Autor Tópico: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor  (Lida 4379 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Unista

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 139
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« em: 05 de Maio, 2015, 11:51:12 »
Bons dias a todos,

Tenho andado a magicar aqui uma coisita, que até pode gerar uma discussão interessante (com isto quero dizer que servirá para ouvir algumas opiniões interessantes).

1ª Questão - Há dias, um amigo meu disse-me que ao puxar o travão de mão, devemos carregar no botão para não se ouvir o qraaac.

A minha questão é realmente a seguinte... Nós temos dois pontos de vista, se bem que sempre que puxo o travão de mão não carrego no botão, ou seja faz qraac. eu e toda a gente  :smash:

De qualquer das formas, gostaria de ouvir algumas opiniões (neste caso ler), relativamente a isso.

2ª Questão - Para aquecer um motor... Já estive a ler em vários sites e existem bastantes opiniões, querendo eu saber as opiniões das pessoas que conhecem bem estes motores.

Nomeadamente um motor a carburador, deve ser aquecido antes de circular ? (já li que sim e já li que os carros apenas aqueciam em andamento).

Aguardo então respostas, de modo a dar o melhor uso ao Uno possível

Obrigado.
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #1 em: 06 de Maio, 2015, 08:51:29 »
Ei pah,.. a questao do botao do travao de mao, e na minha opiniao, uma mariquice pra tentar dar menos nas vistas, ser menos ruidoso, chamar menos a atençao, wharever...
O qrack nao nemmais nem menos que sistema de retençao da manete do travao de mao a ser acionada. akilo nao passa dum linguete com uma mola a ressaltar nuns dentes do dito sistema de retençao. Se queres poupar a e o suposto desgaste do mecanismo, carregas no botao e prevines isso. Mas a verdade e que nunca ouvi ninguem queixar-se que o mecanismo foi a vida por excesso de uso...  :sombrero:

Em relaçao ao aquecer, eu prefiro resumir assim: Desde que ao iniciar a marcha a frio nao se abuse de puxar plo carro, siga a banda.
O problema esta qd se conduz um carro frio em regimes mt identicos do quando esta quente.

A viscosidade do oleo ainda nao atingiu o seu ponto normal o que vai dificultar a circulaçao e o consecutivo aumento da pressao de oleo sem qualquer vantagem nisso.

Os materiais ainda nao atingiram as temperaturas de regime o que implica que as folgas normais ainda n tenham sido atingidas promovendo um maior desgaste. Tanto a nivel de motor como caixa e toda a mecanica que implica "conjugaçao" de materiais.

Espero ter respondido de alguma forma, e ajudado a clarificar a coisa.
Nao deixando sempre, de ser o meu ponto de vista. ;)


Unista

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 139
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #2 em: 06 de Maio, 2015, 18:50:14 »
Boas Twin,

Desde já agradeço então a tua resposta... Portanto resumindo, a situação do travão de mão, é "indiferente" lolol

Relativamente ao Motor, estive a ler muitos outros posts, e concluindo com a tua opinião, cheguei à seguinte conclusão:

- Não se deve de aquecer o carro no sítio, portanto parado, visto que não interessa apenas aquecer o motor, também existem outros constituintes. Concluindo então que 1 / 2 minutos chegam para aquecer no sítio, e depois, desde que não puxe muito, ele vai aquecendo.

Agradeço mais uma vez a tua resposta Companheiro  :t_up: :t_up:
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #3 em: 06 de Maio, 2015, 20:37:34 »
Num tens de agradecer,... opinar ainda n paga imposto. ;)

So me admira ainda n ter aparecido por aki ninguem a dizer que se deveria aquecer o carro no forno,... nc a mais de 200º se n os palsticos deformam...  :point:

Unista

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 139
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #4 em: 06 de Maio, 2015, 21:05:50 »
Num tens de agradecer,... opinar ainda n paga imposto. ;)

So me admira ainda n ter aparecido por aki ninguem a dizer que se deveria aquecer o carro no forno,... nc a mais de 200º se n os palsticos deformam...  :point:

Não veio aqui ninguém, provavelmente porque são perguntas bastante básicas que até podem ser consideradas "curiosidades"... Mas lá está, eu gosto de aprender e de fazer as coisas como deve de ser ;)

Forte abraço  :palmas: :palmas:
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #5 em: 06 de Maio, 2015, 21:20:54 »
Num tens de agradecer,... opinar ainda n paga imposto. ;)

So me admira ainda n ter aparecido por aki ninguem a dizer que se deveria aquecer o carro no forno,... nc a mais de 200º se n os palsticos deformam...  :point:

Ficas com tudo, respondes e ainda gastas as piadas, assim não vale...  :lol: :lol:

Vou só dizer mais umas coisas que se fazem ao aquecer em "andamento cauteloso", acabamos por poupar nos consumos e tempo, vai aquecer mais rapidamente e já vamos fazendo a viagem.


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #6 em: 06 de Maio, 2015, 21:34:19 »
1ª Questão - Há dias, um amigo meu disse-me que ao puxar o travão de mão, devemos carregar no botão para não se ouvir o qraaac.

A minha questão é realmente a seguinte... Nós temos dois pontos de vista, se bem que sempre que puxo o travão de mão não carrego no botão, ou seja faz qraac. eu e toda a gente  :smash:

O saltitar de dente em dente, causa desgaste prematura nos dentes da dita peça e se não queres que os teus netos, quando tirarem a carta, gastem dinheiro numa peça nova, quando te forem levar à missa, aconselho-te  a carregar no botão... :d_grin:

RedMambo

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 225
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #7 em: 06 de Maio, 2015, 21:37:16 »
Ora bem...em relação ao travão de mão: eu por acaso carrego no "botão" quando puxo o travão de mão, mas acho que isso veio do vicio dos drifts quando era mais novo   :yeah:

Em relação ao aquecer do motor: quando ando no 190 ligo o "tractor" e siga viagem. No fiesta, que é a carburador, ligo o carro e antes de arrancar faço um cigarro (fumo tabaco de enrolar) e então depois sigo viagem. Mas só puxo pelo carro quando este já não precisa de ter o ar aberto (ou fechado como quiserem).  
Fiat Tempra - Weber Power - Papa Curvas

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=30428.0

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #8 em: 06 de Maio, 2015, 21:37:45 »
Ei pah,.. a questao do botao do travao de mao, e na minha opiniao, uma mariquice pra tentar dar menos nas vistas, ser menos ruidoso, chamar menos a atençao, wharever...

Olha lá   :violino: , eu carrego no botão e sou  :aviso: Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooooooooooooo  Macho...

Estás avisado. :dry:

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #9 em: 06 de Maio, 2015, 22:17:49 »
Olha lá   :violino: , eu carrego no botão e sou  :aviso: Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooooooooooooo  Macho...

Estás avisado. :dry:

Eu tb ja carreguei, entretanto deixei-me disso.  :lol:

Helder Carvalho

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 684
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #10 em: 06 de Maio, 2015, 22:28:29 »
Em relação ao travão de mao acho que deve fazer sempre o trek porque quando carregas no botão arriscas-te a deixar o carro mal travado pelo menos um dente, e já vi um super 5 a ir por uma costeira por causa disso, enquanto as cintas estavam quentes não mexeu depois foi soltando e só parou no fundo, por isso carregar no botão pode ser uma paneleirice perigosa.
A segunda questão podes arrancar logo desde como já foi dito não abuses.
« Última modificação: 06 de Maio, 2015, 22:29:58 por Helder Carvalho »

Unista

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 139
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #11 em: 06 de Maio, 2015, 23:17:57 »
Ora bem, quanto à "machisse", isso é uma questão a discutir quem é mais  :point: :point: :point: :point: :point:

De qualquer das formas, acho que o Helder tem razão, mais vale ter a certeza que entraram os dentes todos!

Já agora, o meu uno apenas faz "QRACC" duas vezes, se bem que em todos os outros carros, costuma fazer mais...
Isto é normal ?

Relativamente ao aquecimento, será então feito em andamento.

Abraços  :fiatistas:
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #12 em: 07 de Maio, 2015, 08:41:15 »
Ora bem, quanto à "machisse", isso é uma questão a discutir quem é mais  :point: :point: :point: :point: :point:

De qualquer das formas, acho que o Helder tem razão, mais vale ter a certeza que entraram os dentes todos!

Já agora, o meu uno apenas faz "QRACC" duas vezes, se bem que em todos os outros carros, costuma fazer mais...
Isto é normal ?


Relativamente ao aquecimento, será então feito em andamento.

Abraços  :fiatistas:

Eu diria que se ficar a 25 - 30º estara bom tendo em conta que no limite do curso normalmente fica a 45º.
Poderas ter o travao de mao demasiado justo se ficar abaixo dos 25º mas isso e fixe pra quem gosta de fazer piosgas  :d_naughty:

Unista

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 139
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #13 em: 07 de Maio, 2015, 11:13:50 »
Eu diria que se ficar a 25 - 30º estara bom tendo em conta que no limite do curso normalmente fica a 45º.
Poderas ter o travao de mao demasiado justo se ficar abaixo dos 25º mas isso e fixe pra quem gosta de fazer piosgas  :d_naughty:

Felizmente já fiz vários no meu antigo Opel Corsa, e desta vez, é mesmo para estimar o Uno  :lol: :lol:
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Dúvidas | Travão de Mão e Aquecimento do Motor
« Responder #14 em: 07 de Maio, 2015, 16:18:08 »
Olha lá   :violino: , eu carrego no botão e sou  :aviso: Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooooooooooooo  Macho...

Estás avisado. :dry:
quem o é não precisa de anunciar!!
A não ser que tenha medo de confusões  :lol: