Autor Tópico: Filtros de ar... huh... de "rendimento" - ou talvez não  (Lida 1560 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

carlosfm

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 629
  • Karma:
    +0/-0
Filtros de ar... huh... de "rendimento" - ou talvez não
« em: 31 de Dezembro, 2009, 00:11:30 »
Para ler tudo:

http://cars.about.com/b/2006/05/18/can-a-better-air-filter-improve-fuel-economy-well-find-out.htm

Pode levar umas horas a ler, depende da disponibilidade.
Guardem o link e leiam mais tarde ou no dia seguinte, mas please read it all.
O artigo propriamente dito é inútil.
A diversão começa nos comentários.
« Última modificação: 31 de Dezembro, 2009, 00:13:48 por carlosfm »
Citação de: carlosfm
Pah, tem que ter faísca, ou não presta.  ^_^

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:Filtros de ar... huh... de "rendimento" - ou talvez não
« Responder #1 em: 31 de Dezembro, 2009, 15:43:02 »
acho que a resposta é obvia mas ha sempre pessoal teimoso..

mas que ha ganhos a obter isso nunca houve duvidas, o problema é saber como, não é so trocar o filtro..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

carlosfm

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 629
  • Karma:
    +0/-0
Re:Filtros de ar... huh... de "rendimento" - ou talvez não
« Responder #2 em: 31 de Dezembro, 2009, 15:58:10 »
Já tive filtros K&N em vários carros, desde há muitos anos.
Além do barulho extra da admissão, que por vezes pode ser agradável, mas em viagens longas não, não se notam ganhos. Refiro-me apenas à mudança do filtro.
O que notei é que o óleo do motor fica preto mais cedo - mau sinal.
Deixei-me disso.
Agora substituo o filtro de papel quando vou mudar o óleo (a cada 10000Km) e nada de filtros de ar de "rendimento".
Bem vistas as coisas, lavar e lubrificar um filtro K&N (ou semelhante) é pior que uma comixão no cú.

Além disso, é a borboleta que controla a entrada de ar no motor. Só pode haver ganhos na entrada de ar com um filtro de ar "especial" quando a borboleta está toda aberta.
Em competição pode ser útil - sempre prego a fundo - e também não há problema de abrir e reparar o motor regularmente. ($$$$)
Mas para uma viatura do dia-a-dia não vejo nenhuma vantagem, bem pelo contrário.
« Última modificação: 31 de Dezembro, 2009, 16:05:32 por carlosfm »
Citação de: carlosfm
Pah, tem que ter faísca, ou não presta.  ^_^

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Filtros de ar... huh... de "rendimento" - ou talvez não
« Responder #3 em: 31 de Dezembro, 2009, 16:12:52 »
Esta questão dos filtros já é mais velhinha que o pai natal... :P

Um K&N sozinho não faz maravilhas,mas com uma tomada,por exemplo,ao parachoques e já se nota qq coisita... :wacko: :wacko:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:Filtros de ar... huh... de "rendimento" - ou talvez não
« Responder #4 em: 31 de Dezembro, 2009, 16:20:24 »
Esta questão dos filtros já é mais velhinha que o pai natal... :P

Um K&N sozinho não faz maravilhas,mas com uma tomada,por exemplo,ao parachoques e já se nota qq coisita... :wacko: :wacko:

os ganhos estão em aumentar a eficiencia do motor, no teu caso com o Thema tens muito por onde mexer antes de ter problemas com o filtro...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

carlosfm

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 629
  • Karma:
    +0/-0
Re:Filtros de ar... huh... de "rendimento" - ou talvez não
« Responder #5 em: 31 de Dezembro, 2009, 16:28:39 »
É a filtragem mais pobre que é preocupante, entra muita porcaria extra no motor e e em carros mais recentes o óleo fino utilizado nos filtros pode entupir a MAF.
Se houvessem no mercado filtros cónicos de papel era o que eu escolhia, e colocava-o no sítio certo para apanhar o máximo de ar fresco.
Boa filtragem é importante e é isso que falta nos filtros de rendimento.
Citação de: carlosfm
Pah, tem que ter faísca, ou não presta.  ^_^

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:Filtros de ar... huh... de "rendimento" - ou talvez não
« Responder #6 em: 31 de Dezembro, 2009, 16:44:06 »
É a filtragem mais pobre que é preocupante, entra muita porcaria extra no motor e e em carros mais recentes o óleo fino utilizado nos filtros pode entupir a MAF.
Se houvessem no mercado filtros cónicos de papel era o que eu escolhia, e colocava-o no sítio certo para apanhar o máximo de ar fresco.
Boa filtragem é importante e é isso que falta nos filtros de rendimento.

não é entupir mas sim sujar e nem todos os carros usam MAF..

tambem não percebo a vantagem dos filtros conicos face aos normais de caixa.. eu não uso conicos a não ser como gimmick em alguns tubos que ficam desligados..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

carlosfm

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 629
  • Karma:
    +0/-0
Re:Filtros de ar... huh... de "rendimento" - ou talvez não
« Responder #7 em: 31 de Dezembro, 2009, 17:05:45 »
Exacto.
Um de caixa serve perfeitamente mas em alguns carros as coisas são mesmo mal feitas.
A minha Marea por acaso até nem é mau, não vejo necessidade de mexer.
Citação de: carlosfm
Pah, tem que ter faísca, ou não presta.  ^_^

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:Filtros de ar... huh... de "rendimento" - ou talvez não
« Responder #8 em: 31 de Dezembro, 2009, 18:55:03 »
eu nos meus todos têm Kn e não meto normais!

noto diferença no gasto de combustivel de um filtro normal para o metálico!