Autor Tópico: Fiat STRADA  (Lida 2824 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TAG

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 1
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat STRADA
« Responder #15 em: 22 de Abril, 2013, 17:14:51 »
Tenho uma Strada 1.9 JTD de 2003 com quase 250k km, comprada nova. É usada para carregar pequenas máquinas, até aos 500kg.
Cheguei a atrelar-lhe um compressor de 1000kg e subir um caminho de terra bastante inclinado. Queimou um pouco de pneu mais subiu.

Sem carga ou com carga até aos cento e poucos kg, tem o comportamento dum carro. Até na velocidade máxima, 180km/h. Terá é que, obrigatoriamente,
ter a carga bem presa, porque se numa curva mais rápida, 100kg de carga escorregam na caixa, pode desiquilibrar a traseira. Em caso de travagem mais forte, nunca ficou virada do avesso nem coisa parecida.

Com carga mais pesada, torna-se bastante oscilante e parece um barco. Tanto em curva como em lombas. Carregou um cilindro de 600kg na caixa e aguentou-se. Apenas teve de trocar os discos dos travões.

Na versão da minha, a qualidade dos interiores é surpreendentemente boa, os plásticos parecem duros mas são duradouros sem barulhos parasitas. Embora o volante e a bola da manete das velocidades fiquem rapidamente queimados dos sol. Tem um problema crónico nos interruptores dos vidros eléctricos, partem-se.

O motor é brutal quanto à sua resistência e fiabilidade. Nestes anos todos, tive um problema num rolamento da roda da frente direita, um tirante da caixa de direcção e o que me deu mais problemas e por falta de profissionalismo de quem lhe mexeu, o tensor da correia de alternador. Foi mal colocado, soltou-se, comeu a rosca e tive de tirar a tampa da distribuição para meter um casquilho e fazer rosca nova.
O travões uma vez fizeram barulho, mas limpou-se o circuito e ficou novo.

Os motores novos, por serem mais fracos, não dão tanta resistência.