Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485018 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1365 em: 22 de Julho, 2015, 10:30:14 »
E ao contrário só que muita gente diz e pensa,  o Uno é um grande carro!
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Unista

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 139
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1366 em: 22 de Julho, 2015, 20:27:02 »
O Uno é um carro que, para além de ensinar a conduzir, dura dura e dura ! Bem tratado, vai onde quisermos!
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1367 em: 22 de Julho, 2015, 22:42:11 »
Bom trabalho, cada vez fica mais como novo  :t_up:

Tenho aqui juntas do termostato, até te tinha arranjado isso, agora já não vou a tempo  :smash: :smash:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Mocetao

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 61
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1368 em: 22 de Julho, 2015, 22:58:52 »
Parabens, o carrinho está muito giro. vou tentar dar um ou dois bitaites para ajudar no que me parece simples de verificar. Tive um carro igual que comprei em 1992 azul claro metalizado c/tecto de abrir e interior igual ao teu, comprei novo e penso que o tive dois anos, como naquela altura os carros só tinham um ano de garantia no segundo ano fui eu que lhe fiz a manutenção.
Problemas eléctricos que referes, esses carros mesmo novos tinham muitos problemas com a massa, se a memoria não me atraiçoa por baixo da bateria há uma bateria de contactos de massa que ligam todos no mesmo acessório, está localizado numa zona que apanha muita agua e sujidade e baralha as ligaçoes negativas. Electroventilador é muito facil fazeres um teste com o motor parado, para isso necessitas de uma lampada de prova ou de um multimetro e um pequeno fio de chante, penso que a corrente ataca directamente o electroventilador com a linha positiva (não tenho certeza mas se não é a positiva é a negativa) depois procura no radiador uma valvula de temperatura tira a ficha e chanta os terminais da ficha naturalmente com a chave ligada o motor pode estar parado, depois prova se a corrente chega ao electroventilador com isso verificas se o motor está ou nao avariado.
Oleo no motor, é por o retentor do distribuidor o meu que o devo ter vendido com 60 0u 70.000km e já se bababa um bocadinho acho que nao deves estar preocupado com isso. o tubo solto, se o que entendi é um tubo fininho que sai da caixa do filtro de ar estou capaz de jurar que é assim é um tubo ladrao para condensação, já agora um bitaite, esse carro deve mudar a distribuição e a bomba de agua, sao componentes que o tempo nao perdoa e principalmente a bomba de agua pode por em risco a saude do motor.

PS nao tenho muito presente já a mala! mas penso que o tapete original era numa materia rigida tipo forras das caves de roda que não tinha nada por baixo

Espero nao ter sido demasiado trapalhão e ter ajudado alguma coisa

AB
JCM  
JCM

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1369 em: 24 de Julho, 2015, 19:33:33 »
Agora é que o uno vai ter a ignição no ponto! ;)

maniac

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 768
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1370 em: 24 de Julho, 2015, 20:19:51 »
Dá imenso prazer ler este DB. Muitos parabéns mais uma vez  :)


Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1371 em: 24 de Julho, 2015, 20:20:44 »
Nada de apontar isso pra cara das pesoas!!! Tem flash mas n e uma maquina fotografica!!!  :sombrero:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #1372 em: 25 de Julho, 2015, 01:27:09 »
Onde compraste?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1373 em: 25 de Julho, 2015, 08:49:26 »
No ebay, Luke. Ficou a menos de 30€. 28, acho. Veio da Alemanha. Queres o link?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #1374 em: 25 de Julho, 2015, 10:04:44 »
Manda
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1376 em: 25 de Julho, 2015, 13:19:12 »
Ora então hoje de manhã fui tratar do ponto da ignição. Eu ia jurar que estava atrasado. Surpresa: estava adiantado!!
Fiz a afinação pelo volante do motor e segui as indicações do manual Haynes. Segundo o manual, desligando o avanço a vácuo, devia estar com 3º ao ralenti. Estava com 12º!
Pus a 3º sem ligar o avanço a vácuo. Depois liguei o módulo de vácuo e voltei a medir: foi para os 11º, o que está no intervalo que o Haynes dá (entre 9º e 12º).
Acelerando também deu para ver que o avanço de molas funciona (pois mesmo com o vácuo desligado, o avanço aumenta com a aceleração).

Depois, dediquei-me a afinar o carburador. A mistura afino de ouvido (vou cortando a gasolina até isso se reflectir no ralenti e, nessa altura, volto para trás 1/4 de volta). Ora, deu para empobrecer estupidamente a mistura! Umas duas voltas! Só porque a ignição está no ponto? Isso é normal?
Depois acertei o ralenti (850rpm) e fui testar. Um espectáculo! Está a andar bem!
E eu tinha a pulga atrás da orelha de ter a mistura pobre, mas não lhe falta força até à red line!

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1377 em: 25 de Julho, 2015, 18:33:18 »
Ora então hoje de manhã fui tratar do ponto da ignição. Eu ia jurar que estava atrasado. Surpresa: estava adiantado!!
Fiz a afinação pelo volante do motor e segui as indicações do manual Haynes. Segundo o manual, desligando o avanço a vácuo, devia estar com 3º ao ralenti. Estava com 12º!
Pus a 3º sem ligar o avanço a vácuo. Depois liguei o módulo de vácuo e voltei a medir: foi para os 11º, o que está no intervalo que o Haynes dá (entre 9º e 12º).
Acelerando também deu para ver que o avanço de molas funciona (pois mesmo com o vácuo desligado, o avanço aumenta com a aceleração).

Depois, dediquei-me a afinar o carburador. A mistura afino de ouvido (vou cortando a gasolina até isso se reflectir no ralenti e, nessa altura, volto para trás 1/4 de volta). Ora, deu para empobrecer estupidamente a mistura! Umas duas voltas! Só porque a ignição está no ponto? Isso é normal?
Depois acertei o ralenti (850rpm) e fui testar. Um espectáculo! Está a andar bem!
E eu tinha a pulga atrás da orelha de ter a mistura pobre, mas não lhe falta força até à red line!

E dizes tu que não percebes nada de nada e tens dúvidas em tudo.. Até carburadores já afinas de ouvido!! :charge:
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:
« Responder #1378 em: 27 de Julho, 2015, 19:59:23 »
Este gajo é perigoso!

Lol muito bom, obrigado pelo link vou mandar vir uma par mim nunca é demais uma pistola de luz estroboscópica e até tem um preço apetecível.

Mais uma vez parabéns rapaz, Tu estás lá!!!

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1379 em: 30 de Julho, 2015, 12:09:37 »
Hoje Coimbra está completamente nublada e nuns agradáveis 27º. Dia ideal para andar sem A/C e tirar o Uno da garagem:

(As manchas de óleo no chão não sao do Uno: foi o meu rico irmão que mudou ali o óleo do carro dele ontem e sujou tudo... ;))



Uma voltinha rápida e chegamos ao trabalho:


Peripécia do dia: precisei de buzinar a um sujeito que me queria atropelar a máquina. Em vez da buzina dupla da versão SX, saiu um grasnar esquisito. Só da buzina mais grave.
Fui ver: era um cabo desligado, debaixo do radiador! Tudo ligado e tudo ok!

Agora começa a chatear-me aquela rachadela no pára-choques dianteiro. Sempre pensei que tinha que o trocar, por ser de plástico. Mas achei melhor perguntar: há possibilidade de reparação disto?


Outra coisa curiosa. Desde que troquei o anticongelante Motul por Paraflu 11, a temperatura demora mais a atingir o ponto ideal! Se antes em 2-3 mins já estava o ponteiro no sítio certo, agora só ao fim de 7 ou 8 mins de funcionamento.
Isto é a maior capacidade do paraflu a comutar calor ou é mais um termostato que deixou de vedar correctamente?

Abraços a todos.
« Última modificação: 30 de Julho, 2015, 12:10:46 por afonsopatrao »