Autor Tópico: Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?  (Lida 25850 vezes)

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Bigluisao

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #45 em: 15 de Setembro, 2009, 12:53:37 »

Boas luis.

Felizmente para mim sempre que vou trocar pneus vou sempre ao mesmo sitio, ja a cerca de 5 anos e deixo la os dois que ainda estão em condições, a benese é que quem me vende os pneus novos faz-me um desconto de 40€'s em dois pneus novos (20 em cada um) e provavelmente deve vende-los por 25 cada, mas não tenho a certeza. O que sei é que não acho que seja assim tão mau negocio aquele que faço.
Nota que ja conheço o dono da casa de pneus à alguns anos, é cliente habitual do cafe do meu pai.
Abraço.

Boas,

Continuo achar que fazes muito bem, e pelo que contas fazes também bom negócio, 20€ em cada pneu é muito bom!

O ideal como já se sabe, é circular sempre com os 4 pneus nas melhores condições. Já umas 2 vezes também tive que meter os 4 pneus novos, mas foi por absoluta necessidade que o fiz.

Ultimamente não tem sido necessário fazer isso, porque quando meto novos à frente os de trás ainda não chegam a estar com meio piso.

Mas como já referi anteriormente, no momento em que verifico que os pneus de trás estão a meio piso ou com pelo menos 2 anos, troco-os com os da frente e deste modo gasto-os rapidamente, e nunca chego a ter pneus gastos ou com pouco piso, na traseira!

É por isso que eu não vejo a necessidade de colocar sempre os pneus novos atrás.

Apenas falo do que sinto quando conduzo. Problema ou não é o que acontece:
Ao sair de uma rotunda, o carro vem com uma inclinação, e ao virar o volante, a inclinação passa a ser a contrária e o carro não me obedece indo em frente, curvando talvez 1/10 do que devia relativamente ao volante. Isto para mim acontece a toda a hora quando está chuva e tento fazer uma rotunda a mais de 5 á hora.
Se isto não é fugir de frente então não sei o que será. Quando isto acontece, apenas largo o acelerador e tento controlar com o volante sem ser com gestos muito bruscos (quanto ao travão de mão, ainda não me sinto seguro para o usar e serve apenas para estacionar) e lá consigo endireitar o carro.
E pelo que já cá foi dito, não sou só eu que tenho o carro nestas condições.
O Pete afirmou que o dele derrapava de frente com alguma frequência, o Bigluisão também diz que o carro lhe foge de frente, o pedro303 (na primeira página, salvo erro com um uno) também afirma que o carro lhe foge de frente. Isto em molhado.
Pelos vistos não sou só eu que tenho o carro a fugir de frente "á papo seco".
Excepto a Doblo, tanto o 5/6centos como o Uno, são carros com peso a rondar os 750kg e jantes de 13". Não terá influência?
Conduzo carros de tracção dianteira que nunca me fugiram em molhado (excepto com óleos na estrada, mas isso não é para aqui chamado) mas pesam muito mais do que 750kg e têm jantes maiores (14", 15", 16") e no caso do jipe, tracção integral.

Admito que não tenho grande experiencia e estou atento ao que me possa ajudar. Tudo o que escrevi baseia-se na minha condução com o meu carro em particular e a partir daí é que tiro as minhas conclusões.

Se estou a teimar um pouco peço desculpa, pois cada caso é um caso e cada um tem as suas preferencias.

Esta situação do carro "fugir de frente", é comum a um grande numero de veículos com tracção dianteira, nuns mais do que noutros.

O que o Carlos Lucas referiu sobre o seicento sair de frente nas curvas com piso molhado ou areia, a mim também me acontece exactamente o mesmo, independentemente do estado dos pneus!

Isto no meu caso verifica-se mais em curvas muito acentuadas, ou nas rotundas (e aqui onde eu moro há poucas!!!) e na minha opinião tem mais a ver com a distribuição de massas, geometria da suspensão, etc, do que com o peso bruto do veículo.

Também acho que não se pode atribuir as culpas à falta de experiência da cada um, eu tenho 30 anos de experiência, já conduzi felizmente de tudo e mais alguma coisa, e acontece-me o mesmo!

No caso do Carlos Lucas, o Seicento dele pesa cerca 750kg, no meu caso a Dobló pesa cerca de 1.275kg, e apesar de diferença de pesos brutos ambos os veículos reagem do mesmo modo, à mesma situação.

No caso Seicento não sei se uma medida de pneu mais larga, poderia servir de ajuda a resolver, ou pelo menos minimizar o problema.

No que respeita à Dobló, os modelos que saíram salvo erro em 2005 (a nova versão a MKII), já vem equipados com jante 15" e pneus 185 em vez de Jante 14" e pneu 175, por alguma razão esta alteração foi feita...E estou convencido de que no caso das Dobló, quanto mais pesadas na frente mais se acentua o problema (o caso das que vem com motores a Diesel).

Eu próprio não ponho de parte a possibilidade de a qualquer momento legalizar uma medida de jante e pneu, diferente da que tenho neste instante, como forma de tentar melhorar o comportamento do carro em piso molhado.

Mas para já, ainda estou na fase em que vou experimentando várias marcas e modelos de pneus, até descobrir quais são os mais adequados para o meu caso, mais tarde logo se verá!

Por isso eu volto a afirmar, que esta medida de colocar os pneus novos sempre à frente, não se pode aplicar a todos, há sempre uma ou outra excepção à regra!

Cumps,
Luís






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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #46 em: 15 de Setembro, 2009, 14:58:59 »
Atenção que eu apesar de quando troco por pneus novos, no periodo em que os tenho vou efectuando o intercalam,ento entre eixos tambem, por norma de dois anos e meio ou tres anos é que troco completamente de pneus.

Abraço

CarlosLucas

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #47 em: 15 de Setembro, 2009, 15:04:03 »
Quanto a pneus mais largos, acho que os 165/55 R13 são os mais largos que tenho permitido nas anotações do livrete. Não me lembro dos outros, por isso não tenho certeza.
Talvez colocar jante de 14 que também tenho no livrete, fosse melhor, mas a comprar seriam as da abarth e essas os preços são para esquecer.

A conselho do meu pai (em 35 anos de carta, o Seicento é dos piores carros para conduzir com chuva), vou retirar alguma da pressão dos pneus, porque daqui para a frente a chuva vai começar (ontem andei 1 hora a patinar "no gelo" com a chuva e apesar de estar frio, transpirava por todo o lado) e as aventuras de verão vão acabar. As brincadeiras de inverno não começam, porque com o carro assim, a fronteira entre a brincadeira e o desastre é fina como um cabelo.
Agora estou na dúvida, relativamente ao que tiro. Neste momento tenho 30psi (o manual recomenda 2.1bar~30.5psi) e estou a pensar baixar para 28. Será muito? Será pouco?
Carlos Miguel Lucas - Madeira
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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #48 em: 15 de Setembro, 2009, 15:41:27 »
Quanto a pneus mais largos, acho que os 165/55 R13 são os mais largos que tenho permitido nas anotações do livrete. Não me lembro dos outros, por isso não tenho certeza.
Talvez colocar jante de 14 que também tenho no livrete, fosse melhor, mas a comprar seriam as da abarth e essas os preços são para esquecer.

A conselho do meu pai (em 35 anos de carta, o Seicento é dos piores carros para conduzir com chuva), vou retirar alguma da pressão dos pneus, porque daqui para a frente a chuva vai começar (ontem andei 1 hora a patinar "no gelo" com a chuva e apesar de estar frio, transpirava por todo o lado) e as aventuras de verão vão acabar. As brincadeiras de inverno não começam, porque com o carro assim, a fronteira entre a brincadeira e o desastre é fina como um cabelo.
Agora estou na dúvida, relativamente ao que tiro. Neste momento tenho 30psi (o manual recomenda 2.1bar~30.5psi) e estou a pensar baixar para 28. Será muito? Será pouco?

Eu recomendo uma revisão ao carro, pois acho completamente anormal as queixas que apresentas. Se já foi, vai outra vez, se necesário, a outra oficina.

Quanto é que o manual recomenda de pressão a trás e quanto é que usas?
« Última modificação: 15 de Setembro, 2009, 15:57:13 por bude »

Bigluisao

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #49 em: 15 de Setembro, 2009, 15:46:40 »
Atenção que eu apesar de quando troco por pneus novos, no periodo em que os tenho vou efectuando o intercalam,ento entre eixos tambem, por norma de dois anos e meio ou tres anos é que troco completamente de pneus.

Abraço

Assim é fácil perceber porque é que mudas sempre os 4 ao mesmo tempo, e acho que assim é que está correcto.

Quanto a pneus mais largos, acho que os 165/55 R13 são os mais largos que tenho permitido nas anotações do livrete. Não me lembro dos outros, por isso não tenho certeza.
Talvez colocar jante de 14 que também tenho no livrete, fosse melhor, mas a comprar seriam as da abarth e essas os preços são para esquecer.

A conselho do meu pai (em 35 anos de carta, o Seicento é dos piores carros para conduzir com chuva), vou retirar alguma da pressão dos pneus, porque daqui para a frente a chuva vai começar (ontem andei 1 hora a patinar "no gelo" com a chuva e apesar de estar frio, transpirava por todo o lado) e as aventuras de verão vão acabar. As brincadeiras de inverno não começam, porque com o carro assim, a fronteira entre a brincadeira e o desastre é fina como um cabelo.
Agora estou na dúvida, relativamente ao que tiro. Neste momento tenho 30psi (o manual recomenda 2.1bar~30.5psi) e estou a pensar baixar para 28. Será muito? Será pouco?

Carlos, fiquei curioso em relação aos pneus que usas no Seicento, qual é a marca e a medida que tens neste momento?

Quanto a colocar uma jante maior e um pneu um pouco mais largo, estou convencidíssimo de que vai melhorar alguma coisa, mais borracha em contacto com o solo, significa mais aderência.

Eu sugeria-te que experimentasses os HANKOOK OPTIMO 4S, existem entre outras na medida 165/65R13, não sei se o teu carro pode usar esta medida, mas podes sempre consultar o site e ver se tem a que o Seicento gasta.



http://www.hankooktire-eu.com/tires/passenger-cars.html

Este pneu é um pneu muito premiado, por vários especialistas e na Alemanha até conquistou o Blue Angel e o eco-label, entre outros!!!

É um pneu para todas as estações e com um desempenho fantástico em piso molhado e gelo.

Cumps,
Luís

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #50 em: 15 de Setembro, 2009, 16:07:42 »
Citar
Assim é fácil perceber porque é que mudas sempre os 4 ao mesmo tempo, e acho que assim é que está correcto.

LOL ^_^

Abraço

bude

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #51 em: 15 de Setembro, 2009, 16:16:54 »
... mais borracha em contacto com o solo, significa mais aderência.

Em piso molhado não é bem assim. Até pode acontecer o contrário, o pneu ser largo de mais e não conseguir escoar a água.

Lembram-se de falarmos nos cursos de condução defensiva ou avançada?...
A primeira parte do meu primeiro curso, em 2000, foi feita com o meu carro da altura (o único não Fiat que tive). No piso escorregadio o comportamento da traseira foi desastroso e este assunto foi analisado ao pormenor e até comparado com outro carro igual. Após vários exercícios e para tirar todas as dúvidas o carro foi guiado por um dos mestres (antigo piloto de ralies). O homem deu um show de condução e no final fez a sua apreciação. "Este carro foi feito para as autoestradas Alemães, fora delas é um desastre." Explicou-me a geometria da suspenção e a sua exagerada altura, o camber, a excessiva largura dos pneus (195, de série) bem como o tipo de borracha. Resumindo, a direito e em seco não havia problemas, tudo o que fosse com curvas e ou molhado era perigoso.
Foi uma experiência inesquecível.

CarlosLucas

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #52 em: 15 de Setembro, 2009, 17:56:04 »
O Seicento tem 5 medidas no livrete:

Normal:
145/70 R13"

Anotações:
155/70 R13"
155/65 R13"
165/55 R13"

175/50 R14"

A de 14" é a jante dos Abarth, por isso não conta neste momento, visto a minha ser a Sport de 13"

Agora o carro tem 4 Nankang 165/55 R13", sendo que os da frente têm quase um ano, mas estão ainda como novos. Os de trás eram os que estavam á frente e estão também parcialmente novos. Isto porque não faço muitos kms/ano (~11.000)

Quanto á pressão, acabei de passar na bomba de gasolina e por acaso já tinha 28 á frente, mas o medidor era analógico. A anterior vez que vi (á 1 mes atrás foi num digital de uma bomba nova e coloquei os 30psi~2bar apesar do manual recomendar 2.1bar). Achei um pouco estranho porque se fosse fuga não estavam os dois com a mesmíssima pressão, por isso pode ser do medidor. Amanhã vou passar na digital a ver.

O carro nunca foi a uma oficina para verificar se tal se tratava de um problema, mas quando foi á inspecção, como o inspector estava de bom humor, perguntei se havia algum valor dos rolos que estivesse perto dos limites e ele disse que não, que estava tudo dentro do normal e que o carro por baixo não apresentava nenhuma anomalia visível.
Quanto a ser problema, não sei, mas não descarto a hipótese. Um primo meu que tinha um Cinquecento Sport também se queixava do mesmo problema na altura. Rebaixou o carro 4cm e a situação melhorou mas não muito. Ficou foi com o problema de embarrar em quase todo o lado.
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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #53 em: 15 de Setembro, 2009, 18:04:01 »
Em piso molhado não é bem assim. Até pode acontecer o contrário, o pneu ser largo de mais e não conseguir escoar a água.

Lembram-se de falarmos nos cursos de condução defensiva ou avançada?...
A primeira parte do meu primeiro curso, em 2000, foi feita com o meu carro da altura (o único não Fiat que tive). No piso escorregadio o comportamento da traseira foi desastroso e este assunto foi analisado ao pormenor e até comparado com outro carro igual. Após vários exercícios e para tirar todas as dúvidas o carro foi guiado por um dos mestres (antigo piloto de ralies). O homem deu um show de condução e no final fez a sua apreciação. "Este carro foi feito para as autoestradas Alemães, fora delas é um desastre." Explicou-me a geometria da suspenção e a sua exagerada altura, o camber, a excessiva largura dos pneus (195, de série) bem como o tipo de borracha. Resumindo, a direito e em seco não havia problemas, tudo o que fosse com curvas e ou molhado era perigoso.
Foi uma experiência inesquecível.

Em piso escorregadio, a traseira para mim até agora não apresentou problemas, sendo sempre certinha.
A seco, seja recta ou curva não apresenta nenhum problema e arrisco a dizer que apesar de ser um carro de cidade tem bastanta aderencia em estrada normal. Isto em seco.
O meu problema é mesmo tudo o que esteja molhado, seja em recta para arrancar ou travar (se estiver inclinado, ainda pior) ou curva para para a fazer.
Ontem, estava a chover e bem e apesar de estarem mais 3 pessoas no carro, num para-arranca em inclinação não muito acentuada, todos os carros arrancavam relativamente bem, chegando á minha vez, primeira, travão de mão, pouquíssimo acelerador, muita concentração e mesmo assim, as rotas rodavam e nada do carro andar.
O problema é mesmo o molhado.
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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #54 em: 15 de Setembro, 2009, 18:25:31 »
Em piso molhado não é bem assim. Até pode acontecer o contrário, o pneu ser largo de mais e não conseguir escoar a água.

Lembram-se de falarmos nos cursos de condução defensiva ou avançada?...
A primeira parte do meu primeiro curso, em 2000, foi feita com o meu carro da altura (o único não Fiat que tive). No piso escorregadio o comportamento da traseira foi desastroso e este assunto foi analisado ao pormenor e até comparado com outro carro igual. Após vários exercícios e para tirar todas as dúvidas o carro foi guiado por um dos mestres (antigo piloto de ralies). O homem deu um show de condução e no final fez a sua apreciação. "Este carro foi feito para as autoestradas Alemães, fora delas é um desastre." Explicou-me a geometria da suspenção e a sua exagerada altura, o camber, a excessiva largura dos pneus (195, de série) bem como o tipo de borracha. Resumindo, a direito e em seco não havia problemas, tudo o que fosse com curvas e ou molhado era perigoso.
Foi uma experiência inesquecível.

Pois de facto nem sempre mais borracha significa mais aderência, existem também outros factores a levar em consideração, como aqueles que tu referiste
e que influenciam muito o comportamento do carro e podem comprometer seriamente a aderência.

Mas se o aumento da largura do pneu não for exagerado, e se os pneus forem novos e de qualidade a situação tende a melhorar, em vez de piorar. Por algum motivo nas Doblós mais recentes (modelo MKII), a medida da jante e do pneu sofreram um ligeiro aumento, conforme já disse antes, de 14" a jante passou para 15", e o pneu de 175, passou para 185.

Julgo eu que os engenheiros da FIAT devem ter chegado à conclusão de que, a medida que usavam anteriormente (que é o caso da minha), não era a mais adequada para um carro com as características de suspensão e peso bruto como a Dobló e por isso resolveram alterar.

Não foi de certeza por razões estéticas!

O Seicento tem 5 medidas no livrete:

Normal:
145/70 R13"

Anotações:
155/70 R13"
155/65 R13"
165/55 R13"

175/50 R14"

A de 14" é a jante dos Abarth, por isso não conta neste momento, visto a minha ser a Sport de 13"

Agora o carro tem 4 Nankang 165/55 R13", sendo que os da frente têm quase um ano, mas estão ainda como novos. Os de trás eram os que estavam á frente e estão também parcialmente novos. Isto porque não faço muitos kms/ano (~11.000)

Quanto á pressão, acabei de passar na bomba de gasolina e por acaso já tinha 28 á frente, mas o medidor era analógico. A anterior vez que vi (á 1 mes atrás foi num digital de uma bomba nova e coloquei os 30psi~2bar apesar do manual recomendar 2.1bar). Achei um pouco estranho porque se fosse fuga não estavam os dois com a mesmíssima pressão, por isso pode ser do medidor. Amanhã vou passar na digital a ver.

O carro nunca foi a uma oficina para verificar se tal se tratava de um problema, mas quando foi á inspecção, como o inspector estava de bom humor, perguntei se havia algum valor dos rolos que estivesse perto dos limites e ele disse que não, que estava tudo dentro do normal e que o carro por baixo não apresentava nenhuma anomalia visível.
Quanto a ser problema, não sei, mas não descarto a hipótese. Um primo meu que tinha um Cinquecento Sport também se queixava do mesmo problema na altura. Rebaixou o carro 4cm e a situação melhorou mas não muito. Ficou foi com o problema de embarrar em quase todo o lado.

Pelas medidas de que dispões acho que podes usar o pneu HANKOOK que eu te recomendei, só não entendo porque é que dizes que a jante 14" está fora de questão, porque razão tem que ser as do ABARTH?

Podes usar qualquer outra jante 14" sem ser da marca...Haverá de certeza muitas que ficam bem no Seicento.

Quanto aos Nankang, para o piso molhado não podias estar a usar pior do que isso!!!

Eu também tive uns e mudei-os apenas com 3000km, porque em piso molhado até assustam, são mesmo os piores que já tive.

Em piso seco são normais e não há nada a dizer, mas com chuva são muito perigosos, eu nunca mais compro nenhuns Nankang!

Neste momento estou a usar os HANKOOK, mas não são os que te mostrei aqui, são os K702 à frente e os K715 atrás, os da frente não me convencem muito
até porque já são antigos e nem se produzem mais (mas o preço foi muito bom), mas os de trás são 5 estrelas, até ver.

Cumps,
Luís

 


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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #55 em: 15 de Setembro, 2009, 18:36:27 »
O meu problema é mesmo tudo o que esteja molhado, seja em recta para arrancar ou travar (se estiver inclinado, ainda pior) ou curva para para a fazer.
Ontem, estava a chover e bem e apesar de estarem mais 3 pessoas no carro, num para-arranca em inclinação não muito acentuada, todos os carros arrancavam relativamente bem, chegando á minha vez, primeira, travão de mão, pouquíssimo acelerador, muita concentração e mesmo assim, as rotas rodavam e nada do carro andar.
O problema é mesmo o molhado.

Carlos, isso era precisamente o que me acontecia a mim quando tinha montados os Nankang, nem arrancar normalmente eu conseguia, as travagens eram de suster a respiração e as curvas, tinham que ser dadas muito devagar e muito suavemente, sem movimentos bruscos do volante!!!

Muda de pneus que vais notar logo a diferença, comigo foi assim que aconteceu, mal mudei os malditos Nankang, deixei logo de ter esses problemas.

O carro foge ainda de frente como eu já disse, mas já é só em situações mais extremas, como por exemplo o piso molhado, mas ainda assim não é tanto como era dantes com os Nankang!!

Agora com estes pneus quando perco aderência basta-me tirar um pouco o pé do acelerador, e alargar um pouco a trajectória, que recupero logo a frente!

Mas com os Nankang não era assim, apanhei cada susto!!!

Cumps,
Luís

CarlosLucas

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #56 em: 15 de Setembro, 2009, 19:04:11 »
Eu já me tinha apercebido que os Nankang não eram assim nada de espectacular em molhado (antes pelo contrário), mas em seco até gostava do comportamento deles. Salvo erro o PeteCunha gosta deles, mas penso que acaba por ser diferente porque se não me engano o carro dele está um pouco rebaixado.

Nas travagens eu ficava agarrado ao volante e atento ao bloquear das rodas para destravar e voltar a travar. As curvas, uns metros antes, metia uma velocidade abaixo e deixava o carro reduzir sozinho. As rotundas em chuva, faço-as em primeira e com muuita concentração e mesmo assim...
Apesar de serem péssimos, vejo um aspecto positivo neles que foi ter aprendido a controlar o carro. Antes de ter o seicento, em tempo de chuva apenas limitava-me a reduzir a velocidade normal e ter um pouco mais de cautela em curvas e afins. Depois destes pneus, aprendi a substituir o abs e a controlar o carro de uma forma mais interventiva, em piso molhado.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #57 em: 15 de Setembro, 2009, 19:24:22 »
Eu já me tinha apercebido que os Nankang não eram assim nada de espectacular em molhado (antes pelo contrário), mas em seco até gostava do comportamento deles. Salvo erro o PeteCunha gosta deles, mas penso que acaba por ser diferente porque se não me engano o carro dele está um pouco rebaixado.

Nas travagens eu ficava agarrado ao volante e atento ao bloquear das rodas para destravar e voltar a travar. As curvas, uns metros antes, metia uma velocidade abaixo e deixava o carro reduzir sozinho. As rotundas em chuva, faço-as em primeira e com muuita concentração e mesmo assim...
Apesar de serem péssimos, vejo um aspecto positivo neles que foi ter aprendido a controlar o carro. Antes de ter o seicento, em tempo de chuva apenas limitava-me a reduzir a velocidade normal e ter um pouco mais de cautela em curvas e afins. Depois destes pneus, aprendi a substituir o abs e a controlar o carro de uma forma mais interventiva, em piso molhado.

Eheheh...

As coisas más acabam por ter sempre um lado positivo! ^_^

Mas mais vale andar em segurança do que em sobressalto...a esta altura já deves ter ganho experiência que chegue, no domínio da máquina em condições extremas ^_^

Muda mas é de pneus que vais notar logo uma grande diferença, eu pessoalmente preferi perder dinheiro do que continuar com os Nankang. O Homem da casa onde compro os pneus, ficou-me com eles à troca dos Hankook, e não haja dúvidas de que fiquei bem servido pelo menos para já, tenho apenas 6000km nuns, e 7500 nos outros, e até agora sem problemas!

Eu confesso que não esperava que os Hankook fossem tão bons como estão a ser, foi uma experiência que decidi fazer e não me arrependo.

Os próximos vão ser os que te mostrei aqui, porque pelo que li acerca deles, são um espectáculo embora um pouco mais caros do que estes que tenho no momento, acho que vale a pena experimenta-los.

Cumps,
Luís

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #58 em: 23 de Outubro, 2009, 11:12:53 »
Um exemplo em video:

Michelin Safety Video

CarlosLucas

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Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #59 em: 23 de Outubro, 2009, 14:13:58 »
Pelo que me parece são carros de tracção traseira, o que implica que os pneus tenham de ser montados atrás.
Os estudos são bons, mas não são válidos para tudo.

(OFFTOPIC:
Por exemplo, estudos recentos querem dizer que relações com preservativo podem vir a causar problemas mentais a longo prazo. Imaginem que o estudo(por enquanto não passa disso, feito por urologistas alguns dos quais portugueses) se torna válido. Fez-se campanhas para a utilização do preservativo mas descobre-se que afinal causa problemas. Imaginem onde vão parar os valores das DST e gravidez na adolescência.)

Não quero contrariar/ofender ninguém e todos têm direito à sua opinião, mas lá porque se fez um estudo e se verifica meia dúzia de coisas não quer dizer que se tenha de fazer como eles dizem.

Mais uma vez é a minha opinião.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

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