. Foi um bocado aldrabado porque medi os cabos aos palmos, mas julgo que deu para confirmar que o problema não vem dos cabos.

Cabo do 1.º cilindro (mais ou menos 70 cms): 8,7 OHM
Cabo do 2.º cilindro [o doente] (mais ou menos 50 cms): 8 OHM
Cabo do 3.º cilindro (mais ou menos 30 cms): 5,9 OHM
Cabo do 4.º cilindro (mais ou menos 20 cms: 5,4 OHM.


Ou seja:
- Velas novas;
- Cabos bons;
- Tampa do distribuidor nova;
- Rotor novo;

E um 2.º cilindro a falhar.
Logo meço a compressão, mas já encomendei um apalpa folgas para medir a folga das válvulas. Julgo que é o passo seguinte a dar, se vier daí um problema de compressão naquele cilindro, certo?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #187 em: 28 de Julho, 2014, 18:19:04 »
ohm ou kilo ohm! são coisas muito diferentes!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #188 em: 28 de Julho, 2014, 18:20:52 »
ohm ou kilo ohm! são coisas muito diferentes!
Ele queria dizer kOhm, mediu na escala 20k de certeza!
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #189 em: 28 de Julho, 2014, 18:24:53 »
kOhm, claro. Desculpem

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #190 em: 29 de Julho, 2014, 00:58:34 »
Pronto, agora é que eu dei o tilt. Estou com a cabeça em água e farto de puxar por ela.

Vejamos:
1- Tirei as velas todas e examinei. A do cilindro doente não está muito diferente das outras, apenas tem uma mancha maior de um dos lados. Será isto conclusivo?
Aqui estão elas, do 1 para o 4:


É bom lembrar que a que está no cilindro 1 passou uns tempos no cilindro 2.

A única coisa diferente na do cilindro 2 (o doente), é esta mancha assimétrica:


2- Depois medi a compressão, tendo em atenção que o Haynes diz que a compressão "normal" é de 11 bar:
Cilindro 1: 14 Bar



Cilindro 2 (doente): 13,6 bar



Cilindro 3: 14,9 bar



Cilindro 4: 15 bar



É certo que o cilindro 2 tem menos compressão que os outros. Mas a diferença é assim tão significativa para não disparar?? Até fiquei contente, pois achei que se estivesse a perder compressão, teria muito menos do que os 13,6 que apresentou...

Bom, continuei os testes:
Troquei velas (a do cilindro 2 com a do 4): o 2 continuou a não funcionar;
Troquei cabos das velas (o do cilindro 1 com o do 2): o 2 continuou sem funcionar.

A única coisa que noto de anormal naquele cilindro é que a rosca da vela parece mais pequena que as demais. Se nos outros a vela dá 10 voltas a apertar com o dedo antes de fixar, no cilindro 2 dá só umas 4 ou 5 voltas. Alguém com este motor pode ver se é feitio ou se estará aqui o problema? Mas se fosse daqui, o manómetro de compressão também não teria medido bem, não era?

Já não sei mesmo o que fazer. Raça do cilindro...

Qual o passo seguinte? Algum de vós me dá uma ajuda?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #191 em: 29 de Julho, 2014, 08:29:08 »
Eina cum catano!!!! :)

Ora bem, a meu ver,...
 - As velas deveriam ter todas o mesmo aspeto. Isso indica uma condiçao semelhante em todos os cilindros.
Aqui Tens alguns exemplos de velas e as causas. espero que ajude.
 - Se tiveres pressao a mais (algo a confirmar plos veteranos da coisa) podes ter as a valvulas a fechar demasiado cedo.
 - Quanto ao roscar podes ter precisamente ai o problema. As velas tem de ser do mesmo tamanho e tem de roscar as mesmas voltas, caso contrario ficas com a ponta da vela ainda no furo da rosca na vez da camara de combustao. E espero espero nao estar a dizer nenhuma barbaridade com isto... Na minha opiniao uma coisa e certa, a vela apertada com voltas a menos nao vai beneficiar nada...  ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #192 em: 29 de Julho, 2014, 08:45:11 »
Tens a folga das velas certa? Está na altura de veres a folga das válvulas

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #193 em: 29 de Julho, 2014, 11:05:29 »
TwinThema: Vou logo à noite dedicar-me a isso e verificar muito bem a profundidade das outras velas, para ter a certeza que aquela não está ainda na rosca.

Luke: não tenho ainda um apalpa folgas. De todo o modo, quanto à folga das velas, elas são novas, deverão estar bem... E quando troco com as velas dos outros cilindros, só não dispara o cilindro 2.
Quanto à folga das válvulas, será então o passo seguinte a verificar...

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #194 em: 29 de Julho, 2014, 11:07:42 »
A folga das velas a gota raramente se mexe, agora com essa compressão, diz-me lá como fizeste...

- Carro frio de um dia para o outro, sem gota nem ignição
- Pé a fundo

Check?

Podes ter problemas na rosca onde a vela enrosca, e aí sim,é pincel a sério...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2