Autor Tópico: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado  (Lida 20536 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Zamot

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • 100rota
Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« em: 09 de Dezembro, 2010, 01:49:56 »
Boa noite a todos,
Venho pedir ajuda para tentar resolver o problema ou confirmarem me o mesmo foi dito na oficina....é normal....

Em meados de Março deste ano, notei que sempre que ligava a sofagem para desembaciar o vidro, (neste caso tem um botao que automaticamente desembacia instantanemente), o ponteiro da temperatura começava a baixar. Desloquei me à oficina, analisaram e trocaram o termóstato. Interroguei porque motivo um carro com 35 mil kilometros já tinha de levar o termóstato novo, não me responderam. Estava resolvido, é o que interessa.

Qual não é o meu espanto que passados os meses de Verão sem necessitar de usar a sofagem, o ar condicionado tambem nao utilizo mto, acontece de novo a mesma situação. Sempre que ligo a sofagem o ponteiro da temperatura baixa, isto acontece em andamento. O trajecto habitual sao cerca de 20 kilometros em autoestrada e vinte em estrada nacional. Noto que o ponteiro ainda baixa mais se colocar na temperatura máxima, ou seja 32 graus. Desta vez o carro esteve em testes durante dois dias, dizem me que testaram com outra carrinha igual, e em mais dois Fiat Bravo dos novos. Uma vez que aqui no forum em parte existem bastantes Bravo, gostava de ver este mistério desmistificado. Se da primeira vez foi trocado o termóstato, da segunda é normal, algum problema existe. Não conheço carro nenhum que faça o mesmo....


Vou aguardar pela vossa ajuda.....
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #1 em: 09 de Dezembro, 2010, 12:25:36 »
quando o circuito da sofagem abre, o liquido desse circuito mistura-se com o do radiador normal; assim sendo ficam dois radiadores a arrefecer água; o radiador da frente e o radiador da sofagem;

automaticamente a temperatura baixa! Mas para compensar esse abaixamento de temperatura (penso que ronda os 60 a 65 ºC ...) o termostato quando sente a temperatura mais baixa, fecha-se, voltando a abrir quando a temperatura da água sobe e assim continuando (se bem que a pressão do circuito influencia a abertura e fecho do termostato)

se a temperatura baixa sempre assim que se abre a sofagem e não se mantém ao nível "normal" significa que o termostado não fecha....

é por causa disso que o substituiram...

Zamot

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • 100rota
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #2 em: 09 de Dezembro, 2010, 12:51:23 »
Bom dia,

Hoje de manhã aconteceu me estar na fila do transito em para arranca e o ponteiro simplesmente baixou dos 90º, nesse momento nao tinha o ar condicionado. Desloquei me à oficina e pedi que mostrassem me o carro igual ao meu e fizesse o teste para ver a reacção. Parece que simplesmente é normal e a pessoa que anda com ele nao tinha notado ainda esse pormenor de quando liga o ar condicionado.

Nota: Da primeira vez estava realmente avariado... coisa que agora não acusa avaria nos testes que fizeram. É a partir daí que eu questiono a resposta do ser "normal". Se fosse normal desde sempre faria isso, pois comprei o carro em Novembro, onde moro é frio e húmido, tenho de ligar sempre o desembaciador e apenas em Março apareceu o sintoma.

Fiquei esclarecido e deu para acrescentar uma dica ao manual dos mecânicos, pois ninguém fazia ideia que acontecia aquilo naquele modelo específico. Questiono é porque só agora voltou a acontecer, pois se o termóstato foi mudado em Março, até agora já precisei de utilizar a sofagem de manhã e ao fim de 5 meses é que o ponteiro começa a descer.

Assunto resolvido, o interessa é desfrutar do carro.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #3 em: 09 de Dezembro, 2010, 13:25:31 »
Mas espera aí que eu ainda não percebi:

-A temperatura baixa quando usas a soufagem ou quando usas a soufagem com o ac LIGADO?  :huh:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #4 em: 09 de Dezembro, 2010, 15:00:39 »
Atenção tambem ao sensor de temperatura do circuito que se não estiver bom, pode fazer disparar a ventoinha vezes sem razão..

Zamot

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • 100rota
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #5 em: 09 de Dezembro, 2010, 17:19:52 »
Neste momento?
O ponteiro está a baixar com o ar condicionado desligado e a sofagem desligada. Aconteceu hoje de manhã em pleno auto estrada no pára-arranca, o trânsito estava um caos. Na oficina experimentei um croma também, liguei o carro, ar condicionado no máximo e o ponteiro baixou; a sofagem estava desligada. O motivo de ter ido novamente à oficina foi precisamente ter baixado em andamento e sem estar qualquer aquecimento a trabalhar.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #6 em: 09 de Dezembro, 2010, 17:22:18 »
Se ligas o AC a temperatura baixa,é normal,visto a ventoinha começar a trabalhar sem parar... :t_up:

com sofagem,não deveria baixar.... :huh:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Zamot

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • 100rota
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #7 em: 30 de Dezembro, 2010, 12:23:18 »
Actualização do problema....

O problema persiste e a minha paciência vai se esgotando. Num destes dias, em pleno andamento de auto estrada, sem ter nada ligado relacionado com aquecimento o ponteiro da temperatura simplesmente desceu até ao "zero". Foi como se tivesse acabado de ligar o carro e começar a andar.

Existe uma garantia xpto de satisfação com este modelo por ser gama alta, gostava de saber se com os outros acontece o mesmo, desde o primeiro dia que tenho problemas, não sei se eu tenho azar com os carros ou se eles têm azar comigo. Voltei a entrar em contacto com a Fiat Portugal para saber se existe anomalia registada, mandam me ir com o carro à oficina. Está marcada ida para resolver o problema de uma vez por todas.


Um à parte: Uma vez que não existem muitos Cromas iguais ao meu por aqui, pedia uma ajuda no seguinte; Quem tem o novo Fiat Bravo, diesel ou gasolina, tanto faz. Pedia que quando o carro já estivesse quente ligassem o ar condicionado à temperatura de 21 graus e o desembaciador dos vidros retrovisores e da frente para ter um feedback vosso. Na oficina dizem que testaram com um fiat bravo dos novos e aconteceu a mesma coisa. Gostava de saber se acontece o mesmo com vocês.


Aguardo o vosso feedback
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #8 em: 30 de Dezembro, 2010, 12:37:15 »
a temperatura nunca pode baixar até baixo; significa que o termostato está sempre aberto e não fecha;
uma das formas de confirmar isso é quando o carro baixa a essa temperatura, é parar o carro e por a mão em cima do motor e verificar se está na realidade morno ou frio (cuidado que até pode estar quente ...)

pode ser a ventoinha também que está sempre a disparar, dado o sensor de temperatura estar a dar indicação errada;

isto tudo já me aconteceu a mim e tive que substituir tudo..

Zamot

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • 100rota
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #9 em: 30 de Dezembro, 2010, 12:55:47 »
Correcto!!!! É precisamente isso que tenho feito e o motor está GELADO!!!!!!!!?????? Até o tubo de agua tem condensação!!!! Não percebo nada disto mas sei ver que o carro está a trabalhar a frio ou então não aquece o que devia de aquecer.

E esse teste já fiz na primeira vez que aconteceu, quando o termóstato foi mudado, estávamos em pleno Verão, a diferença nota se. Agora faço de novo o teste e o motor continua frio. Daí já ter referido que faz um barulho de pancadas secas como se a frio estivesse a trabalhar.

A próxima revisão está próxima, os componentes habituais de troca (filtros de combustível, óleo, ar do habitáculo, etc) não estarão a fazer interferência? Está com 70 mil, a revisão é aos 75.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #10 em: 30 de Dezembro, 2010, 14:19:36 »
nop...

pede a eles que te tirem o termostato e o experimentem à tua frente.............

e que façam o teste à sonda ou sensor da temperatura;

o mais provável é as duas coisas estarem maradas... o termostato fica aberto e a sonda dá leitura errada...

quando metes o carro a trabalhar a temperatura sobe?? e depois baixa??

experimenta com o carro parado (quando está frio) por o carro a trabalhar até aquecer e a ventoinha começar a trabalhar e cronometra o tempo que a ventoinha trabalha e quantas vezes em quanto tempo

Zamot

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • 100rota
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #11 em: 30 de Dezembro, 2010, 15:17:29 »
Sim, é essa a reacção, o motor aquece, o ponteiro vai subindo até chegar aos 90ºgraus, passado um bocado baixa uns dois traços e volta a subir. Então quando ligo o ar condicionado, vem mesmo a metade. Vou fazer esse teste, que também já tentei antes, perceber se a ventoinha disparava só que está num sítio apertado e com pouco ângulo de visão.

Algo que eu noto é o seguinte, quando ligo o desembaciador sente se uma vibração da ventoinha a ligar e é nesse momento que o ponteiro começa a baixar. Ultimamente tem baixado a trabalhar e tudo desligado. A outra ventoinha que será a do radiador nunca dei conta de ligar, vou fazer o teste.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #12 em: 30 de Dezembro, 2010, 16:07:43 »
Hum,isso não será ar na tubagem? É que o meu andou com o termostáto aberto durante uns tempos e aquilo em cidade andava na temperatura certa,em AE é que baixava até aos 50º assim num apice,mas nunca subia/descia/subia...

Quando ligas o desembaciador,abres a torneira da sofagem,mas temperatura não devia baixar assim tanto.... :OMG:

Pode ser o que o LB diz,termostato nas couves e sensor a ler mal.... :huh:
« Última modificação: 30 de Dezembro, 2010, 16:08:17 por Rara »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Zito

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 540
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #13 em: 30 de Dezembro, 2010, 17:55:28 »
Boas..

Eu tenho um Bravo dos novos. Amanhã posso tentar testar isso.
Sinceramente ainda foi raro usar o AC, e quando usei foi por pouco tempo, mas só para ter a certeza de que percebi tudo faço-te a pergunta (desculpa se estás a repetir):

Estando o carro na temperatura normal, mal ligas a soufagem sem o AC ligado (penso que nesta situação não implica a utilização de liquido nenhum), a temperatura desce imediatamente, é isso?

Amanhã, ou o mais tardar no sábado devo conseguir ver isso...
Vou-te ser sincero, nunca reparei muito nisso mas penso que no meu não baixa, mas vou testar

Zamot

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • 100rota
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #14 em: 30 de Dezembro, 2010, 18:25:46 »
Boas..

Eu tenho um Bravo dos novos. Amanhã posso tentar testar isso.
Sinceramente ainda foi raro usar o AC, e quando usei foi por pouco tempo, mas só para ter a certeza de que percebi tudo faço-te a pergunta (desculpa se estás a repetir):

Estando o carro na temperatura normal, mal ligas a soufagem sem o AC ligado (penso que nesta situação não implica a utilização de liquido nenhum), a temperatura desce imediatamente, é isso?

Amanhã, ou o mais tardar no sábado devo conseguir ver isso...
Vou-te ser sincero, nunca reparei muito nisso mas penso que no meu não baixa, mas vou testar


Sim. Quando o carro tiver a temperatura estável ligas o ar condicionado a uns 24 graus. Além disso ligar o desembaciador do vidro da frente/trás e dos retrovisores. O modo automático;reciclagem de ar interior ou vir ar do exterior não será relevante. E experimentar apenas o ar condicionado também.


Grato pela ajuda.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....