Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485050 vezes)

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #480 em: 24 de Novembro, 2014, 08:25:16 »
;)
Normalmente saem sem estragar nada,... Grande pincel e qd nao se tem acesso ao outro lado da rosca. Como o caso dum bloco por exemplo... ;)

Continua, estamos a gostar.  :t_up:

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #481 em: 25 de Novembro, 2014, 23:47:18 »
;)
Normalmente saem sem estragar nada,... Grande pincel e qd nao se tem acesso ao outro lado da rosca. Como o caso dum bloco por exemplo... ;)

Continua, estamos a gostar.  :t_up:

Nesses casos só mesmo um torneiro para safar a situação!  :d_umpf:

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #482 em: 25 de Novembro, 2014, 23:59:07 »
não, nesses casos não ha nada como ter um jogo de sacas ;)
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #483 em: 26 de Novembro, 2014, 22:11:42 »
não, nesses casos não ha nada como ter um jogo de sacas ;)

Sacas de quê? De plástico não devem ser!  :point:
(Estava a brincar, mas não sei mesmo o que isso é  :blush:)

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #484 em: 27 de Novembro, 2014, 08:18:04 »
E isto:

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #485 em: 27 de Novembro, 2014, 15:24:27 »
exacto, são basicamente, parafusos esquerdos cónicos, faz-se um furo no centro do parafuso que partiu, e depois com o "saca" apropriado, "aparafusa-se" o gajo no parafuso partido, que sendo cónico, vai "trancar" e por ser esquerdo vai desaparafusar o parafuso partido :)

são baratos e da primeira vez que são usados, pagam-se!
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #486 em: 27 de Novembro, 2014, 18:57:23 »
Um jogo de 12 em condições custou-me cerca de 40€ e já me safaram N vezes, uma delas foi um parafuso que fixa o termoestato à cabeça partiu lá dentro, não fossem os sacas teria que tirar a cabeça fora para levar ao torneiro  :OMG:

Ainda cheguei a comprar 2 ou 3 jogos a 4/5€ mas por amor de Deus  :lol: parecia que eram feitos de plasticina  :nhedaxe:
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #487 em: 27 de Novembro, 2014, 19:20:37 »
eu comprei por truta e meia um jogo com 4 ou 5... nunca me deram problemas, já me safaram N vezes
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #488 em: 27 de Novembro, 2014, 20:49:29 »
eu comprei por truta e meia um jogo com 4 ou 5... nunca me deram problemas, já me safaram N vezes
Tiveste sorte  :point:
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #489 em: 28 de Novembro, 2014, 00:12:43 »
E eis que consegui hoje ter meia horinha para me dedicar ao Uno!
Não foi ainda suficiente para o tirar das preguiças, mas houve progressos:
- Relas colocadas;
- Comprado parafuso para o suporte do tubo de escape;
- remontado o suporte do escape, na parte de trás do bloco.

Dificuldades:
- As relas, decididamente, são a dor de cabeça do motor deste Uno. Ao montar o suporte do escape, percebi que uma das relas de trás já está com corrosão. Quando acabar de reparar as da frente, terei trabalho com as de trás.
- Deve andar a soltar-se porcaria que nunca mais acaba, desde que passou a usar anticongelante. Espreitando pelo encaixe do tubo metálico, percebi que a bomba de água parece ter 20 anos. Mas tem 3 meses e 1000 kms.
- Andei a lutar com o tubo metálico novo que encaixa na bomba de água. Não o consegui encaixar! Tem truque? O velho encaixa perfeitamente. Será que este é mais grosso do que o de origem? A FIAT descontinuou a peça e tive de comprar na concorrência.
Ou simplesmente o metal do tubo velho acabou por se moldar ao bloco e por isso é que entra?
Não queria nada reutilizar o velho, pois está todo oxidado por dentro...

Abraços a todos!

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #490 em: 28 de Novembro, 2014, 00:46:10 »
ha peças de concorrência que não servem nem a tiro, outras são porreiras, já apanhei das duas
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #491 em: 28 de Novembro, 2014, 08:13:25 »
Compara um tubo com outro, tira medidas e tenta perceber o porque do tubo novo nao encaixar. Pode ser algo simples e de facil resoluçao, como nao,... :D

Qt ao resto, so me resta dar-te os parabens pelos avanços. Pra quem no inicio disse que nao percebia nada de mecanica, ja vais dando uns topques. ;)

P.S. Lava o circuito de refrigeraçao tao bem qt puderes. Se nao o fizeres vais ter essa chatice por muito tempo. O radiador da sofagem vai, concerteza, ser o maior desafio...

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #492 em: 28 de Novembro, 2014, 10:25:09 »
E eis que consegui hoje ter meia horinha para me dedicar ao Uno!
Não foi ainda suficiente para o tirar das preguiças, mas houve progressos:
- Relas colocadas;
- Comprado parafuso para o suporte do tubo de escape;
- remontado o suporte do escape, na parte de trás do bloco.

Dificuldades:
- As relas, decididamente, são a dor de cabeça do motor deste Uno. Ao montar o suporte do escape, percebi que uma das relas de trás já está com corrosão. Quando acabar de reparar as da frente, terei trabalho com as de trás.
- Deve andar a soltar-se porcaria que nunca mais acaba, desde que passou a usar anticongelante. Espreitando pelo encaixe do tubo metálico, percebi que a bomba de água parece ter 20 anos. Mas tem 3 meses e 1000 kms.
- Andei a lutar com o tubo metálico novo que encaixa na bomba de água. Não o consegui encaixar! Tem truque? O velho encaixa perfeitamente. Será que este é mais grosso do que o de origem? A FIAT descontinuou a peça e tive de comprar na concorrência.
Ou simplesmente o metal do tubo velho acabou por se moldar ao bloco e por isso é que entra?
Não queria nada reutilizar o velho, pois está todo oxidado por dentro...


Abraços a todos!
Parabéns pelos progressos!  :palmas:

O tubo tem de entrar à pressão e é mesmo lixado de meter, repara que o tubo, novo, tem um uma ligeira ondulação na ponta que encaixa na bomba de água e leva um oring a ideia é “sujar” essa ponta e o oring com vaselina por exemplo e depois arranja algo para fazer de alavanca, ou seja apontas o tubo ao sítio e na outra extremidade, usando o cabo de um martelo por exemplo, tentas fixa-lo em algum sítio no bloco e empurras contra o tubo de modo a que este entre no orifício da bomba de água. Assim que ele entrar mete logo o parafuso que o segura senão como tem vaselina vai acabar por “voltar para trás”  :lol:

Antes de tudo isto passa o orifício com lixa fina para limpar bem e passa também um pouco d vaselina.

É valente pincel meter o tubo no sítio, certifica-te que tem as mesmas medidas do antigo  :t_up:

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« Responder #493 em: 28 de Novembro, 2014, 11:49:02 »
Obrigado pelo ânimo! Pouco a pouco, a coisa faz-se! ;)

Mickey: ah, bom. Então o tubo entra à pressão. Ou seja, depois com o tempo ele acaba por moldar-se ao orifício do bloco e da bomba de água (o que explica que o velho entre com facilidade).
Vou ver se no fim de semana consigo pôr em prática essa técnica da alavanca. Só não percebi muito bem como devo prender o cabo do martelo ao tubo: ponho o cabo lá dentro?

ThinThema: Postos lado a lado, os tubos parecem ter exactamente as mesmas dimensões de diâmetro. O de origem, contudo, vai mais para dentro depois do o-ring: parece que chega mesmo a um milímetro das pás da bomba de água, enquanto que o da concorrência fica um pouco menos lá para dentro.

Luke: pois, já percebi isso, por isso tento sempre OEM. Desta vez não deu, pois já não têm; no eBay também só encontrei da concorrência (nunca pensei que existissem tantas marcas!).
De aspecto, parece ter qualidade. Simplesmente, não entrou magicamente para o sítio. Mas já percebi, pelo Mickey, que não é necessariamente problema da peça...

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #494 em: 28 de Novembro, 2014, 12:03:31 »
Obrigado pelo ânimo! Pouco a pouco, a coisa faz-se! ;)

Mickey: ah, bom. Então o tubo entra à pressão. Ou seja, depois com o tempo ele acaba por moldar-se ao orifício do bloco e da bomba de água (o que explica que o velho entre com facilidade).
Vou ver se no fim de semana consigo pôr em prática essa técnica da alavanca. Só não percebi muito bem como devo prender o cabo do martelo ao tubo: ponho o cabo lá dentro?

ThinThema: Postos lado a lado, os tubos parecem ter exactamente as mesmas dimensões de diâmetro. O de origem, contudo, vai mais para dentro depois do o-ring: parece que chega mesmo a um milímetro das pás da bomba de água, enquanto que o da concorrência fica um pouco menos lá para dentro.

Luke: pois, já percebi isso, por isso tento sempre OEM. Desta vez não deu, pois já não têm; no eBay também só encontrei da concorrência (nunca pensei que existissem tantas marcas!).
De aspecto, parece ter qualidade. Simplesmente, não entrou magicamente para o sítio. Mas já percebi, pelo Mickey, que não é necessariamente problema da peça...
Não! Arranja maneira de o empurrares pela patilha onde entra o parafuso ou então pela parte curva, arranjas um cabo daqueles espalmados ou então um pedaço de tábua e empurras no pescoço do tubo.
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