Autor Tópico: Travões no FIAT Uno 55 IE SX  (Lida 204 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

qyron

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 8
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lisboeta radicado no interior. Mente inquieta.
Travões no FIAT Uno 55 IE SX
« em: 09 de Agosto, 2018, 14:53:44 »
Depois de me ter apresentado abro aqui um tópico para pedir ajuda a começar os trabalhos para o devolver à estrada nas suas devidas condições. Tenho algumas dúvidas quanto ao que estou a ver no sistema e depois do que o meu carro já sofreu no passado, estou desconfiado de o entregar a mais um "especialista".

Seguem três imagens que recolhi na cava da roda do meu carro. Não será a primeira vez que mexo nos travões de um carro mas nunca vi antes um sistema que incluísse um tubo extra, que corre paralelo à linha de alimentação de óleo à pinça.



Ligação directa para as imagens em mais alta resolução está aqui.

Alguém me sabe dizer o que é aquele tubo secundário que está ali preso e para que serve? Existe um suporte dedicado para aquele troço de tubo mas é nítido que foi propositadamente cortado e lá deixado. É de borracha e não me parece o género de material que serviria para fazer correr fluidos.

Vou começar por fazer uma revisão geral dos travões: desmanchar a pinça, inspecionar as pastilhas, limpar discos de ferrugem e verificar a espessura, renovar o fluido, sangrar as linhas todas e, já que vou mexer, penso aproveitar para já pintar a pinça de azul. Como o carro é cinzento escuro, julgo que ficará discreto mas diferente.
Se não nasceu inteiro, pode ser desmontado. E se foi feito por alguém, outro qualquer pode fazer o mesmo.

FIAT Uno IE 55 SX

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 851
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lourosa - SMF (Casa) Viseu (Trabalho)
Re: Travões no FIAT Uno 55 IE SX
« Responder #1 em: 09 de Agosto, 2018, 16:18:30 »
Boas, isso não será o fio para o avisador de desgaste das pastilhas?

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

Uno 45S EVOLUTION

Punto 1.2 16V ELX

qyron

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 8
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lisboeta radicado no interior. Mente inquieta.
Re: Travões no FIAT Uno 55 IE SX
« Responder #2 em: 09 de Agosto, 2018, 21:47:26 »
Vou ser muito sincero: não sei.

A última vez que o carro teve as pastilhas trocadas foi num "camarada" do meu pai e o que me foi dito foi que as pastilhas tinham umas palhetas que começariam a fazer barulho se a pastilha ficasse muito gasta. Como na altura era um otário que comia e calava, nem questionei mais.

O que está à vista é um tubo de borracha. Está um bocado amassado mas arrisco que tenha 3mm/4mm de calibre. Está meio seco mas ainda é flexível e está cortado acima da pinça e pouco abaixo do arco da cava.. Não vejo nada que obviamente se deveria ligar a ele nem encontro nenhum ponto diferente na pinça à apalpação, onde poderia ligar-se.

Amanhã saco fora a roda e torço a direcção, para ver com espaço para olhar lá para dentro, mas o que devo procurar? Tenho o manual da Haynes e já revirei o capítulo de fio a pavio e não encontro nenhuma menção de ligações extras no sistema de travões.

O que realmente tenho e também estou para descobrir para que servem é isto, à solta dentro do habitáculo do motor, ainda antes de o carro me passar para as mãos.



Estes dois tubos saem do corta-fogo. São de plástico rígido e quebradiço. Num ainda está agarrada um elemento de ligação a outro tubo Poderá ser isto?
Se não nasceu inteiro, pode ser desmontado. E se foi feito por alguém, outro qualquer pode fazer o mesmo.

FIAT Uno IE 55 SX

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5964
  • Karma:
    +5/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Travões no FIAT Uno 55 IE SX
« Responder #3 em: 10 de Agosto, 2018, 21:43:30 »
Boas a malta dos Unos deve estar de ferias como eu,... por isso a ajuda e pouca. ;)

qyron

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 8
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lisboeta radicado no interior. Mente inquieta.
Re: Travões no FIAT Uno 55 IE SX
« Responder #4 em: 11 de Agosto, 2018, 11:46:12 »
Há que ter paciência. O processo anuncia-se como longo e mais complexo que deveria ser, qur pelos anos que ele esteve parado, quer por todas as patifarias que lhe fizeram.
Se não nasceu inteiro, pode ser desmontado. E se foi feito por alguém, outro qualquer pode fazer o mesmo.

FIAT Uno IE 55 SX

JosMatos

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 42
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Re: Travões no FIAT Uno 55 IE SX
« Responder #5 em: 09 de Setembro, 2018, 09:12:29 »
Há que ter paciência. O processo anuncia-se como longo e mais complexo que deveria ser, qur pelos anos que ele esteve parado, quer por todas as patifarias que lhe fizeram.
Boas,
Esses tubos nada tem a haver com travões, possivelmente puzeram os para ai para os 'esconder' ; ( mais alguem que nao percebia nada de unos..) esses tudos rijos eram os tubos que ligavam aos afinadores de posição de altura dos farois da frente.
No tablier por debaixo dos manometros, ao lado da chave de ignição deves de lá ter um botão redondo para rodar entre 4 posições, para regulares a altura do foco da luz dos farois da frente, mediante a carga do carro.

Ve se as opticas da frente não tem os afinadores. Possivelmente o carro teve um toque de frente, e como as opticas normais eram 'bem' mais baratas que as com afinação, era frequente colocar as normais.

Tira os tudos dessa zona para não gerar mais duvidas...

Se tiveres mais duvias apita....

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk


qyron

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 8
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lisboeta radicado no interior. Mente inquieta.
Re: Travões no FIAT Uno 55 IE SX
« Responder #6 em: 09 de Setembro, 2018, 22:37:51 »
Boas. Obrigado pela informação.

Mas estamos exactamente a falar de quê? Dos tubos flexíveis que tenho a passar pela lateral do amortecedor ou os dois tubos rígidos que estão na foto?

Realmente tenho esse botão de quatro posições. Essas ópticas reguláveis ainda se encontram? Já que é para reparar, que seja bem, mesmo que não para agora. E sim, o carro bateu de frente, ainda nas mãos do meu pai, mas já antes disso tinha estes dois tubos à solta.

Como o material está quebradiço e a desfazer, para reparar como é que aquilo é substituível?
« Última modificação: 09 de Setembro, 2018, 22:42:56 por qyron »
Se não nasceu inteiro, pode ser desmontado. E se foi feito por alguém, outro qualquer pode fazer o mesmo.

FIAT Uno IE 55 SX

JosMatos

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 42
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Re: Travões no FIAT Uno 55 IE SX
« Responder #7 em: 09 de Setembro, 2018, 23:28:57 »
Boas

Os tubos rijos, meio esverdeados, e quebradiços são do que referi, regulacao em altura das opticas.

O flexivel que tens a passar juntamente com o tubo dos travoes, é um tubo que lá dentro leva um fio que faz acender um led no check panel a indicar que as pastilhas de travão chegaram ao fim...

Esses fios com as intemperies quebram e como a luz nao acendia no painel com eles partidos nao eram substituidos.

As opticas ainda se arranjam precisas de procurar muito mas ainda se arranjam...

Os fios também...

JM

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk


[10-09-2018] - Tens razão em perguntar, no primeiro post não sei como raio o telefone publicou porque ficou uma misturada e imperceptível!!!  :smashfreakB:
« Última modificação: 10 de Setembro, 2018, 16:14:12 por JosMatos »