Autor Tópico: Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?  (Lida 25853 vezes)

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bude

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #15 em: 12 de Setembro, 2009, 13:24:31 »
Normalmente compro os 4 pneus. Só em emergência, quando um dos da trente ficou danificado por cair num buraco, é que comprei só dois.
No meu carro anterior isto aconteceu duas vezes (perfil mais baixo, mais frágil), felizmente que, na segunda, pude aproveitar o pneu que se safou da primeira e não tive de comprar nenhum. Os dois pneus que não sofreram danos tinham exactamente a mesma quilometragem e formaram o novo par.

Quanto ao trocar os pneus de frente para trás e vice-versa, até os concessionários têm opiniões diversas. No G. Punto da minha mulher, o Entreposto tomou a iniciativa de fazer a troca, enquanto a Mardis, quando da revisão seguinte, desaconselhou-a por completo.

Bigluisao

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #16 em: 12 de Setembro, 2009, 16:09:13 »
Conclusão a retirar: As principais marcas de pneus estão erradas! Anos e anos a testar, fabricar e o mais comum dos condutores continua a achar que a velha teoria é que prevalece!
Primeiro: Estamos a discutir uma norma adoptada pelas principais marcas de pneus... para a condução normal do dia a dia e em viagem, para a grande maioria dos veiculos que têm tracção dianteira!
Segundo: A lógica... o peso do motor compensa o menor piso dos pneus, por isso o melhor piso deve estar no eixo com menor peso a suportar! É simples e lógico! A traseira é mais leve, não tem tracção nem direcção... logo deve-se compensar com pneus com bom piso... a dianteira, tem o peso do motor e tracção e direcção, logo o par com menos piso deverá estar, compensado com o peso do motor!
Nós sabemos que a grande maioria dos condutores são profissionais ao nível dos pilotos de rally e F1, logo sabem como controlar uma traseira ligeira e solta... :lol: mas os condutores normais talvez não tenham tanta perícia assim, por isso os fabricantes, as oficinas e já os constructores adoptaram esta regra.
No que aos veiculos com tracção traseira e preparados para provas de perícia diz respeito... é diferente e depende das próprias afinações, do tempo, da pista, do piloto, etc!
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Segundo a lógica seria de esperar que o peso do motor compensasse a falta de piso nos pneus dianteiros e proporciona-se mais aderência, mas na pratica o que se verifica (e falo só por mim, pela minha experiência de 30 anos e condução) é que onde há mais peso também há mais inercia, e com menos piso nos pneus dianteiros ou com o mesmo mais degradado, a frente foge mais.

Com pneus novos ou quase novos a tendência é muito menor. Na traseira como não existe tanto peso há menos inercia, logo a tendência para derrapar é menor e desde que os pneus traseiros não se encontrem muito maus, não há problema!

Quanto ás teorias dos fabricantes de pneus, eles podem dizer o que entenderem, mas quem no dia  a dia se vê confrontado com as situações reais é que sabe como há-de lidar com elas da melhor forma possível.

E não penses que só porque são eles (fabricantes) a dize-lo estão certos, e nós todos errados!

Há por aí muita teoria da treta, em relação a muita coisa que na pratica não se aplica, ou que não resulta exactamente como é apregoada.

Há o exemplo flagrante da pressão dos pneus, os fabricantes indicam um determinado valor, e na pratica verifica-se que esse valor é insuficiente. Se fossemos a usar os valores que eles recomendam andávamos sempre com os pneus com a pressão demasiado baixa, e os consumos aumentam e os pneus aquecem, etc,etc...

Volto a repetir que essa história dos melhores pneus atrás, nem sempre é norma correcta para a maioria dos carros, tem muito a ver com a distribuição de pesos e o tipo de condução que se pratica...

E eu não me considero melhor condutor que ninguém, nem tampouco piloto de ralis, ou formula 1, sou um condutor muito pacato e tenho aprendido ao longo dos anos a "defender-me" da melhor forma possível, de algumas situações difíceis ou menos boas, apenas isso!

Cumps,
Luís


 
« Última modificação: 12 de Setembro, 2009, 16:11:27 por Bigluisao »

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #17 em: 12 de Setembro, 2009, 16:19:49 »
Boas pessoal.

Sobre este topico tenho a dizer o seguinte é muito interresante e cada um tera a sua opinião com base na sua propria experiencia. Eu pessoalmente quando mudo de pneus é sempre 4 novos, não gosto de andar com pneus novos num eixo e usados no outro. Normalmente a troca de pneus da-se com o subsidio de ferias ou de natal, depende ^_^ B).
Abraço

Boas,

Acho que fazes muito bem!

Mas repara que infelizmente a maioria de nós, não pode dar-se ao luxo de deitar fora 2 pneus ainda bons, capazes de fazer ainda 10.000 ou 15.000km, só por causa de um capricho.

A não ser que tu guardes ou vendas os 2 pneus ainda bons! Se os vendes óptimo, é solução perfeita, se os guardas ficas com um stock de respeito só de pneus aproveitáveis, se os deixas ficar na casa onde compras os novos, então estás a deitar dinheiro ao lixo e a enriquecer o dono da casa de pneus, que à tua custa ainda vai fazer negócio com os teus pneus usados em bom estado!

Não me passa pela cabeça a mim fazer uma coisa dessas, a não ser mesmo por uma coincidência ter que meter os 4 pneus novos, mas assim ao menos não fico com pena de desperdiçar 2 pneus ainda bons para muito uso!

Cumps,
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« Última modificação: 12 de Setembro, 2009, 16:23:28 por Bigluisao »

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #18 em: 12 de Setembro, 2009, 17:38:50 »
Só uma vez troquei pneus da frente para trás.
Não vale a pena pois (falo de carros FWD) gasta sempre muito mais na frente.

No caso do Punto GT, os pneus de trás fazem na boa 3 pares dos da frente.

Nota: evidente que os pneus da frente (tracção) têm que ter piso, senão é um perigo... principalmente em molhado porque ão escoam a água.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #19 em: 12 de Setembro, 2009, 19:11:21 »
Segundo a lógica seria de esperar que o peso do motor compensasse a falta de piso nos pneus dianteiros e proporciona-se mais aderência, mas na pratica o que se verifica (e falo só por mim, pela minha experiência de 30 anos e condução) é que onde há mais peso também há mais inercia, e com menos piso nos pneus dianteiros ou com o mesmo mais degradado, a frente foge mais.

Com pneus novos ou quase novos a tendência é muito menor. Na traseira como não existe tanto peso há menos inercia, logo a tendência para derrapar é menor e desde que os pneus traseiros não se encontrem muito maus, não há problema!

Quanto ás teorias dos fabricantes de pneus, eles podem dizer o que entenderem, mas quem no dia  a dia se vê confrontado com as situações reais é que sabe como há-de lidar com elas da melhor forma possível.

E não penses que só porque são eles (fabricantes) a dize-lo estão certos, e nós todos errados!

Há por aí muita teoria da treta, em relação a muita coisa que na pratica não se aplica, ou que não resulta exactamente como é apregoada.

Há o exemplo flagrante da pressão dos pneus, os fabricantes indicam um determinado valor, e na pratica verifica-se que esse valor é insuficiente. Se fossemos a usar os valores que eles recomendam andávamos sempre com os pneus com a pressão demasiado baixa, e os consumos aumentam e os pneus aquecem, etc,etc...

Volto a repetir que essa história dos melhores pneus atrás, nem sempre é norma correcta para a maioria dos carros, tem muito a ver com a distribuição de pesos e o tipo de condução que se pratica...

E eu não me considero melhor condutor que ninguém, nem tampouco piloto de ralis, ou formula 1, sou um condutor muito pacato e tenho aprendido ao longo dos anos a "defender-me" da melhor forma possível, de algumas situações difíceis ou menos boas, apenas isso!

Cumps,
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Concordo. De nada serve ter o peso do motor se a aderencia para lidar com ele não está lá.
Uma coisa é um ensaio em laboratório com tudo controlado outra é uma situação real. Os estudos são resultados laboratoriais e não reais/práticos.
Os testes apenas dão uma ideia, mas não são sempre reais, independentemente ou não da experiencia da empresa.
A Mercedes afirma que todos os seus carros são feitos com os mesmos padrões de qualidade. Comparem um Classe A com um Classe C e vejam se tal é verdade. Eu acho que é mentira, mas eles afirmam que não.
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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #20 em: 12 de Setembro, 2009, 19:35:03 »
Só uma vez troquei pneus da frente para trás.
Não vale a pena pois (falo de carros FWD) gasta sempre muito mais na frente.

No caso do Punto GT, os pneus de trás fazem na boa 3 pares dos da frente.

Nota: evidente que os pneus da frente (tracção) têm que ter piso, senão é um perigo... principalmente em molhado porque ão escoam a água.

No HGT, os pneus de trás fazem na boa dois pares dos da frente. Gasta menos pneus da frente do que o GT.
Por ter danificado um pneu da frente (ainda com muito para dar) num buraco em Espanha, substituí os dois da frente. Quando estes novos chegaram à (minha) altura de mudar, os de trás (+ou- 55.000 km rodados) continuavam em muito razoável estado.

Mas repara que infelizmente a maioria de nós, não pode dar-se ao luxo de deitar fora 2 pneus ainda bons, capazes de fazer ainda 10.000 ou 15.000km, só por causa de um capricho.

A não ser que tu guardes ou vendas os 2 pneus ainda bons! Se os vendes óptimo, é solução perfeita, se os guardas ficas com um stock de respeito só de pneus aproveitáveis, se os deixas ficar na casa onde compras os novos, então estás a deitar dinheiro ao lixo e a enriquecer o dono da casa de pneus, que à tua custa ainda vai fazer negócio com os teus pneus usados em bom estado!

Não me passa pela cabeça a mim fazer uma coisa dessas, a não ser mesmo por uma coincidência ter que meter os 4 pneus novos, mas assim ao menos não fico com pena de desperdiçar 2 pneus ainda bons para muito uso!

Ó Bigluisao, chamares "capricho" a um gajo ter os quatro pneus novos (leia-se iguais) é um bocado forte.
Dos pneus substituídos, eu guardo sempre os  melhores.

LB

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #21 em: 12 de Setembro, 2009, 19:44:42 »
Conclusão a retirar: As principais marcas de pneus estão erradas! Anos e anos a testar, fabricar e o mais comum dos condutores continua a achar que a velha teoria é que prevalece!
Primeiro: Estamos a discutir uma norma adoptada pelas principais marcas de pneus... para a condução normal do dia a dia e em viagem, para a grande maioria dos veiculos que têm tracção dianteira!
Segundo: A lógica... o peso do motor compensa o menor piso dos pneus, por isso o melhor piso deve estar no eixo com menor peso a suportar! É simples e lógico! A traseira é mais leve, não tem tracção nem direcção... logo deve-se compensar com pneus com bom piso... a dianteira, tem o peso do motor e tracção e direcção, logo o par com menos piso deverá estar, compensado com o peso do motor!
Nós sabemos que a grande maioria dos condutores são profissionais ao nível dos pilotos de rally e F1, logo sabem como controlar uma traseira ligeira e solta... :lol: mas os condutores normais talvez não tenham tanta perícia assim, por isso os fabricantes, as oficinas e já os constructores adoptaram esta regra.
No que aos veiculos com tracção traseira e preparados para provas de perícia diz respeito... é diferente e depende das próprias afinações, do tempo, da pista, do piloto, etc!
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eu não disse nada disso !

eu disse isto: "se os pneus detrás ainda estão a meio e têm piso bom, ponho os novos à frente "

Bigluisao

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #22 em: 12 de Setembro, 2009, 20:07:15 »
Só uma vez troquei pneus da frente para trás.
Não vale a pena pois (falo de carros FWD) gasta sempre muito mais na frente.

No caso do Punto GT, os pneus de trás fazem na boa 3 pares dos da frente.

Nota: evidente que os pneus da frente (tracção) têm que ter piso, senão é um perigo... principalmente em molhado porque ão escoam a água.

Exactamente, eu verifico também o mesmo a Dobló, na frente gasta pneu assustadoramente!

É precisamente como disseste: "gasta 3 pares à frente enquanto gasta 1 par atrás"

Por isso na hora de mudar pneus, os novos vão invariavelmente para frente, e como também referiste e muito bem, o fenómeno do aquaplaning, só pode ser evitado ou minimizado, com pneus em estado novo ou o mais próximo disso.

Ó Amigo Bude, quando usei o termo "capricho", não escolhi o termo mais correcto ou adequado para o efeito, reconheço e peço desculpa pelo facto, mas não tive intenção de ofender ninguém.

Eu em tempos também gostei de ter os 4 pneus todos iguais nos meus carros, mas com o tempo e algumas experiências porque passei, comecei a pensar de outro modo.

E se tivermos em conta que num automóvel a frente tem um comportamento, e a traseira tem outro, o peso à frente é um, atrás é outro, as suspensões também diferem na maioria dos casos (frente é um tipo atrás é outro), etc, enfim toda uma série de factores, eu chego à conclusão que o melhor é usar um tipo de pneu à frente, e outro atrás, tal como nas motos!

Quanto à questão dos melhores pneus sempre atrás, isso não passa de interesses das marcas que acabam por registar mais vendas com essa medida!

Se nós temos uns pneus gastos à frente, vamos comprar uns novos que colocamos atrás, e os que estavam atrás vão ficar na frente, só que  ao fim de poucos km eles vão à vida também, e lá vamos nós novamente comprar pneus novos e passar novamente os de trás para frente, e colocar os novos atrás e assim sucessivamente...

E assim as marcas não param de vender!!

Cumps,
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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #23 em: 12 de Setembro, 2009, 20:50:17 »
A questão de montar novos atras, implica tambem a rotatividade dos pneus, pois evita-se assim aqueles carros que aparecem com pneus com 5/6 ou mais anos montados atrás (mas como têm piso, passam na inspecçao, quando no fundo aquilo já é plastico, não é borracha)

Pessoalmente, e trabalho com pneus, Verão: Novos atras    Inverno: Novos a frente,
quem não quiser tar com este trabalho, pneu novos na tracçao.

Mas isto não quer dizer, que os "carecas" podem ir para trás!

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #24 em: 13 de Setembro, 2009, 00:03:47 »
os pneus carecas NUNCA podem estar atrás seja em qualquer tipo de tracção

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #25 em: 13 de Setembro, 2009, 01:20:25 »
Bude, o Punto GT gasta muito mais na frente (15.000 Kms e está na altura de trocar) por vários motivos:

- Muita potência e binário nas rodas com 185/55-14, até tem um limitador em 1ª por causa disso.
- Carro de cambers negativos, muitas vezes com tendência a negativizar ainda mais.
- As estradas aqui não são bem como as de Lisboa, Alentejo, Ribatejo.

Fazer por exemplo os 15 Kms "Guimarães - Felgueiras", ou 35 Kms "Porto - Entre-os-Rios" acaba com os pneus.
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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #26 em: 13 de Setembro, 2009, 01:25:20 »
Bude, o Punto GT gasta muito mais na frente (15.000 Kms e está na altura de trocar) por vários motivos:

- Muita potência e binário nas rodas com 185/55-14, até tem um limitador em 1ª por causa disso.
- Carro de cambers negativos, muitas vezes com tendência a negativizar ainda mais.
- As estradas aqui não são bem como as de Lisboa, Alentejo, Ribatejo.

Fazer por exemplo os 15 Kms "Guimarães - Felgueiras", ou 35 Kms "Porto - Entre-os-Rios" acaba com os pneus.

Todos sabemos isso. Ninguém disse o contrário.

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #27 em: 13 de Setembro, 2009, 09:12:37 »
então esse carro não presta !!!

CarlosLucas

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #28 em: 13 de Setembro, 2009, 09:51:31 »
Bude, o Punto GT gasta muito mais na frente (15.000 Kms e está na altura de trocar) por vários motivos:

- Muita potência e binário nas rodas com 185/55-14, até tem um limitador em 1ª por causa disso.
- Carro de cambers negativos, muitas vezes com tendência a negativizar ainda mais.
- As estradas aqui não são bem como as de Lisboa, Alentejo, Ribatejo.

Fazer por exemplo os 15 Kms "Guimarães - Felgueiras", ou 35 Kms "Porto - Entre-os-Rios" acaba com os pneus.

35 Kms de estrada e os pneus vão á vida???????
Não estou a ver o estado da estrada, mas isso é o que eu faço num dia de aulas em ida e volta e por mais estragada que seja uma estrada, os pneus deviam aguentar. Ou andam a fazer TT com os carros?
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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #29 em: 13 de Setembro, 2009, 11:24:32 »
Depende sempre se a tracção é atrás (mudam-se os de trás) ou à frente (mudam-se os da frente)!!!

Tanto que no meu caso os de trás nunca se gastam, já vou para a 2º muda e os de trás ainda são os de origem...
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Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0