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Boas luis.Felizmente para mim sempre que vou trocar pneus vou sempre ao mesmo sitio, ja a cerca de 5 anos e deixo la os dois que ainda estão em condições, a benese é que quem me vende os pneus novos faz-me um desconto de 40€'s em dois pneus novos (20 em cada um) e provavelmente deve vende-los por 25 cada, mas não tenho a certeza. O que sei é que não acho que seja assim tão mau negocio aquele que faço.Nota que ja conheço o dono da casa de pneus à alguns anos, é cliente habitual do cafe do meu pai.Abraço.
Apenas falo do que sinto quando conduzo. Problema ou não é o que acontece:Ao sair de uma rotunda, o carro vem com uma inclinação, e ao virar o volante, a inclinação passa a ser a contrária e o carro não me obedece indo em frente, curvando talvez 1/10 do que devia relativamente ao volante. Isto para mim acontece a toda a hora quando está chuva e tento fazer uma rotunda a mais de 5 á hora.Se isto não é fugir de frente então não sei o que será. Quando isto acontece, apenas largo o acelerador e tento controlar com o volante sem ser com gestos muito bruscos (quanto ao travão de mão, ainda não me sinto seguro para o usar e serve apenas para estacionar) e lá consigo endireitar o carro.E pelo que já cá foi dito, não sou só eu que tenho o carro nestas condições.O Pete afirmou que o dele derrapava de frente com alguma frequência, o Bigluisão também diz que o carro lhe foge de frente, o pedro303 (na primeira página, salvo erro com um uno) também afirma que o carro lhe foge de frente. Isto em molhado.Pelos vistos não sou só eu que tenho o carro a fugir de frente "á papo seco".Excepto a Doblo, tanto o 5/6centos como o Uno, são carros com peso a rondar os 750kg e jantes de 13". Não terá influência?Conduzo carros de tracção dianteira que nunca me fugiram em molhado (excepto com óleos na estrada, mas isso não é para aqui chamado) mas pesam muito mais do que 750kg e têm jantes maiores (14", 15", 16") e no caso do jipe, tracção integral.Admito que não tenho grande experiencia e estou atento ao que me possa ajudar. Tudo o que escrevi baseia-se na minha condução com o meu carro em particular e a partir daí é que tiro as minhas conclusões.Se estou a teimar um pouco peço desculpa, pois cada caso é um caso e cada um tem as suas preferencias.
Quanto a pneus mais largos, acho que os 165/55 R13 são os mais largos que tenho permitido nas anotações do livrete. Não me lembro dos outros, por isso não tenho certeza.Talvez colocar jante de 14 que também tenho no livrete, fosse melhor, mas a comprar seriam as da abarth e essas os preços são para esquecer.A conselho do meu pai (em 35 anos de carta, o Seicento é dos piores carros para conduzir com chuva), vou retirar alguma da pressão dos pneus, porque daqui para a frente a chuva vai começar (ontem andei 1 hora a patinar "no gelo" com a chuva e apesar de estar frio, transpirava por todo o lado) e as aventuras de verão vão acabar. As brincadeiras de inverno não começam, porque com o carro assim, a fronteira entre a brincadeira e o desastre é fina como um cabelo.Agora estou na dúvida, relativamente ao que tiro. Neste momento tenho 30psi (o manual recomenda 2.1bar~30.5psi) e estou a pensar baixar para 28. Será muito? Será pouco?
Atenção que eu apesar de quando troco por pneus novos, no periodo em que os tenho vou efectuando o intercalam,ento entre eixos tambem, por norma de dois anos e meio ou tres anos é que troco completamente de pneus.Abraço
Assim é fácil perceber porque é que mudas sempre os 4 ao mesmo tempo, e acho que assim é que está correcto.
... mais borracha em contacto com o solo, significa mais aderência.
Em piso molhado não é bem assim. Até pode acontecer o contrário, o pneu ser largo de mais e não conseguir escoar a água.Lembram-se de falarmos nos cursos de condução defensiva ou avançada?...A primeira parte do meu primeiro curso, em 2000, foi feita com o meu carro da altura (o único não Fiat que tive). No piso escorregadio o comportamento da traseira foi desastroso e este assunto foi analisado ao pormenor e até comparado com outro carro igual. Após vários exercícios e para tirar todas as dúvidas o carro foi guiado por um dos mestres (antigo piloto de ralies). O homem deu um show de condução e no final fez a sua apreciação. "Este carro foi feito para as autoestradas Alemães, fora delas é um desastre." Explicou-me a geometria da suspenção e a sua exagerada altura, o camber, a excessiva largura dos pneus (195, de série) bem como o tipo de borracha. Resumindo, a direito e em seco não havia problemas, tudo o que fosse com curvas e ou molhado era perigoso. Foi uma experiência inesquecível.
O Seicento tem 5 medidas no livrete:Normal:145/70 R13"Anotações:155/70 R13"155/65 R13"165/55 R13"175/50 R14"A de 14" é a jante dos Abarth, por isso não conta neste momento, visto a minha ser a Sport de 13"Agora o carro tem 4 Nankang 165/55 R13", sendo que os da frente têm quase um ano, mas estão ainda como novos. Os de trás eram os que estavam á frente e estão também parcialmente novos. Isto porque não faço muitos kms/ano (~11.000)Quanto á pressão, acabei de passar na bomba de gasolina e por acaso já tinha 28 á frente, mas o medidor era analógico. A anterior vez que vi (á 1 mes atrás foi num digital de uma bomba nova e coloquei os 30psi~2bar apesar do manual recomendar 2.1bar). Achei um pouco estranho porque se fosse fuga não estavam os dois com a mesmíssima pressão, por isso pode ser do medidor. Amanhã vou passar na digital a ver.O carro nunca foi a uma oficina para verificar se tal se tratava de um problema, mas quando foi á inspecção, como o inspector estava de bom humor, perguntei se havia algum valor dos rolos que estivesse perto dos limites e ele disse que não, que estava tudo dentro do normal e que o carro por baixo não apresentava nenhuma anomalia visível.Quanto a ser problema, não sei, mas não descarto a hipótese. Um primo meu que tinha um Cinquecento Sport também se queixava do mesmo problema na altura. Rebaixou o carro 4cm e a situação melhorou mas não muito. Ficou foi com o problema de embarrar em quase todo o lado.
O meu problema é mesmo tudo o que esteja molhado, seja em recta para arrancar ou travar (se estiver inclinado, ainda pior) ou curva para para a fazer.Ontem, estava a chover e bem e apesar de estarem mais 3 pessoas no carro, num para-arranca em inclinação não muito acentuada, todos os carros arrancavam relativamente bem, chegando á minha vez, primeira, travão de mão, pouquíssimo acelerador, muita concentração e mesmo assim, as rotas rodavam e nada do carro andar.O problema é mesmo o molhado.
Eu já me tinha apercebido que os Nankang não eram assim nada de espectacular em molhado (antes pelo contrário), mas em seco até gostava do comportamento deles. Salvo erro o PeteCunha gosta deles, mas penso que acaba por ser diferente porque se não me engano o carro dele está um pouco rebaixado.Nas travagens eu ficava agarrado ao volante e atento ao bloquear das rodas para destravar e voltar a travar. As curvas, uns metros antes, metia uma velocidade abaixo e deixava o carro reduzir sozinho. As rotundas em chuva, faço-as em primeira e com muuita concentração e mesmo assim...Apesar de serem péssimos, vejo um aspecto positivo neles que foi ter aprendido a controlar o carro. Antes de ter o seicento, em tempo de chuva apenas limitava-me a reduzir a velocidade normal e ter um pouco mais de cautela em curvas e afins. Depois destes pneus, aprendi a substituir o abs e a controlar o carro de uma forma mais interventiva, em piso molhado.