Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 487770 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1395 em: 02 de Setembro, 2015, 00:41:13 »
Que saudades do meu Uno.
Sei que as minhas fotos são quase sempre iguais umas às outras, mas quase só tenho oportunidade para desfrutar do Uno à noite, em voltinhas à volta de casa.


Continua um carro bonito.


Com um painel cheio de classe:


Novidades a reportar:
- o barulho do tecto de abrir (entre o vidro e a calha) aumentou um pouco;
- o FIRE está com uma vitalidade impressionante.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1396 em: 02 de Setembro, 2015, 08:40:40 »
 :t_up:

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1397 em: 02 de Setembro, 2015, 10:31:34 »
Só saude  :hail:
   Fiat Panda YOUNG

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1398 em: 02 de Setembro, 2015, 14:17:23 »
Suspeito de um problemazito (nada que não consigas resolver) com o indicador do nível de anticongelante, a luz no painel parece ligeiramente ligada, problema de massa, ou ligação do sensor?

Parabéns pelo belo exemplar, não me canso de ver as fotos está um espanto... O meu está tão longe de estar pronto lol
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1399 em: 02 de Setembro, 2015, 14:25:12 »
Mickey, é um problema que está identificado e tratado!
O que se passa é que o sistema de refrigeração ainda não está limpo. Logo, periodicamente fica muita porcaria agarrada ao sensor de nível, que deixa passar alguma corrente (acendendo ligeiramente a luz).
Solução: lavar outra vez o sensor (e o sistema). Volta a ficar tudo ok, até que a porcaria regresse ao sensor. ;)

Já vamos em ano e meio de lavagens ao sistema de refrigeração. É nestas alturas que tenho pena de não ter um refrigerado a ar... ;)

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1400 em: 02 de Setembro, 2015, 14:30:38 »
falta uma foto disso a bater no preto  :sombrero:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1401 em: 05 de Setembro, 2015, 00:44:19 »
Novidades:
1- Já tenho quase tudo a postos para iniciar a operação "dobradiça da porta do condutor". Já tenho dobradiça pronta (obrigado, sersantos!). Falta agora pintá-la de branco e arranjar um tubo que me permita depois estender a chave de bocas para, com a alavanca, conseguir desapertar os parafusos da porta.

2- Desde que afinei o avanço da ignição com pistola para os valores que vêm no Haynes, andava a sentir uma coisa estranha: com o acelerador leve, o carro engasgava ali às 2800rpms. Noutros regimes não fazia; e também não fazia se estivesse a carregar decentemente no pedal.
Primeiro ainda pensei que fosse mistura pobre, mas enriqueci-a e não corrigiu.
Então voltei a avançar a ignição mais 2º. E o problema parece ter desaparecido! Será alguma mola no distribuidor que não está a avançar quando deve? Ou simplesmente o Haynes está com valores demasiado atrasados?

Fora isso, o carro está e é um espectáculo. Um sonho de guiar. Não me canso do ronronar do FIRE carburado.
No fim de mais umas voltas, hora de voltar para casa:

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1402 em: 07 de Setembro, 2015, 11:49:13 »
sempre bonitinho o uno  :t_up:

maniac

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 768
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1403 em: 07 de Setembro, 2015, 14:48:12 »
Como ele estava e como ele está agora. Excelente trabalho! Muitos parabéns  :t_up:


Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1404 em: 12 de Setembro, 2015, 17:35:59 »
A aproximar-se do dia em que completa 25 anos, o bicho acordou hoje cedo.
E qual o destino? Isso mesmo, um centro de inspecções


Lá foi analisado de fio a pavio. Nunca tinha encontrado um examinador tão minucioso: até os 4 vidros abriu e fechou!

E o resultado?


E pronto, lá foi o Uno para casa, feliz e com vontade de comemorar o 25º aniversário!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1405 em: 13 de Setembro, 2015, 13:10:36 »
Uma dúvida aos mais entendidos e experientes no mundo Uno: quanto a consumo, não baixa dos 8l/100. É certo que só o uso em cidade e que Coimbra é toda a subir e a descer. E também é certo que não conduzo "para os consumos" embora não ande a abrir.
É mesmo assim? Ou estarei com qualquer coisa desafinada?
Só pergunto porque me lembro de o meu Y10 Fire 1000 gastar um litro a menos, nas mesmas condições. O 1108cm3 é mais guloso que o 999cm3?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1406 em: 13 de Setembro, 2015, 13:18:37 »
Muito bom! Parabéns pela máquina que está com saúde para dar e vender.

Quanto aos consumos é normal, se os trajectos são todos em cidade e em inclinação, 8l/100 não me parece muito fora da realidade, no entanto se mandares afinar o carburador numa casa da especialidade talvez ganhes 0,5/1l por aí :)

Mas se achas o carro a puxar bem e a responder bem, se fosse a ti não mexia ;)

Já espremeste o carro alguma vez? Para ver se isso está mesmo afinado é levá-lo ao limite que deve ser perto dos 180km/h marcados no quadrante! Real ronda os 160/165km/h

Reforço, se não notas o carro morto nem a responder mal, não mexas ;)

Bons kms
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1407 em: 13 de Setembro, 2015, 14:09:45 »
Obrigado, Mickey! A tua experiência é uma ajuda fantástica, fico mesmo agradecido!
Por acaso nunca o espremi. Até aqui, tinha sempre medo que explodisse qualquer coisa... Mas começa a chegar à altura. Sempre ja está há um ano e meio nas minhas mãos, duas mudanças de óleo, velas, filtros, discos, pastilhas, foles de transmissão, casquilho da caixa de direcção e pneus... E com duas IPOs sem defeitos. É isso, para a semana vou dar-lhe um calorzinho a ver o que acontece... ;)

Hoje pus-lhe pela primeira vez gasolina 95 (em vez de 98 ). O único risco é mais facilidade em haver detonação, certo? Mas numa subida andei a ver se grilava e não ouvi nada, por isso deve estar tudo ok. Ou devia ficar pela 98?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1408 em: 13 de Setembro, 2015, 16:55:30 »
Muito obrigado, mas o propósito do fórum é mesmo esse, o pessoal interajudar-se e trocar ideias e experiências ;)

Em relação ao combustível não é aconselhável andar a alternar entre 95 e 98 em especial em carros carburados, os carburadores são afinados consoante a gasolina que anda no depósito, ou seja se quisermos uma afinação fina, teríamos de afinar o carburador para 95 e voltar a afinar se colocarmos 98.

No entanto não há problema e há até quem gaste um depósito de 98 a cada 4 ou 5 de 95 para limpar o sistema de admissão e soltar algum carvão acumulado, verdade que após utilização de 98 o carro fica mais "esperto" existe uma queima mais eficiente e rápida logo a explosão é também maior.

Por exemplo tenho o Uno afinado com 95 e a afinação do avanço está mesmo no limite, se avançar o mínimo que seja a mais grila. Neste estado se lhe  meter 98 grila ainda mais por causa da detonação que vai ser maior. :)
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1409 em: 14 de Setembro, 2015, 09:09:04 »
Uma dúvida aos mais entendidos e experientes no mundo Uno: quanto a consumo, não baixa dos 8l/100. É certo que só o uso em cidade e que Coimbra é toda a subir e a descer. E também é certo que não conduzo "para os consumos" embora não ande a abrir.
É mesmo assim? Ou estarei com qualquer coisa desafinada?
Só pergunto porque me lembro de o meu Y10 Fire 1000 gastar um litro a menos, nas mesmas condições. O 1108cm3 é mais guloso que o 999cm3?

O meu 45s a andar só por Viseu gasta 7.5, +/-, por isso o teu gastar 8 deve ser normal, as subidas e descidas, rotundas... :)