Autor Tópico: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado  (Lida 20533 vezes)

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Rara

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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #30 em: 08 de Fevereiro, 2011, 14:37:21 »
aposto que esse carro não tem termostato....

Também me parece que sim,o meu Y quando veio de arranjar baixava muito.Fui ver,tinha lá o corpo do termostato,o interior é que é mentira....  :blink: :blink:

Zamot,não poderá ser do sensor que informa o quadrante?  :huh:
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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #31 em: 08 de Fevereiro, 2011, 15:15:36 »
o sensor é diferente ! Ele faz é disparar a ventoinha e não pára, por exemplo..

Rara

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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #32 em: 08 de Fevereiro, 2011, 15:24:30 »
o sensor é diferente ! Ele faz é disparar a ventoinha e não pára, por exemplo..

Nada disso,tens um sensor para o quadrante,um sensor para a centralina e um switch termico no próprio radiador que faz disparar a ventoinha....

Se o sensor tiver marado,pode tar a dar leituras malucas e estar tudo bem com o circuito de refrigeração.... ;)
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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #33 em: 08 de Fevereiro, 2011, 16:08:16 »
tá bem... isso é num carro a sério...

só o meu tem 3.....

O panda por exemplo só tem 1

Zamot

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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #34 em: 08 de Fevereiro, 2011, 16:52:00 »
Ideias para transmitir isso aos mecânicos?


A falar com a FIAT Portugal já ando eu a falar e parece que andam a brincar. Falam com o stand, o chefe da oficina diz que é normal e fica assunto encerrado, entretanto anda o raio do carro a levar com bafos frios em vez de aquecer como deve ser. O carro não está em garantia mas a peça está em garantia. Tenho a folha de obra em que o termóstato foi mudado, portanto deve te ter algum valor noutra oficina.

Ao invés de ser a FIAT Portugal a mandar na oficina, até agora não tem feito nada e recebe a resposta da oficina como sendo algo válido!!!!! Teve o carro dois dias na oficina para a revisão e combinei com a FIAT de propósito ao mesmo tempo para ligarem, no fim falam com o chefe e tá tudo numa boa.
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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #35 em: 08 de Fevereiro, 2011, 17:32:36 »
És de onde?
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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #36 em: 08 de Fevereiro, 2011, 18:26:57 »
manda abrir a campanula do termostato à tua frente!!

Zamot

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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #37 em: 08 de Fevereiro, 2011, 18:29:40 »
Sou do Sobral de Monte Agraço, venho todos os dias para Lisboa.
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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #38 em: 14 de Fevereiro, 2011, 12:57:40 »
Amanhã a carrinha vai novamente para a oficina mas descrevo mais um pormenor que teima em acontecer de cada vez que ligo a sofagem ou o ar condicionado. Ontem de manhã sai e com o andar o motor começou a aquecer, nisto o vidro embacia se um pouco.

O ponteiro já tinha subido 4 5 traços do mostrador, quando ligo a sofagem para desembaciar o vidro o ponteiro da temperatura baixa drasticamente até ao zero, de notar que ainda não tinha atingido a temperatura dos 90º e nem um 1/4 tinha subido, estava completamente frio, com andamento de uns 500 metros.

É esta descrição que faço quando vou à oficina, ao qual me respondem com a maior da tranquilidade ser normal....Até quando isto irá durar....
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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #39 em: 14 de Fevereiro, 2011, 18:00:31 »
esse carro de bloquear  o termostato ou então não tem

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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #40 em: 16 de Fevereiro, 2011, 11:39:02 »
Após vários testes na oficina, medições da tensão de energia quando se liga a sofagem, deixar o carro ao relatim até aquecer e fazer a ventoinha disparar o que conto nos posts acontecia sempre, acompanhado com o é "normal". Pela máquina de diagnósticos, na temperatura de 90º sem a sofagem ligada mantinha se estável, quando sofagem era ligada baixava cerca de 15º e voltava a subir mas com oscilações. Também fiz teste de auto estrada para deixar o carro aquecer, e a certo ponto ligando a sofagem o ponteiro voltava a descer.

Com estes posts e com a ajuda do Google a indexação devolveu novos resultados agarrados a estes posts contidos no fórum. O renault clio 1.6 padece do mesmo, existem comentários de que ao ligar o ar condicionado ou a sofagem o ponteiro desce. Também existem relatos do opel corsa fazer o mesmo.

Pergunto agora, é saudável o motor trabalhar a quente e a temperatura encontrar se estável, de repente ligar se o ar condicionado e levar com duas ventoinhas a puxar ar frio baixando 15º? Não devia ligar apenas uma independente da outra ventoinha, para quando apenas o carro aquecer em demasia, aí sim ligar-se. No teste que se fez de deixar o carro aquecer por ele nem se ouviu a ventoinha ligar, já quando se liga a sofagem até dentro do carro se nota a turbulência do arranque das ventoinhas. A deslocação do ar também faz a temperatura baixar, mas não a baixa 15 graus drasticamente fazendo variações constantes ficando se apenas pelos 70º como o Examiner mostrava.
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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #41 em: 16 de Fevereiro, 2011, 12:27:54 »
isso para mim não é nada preocupante porque é apenas a temperatura do radiador, estando o motor com a temperatura a trabalhar normalmente;

o que se pode tornar preocupante é o motor também baixar a temperatura; quando se tira o termostato por exemplo, o radiador baixa a temperatura e a do motor também...

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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #42 em: 16 de Fevereiro, 2011, 12:46:29 »
Então a indicação dos 74 graus no examiner era do motor certo? Porque a oscilação acontecia quando se ligava a sofagem
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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #43 em: 16 de Fevereiro, 2011, 13:58:24 »
Então a indicação dos 74 graus no examiner era do motor certo? Porque a oscilação acontecia quando se ligava a sofagem

em principio sim..

se for um carro simples, tem apenas um termostato e um sensor de temperatura que fará disparar a ventoinha; se for assim, já sabes que a temperatura desce no bloco também, mas por isso é que digo que para baixar tanto é sinal que não terá termostato ou está avariado porque se baixasse tanto e o termostato se estivesse bom, fechava o circuito não deixando circular o liquido no radiador também durante algum tempo, mantendo-se assim a temperatura ideal de trabalho sempre.

se for um carro como o meu tem 3 sensores, um no motor, outro no termostato e outro no radiador; então aqui sim se a leitura for feita no do radiador, quando se abre a sofagem, a temperatura do liquido baixa rapidamente indicando esses valores; no entanto a temperatura do motor mantém-se...

para tirar teimas, quando vires a temperatura baixar tanto, metes a mão no motor... se estiver morno, é do termostato, se estiver quente e queimares-te, é da sonda .....



Zamot

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Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #44 em: 16 de Fevereiro, 2011, 14:25:31 »
O carro é um Fiat Croma 1.9 150 cv, é natural que tenha esses sensores de temperatura como referes
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