Autor Tópico: Velas num 1.9 JTD 105  (Lida 5383 vezes)

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cturbo

  • Giannini

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #15 em: 14 de Setembro, 2014, 17:24:46 »
Ia, eu sei, mas tendo já mudado velas em uns quantos carros, diesel e gasolina, uns meus outros de outros, uma pessoa fica um bocado frustrada por não conseguir mudar as velas num carro que é dela só porque é mais recente e tem um motor diferente...
Eu compreendo isso tudo mas para mim torna-se frustrante daí estar a perguntar para com calma fazer da maneira mais correta, porque eu estive a olhar e visualmente não descortinei, mas ia partir para começar a tirar a admissão porque pela lógica, não estando à frente, estão a trás, mas a trás é mesmo apertado e daí as minhas perguntas...

nao é necessario tirar a admissao. tirar essa dmissao acredita que tb é trabalhoso.
elas sao visiveis entre a culaca e a admissao. situas primeiro antes de fazeres alguma coisa.
primeiro deves identificar quantas tens queimadas. isso de ele custar a pegar é relativo. estas velas so vao aquecer a temperaturas algo baixas. mas se depois de as substituires continuar a pegar mal, tens outras situacoes a ver a nivel de injeccao.
depois arranja um spray proprio para o efeito. a berner tem um ate jeitoso muito bom para velas e injectores presos.. na falta de um mesmo indicado tens o wd40 que tambem serve.
a partir dai. aconselho a tentares desapertar com muito cuidado. por vezes se nao desapertar bem, vai apertando e desapertando. spray sempre em cima.
a diferença é que se for alguem ja habituado tem mais noçao de que se esta muito pressa ou nao, ou se esta dificel de sair ou nao. mesmo depois de desapertadas, por vezes ficam pressas. depois de sair atençao a ver se a nova aperta bem sem entrar forçada. ja tive algumas que sairam bem, outras bem trabalhosas. inclusive num ultimo 1.9 16v tive que tirar a culaça. partiu depois de ja ter desapertado parte dela. mas  eu ja estava a contar com isso e fui logo avisando o cliente. depois nem com ferramenta especial para o efeito saiu.
se necessitares de alguma ajuda o que eu souber é na boa.
« Última modificação: 14 de Setembro, 2014, 17:34:26 por cturbo »

GPMstr

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #16 em: 14 de Setembro, 2014, 19:32:42 »
Ia, eu até podia pensar que fosse de outra coisa, mas ai não ficava com a luz da resistência a piscar durantes uns segundos. Digo eu...

Eu não tenho medo de mexer nas cenas, simplesmente gosto de saber se existe uma maneira mais correta de as fazer.
Mas eu ainda vou olhar para lá mais uma vez antes de fazer alguma coisa e se vir que começa a ser muita areia para o meu triciclo vou ter com uma pessoa que mo faz...!

Longe de mim querer tirar lugar de alguém em mecânica, porque o meu core é mais informática/eletrónica, a sena é que eu gosto de aprender!

juve_elx

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #17 em: 14 de Setembro, 2014, 21:36:49 »
a minha marengo jtd105 dorme na rua... pega de estalo... faz o tal trabalhar pesado uns 2 ou 3 sec... não faz fumo... puxa bem... e a mais de meio ano que anda com a luz da resistência a piscar...
pelo que li as resistências no jtd só são importantes a temperaturas muito baixas, o meu charuto não me deu provas do contrario por isso não me vou chatear a mudar.
eu primeiro ligava isso a maquina para ver se não tinha outro problema qualquer!

Erbium

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« Responder #18 em: 14 de Setembro, 2014, 22:39:41 »
Mede as velas montadas com multímetro, identificas as que estão estragadas (se estiver alguma) evitando mexer nas que estão boas...
Fiat Croma 1.9M-Jet

GPMstr

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #19 em: 15 de Setembro, 2014, 02:56:57 »
Bem, ainda não tive tempo para fazer esse teste de medir resistências das velas e já me apareceu outro problema que me levou para outro problema que já tinha e não dei importância...

Num percurso de menos de 10kms, a luz dos injetores acendeu. Estranho é que a carrinha continuou a puxar e a andar normalmente. nem o trabalhar se alterou...
Quando cheguei a casa andei à pesquiza e encontrei isto: http://www.tuning.online.pt/forum/injec-ao-fiat-bravo-t111386.html Onde um user refere que se a temp do motor não subir que pode originar isso...
Também já li num fórum que as velas nestes motores não servem só para pré aquecer mas também para manter a temperatura... Não sei sé é verdade ou não...
Ao ler tudo apercebi-me que na realidade a temperatura da carrinha não sobe para lá do 1o traço, a menos de 1/4 do mostrador, isto num percurso de 10kms e depois de ter ficado 1min ao relantim ao inicio, porque para fazer 3kms o ponteiro nem mexe...

No meio disto tudo, e ainda bem, é que não noto nada que o motor perca potencia nem que fique com trabalhar esquisito...

há coisas...

GPMstr

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #20 em: 15 de Setembro, 2014, 15:02:21 »
Já tá marcada visita ao dr. para ficar em condições.

Levar termostato e velas...

O dr. em questão já me disse que as velas são de pré e pós aquecimento, isto é, enqto os cilindros não estiverem a uma temp optima as velas estão sempre a dar gásadas de aquecimento.
naquele caso como o ponteiro da temp mal se move, elas estão sempre a bombar, isto se já não foram com o galheiro (digo eu...)
como o motor não atige temp, a luz dos injetores tb acende...
hoje já deu para aquecer mais um bocado o bloco (1/4 no ponteiro) e a luz já se desligou...

Enfim, vamos ver o que vai sair de la!

GPMstr

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #21 em: 22 de Setembro, 2014, 23:22:22 »
News...

1. Velas - Adiado (devido ao ponto 3)
2. Termostato - Trocado e testes ok. O antigo ainda era o original e avariou aberto.
3. Fuga nos injetores (2) - Tirados, limpos, bloco preparado, anilhas novas... só falta coloca-los.

Para já é tudo e espero que não haja mais nada! Pelo menos o Dr não deteta mais nada!

 :fiat:

Zampanò

  • Vignale

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #22 em: 23 de Setembro, 2014, 21:36:07 »
Muito bem :) folgo em ver que há progressos! E obrigado pela partilha.

GPMstr

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #23 em: 23 de Setembro, 2014, 21:55:14 »
Já tive mais noticias e amanhã vou la buscar o bólide!

Basicamente, estavam as 4 velas nas couves... em tempos levou 2 velas mas mesmo essas estavam quinadas!
Já falei com o dr e para já não faço mais nada, mas para o mês que vem (para ganhar mais vontade ($$)) vai levar a limpeza no resto dos injetores com anilhas e tudo bem como o tensor e rolamento do alternador que está a originar ruido excessivo e antes que morra leva novo!

Amanha já tenho carro "novo"!!