Autor Tópico: Fiat Punto 1.7 TD anticongelante sumindo!  (Lida 2583 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Eman2008

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Punto 1.7 TD anticongelante sumindo!
« em: 28 de Janeiro, 2021, 00:36:48 »
Olá pessoal aqui do fórum, sou novo aqui registei me ontem porque tenho um Fiat PuntoTD e preciso de ideias e opiniões para me ajudarem..
Então é o seguinte, o meu Fiat Punto TD quando veio para as minhas mãos veio com 276.000km agora atualmente tem 305.000km desde que mudei a correia distribuição e bomba de água, começou por aparecer uma semana depois radiador furado, troquei, depois foi um taco o que fica ao lado do motor de arranque, subesttui o taco furado, depois uns dias fiz 35km quando parei o carro sai, fechei as portas e ouvi um estouro quando fui verificar o que era vejo anti congelante a sair por baixo do carro, tubo arrebentou, reboque para o mecânico!! Depois tubo substituído carro dentro das temperaturas tudo bem, mas andei de olho no reservatório e então reparo que sempre que faço alguns km com o carro o anticongelante vai sumindo!! O mecânico fez uns testes com uma sonda com um líquido azul e ficou amarelo, isso ele me quis dizer que a cabeça do carro tem problemas, ou rachada ou tem empeno!!
Duas soluções que ele me deu se for cabeça partida tenho de comprar uma nova! Se for empeno a cabeça vai ao torneiro e retifica...
Pessoal o que acham melhor eu fazer?
Por ser o meu primeiro carro, não me quero desfazer dele desde que o tenho já gastei algum dinheiro nele á medida que certas peças foram avariando eu colocava novo!! Sei como está o carro tenho sido cauteloso nas revisões sempre a tempo, sinceramente não estou a ver o porquê acontecer isto! Que azar....

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Punto 1.7 TD anticongelante sumindo!
« Responder #1 em: 28 de Janeiro, 2021, 08:40:21 »
O porque de acontecer isso e que o carro nao teve la muitos cuidados antes de ir para a sua mao. Andou com agua anos a mais e o circuito de agua esta muito podre. Como desconheço essa tecnica de colocar um liquido e com a cor saber se é problema na cabeça ou nao nao me vou adiantar muito ate pq nem sou mecanico de automoveis.
Mas sempre que tive problemas com agua a desaparecer por problemas na cabeça acontecia o seguinte. Com a tampa do deposito de liquido aberta , acelarando o carro o líquido tinha tendencia a subir e algumas vezes aparecia ar a surgir no deposito.
Como nao sou muito conhecedor de Puntos acrescento apenas para verificar se dentro do carro na zona da sofagem esta tudo seco e nao estara a sair liquido para o interior do carro.
Entretanto e bem provavel que alguem mais familiarizado com o modelo lhe possa dar mais umas dicas, entretanto faça a sua apresentação no local indicado.  :t_up:

Eman2008

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 1.7 TD anticongelante sumindo!
« Responder #2 em: 29 de Janeiro, 2021, 02:20:38 »
Já fiz apresentação!
Sinceramente já vi no lado do pendura não há vestígios de água, está seco! Tudo me leva a crer que foi isso exatamente o que ditou acima amigo, o carro quando veio para as minhas mãos o antigo dono lhe ponha água da companhia, aquilo estava me a incomodar, certo dia tive de mudar o termostato então falei ao mecânico para fazer uma limpeza ao sistema e meter anticongelante a partir de aí foi sempre anticongelante! Mais tarde os problemas agora apareceram!! A cabeça não deve de estar nos melhores dias e sinto que já tem os dias contados, vou ter de resolver isto o quanto antes...por experiência própria se algum dia comprar um carro até posso gostar muito mas se o dono lhe meteu água da companhia eu não o compro!! O importante de um carro e ter o sistema limpinho

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Punto 1.7 TD anticongelante sumindo!
« Responder #3 em: 29 de Janeiro, 2021, 08:43:51 »
Aquilo que fez é o correto. No entanto e dependendo da gravidade, ha casos em que a limpeza e o anticongelante vao remover a sujidade que esta a tapar furos.
Abrir esse motor para avaliar o estado interno das condutas de agua e estado geral nao seria mal visto mas isto e algo que ja depende muito tanto da "vontade financeira" de cada um como da vontade de manter o carro.
Por acaso nao existe oleo no liquido de refrigeração nem a vareta do oleo apresenta sinais de agua no oleo nao? Embora estes sintomas sejam ja quando o problema e muito grave...  :dry:

Eman2008

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 1.7 TD anticongelante sumindo!
« Responder #4 em: 30 de Janeiro, 2021, 00:50:53 »
Olá amigo, isso foi uma coisa que o mecânico me avisou, depois de trocar para anticongelante era provável acontecer isso, com o tempo ia aparecendo as fugas! Mas acredito que o circuito por dentro esteja em mau estado! Mas de qualquer maneira o mecânico diz que o perder água é da cabeça do motor, eu continuo a dizer que desde que mudei a correia distribuição e a bomba de água começou acontecer isto de radiador furado, taco e tubo furado e agora não se encontra fugas nenhumas e a água aos poucos vai sumindo, pensando para mim a bomba de água deve ser responsável por água desaparecer!! Mas dos dois mecânicos que eu fui nenhum deles aponta para a bomba!! Eu só queria ter a certeza se era mesmo da bomba de água antes de partir para algo mais caro!! Eu quero manter o carro nas minhas mãos não quero despachar. E também já reparei que tanto no óleo está limpo lisinho pretinho e o anticongelante não tem marcas de óleo, isso está tudo normal!! Agora a minha dúvida a bomba de água com problemas pode acontecer isto pelo que estou a passar água ir sumindo??

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 1.7 TD anticongelante sumindo!
« Responder #5 em: 30 de Janeiro, 2021, 22:10:29 »
Não tenho a certeza mas creio que os 1.7 TD sofrem de problemas de colaça com os anos! O meu pai tem uma pálio com esse motor e já vinha com esse problema, (desconfiamos que tenha a colaça rachada), a solução barata que ele arranjou para não abrir o motor e evitar essas percas de líquido e pressões a mais, foi retirar o termostato para que o motor trabalhe a uma temperatura mais baixa, sei que não é a melhor solução, mas tem resultado e ele também não "aperta" muito com ela!