Autor Tópico: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale  (Lida 36340 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27237
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #135 em: 28 de Setembro, 2015, 16:56:02 »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1740
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #136 em: 28 de Setembro, 2015, 21:04:41 »
 GT Abarth, mas isso é uma boa notícia, ou não? De facto, ele tem uma vitalidade impressionante. Assim parece pelos vídeos. Parece apaixonante. Não será ao acaso que o 124 é dos carros mais produzidos do mundo...

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27237
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #137 em: 29 de Setembro, 2015, 01:08:23 »
124 sempre andou bem. Nunca foi morto, mesmo na versão base 1200.

Depois os Special... bem,  isso já é outra história  :d_grin:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3827
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #138 em: 05 de Outubro, 2015, 15:04:43 »
vem um specialT ou é só a legenda?

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27237
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #139 em: 05 de Outubro, 2015, 15:44:48 »
vem um specialT ou é só a legenda?

Para continuar na lógica do Diário de Bordo meu amigo, ou seja, para potenciar ou investir forte no 124, para isso a base seria um 124 Special T, já um carro prestacional.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3827
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #140 em: 05 de Outubro, 2015, 17:44:10 »
moral da historia, tudo na mesma  :P

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27237
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #141 em: 11 de Outubro, 2015, 00:24:39 »
Informo que o 124 já fez mais de 1000 kms nas minhas mãos.
Mais de metade destes mais de 1000 kms foram feitos casa - trabalho - casa.



Não tenho muito mais a acrescentar em relação ao que já tenho contado, mas após mais de 1000 kms pode-se referir em resumo:

Positivo:

- Espaço (Ainda hoje em dia não será fácil este espaço num carro de 4,03m);
- Conforto (Como tenho Koni no Stilo, este é o meu carro mais confortável);
- Visibilidade (Superfície vidrada e ângulos de visão excelentes);
- Vidrinhos triangulares nas portas da frente. Absolutamente geniais, fazem imenso jeito para várias coisas;
- Temperatura (calor) ao Sol. Mesmo comparado com outros carros brancos actuais, acumula muito menos calor do que carros modernos.
- Resposta do motor (muito solicita e cativante);
- Sonoridade;
- Facto de pegar de estalo;
- Comandos do veículo em geral, até o sistema clássico da manete para mínimos, médios e máximos, bem como buzina de aro;
- Direcção estranhamente "pouco" pesada, sendo mais fácil de estacionar do que poderia parecer;
- Escalonamento quase perfeito das 4 relações de caixa;
- RWD. Tracção num eixo e direcção noutro é sempre interessante em termos de condução;
- Comportamento em curva relativamente bom. Nos anos 60 era de eleição;
- Aspecto do carro, parece cativar quase toda a gente, mesmo pessoas desligadas dos automóveis.


Negativo:

- Consumos;
- Aerodinâmica (Compromete a velocidade de ponta, que seria pornográfica com aerodinâmica actual se tivesse caixa, bem como consumos. Para além disso os ruídos de deslocação do ar são de outra época claro, bem como a sensibilidade aos ventos laterais, tipo Furgão);
- Relações de caixa muito bem escalonadas, mas o carro hoje teria que ter 6 ou 7 relações em vez de 4, podendo as 4 primeiras permanecerem iguais;
- Brecagem;
- Travão de mão (Mesmo em novos muito pouco eficaz, em parte por ter discos traseiros);
- Travagem hoje é fraca, apesar de todos os 124 terem discos ás 4 rodas. Nos anos 60 travaria muito bem, hoje temos que dar distância aos carros actuais, margem, para não termos uma má surpresa;
- Várias chaves (nesta época era assim. Ignição, Fechaduras, Depósito);
- Segurança passiva fora do que hoje se imagina sequer.

Em conclusão:

Tendo noção que em caso de embate, este veículo não apresenta uma segurança aceitável sequer, o carro tem que ser conduzido com esse factor em mente, bem como com a noção que a travagem e a sensibilidade aos ventos são de outros tempos.
Tirando isso pode parecer incrível, mas o carro é mais do que actual em muita coisa e perfeitamente usável e agradável, mas isto em cidade e estrada regular, uma vez que a caixa é muito curta e fazer autoestrada com este carro a velocidade alta é queimar imensa gasolina para nada.
Mesmo o andamento é muito interessante, até porque acaba por ter uma relação peso / potência de 75 cv / Tonelada, o que em carros Italianos mais antigos costuma ser já suficiente para dar alguma prestação valorosa.

Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1740
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #142 em: 11 de Outubro, 2015, 13:07:38 »
Fantástico acompanhar este DB. Dá para perceber o quão avançado estava o 124 no seu tempo. Obrigado!

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3827
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #143 em: 14 de Outubro, 2015, 14:11:56 »
discos as 4..  :hail:
não sabia...

cada vez mais fico com vontade do 124 st... aiiiiii
medicamentos sff

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27237
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #144 em: 18 de Outubro, 2015, 20:22:20 »
discos as 4..  :hail:
não sabia...

cada vez mais fico com vontade do 124 st... aiiiiii
medicamentos sff

Eu vendia já um Rim!!!



Os ALFA's são colossais, mas o raio do 124 Special T é do aço mesmo!!!


(Fotos dos Amigos dos FIAT da Madeira)
« Última modificação: 19 de Outubro, 2015, 20:30:38 por GT Abarth »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Pedro Recoba

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 386
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    VINCERE NON É IMPORTANTE,È l'UNICA COSA CHE CONTA
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #145 em: 20 de Outubro, 2015, 11:41:29 »
Show!
Fabbrica Italiana Automobili Torino

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27237
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #146 em: 23 de Outubro, 2015, 23:23:39 »
Hoje deixei o carro num especialista de carros antigos e Carburadores.

A ver se o Carburador precisa de Kit de Reparação e assim, para além de afinação que precisa de certeza.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3827
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #147 em: 27 de Outubro, 2015, 00:00:24 »
manda vir esse 124 para a mesa do canto  :uikabom:

Bmiguelpaiva

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 388
  • Karma:
    +2/-0
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #148 em: 27 de Outubro, 2015, 08:12:49 »
Boas Paulo. Parabens pela nova aquisição :) muito engraçado o Fiat. Se com 20 e poucos anos ja tens uma garagem tão bem composta não quero imaginar o que terás aos 50 :D


Sent from my iPhone using Tapatalk

Pedro Recoba

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 386
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    VINCERE NON É IMPORTANTE,È l'UNICA COSA CHE CONTA
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #149 em: 27 de Outubro, 2015, 10:24:22 »
Boas Paulo. Parabens pela nova aquisição :) muito engraçado o Fiat. Se com 20 e poucos anos ja tens uma garagem tão bem composta não quero imaginar o que terás aos 50 :D


Sent from my iPhone using Tapatalk

Aí 20 e poucos  :lol:
Fabbrica Italiana Automobili Torino