Autor Tópico: Pequeno restauro Uno 60 SX  (Lida 22095 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Pequeno restauro Uno 60 SX
« em: 16 de Outubro, 2017, 16:50:48 »
Boas a todos

Venho apresentar o meu projeto/hobby












Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #1 em: 16 de Outubro, 2017, 16:59:49 »
Esta sexta-feira, levou uma grande revisão que incluiu:

Óleo 10w40 e filtro
Filtro de Ar
Mudança de Óleo dos Travões
Mudança do óleo da caixa de velocidades (80w90 GL4)
Líquido de refrigeração

A reter:
A manutenção desta viatura foi muito desprezada, o óleo do motor e dos travões estavam negros e a gritar  :help:
Já coloquei 1L de óleo dos travões frescos, e embora o depósito já esteja transparente, tem algumas sujidades :s, devo trocar novamente em breve, mas pelo menos o pedal ficou bom!
O motor ficou muito mais calmo, duvido que as trocas do óleo estivessem a ser bem feitas e o filtro do ar, estava num estado horrível.
Tenho o radiador e tubagens cheias de furregem e porcaria  :nhedaxe:
Lá mandei a mangueira para dentro e depois pus Motul G13, mas aquilo vai tarde ou mais cedo.

De qualquer forma, o carro ficou a trabalhar muito, mas muito bem, até dá gosto!


Porém no Sábado leve-o a passear à Serra de Montejunto e ao passar por uma estrada de calçada ficou a fazer um barulho perto da roda direita  :(

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #2 em: 16 de Outubro, 2017, 17:12:01 »
No meio disto tudo, pequenas coisas a fazer:
- Reparar fecho central (porta atrás esquerda na eleva o trinco na totalidade, porta trás direita nem faz nada e mala também não funciona)
- Ponteiro do velocímetro (isto é o que me está a colocar mais em receio) até aos 80 km/h treme, e depois deixa de tremer)
- Rolamento da embraiagem (em ponto morto a frio faz um pequeno ruído)
- Trocar toda a iluminação
- Arranjar comando do fecho central (espero que seja só a pilha)

- E agora o barulho na roda direita  :(

Ainda há de vir mais, mas isto é, sem dúvida o médio prazo.
« Última modificação: 16 de Outubro, 2017, 17:13:13 por Xtrusion »

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #3 em: 16 de Outubro, 2017, 20:11:45 »
Quanto ao fecho central:
- a mala não é activada por ele. Tem funcionamento independente. Por isso é que abre pela alavanca junto ao banco do condutor, mesmo que esteja trancada.
- quanto às portas de trás, no meu Uno foi só tirar a forra das portas e lubrificar o mecanismo. A partir daí, nunca mais deu esse problema!

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #4 em: 16 de Outubro, 2017, 22:04:42 »
Tens mesmo a certeza que a mala não tem fecho central? É que tem lá uns pinos que parece para isso


(algo assim desse género, mas depois eu tiro foto)

Quanto às portas, espero que não te importes, e já vi to teu GRANDE trabalho com o teu Uno e vou seguir o que fizeste lá para também tratar das minhas  :happy:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #5 em: 18 de Outubro, 2017, 00:03:51 »
Sim, tenho. Diz no manual.
Acho que esses contactos são para a escova traseira

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #6 em: 18 de Outubro, 2017, 08:16:03 »
Eu que nao tenho nem nunca tive um uno, diria que o seguinte:
Um contacto e massa, outro e pras luzes da matricula, outro pra escova e outro pra resistencia do vidro... :dry:  :sombrero:

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #7 em: 19 de Outubro, 2017, 01:40:48 »
Tendo em conta a vossa experiência, vou seguir o que dizem, mas é que não faz mesmo sentido nenhum ter botão na mala, devia ser como nos Puntos em que a chave age como "puxador"

Mas isso são detalhes, eu queria mesmo era atacar os problemas que mais me preocupam

Relantim barulhento e a vibrar imenso


As rotações parecem-me certas +/- 900, mas é está muito barulhento e vibra muito, apenas quando subo para a 1000 e picos é que acalma.
O que acham que pode ser? Ao ser de IE já não deve ter nada a ver com o carburador certo? Existe algum sensor de relantim? Outra possibilidade seria de estar a colocar gasolina 95? Quando veio para as minhas mãos não fazia, mas não sei se estava a usar 98.


E quanto a um ligeiro toc toc (muito ocasional e pouco audível) perto da roda do pendura? Estava a pensar nas ponteiras da transmissão, mas os foles parecem-me estar perfeitos, nem sequer "rachas" na borracha têm ( o barulho apareceu depois de passar uma estrada (1km) de calçada a +/- 20km/h

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #8 em: 19 de Outubro, 2017, 08:35:36 »
Ora deixa-me ca tentar ajudar,...
Ralenti barulhento e com vibraçoes sendo IE, eu começava por dar uma espreitadela as velas
Quanto ao toc toc se nao vier das ponteiras pode vir do apoio do amortecedor ou cardan mas neste caso so em andamento...  :dry:

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #9 em: 19 de Outubro, 2017, 17:11:14 »
Realmente também me parece um bom ponto de partida, fácil e acessível (€€)

Mas o relenti em sim está bom certo? Vi no Haynes:
999/1108 cc . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 850 ± 50 rpm

E ele está sempre certinho ali nas 850/900 rpm

E já agora muito importante pois li isto no Haynes:
Fuel octane rating:
Without catalyst . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98 RON minimum (unleaded or leaded)
With catalyst . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 RON minimum (unleaded only)

Tenho quase a certeza que o meu Uno não tem Catalisador, deveria estar a colocar Gasolina 98?  :o
Pode explicar os sintomas?

« Última modificação: 19 de Outubro, 2017, 17:19:44 por Xtrusion »

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #10 em: 19 de Outubro, 2017, 17:27:37 »
Realmente também me parece um bom ponto de partida, fácil e acessível (€€)

Mas o relenti em sim está bom certo? Vi no Haynes:
999/1108 cc . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 850 ± 50 rpm

E ele está sempre certinho ali nas 850/900 rpm

E já agora muito importante pois li isto no Haynes:
Fuel octane rating:
Without catalyst . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98 RON minimum (unleaded or leaded)
With catalyst . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 RON minimum (unleaded only)

Tenho quase a certeza que o meu Uno não tem Catalisador, deveria estar a colocar Gasolina 98?  :o
Pode explicar os sintomas?



Boas, todos os unos MK2 podem levar  95-98 sem chumbo. Sem stress. E o teu como é de injecção, tem que ter catalizador, senão não passa na IPO. Para bens pela máquina, está muito fixe ;)

O ralenti a vibrar, vê os apoios do motor e também o avanço de vacuo do distribuidor. Se estiver furado, ficas com uma entrada de ar falsa e com o ponto de ignição atrasado.
« Última modificação: 19 de Outubro, 2017, 17:40:49 por pedro303 »

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #11 em: 19 de Outubro, 2017, 20:21:29 »
Ok boas notícias então!

Hoje liguei um pouco o carro, que não gosto de o deixar muito tempo parado e estava com um trabalhar certinho, mesmo impecável, contudo estava nas 1100RPMs  :pain10:

Acho que vou mesmo trocar a velas, se bem que estou com receio que seja algo mais profundo que isso  :(

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #12 em: 19 de Outubro, 2017, 20:27:40 »
Ok boas notícias então!

Hoje liguei um pouco o carro, que não gosto de o deixar muito tempo parado e estava com um trabalhar certinho, mesmo impecável, contudo estava nas 1100RPMs  :pain10:

Acho que vou mesmo trocar a velas, se bem que estou com receio que seja algo mais profundo que isso  :(
Com o carro frio é normal ficar acelerado. À medida que aquecer vai estabilizar
o ralenti nas 850-900

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #13 em: 20 de Outubro, 2017, 09:04:29 »
Ok boas notícias então!

Hoje liguei um pouco o carro, que não gosto de o deixar muito tempo parado e estava com um trabalhar certinho, mesmo impecável, contudo estava nas 1100RPMs  :pain10:

Acho que vou mesmo trocar a velas, se bem que estou com receio que seja algo mais profundo que isso  :(

A minha opiniao sobre as velas prende-se apenas em relaçao a vibraçao.
O ralenti alterado pode ter haver com fugas de ar falsas como referiu o pedro. Isto obviamente se mantiver a quente as rotaçoes acima do normal. ;)

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #14 em: 25 de Outubro, 2017, 16:05:29 »
A quente o relenti está certo nas 850, por isso penso que esteja tudo ok, embora a caixa do filtro de ar tenha um pequeno buraco (antes do filtro)  :blink:
Tenho de ir a um ferro velho arranjar uma, ou de um Uno ou de um Punto 1.1 (penso que seja as mesmas)



Já tenho as velas, a ver se este fim de semana arranjo tempo para as trocar, já agora, 13,56€ para as 4 (já com portes) caro ou barato?
« Última modificação: 25 de Outubro, 2017, 16:10:50 por Xtrusion »