0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Conclusão a retirar: As principais marcas de pneus estão erradas! Anos e anos a testar, fabricar e o mais comum dos condutores continua a achar que a velha teoria é que prevalece!Primeiro: Estamos a discutir uma norma adoptada pelas principais marcas de pneus... para a condução normal do dia a dia e em viagem, para a grande maioria dos veiculos que têm tracção dianteira!Segundo: A lógica... o peso do motor compensa o menor piso dos pneus, por isso o melhor piso deve estar no eixo com menor peso a suportar! É simples e lógico! A traseira é mais leve, não tem tracção nem direcção... logo deve-se compensar com pneus com bom piso... a dianteira, tem o peso do motor e tracção e direcção, logo o par com menos piso deverá estar, compensado com o peso do motor!Nós sabemos que a grande maioria dos condutores são profissionais ao nível dos pilotos de rally e F1, logo sabem como controlar uma traseira ligeira e solta... mas os condutores normais talvez não tenham tanta perícia assim, por isso os fabricantes, as oficinas e já os constructores adoptaram esta regra.No que aos veiculos com tracção traseira e preparados para provas de perícia diz respeito... é diferente e depende das próprias afinações, do tempo, da pista, do piloto, etc!
Boas pessoal.Sobre este topico tenho a dizer o seguinte é muito interresante e cada um tera a sua opinião com base na sua propria experiencia. Eu pessoalmente quando mudo de pneus é sempre 4 novos, não gosto de andar com pneus novos num eixo e usados no outro. Normalmente a troca de pneus da-se com o subsidio de ferias ou de natal, depende ^_^ B).Abraço
Segundo a lógica seria de esperar que o peso do motor compensasse a falta de piso nos pneus dianteiros e proporciona-se mais aderência, mas na pratica o que se verifica (e falo só por mim, pela minha experiência de 30 anos e condução) é que onde há mais peso também há mais inercia, e com menos piso nos pneus dianteiros ou com o mesmo mais degradado, a frente foge mais.Com pneus novos ou quase novos a tendência é muito menor. Na traseira como não existe tanto peso há menos inercia, logo a tendência para derrapar é menor e desde que os pneus traseiros não se encontrem muito maus, não há problema!Quanto ás teorias dos fabricantes de pneus, eles podem dizer o que entenderem, mas quem no dia a dia se vê confrontado com as situações reais é que sabe como há-de lidar com elas da melhor forma possível.E não penses que só porque são eles (fabricantes) a dize-lo estão certos, e nós todos errados!Há por aí muita teoria da treta, em relação a muita coisa que na pratica não se aplica, ou que não resulta exactamente como é apregoada.Há o exemplo flagrante da pressão dos pneus, os fabricantes indicam um determinado valor, e na pratica verifica-se que esse valor é insuficiente. Se fossemos a usar os valores que eles recomendam andávamos sempre com os pneus com a pressão demasiado baixa, e os consumos aumentam e os pneus aquecem, etc,etc...Volto a repetir que essa história dos melhores pneus atrás, nem sempre é norma correcta para a maioria dos carros, tem muito a ver com a distribuição de pesos e o tipo de condução que se pratica...E eu não me considero melhor condutor que ninguém, nem tampouco piloto de ralis, ou formula 1, sou um condutor muito pacato e tenho aprendido ao longo dos anos a "defender-me" da melhor forma possível, de algumas situações difíceis ou menos boas, apenas isso!Cumps,Luís
Só uma vez troquei pneus da frente para trás.Não vale a pena pois (falo de carros FWD) gasta sempre muito mais na frente.No caso do Punto GT, os pneus de trás fazem na boa 3 pares dos da frente.Nota: evidente que os pneus da frente (tracção) têm que ter piso, senão é um perigo... principalmente em molhado porque ão escoam a água.
Mas repara que infelizmente a maioria de nós, não pode dar-se ao luxo de deitar fora 2 pneus ainda bons, capazes de fazer ainda 10.000 ou 15.000km, só por causa de um capricho.A não ser que tu guardes ou vendas os 2 pneus ainda bons! Se os vendes óptimo, é solução perfeita, se os guardas ficas com um stock de respeito só de pneus aproveitáveis, se os deixas ficar na casa onde compras os novos, então estás a deitar dinheiro ao lixo e a enriquecer o dono da casa de pneus, que à tua custa ainda vai fazer negócio com os teus pneus usados em bom estado!Não me passa pela cabeça a mim fazer uma coisa dessas, a não ser mesmo por uma coincidência ter que meter os 4 pneus novos, mas assim ao menos não fico com pena de desperdiçar 2 pneus ainda bons para muito uso!
Bude, o Punto GT gasta muito mais na frente (15.000 Kms e está na altura de trocar) por vários motivos:- Muita potência e binário nas rodas com 185/55-14, até tem um limitador em 1ª por causa disso.- Carro de cambers negativos, muitas vezes com tendência a negativizar ainda mais.- As estradas aqui não são bem como as de Lisboa, Alentejo, Ribatejo.Fazer por exemplo os 15 Kms "Guimarães - Felgueiras", ou 35 Kms "Porto - Entre-os-Rios" acaba com os pneus.