Autor Tópico: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera  (Lida 38088 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

coelhone

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 34
  • Karma:
    +0/-0
FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« em: 17 de Agosto, 2012, 00:44:37 »
Boa noite, acabei de adquirir uma fiat doblo 1.3 multijet, ao andar com ela acendeu.me a luz de avaria de motor, a carrinha parece que está engasgado, ela não desenvolve, nas subidas quase que anda para trás. Ao liga.lá à máquina detecta um problema no filtro anti partículas e um num relé das velas. O óleo do motor já tem um ano, será que com a mudança de óleo e filtro de óleo, e um restaurante ao painel os problemas ficam resolvidos?
Preciso de opiniões.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #1 em: 17 de Agosto, 2012, 01:26:13 »
Boa noite, acabei de adquirir uma fiat doblo 1.3 multijet, ao andar com ela acendeu.me a luz de avaria de motor, a carrinha parece que está engasgado, ela não desenvolve, nas subidas quase que anda para trás. Ao liga.lá à máquina detecta um problema no filtro anti partículas e um num relé das velas. O óleo do motor já tem um ano, será que com a mudança de óleo e filtro de óleo, e um restaurante ao painel os problemas ficam resolvidos?
Preciso de opiniões.

Restaurante?! :ninja:
« Última modificação: 17 de Agosto, 2012, 01:26:38 por lovefiat »

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #2 em: 17 de Agosto, 2012, 01:29:09 »
A carrinha por ter filtro de partículas e se o mesmo não estiver estragado, precisa de fazer a regeneração (limpeza), conduz a carrinha durante + de 30 minutos em autoestrada, mantendo o regime do motor entre as 2500-3000rpm ou seja dá-lhe calor durante esse tempo sem nunca parares.

Palpita-me que a usas em curtos espaços e muito para e arranca.
« Última modificação: 17 de Agosto, 2012, 11:21:55 por lovefiat »

coelhone

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 34
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #3 em: 17 de Agosto, 2012, 22:58:27 »
Já fiz isso e não resultou, o vendedor da carrinha disse que isso é normal, que a carrinha entrou em modo de segurança, ou seja, não passa das 3500 rpm.
Disse.me que basta mudar o óleo, o filtro, e fazer um teste na máquina de diagnóstico,  e o problema fica resolvido, será??
Na marcodiesel (arrentela) disseram me que o melhor seria eles com a máquina de diagnóstico forçarem a regeneração do FAP, que acham??

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #4 em: 17 de Agosto, 2012, 23:41:02 »
Diz-me, o óleo e o filtro precisam de ser mudados?

É que se não precisam, um simples esticão como te disse anteriormente e um reset/desligar o safe mode no ecu e está como nova, mas se quiseres força a regeneração do dpf/fap.

coelhone

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 34
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #5 em: 18 de Agosto, 2012, 00:01:06 »
O esticão não resolveu nada fiz cerca de 100 kms e não resultou, o carro está em safe mode. Eu comprei o carro ontem, sem garantia,e o óleo tem 10000 kms mas já tem 1 ano e 2 meses, é o selenia 5w40. Não sei que fazer, tenho medo que o faz tenha ido à vida. Na máquina de diagnósticos apareceu o erro, P1206.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #6 em: 18 de Agosto, 2012, 01:00:52 »
O esticão não resolveu nada fiz cerca de 100 kms e não resultou, o carro está em safe mode. Eu comprei o carro ontem, sem garantia,e o óleo tem 10000 kms mas já tem 1 ano e 2 meses, é o selenia 5w40. Não sei que fazer, tenho medo que o faz tenha ido à vida. Na máquina de diagnósticos apareceu o erro, P1206.


Bem, em que ficamos erro P1206 (injetores) ou dpf ?

coelhone

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 34
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #7 em: 18 de Agosto, 2012, 09:21:07 »
Bem, em que ficamos erro P1206 (injetores) ou dpf ?

Apareceu o erro P1206 com a seguinte frase "Teor cinza no filtro de particulas 1.nivel form.de fuligem alcançado".
Que acham??

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #8 em: 18 de Agosto, 2012, 10:58:34 »
Apareceu o erro P1206 com a seguinte frase "Teor cinza no filtro de particulas 1.nivel form.de fuligem alcançado".
Que acham??

Coelhone, comigo se um esticão de 100km, não foram suficientes, fazia 200/300 desta vez, atenção que tem de ser seguidos sem nunca baixar das 2500rpm, para a regeneração acontecer precisa de calor seguido, pensa num trajeto onde possas executar esta condição.

coelhone

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 34
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #9 em: 18 de Agosto, 2012, 11:01:10 »
Mas depois ainda tinha que liga-la à maquina para desligar o Safe Mode ??

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #10 em: 18 de Agosto, 2012, 11:15:05 »
Disse.me que basta mudar o óleo, o filtro, e fazer um teste na máquina de diagnóstico,  e o problema fica resolvido, será??

A mudança de óleo e filtro em nada altera a condição, a não ser que o óleo não seja o indicada, o que nos levaria a outra situações e o teste, será forçar a regeneração do dpf, falta dizeres quanto custa.


Na marcodiesel (arrentela) disseram me que o melhor seria eles com a máquina de diagnóstico forçarem a regeneração do FAP, que acham??

Este forçar de regeneração, é manter o motor a trabalhar a x rpm durante y tempo de forma a queimar as partículas, logo, se o custo envolvido compensar conduzires a carrinha durante o tempo aconselhado para que isso aconteça, terás de pensar por qual dos dois optar.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #11 em: 18 de Agosto, 2012, 11:21:59 »
Mas depois ainda tinha que liga-la à maquina para desligar o Safe Mode ??

O safe Mode é uma condição que acontece por preenchimento de determinados fatores previamente estabelecidos, se os mesmos desaparecerem o safe mode não tem condições para se manter, logo, desliga-se e apenas ficam registados os erros em memória.

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #12 em: 18 de Agosto, 2012, 11:35:46 »
Viva

parece-me que o erro é ambíguo na medida em que aparentemente pode ter vários significados. No entanto,  aqui podemos ver que o erro P1206 denota um primeiro patamar do problema no filtro DPF. Aconselho a descarregar este pdf!

Por outro lado, aqui o erro significa P1206 Injector Circuit Open / Shorted - Cylinder #6. Este motor não tem 6 cilindros..

De seguida, vou investigar como corrigir, aliviar, ou melhor diagnosticar o problema do DPF!

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #13 em: 18 de Agosto, 2012, 11:51:00 »
Por outro lado, aqui o erro significa P1206 Injector Circuit Open / Shorted - Cylinder #6. Este motor não tem 6 cilindros..


Claro que o erro é nos injetores, vê o meu post acima, os injetores estão limitados na sua ação, por o dpf ter muitas partículas acumuladas e precisar de regeneração.

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #14 em: 18 de Agosto, 2012, 12:16:11 »
Aproveita e desliga electronicamente o DPF e a EGR, assim daí já não tens mais problemas no futuro. Fala com o Borgata  :t_up:
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0