Autor Tópico: Problema na sonda lambda Fiat Punto  (Lida 2552 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

milvas

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 1
  • Karma:
    +0/-0
Problema na sonda lambda Fiat Punto
« em: 28 de Março, 2017, 21:23:01 »
Boas pessoal, sou novo aqui no fórum e registei-me para pedir a vossa ajuda num problema.
Resumindo a historia, o carro, um fiat punto 1.2 elx de 2001, aqui ha uns tempos acendeu-me a luz do motor.
Fui a um mecanico e disse que teria a ver com o escape mas não me adiantou muito, que podia andar assim.
Assim fiz, mas passado uma semana voltou a acender a mesma luz outra vez. Não satisfeito e já sem confiar muito no mecanico, comprei eu um cabo obd e liguei o pc á ecu do carro para ver o que se passava.
O erro apresentado foi o erro P0136 "lambda 1 status below catalyser", e notei que os valores de um sensor lambda, que tanto quanto sei deveriam andar por volta dos 0,9v estão constantemente nos 4,***.
Ao ligar ao pc reparo que os valores estão sempre altíssimos no sensor depois do catalisador
Tirei o sensor, limpei mas continua igual.
Agora quero acreditar que seja o sensor marado e que o catalisador esteja ok, por isso vou tentar substituir o sensor eu próprio, visto que o orçamento dado por uma oficina é de 120 euros e eu por 50 compro o sensor.
A minha duvida é se os sensores são específicos, um para antes do catalisador e outro para depois do catalisador, com diferentes funções ou se é tudo o mesmo e só preciso de um sensor lambda que dê para o meu carro.
Qualquer dica ou ajuda são apreciadas, visto que mecânica não é muito a minha praia.
Cumprimentos!

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema na sonda lambda Fiat Punto
« Responder #1 em: 29 de Março, 2017, 08:50:05 »
Boas São iguais, da Bosch.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk


Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema na sonda lambda Fiat Punto
« Responder #2 em: 29 de Março, 2017, 10:34:07 »
Boas pessoal, sou novo aqui no fórum e registei-me para pedir a vossa ajuda num problema.
Resumindo a historia, o carro, um fiat punto 1.2 elx de 2001, aqui ha uns tempos acendeu-me a luz do motor.
Fui a um mecanico e disse que teria a ver com o escape mas não me adiantou muito, que podia andar assim.
Assim fiz, mas passado uma semana voltou a acender a mesma luz outra vez. Não satisfeito e já sem confiar muito no mecanico, comprei eu um cabo obd e liguei o pc á ecu do carro para ver o que se passava.
O erro apresentado foi o erro P0136 "lambda 1 status below catalyser", e notei que os valores de um sensor lambda, que tanto quanto sei deveriam andar por volta dos 0,9v estão constantemente nos 4,***.
Ao ligar ao pc reparo que os valores estão sempre altíssimos no sensor depois do catalisador
Tirei o sensor, limpei mas continua igual.

Sendo que dizes que a mecânica não é a tua praia, permite-me umas correcção:

- a sonda lambda não se limpa, só perdes tempo sem resultados nenhuns.

- a sonda posterior ao catalizador tem de marcar uma voltagem estável á volta dos 0.5V e depende da sonda anterior e do estado do catalizador.

- a sonda anterior ao catalizador tem de apresentar uma voltagem em sinusoidal constante entre 0,1 e 0,8V. Imaginando que depois fazes uma média, vai dar uma média de 0,5V ( mistura estequiométrica medida por ex num multímetro ).

Assim sendo, eu começava por medir a sonda anterior ao catalizador, para verificares se em funcionamento a mesma oscila constantemente entre os tais 0,1 e 0,8V.  :t_up:

Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2