Autor Tópico: Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos  (Lida 16303 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #45 em: 21 de Novembro, 2008, 10:28:38 »
o escalonamento do 127 é parecido...

40
80
120
160+
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #46 em: 21 de Novembro, 2008, 17:06:07 »
Citar
o escalonamento do 127 é parecido...

40
80
120
160+
Pois Luke, correcto.

Tanto o 127 como o Uno 45 de 4 velocidades apresentavam uma caixa adequada.
Uma vez que o 903 sem ser mexido, não tem muito mais para dar do que a 4ª lhe permite.
O Uno em relação ao 127 será muito mais aerodinâmico, o que lhe dará mais velocidade de ponta.
(Parece que ambos pesam 700 kg)

Agora depois nos 1100, o que se nota é uma caixa de 4+1 e não uma caixa de 5 como por exemplo no  :autobianchi: ou Cinquecento/Seicento Sport.
Claro que a falsa 5ª é uma relação para mater velocidade e poupar gasolina (muito importante).
Mas continuo convencido que com uma caixa adequada, o Uno 1100 tinha tudo para ter as performances dos Cinquecento/Seicento Sport.
Quem conhece os modelos, sabe que os Cinquecento/Seicento Sport andam incomparavelmente mais.
Existem 2 situações então, onde a diferença é abismal.
- Em fortes subidas de AE ou IP, onde a 4ª dos Unos/Puntos 1100 morre e os Cinquecento/Seicento Sport vão sempre a desenvolver.
- Em estradas sinuosas em que os Unos/Puntos 1100 vão ali em 2ª demasiado puxadas, perdendo quando engrenam a 3ª; ao passo que os Cinquecento/Seicento Sport  vão "bem" quase sempre em 3ª e quiça umas 4as de vez em quando.
« Última modificação: 21 de Novembro, 2008, 17:57:34 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #47 em: 21 de Novembro, 2008, 17:48:31 »
a aerodinamica não será assim MUITO diferente... eu com um 900 stock passei dos 160 e com um 900 com ignição electronica e filtro ia aos 170

na minha opinião, seja uno, seja 127 beneficia de uma caixa bem escalonada com uma 5ª bem dimensionada :) o 903cc com caixa de 5 é um mimo :)
« Última modificação: 21 de Novembro, 2008, 18:00:16 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #48 em: 21 de Novembro, 2008, 18:04:25 »
Citar
a aerodinamica não será assim MUITO diferente... eu com um 900 stock passei dos 160 e com um 900 com ignição electronica e filtro ia aos 170

na minha opinião, seja uno, seja 127 beneficia de uma caixa bem escalonada com uma 5ª bem dimensionada :) o 903cc com caixa de 5 é um mimo :)
Bem, o Uno se há coisa que tem de elogios quando foi lançado e igualmente carro do ano; é a sua aerodinâmica.
O andamento é identico ao 127, mas o que o diferenciou mais foram:
- Linhas modernas e de rotura com o que existia
- Espaço

De facto nota-se que embala mais e principalmente que faz muito menos ruídos a alta velocidade.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #49 em: 21 de Novembro, 2008, 18:22:54 »
sim nota-se mt mais o vento na carroçaria de um 127, no entanto só se nota com um isolamento acustico melhor, caso contrario só se ouve o rugido do motor.

mas a aerodinamica so se manifesta apartir de determinada velocidade, antes disso é a força bruta, e tendo motores iguais (903) comportam-se identicamente

se for o 999, aí ja a conversa é outra porque tem mais binario
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

MGConcept

  • Illuminati
  • Zagato

  • Offline
  • *****
  • 1261
  • Karma:
    +1/-0
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #50 em: 21 de Novembro, 2008, 23:55:44 »
O 1116 deriva de que motor?Do FIRE ou do 128?
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #51 em: 22 de Novembro, 2008, 00:00:28 »
Citar
O 1116 deriva de que motor?Do FIRE ou do 128?
O 1116 é o motor do 128; que já vi descrito como 1115 também.
Nos Unos a Ignição passou a ser electrónica; e existem alterações a nível da admissão.
« Última modificação: 25 de Novembro, 2008, 18:35:29 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

MGConcept

  • Illuminati
  • Zagato

  • Offline
  • *****
  • 1261
  • Karma:
    +1/-0
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #52 em: 22 de Novembro, 2008, 00:09:28 »
Então se é o motor do 128,tal como eu previa,essa modificação de que se fala é impossivel.

A caixa de velocidades do 128 é 100% incompativel com a do A112,logo essa modificação de por o grupo conico do A112 é impossivel.

Se fosse FIRE ainda podia ser,pois as caixas dos FIRE,internamente,são iguais ás dos A112 (com as relativas diferenças de repports e afins).

 
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #53 em: 25 de Novembro, 2008, 14:08:43 »
o que é electronico no uno é a ignição a distribuição é por correia :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

hugoDM

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 176
  • Karma:
    +0/-0
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #54 em: 25 de Novembro, 2008, 16:43:55 »
so uma coisa, a 4ª do cinquecento nao dá só 120.,,,

Lembro-me que experimentei uma vez e deu 160 salvo erro

 

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #55 em: 25 de Novembro, 2008, 18:35:57 »
Citar
o que é electronico no uno é a ignição a distribuição é por correia :P
Não. No 903 é por corrente.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #56 em: 25 de Novembro, 2008, 18:37:40 »
Citar
Então se é o motor do 128,tal como eu previa,essa modificação de que se fala é impossivel.

A caixa de velocidades do 128 é 100% incompativel com a do A112,logo essa modificação de por o grupo conico do A112 é impossivel.

Se fosse FIRE ainda podia ser,pois as caixas dos FIRE,internamente,são iguais ás dos A112 (com as relativas diferenças de repports e afins).
A caixa de 5 velocidades é igual nos Unos todos. Desde 1983 a 1994...
Tanto faz ser o 999 Fire, 1116, 1108.
A dos turbos é que é diferente.

Não faço ideia como seria a do 128.
« Última modificação: 25 de Novembro, 2008, 18:41:09 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #57 em: 25 de Novembro, 2008, 18:41:43 »
Citar
so uma coisa, a 4ª do cinquecento nao dá só 120.,,,

Lembro-me que experimentei uma vez e deu 160 salvo erro
Quem disse que só dava 120?
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

JoaoTeixeira

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #58 em: 07 de Dezembro, 2008, 18:44:49 »
Citar
A caixa de 5 velocidades é igual nos Unos todos. Desde 1983 a 1994...
Tanto faz ser o 999 Fire, 1116, 1108.
A dos turbos é que é diferente.

Não faço ideia como seria a do 128.
Boas .
Quando diz que as caixas dos Uno são iguais desde  84 a 94 , está-se a referir ao ratio ou á caixa em si?
Até 92 as caixas são todas iguais , apartir de 92 , os I.E´s já têm caixa com acionamento por cabos e aí á alteração , a do 45 é mais curta que a so 60 .
Só não sei se éssa diferença é na relação final ou é indidual .

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Caixa/diferencial Nos Unos E Puntos
« Responder #59 em: 09 de Dezembro, 2008, 14:57:24 »
Citar
Boas .
Quando diz que as caixas dos Uno são iguais desde  84 a 94 , está-se a referir ao ratio ou á caixa em si?
Até 92 as caixas são todas iguais , apartir de 92 , os I.E´s já têm caixa com acionamento por cabos e aí á alteração , a do 45 é mais curta que a so 60 .
Só não sei se éssa diferença é na relação final ou é indidual .
Estou-me a referir ás informações técnicas dos livros de instruções da FIAT para o Uno, desde os primeiros modelos com caixa de 5: Uno 55s em 1984, até aos dados mais recentes, de 1993, já para os modelos Catalizados.
Os dados referem-se ás relações de caixa e do grupo redutor final.

Está uma tabela na página 3 deste tópico.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0