Autor Tópico: Polo De Desenvolvimento Giovanni Agnelli  (Lida 2347 vezes)

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ivan4an

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Polo De Desenvolvimento Giovanni Agnelli
« em: 15 de Março, 2009, 00:19:36 »
A cada novo veículo lançado, a Fiat surpreende o mercado com inovações e conteúdos tecnológicos inéditos em seus produtos. O reconhecimento da Fiat como a montadora que mais tem ampliado o acesso do consumidor brasileiro a produtos com cada vez mais tecnologias e novas soluções de design é devido, em grande parte, à consolidação do Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli. Inaugurado em 2003, com a reunião das diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento do produto da empresa, o Polo tem recebido constantes investimentos para assegurar à Fiat a plena capacitação no desenvolvimento integral de um novo veículo, desde o conceito de design até a fabricação dos protótipos e testes para validação de soluções técnicas. Cerca de 800 engenheiros e técnicos, dedicados à inovação, desenvolvimento de novas tecnologias e conceitos de design trabalham no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli.  



Sua construção e equipamentos absorveram investimentos iniciais de R$ 400 milhões. Desde então, vem recebendo sucessivos aportes no aperfeiçoamento de sua estrutura. “Os investimentos da Fiat na pesquisa e no desenvolvimento de produtos mostram que a Fiat está com o pensamento voltado para o futuro, para garantir uma participação perene no mercado, com produtos desenvolvidos com a mais moderna tecnologia”, afirma o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini.



O Polo Giovanni Agnelli capacita a Fiat brasileira com toda a tecnologia necessária para projetar um automóvel integralmente e propor soluções inteligentes e inovadoras para o setor automobilístico. Para tanto, as diversas áreas foram dotadas de laboratórios com recursos de última geração, capazes de realizar simulações e testes dinâmicos em escala real que permitem desenvolver veículos com qualidade, sustentabilidade, inovação e segurança.

 

Aliado aos equipamentos de ponta e modernas técnicas está o talento humano, essencial ao processo de concepção e desenvolvimento dos veículos. Técnicos e engenheiros pesquisam novas tecnologias e analisam as melhores soluções para garantir comodidade aos consumidores e respeito ao meio ambiente.


O know how do centro de desenvolvimento da fábrica de Betim é comparável com o que há de mais avançado no mundo. Uma capacitação que representa um ganho competitivo para a Fiat e também para a sua rede de fornecedores. No Polo Giovanni Agnelli é possível realizar testes em diferentes tipos de componentes do novo projeto, o que amplia também as sinergias com a matriz, na Itália.

 

A área recebeu o nome de Giovanni Agnelli, em homenagem ao grande responsável pela presença da Fiat no Brasil, falecido em fevereiro de 2003. Agnelli esteve presente desde as primeiras negociações para a instalação da Fiat em Betim, no início dos anos 70.



O Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli é o mais completo centro de desenvolvimento da Fiat fora da Itália. E toda a complexidade que abrange a concepção de um automóvel está presente nos vários estudos e experimentos realizados ali.

 

A pesquisa constante é um dos princípios fundamentais da área. Por isso, o Polo mantém interação com universidades e outros centros de ensino, incentivando o aprimoramento e a especialização do capital humano, além de estudos em áreas de interesse comum.

 

O Polo foi implementado a fim de ser um centro de engenharia apto a conseguir respostas rápidas, eficientes e adequadas ao mercado brasileiro. Além da autonomia em relação à matriz, foi criado para avançar tecnologicamente, propondo soluções que surpreendam e encantem os clientes.



A estrutura do complexo

 

A estrutura do Polo contempla todas as áreas específicas do desenvolvimento do automóvel: o Centro Estilo, as Engenharias de Projeto (Eletroeletrônica, Carroceria e Chassi), e a Engenharia Experimental (que engloba as áreas de Experimentação, Protótipos e de Engenharia de Materiais).

 

§         Centro Estilo

Sob a responsabilidade do designer Peter Fassbender, o Centro Estilo é a única área de concepção de design da Fiat fora da Europa. Conta com uma equipe dedicada à criação de linhas, superfícies externas e de interiores para os automóveis da marca. E tem também a mais avançada tecnologia à sua disposição, inclusive com uma sala dedicada à visualização de protótipos virtuais em duas ou três dimensões.

 

A Sala Virtual do Centro Estilo absorveu aportes de um milhão de euros e é a mais moderna do Brasil. Sua tela proporciona a visualização em máxima resolução de mínimos detalhes dos projetos. Isso permite redução no tempo de desenvolvimento dos produtos e nos custos de construção de protótipos e ainda mais qualidade, para o processo e para o produto.

 

Concebida para atender as necessidades de criação e desenvolvimento do Centro Estilo, a Sala Virtual funciona também como espaço de comunicação entre as diversas áreas do Pólo de Desenvolvimento.

 

Além da criação virtual, o Centro Estilo tem uma completa área de modelagem que permite a busca de soluções e a realização de modelos em escala 1:1.

 

§         Engenharias de Projeto

 

Composta pelas Engenharias de Chassi, Eletroeletrônica e Carroceria, a área de Projeto do Polo de Desenvolvimento conta com os mais modernos recursos para desenvolvimento de projetos e simulação com######cional.

 

Além de cerca de 120 projetistas, o Polo conta ainda com uma equipe completa de profissionais ligados às atividades de simulação virtual, tais como:

 

·         Cálculo estrutural e de crash

·         Acústica e vibração

·         Termofluido dinâmica

·         Dinâmica veicular

·         Desempenho e consumo

·         Gerenciamento de energia

·         Sistemas eletroeletrônicos e de potência

 

Os sistemas de simulação utilizados permitem uma otimização do projeto de forma a alcançar resultados mais confiáveis num tempo mais curto, possibilitando ainda o estudo de uma variedade maior de soluções técnicas, na busca de sua melhor adequação junto ao mercado.

 

As Engenharias de Projeto dispõem ainda de um laboratório de digital mockup (layout virtual) que possibilita a simulação de operações de montagem e manutenção dos veículos e a previsão e solução de possíveis problemas que possam ocorrer durante a manufatura e assistência ao modelo projetado.

 

§         Engenharia Experimental

 

Aliada a toda infraestrutura de projeto, o Polo conta ainda com uma Engenharia Experimental que está entre as mais completas no Brasil. Entre outros, conta com os seguintes laboratórios:

 

·         Laboratório de Compatibilidade eletromagnética – É o único deste porte dentro de uma montadora no País. Tem a função de certificar a imunidade dos sistemas eletroeletrônicos dos veículos. São analisadas as interferências causadas por irradiações produzidas por telefones celulares, televisão via satélite e outros tipos de influências eletromagnéticas.

 

·         Laboratório de Eletroacústica – Cuida de todos o sistema de som de alta fidelidade do automóvel e testados todos os componentes audiocar: rádio, alto-falantes e tweeters.

 

·         Fotometria – Também único no Brasil, o laboratório desenvolve conjuntos ópticos de faróis e lanternas de acordo com parâmetros científicos de luminosidade, coloração e direção.

 

·         Rede CAN – Nesse laboratório são validados todos os softwares, responsáveis pela comunicação entre as centrais eletroeletrônicas, embarcados no automóvel. Os testes são realizados para garantir o funcionamento dos programas e também simular condições extremas e indesejáveis que causam falhas nesses softwares, a fim de que as soluções já sejam apresentadas e resolvidas nessa etapa do processo de desenvolvimento.

 

·         Simulador de Estradas: reproduz as situações mais extremas encontradas no dia-a-dia, repetindo-as nas mais severas e diversas condições climáticas, para a realização de provas de durabilidade de carroceria e de confiabilidade de componentes.

 

·         Banco de Torção de Carroceria: Através de torção estática do veículo, analisa a resistência física da carroceria. Dessa forma, certifica a confiabilidade do projeto e garante segurança para condutor e passageiros.

 

·         Simulador Quadriaxial: Sistema de simulação de estradas que permite a aplicação simultânea de esforços nas direções longitudinal, vertical, lateral e momento atuante nas rodas. Seu objetivo é avaliação quanto a fadiga e caracterização dos componentes de suspensão do veículo e suas fixações na carroceria.

 

 

·         Câmara climática com dinamômetro de rolo – projetado para análise de temperatura com possibilidades de variação de 30 graus negativos a 50 graus positivos e velocidade de até 200 km/h.

 

·         Laboratório de NVH (NOISE, VIBRATION AND HARSHNESS) (acústica e vibração) - São quatro (sendo uma em construção)  câmaras que deixarão os testes de avaliação e desenvolvimento de veículos com maior qualidade e melhores resultados no âmbito de conforto para os ocupantes.

 

·         Câmara com dinamômetro de rolo. É utilizada para provas de ruído interno e vibração de componentes e sistemas do veículo. Simula as condições do veículo em aceleração e desaceleração.

 

·         Câmara com simulador de estradas capaz de simular o mais variado tipo de terreno.  Também é usada para percepção de ruído de componentes e sistemas, como revestimento de portas, cintos de segurança e painel (Prevista construção).

 

·         Câmara Shaker específica e dotada de um shaker que excita sistemas veiculares, tais como retrovisores, mapeando as vibrações através de laser mirado no objeto de análise. É dotada também de analisadores acústicos para análise em materiais fonoabsorventes utilizados nos veículos.

 

·         Câmara psicoacústica projetada para reproduzir e analisar provas de ruído interno. Além disso é utilizada para avaliação tipo júri em um grupo maior de pessoas. O sistema psicoacústico utilizado permite gravar e reproduzir o som da forma como o ouvido humano escuta.

 

 

 

A Engenharia Experimental conta ainda com um centro de construção de protótipos onde são realizados em primeira mão os modelos físicos correspondentes ao projeto realizado, onde o carro se materializa antes de ser produzido em série. Esta é uma etapa muito importante, pois serve tanto para a engenharia testar os primeiros carros, quanto para os fornecedores e a área industrial fazerem as verificações iniciais dos processos.

 

Outra importante área da Engenharia Experimental é a Engenharia de Materiais, que conta com laboratórios de metais e revestimentos, de polímeros (materiais plásticos) e químico (lubrificantes e adesivos, entre outros). A estrutura destes laboratórios atua como suporte ao desenvolvimento de novos produtos e em colaboração com a área industrial, para diagnose de componentes e para o desenvolvimento de fornecedores.

 

Além destas áreas acima citadas, o Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli conta ainda com uma completa estrutura de suporte para a gestão de projetos, considerando todos os parâmetros de qualidade, custo e time to market.

 

Fiat inaugura sala virtual de última geração no Brasil



A Fiat Automóveis inaugura sala virtual de última geração no Pólo de Desenvolvimento Giovani Agnelli, localizado dentro da unidade da empresa, em Betim (MG). A novidade será usada como uma das principais ferramentas para desenvolver e aprimorar o design de modelos Fiat em todo o mundo.

 

A sala virtual melhora a qualidade do projeto, auxiliando na análise das superfícies matemáticas high-lights (reflexos), curvaturas, acoplamentos (de porta e pára-lama, por exemplo) e na avaliação de texturas e cores das peças plásticas aplicadas no interno do veículo (painel e portas), bem como a composição com os tecidos de bancos, tapetes e cores externas. Com esta análise virtual, a ocorrência de eventuais problemas pode ser antecipada, melhorando assim, a qualidade do projeto.

 

A utilização de recursos virtuais reduz ainda custos e a quantidade de protótipos físicos produzidos, acelerando o tempo de desenvolvimento e qualidade de um novo projeto. Como exemplo, para escolher uma roda, não é necessário que se construa - e se monte em veículos - 50 modelos para aprovação. Na sala virtual, isso pode ser feito em escala 1:1 com um número maior de propostas e variantes de design, que podem ser avaliadas em menor tempo e com maior precisão, dispensando a produção de protótipos.



Equipada com iluminação customizada (que cria cenários e ambientes diferenciados), dois projetores, microfones e uma tela que mede 5,5 metros de comprimento por 2,7 metros de altura, pesando 700 quilos e com resolução de 4.096 x 2.160 pixels (mais de quatro vezes maior que um televisor full HD, de alta definição).

 

O espaço multiuso tem capacidade para acomodar 36 pessoas. Para se ter uma idéia dos recursos que a nova sala oferecerá, nela será possível ver, com óculos 3D, os veículos ainda em fase de projeto. Isso permite, por exemplo, uma maior sensação de proporções dos modelos e componentes, podendo quase ter a sensação de estar dentro do veículo, permitindo exibição de novas propostas de cores e formas com imagens de melhor qualidade. Ainda em fase de testes, está a realização de apresentações simultâneas com o Centro Stile Fiat Auto, na Itália, quando o mesmo arquivo matemático será visualizado e manipulado.

 

Além da construção do novo ambiente, que durou seis meses e recebeu investimento de 1 milhão de Euros, o Centro Estilo Fiat também adquiriu uma nova fresadora de cinco eixos. Ela irá transformar em modelo real aquilo que, até então, era um “arquivo matemático” do que foi imaginado pelos designers. O modelo fresado será utilizado para análises, avaliações e certificações, sendo posteriormente retrabalhado - montado, lixado, pintado - e transformado no que é chamado de modelo de estilo, ou seja, quase o produto final. A fresadora pode usinar materiais que vão desde clay (um tipo de argila, fácil de ser modificada) para avaliações iniciais, até uma resina epóxi para modelos físicos. O equipamento é uma escultora 3D que modela blocos de madeira e argila, dando forma a protótipos físicos.


Fonte: Fiat Press

edit: acrescentadas fotos
« Última modificação: 15 de Março, 2009, 15:15:45 por ivan4an »
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.


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Polo De Desenvolvimento Giovanni Agnelli
« Responder #1 em: 15 de Março, 2009, 01:33:36 »
Vamos ao Brasil visitar o Polo? Bute tudo em excursão.  :uikabom:

Um a parte do que vai acontecendo no Brasil entre a FIAT e os Clubes:
http://www.tempra.ws.nom.br/

PeteCunha

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« Responder #2 em: 15 de Março, 2009, 12:45:34 »
Excelente Ivan! :P

José Fernandes

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« Responder #3 em: 15 de Março, 2009, 13:21:28 »
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Excelente Ivan! :P
Excelente é pouco ó Pedro...  :palmas:  :t_up:  
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

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    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Polo De Desenvolvimento Giovanni Agnelli
« Responder #4 em: 15 de Março, 2009, 17:43:16 »
A  :fiat: está mesmo muito forte na América do Sul.
Quem sabe se no futuro conquista a do Norte?
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
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Punto GT3
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Polo De Desenvolvimento Giovanni Agnelli
« Responder #5 em: 15 de Março, 2009, 19:58:22 »
:palmas:  
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"