Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: GT Abarth em 04 de Setembro, 2008, 21:03:47

Título: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 04 de Setembro, 2008, 21:03:47
T. D. S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda

Exmo. Senhor,
Na sequência do seu contacto informamos que o procedimento para a obtenção da declaração de pneumáticos é o envio de uma carta com a indicação completa das dimensões de pneumáticos pretendidas, até um máximo de duas, juntamente com uma fotocópia do Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Documento Único (frente e verso).
Relativamente à dimensão indicada, a medida 225/40 R18 pode ser autorizada.

A declaração tem um custo de 50 euros, mediante pagamento em cheque ou vale correio à ordem de T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda., ou em dinheiro.
A morada para envio é a abaixo indicada.

Com os melhores cumprimentos,

Telmo Nunes

T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Rua Julieta Ferrão, 12 - Escritório 806
1600 - 131 Lisboa
Portugal
Tel: +351 217 993 522
Fax: +351 217 993 523
Mail: [email protected]  
Título: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 04 de Setembro, 2008, 21:05:14
Assim podemos fazer uma lista:

 :fiat: Stilo: 225/40-18 OK
Título: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: zulo_kiko em 04 de Setembro, 2008, 21:24:17
Pinto de Almeida,já que você é assim,como dizer, está sempre em cima da jogada...
Pode ver se eles fazem a homologação de jante 17" para Fiat Tipo?Eu tenho ideia que sim mas...
Título: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 04 de Setembro, 2008, 22:29:56
Citar
Pinto de Almeida,já que você é assim,como dizer, está sempre em cima da jogada...
Pode ver se eles fazem a homologação de jante 17" para Fiat Tipo?Eu tenho ideia que sim mas...
Basta perguntar para:
[email protected]

Façam uma lista, para se perguntar tudo de uma vez.

Marca - Modelo - Versão - Ano - Tamanho Pretendido

exemplo:

FIAT - Tipo - 2000 16v - 1990 - 215/45-17

Ou então cada um escreva um mail ao Homem, o Telmo Nunes.
Título: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Tipo11 em 05 de Setembro, 2008, 00:20:03
Fixe. :t_up:
No meu já não serve a jante, porque está rebaixado.  :yeah:  
Título: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: E.Amorim em 05 de Setembro, 2008, 00:38:18
Foogo.. tu de facto pinto de almeida es demais....

Um grande obrigado.. um por cada topico... e que topicos os teus...

sempre na mó de cima ... dos assuntos... obrigado...

Ja agora parabens o teu blogue esta muito bom dos melhores que ja visitei... grande abraço :yes:

 :t_up:  
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: LB em 09 de Maio, 2009, 07:10:56
então assentem aí

Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !

Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 10 de Maio, 2009, 03:13:01
então assentem aí

Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !

Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !

Vais botar patas de turbo i.e. no Panda  :wacko:

Em 175/60-13 tens um grande produto,

Yokohama A539 Assymmetric

(http://www.camskill.co.uk/smsimg/796/13100-13364-main-pictyres-yokohama-a539-1-796.jpg)
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Torp em 10 de Maio, 2009, 17:03:40
Se interessar a alguem...

Para o Punto GT autorizam:
195/50/15
195/45/15
195/45/16
195/40/16
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Rikko34 em 14 de Maio, 2009, 18:05:59
Sabem medidas para Bravo JTD?
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: BrunoMOF em 19 de Maio, 2009, 22:51:51
Bravo JTD

205/45/16 OK
215/40/17 OK
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: LB em 19 de Maio, 2009, 23:12:15
então assentem aí

Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !

Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !

também autorizam para o 127: 175 x 60 x 13
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: LB em 19 de Maio, 2009, 23:13:40
então assentem aí

Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !

Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !

Vais botar patas de turbo i.e. no Panda  :wacko:

Em 175/60-13 tens um grande produto,

Yokohama A539 Assymmetric

(http://www.camskill.co.uk/smsimg/796/13100-13364-main-pictyres-yokohama-a539-1-796.jpg)

nop... para o 4 x 4 vai levar de averbamento 155 x 80 x 13, 165 x 70 x 13 e 165 x 70 x 14 (autorizado)
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: dsoares em 21 de Maio, 2009, 11:15:38
Sabem medidas para Bravo JTD?

195 45 R16
e
205 45 R16

São só estas, palavra de quem homologou e não de quem ouviu dizer ;)
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: casparov em 23 de Maio, 2009, 02:28:05
No punto 55, tenho 185/55/14", é necessário homologação ?
origem é 165/65/13", mas já me falaram de uma margem de 5% na qual se pode jogar.
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: BlacKsNaKe em 23 de Maio, 2009, 10:09:33
então assentem aí

Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !

Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !

Vais botar patas de turbo i.e. no Panda  :wacko:

Em 175/60-13 tens um grande produto,

Yokohama A539 Assymmetric



Es os Falken ZE-912 e há em 185/60 13" autorizados no cinquecento!

Cinquecento: 175/60 13; 185/60 13; 165/60 14
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: dsoares em 23 de Maio, 2009, 21:13:08
No punto 55, tenho 185/55/14", é necessário homologação ?
origem é 165/65/13", mas já me falaram de uma margem de 5% na qual se pode jogar.


Esses 5% permitem passar na IPO com anotação. O que significa que para o ano seguinte já tens de colocar os pneus que "manda" o livrete.

Para além da IPO, tens o problema da policia te poder apreender o carro e teres de pagar 250€ de multa por usares medidas fora da legalidade.
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: paulo ribeiro em 01 de Junho, 2009, 10:48:03
ja agora para o punto 85 elx mk1 as são 165,65,r14 ou 175,60,r14
quais sao os outros permitidos? e posso usar jantes de 15?
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Jose Costa em 12 de Junho, 2009, 21:19:56
Vais botar patas de turbo i.e. no Panda  :wacko:

Em 175/60-13 tens um grande produto,

Yokohama A539 Assymmetric

(http://www.camskill.co.uk/smsimg/796/13100-13364-main-pictyres-yokohama-a539-1-796.jpg)
Sr. Paulo Pinto de Almeida, ajude-me dentro do possível,
pretendo colocar umas jantes 15 no meu Fiat Panda 4x2, tem de origem no livrete
135 R 13 e 155/65 SR 13, que são os pneus que estão em uso.
Agora a pergunta é esta, qual será a medida que poderei colocar em troca?

Obrigado desde já.

Saudações Fiatistas...
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 13 de Junho, 2009, 06:21:22
Olá José Costa, basta dizeres o que disseste aqui por telefone ou por mail para:

Sr. Telmo Nunes

T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.

Tel: 217 993 522

Mail: [email protected]

Tal como consta no 1º post deste tópico.
Eu mandei um mail para peruntar do meu  <_< e responderam no dia seguinte.

Abraço
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Datsun em 13 de Julho, 2009, 13:29:23
Boas.
A LTA cobra 120€? Falaram-me em 150€.
Além desse custo ainda falta somar o da alteração de livrete certo? A LTA não faz isso?
Já agora, será que a TDS deixa homologar para o Marea as medidas 205/45-16 e 215/40-17?
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 17 de Julho, 2009, 03:56:38
Já que falamos em jantes, e porque o seu peso é muito importante, aqui fica um atalho para um site que neste momento tem o peso de 4402 jantes:

http://www.wheelweights.net/ (http://www.wheelweights.net/)
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 24 de Julho, 2009, 15:11:01
Boas.
A LTA cobra 120€? Falaram-me em 150€.
Além desse custo ainda falta somar o da alteração de livrete certo? A LTA não faz isso?
Já agora, será que a TDS deixa homologar para o Marea as medidas 205/45-16 e 215/40-17?

A LTA cobra 125€ + iva
a alteração de livrete é à parte
através da TDS só terás sucesso em 16
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 24 de Julho, 2009, 15:52:15
Fica aqui a informação de como se pode homologar através da  L.T.A.-Laboratório de Tecnologia Automovel, Lda, que faz homologação de jantes em medidas não homologadas pela marca.

A LTA precisa dos seguintes documentos para dar inicio ao processo e proceder a uma primeira analise.

                   -O Livrete (enviar por Fax ou por email)

                   -A medida pretendida

                   - Contactos telefónicos da pessoa interessada (para marcar os ensaios)

O LTA não informa que tipo de pneus ou medida podes usar...
apenas realiza ensaios a veículos com o pneumático que se pretende homologar, é feita uma analise individual a cada veículo. 

Envia a informação necessária, acima indicada, para anunciar o inicio do processo, para poderem  registar na relação de serviços. Se realizares os ensaios em braga, é marcado em poucos dias os ensaios. 

IMPORTANTE: o veiculo para realizar os ensaios com sucesso não pode ter alterações que influencie os ensaios (ex: o pneumático não pode sair da carroçaria nem pode “roçar” em lado nenhum, não pode usar espaçadores, a velocidade real não pode ser superior à lida no velocimetro;…) e tem que ter os pneumáticos que quer homologar para realizar os ensaios. 

Posteriormente será marcada  uma inspecção ao veículo  a realizar no kartódromo de Braga ou no Aeródromo de Santarém, sendo no final do processo enviada uma Declaração de Conformidade ao proprietário do veículo, a qual deverá ser entregue na DGV.

O custo de todo o processo é de 125€ + IVA.

______________________________________________

L.T.A.-Laboratório de Tecnologia Automovel, Lda

Rua do Carregal - Lugar da Aldeia

4700-687 Palmeira - Braga

Tel.:351 253 627 409/10

Fax.:351 253 627 411

E-mail: [email protected]
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 24 de Julho, 2009, 16:34:43
Em termos práticos, viras a direcção e se não roçar nos guarda-lamas passam o carro.

Posso adiantar o máximo para alguns carros:
15: Uno
16: Punto MK1
17: Thema
Título: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Tiago Rochah em 15 de Setembro, 2009, 20:33:13
Olá..nao sei se é aqui que devo colocar a duvida...mas dps corrigo se nao criei topico...

Tenho um Punto TD70 ELX de 95/05. quero pôr o carro bonitinho...
quanto fica a homologação de película em todos os vidros??

mas para já quero jante 16" se fosse possivel..com as medidas 195/40 R 16 OU 195/45 R 16
em caso de impossibilidade de 16 queria saber se é possível jante 15" 195/45 R15 ou 195/50 R 15

agradecia uma resposta...
Obrigado, Tiago Rocha
Cumprimentos
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Stilolover em 16 de Janeiro, 2010, 15:35:39
Em termos práticos, viras a direcção e se não roçar nos guarda-lamas passam o carro.

Posso adiantar o máximo para alguns carros:
15: Uno
16: Punto MK1
17: Thema

por acaso sabes qual o maximo para o stilo?
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 16 de Janeiro, 2010, 17:44:25
por acaso sabes qual o maximo para o stilo?

225/40-18

19 não sei se alguém tentou.

Mas atenção, a direcção do Stilo não está preparada para Jantes 18!
Em princípio causa avarias que saiem caras.

Para além disso mais do que 17 prejudica as prestações do carro.
205/55-16 ou 215/45-17 é o ideal.

205/55-16 tem a vantagem de ser uma das medidas de pneu mais baratas que existem.
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 16 de Janeiro, 2010, 19:56:48
este topico já esta a ficar um bocado confuso..
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: LB em 16 de Janeiro, 2010, 20:13:03
Sr. Paulo Pinto de Almeida, ajude-me dentro do possível,
pretendo colocar umas jantes 15 no meu Fiat Panda 4x2, tem de origem no livrete
135 R 13 e 155/65 SR 13, que são os pneus que estão em uso.
Agora a pergunta é esta, qual será a medida que poderei colocar em troca?

Obrigado desde já.

Saudações Fiatistas...

isso é mesmo para esquecer!

a melhor medida num Panda, ou é 175 x 60 x 13, ou 175 x 50 x 13 directamente homologáveis na Fiat, se possivel com jantes de 7 ou minimo de 6"; fica bonito e em condições!

a outra medida que fica um espectáculo não legalizável e que fica um espanto com uma jante de 7" é o 195 x 45 x 13
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 17 de Janeiro, 2010, 11:50:47
Punto mk2

origem:

165/70R14

as que tenho homologadas:

185/60R14
195/55R15
195/45R15

as homologações foram na TDS.

é de notar que o pneu mais barato é o 195/50R15 que não da para homologar, o 195/45R15 não é muito adequado as nossas estradas ficando algo desconfortavel num carro rebaixado..
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: loirolindo26 em 17 de Janeiro, 2010, 12:26:52
então assentem aí

Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !

Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !

E jantes 14 ? será que dá? só acho jantes fixe de 14 no minimo... no pandinha... B)
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: LB em 17 de Janeiro, 2010, 13:43:48
E jantes 14 ? será que dá? só acho jantes fixe de 14 no minimo... no pandinha... B)

No Panda normal na Fiat não deixam, só no 4 x 4
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 25 de Janeiro, 2010, 15:15:00
no 127 devia ser 165/65R13
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: dux em 30 de Janeiro, 2010, 18:32:20
Punto mk2

origem:

165/70R14

as que tenho homologadas:

185/60R14
195/55R15
195/45R15

as homologações foram na TDS.

é de notar que o pneu mais barato é o 195/50R15 que não da para homologar, o 195/45R15 não é muito adequado as nossas estradas ficando algo desconfortavel num carro rebaixado..

Boas

Eu pedi 195/50 R15 na TDS e passaram-me a declaração para o meu Punto (que vinha de origem com 185/55 R15).
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 30 de Janeiro, 2010, 20:37:41
Boas

Eu pedi 195/50 R15 na TDS e passaram-me a declaração para o meu Punto (que vinha de origem com 185/55 R15).

sim mas o teu é um mk2b, as medidas que referi são para o mk2a excluindo o HGT..

os 195/45R15 ficam bem mas nas nossas estradas é provavel ficar com as jantes quadradas  :mecry:
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 31 de Janeiro, 2010, 23:32:32
sim mas o teu é um mk2b, as medidas que referi são para o mk2a excluindo o HGT..

os 195/45R15 ficam bem mas nas nossas estradas é provavel ficar com as jantes quadradas  :mecry:

já para não fizer que a medida 195/45/15 é cara  :boxing_smiley:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: RodasBaixas em 29 de Março, 2010, 22:36:27
Depende da marca de pneus e do que se queira, e para o que se queira!

Tenho homologado no meu Panda mk2 uns 195/45 R15 e gastei 7centos em pneus e jantes novas, sendo os pneus 2zentos.
A coisa importante é não esquecer de renovar o livrete com a declaração da TDS pois a declaração não serve como documento em operações Stop...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: BlacKsNaKe em 30 de Março, 2010, 11:31:28
em 195/45, ha que adicionar às equaçoes, uns €, de tempos a tempos, para o desempeno de jantes!!  :laugh:

andei com 195/45 15 na frente, no primeiro buraco que tive a infelicidade de passar, deixei uma OZ Racing F1 empenada em 2 sitios!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: xkilu em 08 de Abril, 2010, 10:09:56
E para um Fiat Uno

Fiat Uno 1.4TD 1993 175/50 R14
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: blackmask em 07 de Agosto, 2010, 18:55:00
Boas tardes! que contente estou!!! entao posso mudar o livrete até jante 16,no ppunto gt???perfeito!!! e isso de escrever uma carta,o que realmente consiste é meter os dados do carro,ou dos pneumaticos em si,e enviar a esse senhor junto dos 50€?perfeito sim senhor! parabens,um post que precisava de ver a mto tempo! :fiatistas:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 08 de Agosto, 2010, 01:29:23
Boas tardes! que contente estou!!! entao posso mudar o livrete até jante 16,no ppunto gt???perfeito!!! e isso de escrever uma carta,o que realmente consiste é meter os dados do carro,ou dos pneumaticos em si,e enviar a esse senhor junto dos 50€?perfeito sim senhor! parabens,um post que precisava de ver a mto tempo! :fiatistas:

Podes meter 16, mas com 15 o carro fica mais eficaz.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: novato jtd em 25 de Outubro, 2010, 12:51:53
Boas, podera informar me que medidas posso por no punto multijet 70 cavalos? gostaria de por as jantes 16 do stilo,tou aberto a opinioes ja que nao entendo bem disto. obrigado! :D
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 25 de Outubro, 2010, 13:14:47
Punto mk2

origem:

165/70R14

as que tenho homologadas:

185/60R14
195/55R15
195/45R15

as homologações foram na TDS.

é de notar que o pneu mais barato é o 195/50R15 que não da para homologar, o 195/45R15 não é muito adequado as nossas estradas ficando algo desconfortavel num carro rebaixado..

Faz-me um bocado de confusão as medidas 195/55R15 e 195/45R15...  Supostamente não são compativeis em termos de diametro do conjunto, como é que as homolgam!? Já o meu GPunto também vem com 175/65R15 e 185/65R15... Não faz sentido!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: italianjob em 25 de Outubro, 2010, 13:44:39
lancia delta hf turbo
origem :

165  65 r14

aceitam alteraçoes para

185 60 14

195 50 15  atença se a jante for muito larga nesta medida os penus de traz vao a roçar na cava da roda se tiver peso.

acomselho a troca pois o carro de origem tem 140cv e tem demasiado motor para o pneus 165.


fiat punto gt

origem :
185 55 r14

aceitam

195 45 15

195 50 15
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 25 de Outubro, 2010, 15:37:15
os ultimos HF turbo ja vinham com 185/60R14
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 25 de Outubro, 2010, 19:54:20
Faz-me um bocado de confusão as medidas 195/55R15 e 195/45R15...  Supostamente não são compativeis em termos de diametro do conjunto, como é que as homolgam!? Já o meu GPunto também vem com 175/65R15 e 185/65R15... Não faz sentido!

tanto o 195/45 como o 55 são caros, os mais baratos são os 50 que NÃO homolgam na Fiat.. tenho umas jantes com 195/45R15 e admito que o comportamento fica espetacular mas ao fim de duas semanas meti as jantes de ferro com os 165 de origem.. o comportamento não me compensava as costas partidas do belo alcatrão que tenho na zona  :lol:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 26 de Outubro, 2010, 10:58:31
se passam homologação do /45 e do /55 tem de passar do /50
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 26 de Outubro, 2010, 11:55:14
Sempre me ensinaram-me que, regra geral, se se aumenta a largura do pneu em 10, o perfil tem de baixar 5 para manter o mesmo diametro do conjunto. Isto sem mexer no tamanho da jante... Por exemplo, se tens um 175/65 e queres alargar, será para um 185/60 ou 195/55...

Ora quando comprei o meu carro, no DUA vêm averbadas duas medidas: 175/65R15 e 185/65R15... Será correcta e normal esta alteração? 
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: LB em 26 de Outubro, 2010, 12:18:44
o 65 é o valor da percentagem entre a altura e a largura do pneu e não uma medida de altura!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 26 de Outubro, 2010, 12:19:33
o 65 é o valor da percentagem entre a altura e a largura do pneu e não uma medida de altura!

Eu sei pah!  :t_up:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 26 de Outubro, 2010, 13:04:48
mas duas larguras com a mesma percentagem de altura dão perimetros "algo" diferentes e como tal erros de conta kms e velocimetro, o que é supostamente proibido
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 26 de Outubro, 2010, 13:11:37
mas duas larguras com a mesma percentagem de altura dão perimetros "algo" diferentes e como tal erros de conta kms e velocimetro, o que é supostamente proibido

Exactamente! Daí as duvidas que eu levantei! Curiosamente, no GPunto 1.2, pelo menos, está lá essa "incompatibilidade"...  :wacko:
Estranho!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: italianjob em 26 de Outubro, 2010, 13:52:24
o meu gt com 195 50 15 ficou sem erro de velocimetro ja vi a 100 140 170 dai para cima nunca vi e no gps marca-me sempre o mesmo que os manometros.
se tiver erro e uma coisa minima a velocidades baichas .
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 26 de Outubro, 2010, 14:00:01
mas duas larguras com a mesma percentagem de altura dão perimetros "algo" diferentes e como tal erros de conta kms e velocimetro, o que é supostamente proibido

Exactamente! Daí as duvidas que eu levantei! Curiosamente, no GPunto 1.2, pelo menos, está lá essa "incompatibilidade"...  :wacko:
Estranho!

Tanto que quando meti pneus novos, o tipo da PNEUVITA não acreditava em mim!  :lol:

Tive de lhe mostrar o DUA e o Manual do carro para ele se certificar!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 26 de Outubro, 2010, 19:54:06
se passam homologação do /45 e do /55 tem de passar do /50

isso queria eu devido ao pneus serem quase metade do preço, mas pelo menos nos Punto mk2 a Fiat não homolga 195/50R15...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: PandaSisley em 27 de Outubro, 2010, 12:34:11
isso queria eu devido ao pneus serem quase metade do preço, mas pelo menos nos Punto mk2 a Fiat não homolga 195/50R15...

Olha aqui mais um exemplo, mas em outra marca que agora não interessa...

Vejam o seguinte:
 
Medidas já averbadas no DUA do meu carro:
 
195/55 R16 que corresponde a um raio de 310.45 mm e a um perímetro de 1950.61 mm
 
195/60 R16 que corresponde a um raio de 320.20 mm e a um perímetro de 2011.87 mm
 
A medida que eu pretendia era 205/55 R16 (mais baratos) corresponde a um raio de 315,95 mm e a um perímetro de 1985.17 mm, o que como se comprova está precisamente entre as duas medidas homologadas de origem.

Tb não deixam  :nhedaxe:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 27 de Outubro, 2010, 12:58:46
Eh pah... Mas que sentido é isso faz??? Duas medidas diferentes e incompativeis, autorizadas, e uma que fica a meio termo não é passível de homolgação! Estranho....
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 27 de Outubro, 2010, 14:28:52
a mim faz-me comichão debaixo as unhas!

no meu thema o anterior dono homologou 195/55R15, sendo de fabrica 195/60R15, o carro está a marcar menos 10% de velocidade, e claro a gastar mais 10% de combustivel (1 litro aos 100) e eles averbaram isso :|
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 27 de Outubro, 2010, 18:52:49
a mim faz-me comichão debaixo as unhas!

no meu thema o anterior dono homologou 195/55R15, sendo de fabrica 195/60R15, o carro está a marcar menos 10% de velocidade, e claro a gastar mais 10% de combustivel (1 litro aos 100) e eles averbaram isso :|

no meu averbaram 205/60R15, 215/45R17 e 225/35R17 que não serve atras legalmente, ou sai da carroçaria ou roça nos amortecedores.. os 225/45R17 que queria não deram.. tambem não foge muito :P
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: novato jtd em 28 de Outubro, 2010, 12:40:19
Boas amigos!o meu nome e Hugo e sou novo aqui, ja fiz a minha devida apresentaçao, tenho uma duvida, estou a pensar mudar o meu punto multijet (anterior ao grand punto) para 195/45 r16, mais pela estetica... acham que me pode dar desvantagens ou mais valias? eu tnh jante 15 com 16 e capaz de ficar mais seguro nao? e ja aaora alguem sabe quanto fica averbar mais uma medida de jante no documento unico? espero pelas respostas! opinem a vontade. obrigado!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 28 de Outubro, 2010, 19:21:45
Boas amigos!o meu nome e Hugo e sou novo aqui, ja fiz a minha devida apresentaçao, tenho uma duvida, estou a pensar mudar o meu punto multijet (anterior ao grand punto) para 195/45 r16, mais pela estetica... acham que me pode dar desvantagens ou mais valias? eu tnh jante 15 com 16 e capaz de ficar mais seguro nao? e ja aaora alguem sabe quanto fica averbar mais uma medida de jante no documento unico? espero pelas respostas! opinem a vontade. obrigado!

ha quem diga que a partir de jante 15 no mk2 começa a perder performance, o conjunto que falas tem um diametro bem maior que a jante de origem, duvido que consigas averbar devido ao erro induzido no conta kms..
no meu o carro comporta-se lindamente com 195/45R15, o problema são as imperfeições na estrada que partem as costas  :lol:

o maximo de medidas possiveis no DU é a de origem mais 3..
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: novato jtd em 28 de Outubro, 2010, 22:27:11
Eu ja mandei um mail para a tds e eles dizem que permitem esta medida, eu quero fazer tudo preto no branco, agora que me diz isso ja nao sei, eu n entendo bem disto mas se isso nao e bom para o carro porque que autorizam? obrigado pela resposta!e quanto fica para averbar, fora os 50 eur para a tds? obrigado pela atençao!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 29 de Outubro, 2010, 03:27:28
Punto com jante 16 não está provado que tenha qualquer tipo de vantagem, pelo contrário.
Nem nos melhores, HGT, compensa.

15 é mais do que suficiente.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: novato jtd em 29 de Outubro, 2010, 09:52:28
Hum...sendo assim acho que vou deixar essa questao de lado ja que so ia mudar pela estetica, nao gosto mt das jantes, no futuro a ver se arranjo outras 15 mais porreiras, eu tambem pensava que a 16 me ajudasse mais na traseira do carro que ao ser comercial e um bocado reguila, mas talvez uns espaçadores ajudem. Muito obrigado pela ajuda, ja aprendi qualquer coisita!  :t_up:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: multijet90cv em 28 de Março, 2011, 12:00:19
Boa tarde.
Por incrivel que possa parecer o meu punto tem amolgação para jantes 14, 15, 16 e 17, e quando o comprei já trazia calçado 205/45 r17. O meu chefe tinha um BMW 120 e ficou estupefato do meu trazer uns sapatos maiores que o dele.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: LB em 28 de Março, 2011, 12:20:05
amolgação???
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 28 de Março, 2011, 20:43:08
Boa tarde.
Por incrivel que possa parecer o meu punto tem amolgação para jantes 14, 15, 16 e 17, e quando o comprei já trazia calçado 205/45 r17. O meu chefe tinha um BMW 120 e ficou estupefato do meu trazer uns sapatos maiores que o dele.

estamos a falar do mk2? é que se for o caso pela tds não homolgas acima de 15 no mk2. pela lta da mas pelo preço mais vale estar quieto  :lol:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 28 de Março, 2011, 21:05:45
estamos a falar do mk2? é que se for o caso pela tds não homolgas acima de 15 no mk2. pela lta da mas pelo preço mais vale estar quieto  :lol:

...é Mk3... acho eu!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 28 de Março, 2011, 21:14:04
...é Mk3... acho eu!

mk3 seria o grande punto que ja tras 15 de origem  :P

mk2a e b é que não dão mais de 15, 16 até servem bem mas consoante a largura roça.. o que legalizam no mk2 acho que seja o limite em termos de performance/estetica, mais e perdes performance... so não ando com os 195/45 15 porque nas estradas que por aqui tenho são pessimos, os 55 ja devem ser mais aceitaveis..
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 28 de Março, 2011, 21:23:25
mk3 seria o grande punto que ja tras 15 de origem  :P

mk2a e b é que não dão mais de 15, 16 até servem bem mas consoante a largura roça.. o que legalizam no mk2 acho que seja o limite em termos de performance/estetica, mais e perdes performance... so não ando com os 195/45 15 porque nas estradas que por aqui tenho são pessimos, os 55 ja devem ser mais aceitaveis..

Boa tarde.
Por incrivel que possa parecer o meu punto tem amolgação para jantes 14, 15, 16 e 17, e quando o comprei já trazia calçado 205/45 r17. O meu chefe tinha um BMW 120 e ficou estupefato do meu trazer uns sapatos maiores que o dele.

Este user acho que se refere a Grande Punto...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 28 de Março, 2011, 21:44:44
Nenhum Punto MK1 e MK2 tem peso que compense usar mais do que jante 15. Em largura 195.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: multijet90cv em 29 de Março, 2011, 10:51:39
Eu estava a falar do grande Punto sport 90cv.......... :fiat:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kimo em 28 de Abril, 2011, 14:30:07
Poucos achavam possível mas é verdade ....

(http://img3.imageshack.us/img3/3682/280420112222cpia.jpg) (http://img3.imageshack.us/i/280420112222cpia.jpg/)

Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 28 de Abril, 2011, 15:25:58
Do poder  :hail:

195/45 em jantes de Magnésio ao poder!  :d_grin:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 28 de Abril, 2011, 15:34:43
só é pena no 127 criar um erro de 10%
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Hybs_1.4ie em 01 de Maio, 2011, 02:09:23
este topico já esta a ficar um bocado confuso..

também acho, porque não listar tudo na primeira pagina?      :palmas: :happy:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Rara em 02 de Maio, 2011, 15:10:47
Segue mail actualizado da TDS,perguntei por duas medidas de alteração:

Exmo. Senhor,

Na sequência do seu contacto informamos que ambas as medidas indicadas podem ser homologadas para o referido veículo.

Para a emissão da declaração é necessário que nos envie fotocópia/digitalização do livrete/certificado de matrícula.

O custo de cada medida na declaração é de 55 euros (IVA incl.), podendo o pagamento ser efectuado por transferência bancária para o NIB 003300005005809286205, sendo necessário o envio do respectivo comprovativo e dos dados para envio e facturação (nome, morada e contribuinte).


Com os melhores cumprimentos,
 
Telmo Nunes

 
T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Rua Julieta Ferrão, 12 - Escritório 806
1600 - 131 Lisboa
Portugal
Tel: +351 217 993 522
Fax: +351 217 993 523
Telemóvel: +351 918 835 434
Mail: [email protected]
Web: tdsauto.pai.pt

Ou seja,são 55 euros por cada medida de homologação.... :nhedaxe:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Hybs_1.4ie em 12 de Maio, 2011, 23:27:36
e eu a pensar que a SIVA era chula!!!
queria averbar jante 14" no fiat! mas esquece lá isso! LOLOL
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kimo em 12 de Maio, 2011, 23:50:31
Pois a TDS pediu-me 55€ por cada medida a homologar ... mas não achei caro ....

comparando com a LTA- Laboratório de Tecnologia Automóvel, Lda

pedem para uma seat Ibiza 1.9tdi (1998) ter jante de 16 (da GtTDI)

ensaios de 30 minutos ás segundas feiras no kartodromo de Braga - valor 160€
No caso do veículo se submeter a um segundo ensaio (reinspecção) o valor é de 80€.

 :OMG:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Hybs_1.4ie em 12 de Maio, 2011, 23:58:03
Pois a TDS pediu-me 55€ por cada medida a homologar ... mas não achei caro ....

comparando com a LTA- Laboratório de Tecnologia Automóvel, Lda

pedem para uma seat Ibiza 1.9tdi (1998) ter jante de 16 (da GtTDI)

ensaios de 30 minutos ás segundas feiras no kartodromo de Braga - valor 160€
No caso do veículo se submeter a um segundo ensaio (reinspecção) o valor é de 80€.

 :OMG:

não podemos comparar!
num sitio limitam-se ao que queres gastar! na Lta dão.te a possibilidade de usares tamanhos de jantes e pneus que na marca nunca te iriam dar!
:)

num passam-te papel sem ver sequer o carro!
no outro testam e depois passam o papel!!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: pgainf em 01 de Setembro, 2011, 23:39:37
Greetings!

Averbar 185/60R14 num Panda Multijet 2004?

Os 155/80r13 que vinham de origem era ridículos, mas agora quando passo por uma operação stop, a carteira foge de medo. Tenho as jantes especiais de 14" do Punto 2000 montadas.

Qual é o processo?

Tds, Fiat, declarações e custos de livretes à parte...

Estou confuso.

Cumprimentos
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 02 de Setembro, 2011, 09:27:07
tds directamente
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: alfamaniaco em 06 de Novembro, 2011, 20:48:57
Mais uma vez.. estamos em Portugal!

Isto das homologações dos pneumáticos é uma autêntica chulice! Nós ficamos todos contentes por ver as medidas averbadas e pagamos todos felizes, mas nós estamos simplesmente a pactuar que nos roubem!

Eu conheço a LTA à uns 4 ou 5 anos, na altura em que precisei de homologar as R18 no GTV. O Sr. Telmo sempre muito prestavel lá tratou do processo de forma rápida.

Mas o que a TDS nos cobra é bastante diferente do que a LTA nos cobra.

A LTA faz uma homologação mediante testes fisicos e práticos. Envolve que cada veiculo se dirija a braga a faça testes de estrada. É caro, 120€, mas aqui compreendo a razão deste custo. Eles homologam medidas DIFERENTES das indicadas pelos fabricantes, desde que se cumpram os requisitos por eles indicados.

A TDS limita-se a enviar declarações com base nos dados enviados pelas marcas. Ora isso deveria ser GRATUITO!

Dou um exemplo pratico, o meu 156 veio felizmente com três medidas de pneumáticos no livrete quando foi comprado novo. 205/65R15; 205/55R16 e 215/45R17! Falamos de um 156 1.6 sport! Estas medidas vêm as três no manual do carro, nos dados técnicos, onde consta inclusivamente pressões para as três medidas, etc etc!
Um outro amigo meu, tem um carro do mesmo ano, dois meses de diferença, motor 2.0 e só tinha no 205/55R16! Foi à alfa romeo pedir a declaração para homologar as medidas que constam no manual do veiculo! A Alfa indicou a TDS Engenharia!
Ligou-se para lá, e sim senhor, passamos a declaração, são 50€ pela mesma. Vá lá que na altura o preço eram 50€ para cada duas medidas. Agora a chulice é ainda maior... 55€ por cada uma!!
Isto para mim é roubar!

E eu vou ser uma vez mais ROUBADO, pois quero homologar os 175/50R13 no 127 e lá vou ter eu que largar os aerios!

Este custo só deveria ser cobrado em casos de dimensões extra fabricante, onde implicasse que existissem testes praticos às viaturas.

Desculpem o desabafo... mas estou fartinho de todas estas merdas no nosso rectangulo!!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: PandaSisley em 06 de Novembro, 2011, 21:40:53
Mais uma vez.. estamos em Portugal!

Isto das homologações dos pneumáticos é uma autêntica chulice! Nós ficamos todos contentes por ver as medidas averbadas e pagamos todos felizes, mas nós estamos simplesmente a pactuar que nos roubem!

Eu conheço a LTA à uns 4 ou 5 anos, na altura em que precisei de homologar as R18 no GTV. O Sr. Telmo sempre muito prestavel lá tratou do processo de forma rápida.

Mas o que a TDS nos cobra é bastante diferente do que a LTA nos cobra.

A LTA faz uma homologação mediante testes fisicos e práticos. Envolve que cada veiculo se dirija a braga a faça testes de estrada. É caro, 120€, mas aqui compreendo a razão deste custo. Eles homologam medidas DIFERENTES das indicadas pelos fabricantes, desde que se cumpram os requisitos por eles indicados.

A TDS limita-se a enviar declarações com base nos dados enviados pelas marcas. Ora isso deveria ser GRATUITO!

Dou um exemplo pratico, o meu 156 veio felizmente com três medidas de pneumáticos no livrete quando foi comprado novo. 205/65R15; 205/55R16 e 215/45R17! Falamos de um 156 1.6 sport! Estas medidas vêm as três no manual do carro, nos dados técnicos, onde consta inclusivamente pressões para as três medidas, etc etc!
Um outro amigo meu, tem um carro do mesmo ano, dois meses de diferença, motor 2.0 e só tinha no 205/55R16! Foi à alfa romeo pedir a declaração para homologar as medidas que constam no manual do veiculo! A Alfa indicou a TDS Engenharia!
Ligou-se para lá, e sim senhor, passamos a declaração, são 50€ pela mesma. Vá lá que na altura o preço eram 50€ para cada duas medidas. Agora a chulice é ainda maior... 55€ por cada uma!!
Isto para mim é roubar!

E eu vou ser uma vez mais ROUBADO, pois quero homologar os 175/50R13 no 127 e lá vou ter eu que largar os aerios!

Este custo só deveria ser cobrado em casos de diemnsões extra fabricante, onde implica-se que existissem testes praticos às viaturas.

Desculpem o desabafo... mas estou fartinho de todas estas merdas no nosso rectangulo!!

x2
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Remus em 07 de Novembro, 2011, 22:59:31
Cinquecento Sport 1998 ;  185/50 R14 na Tds
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: alfamaniaco em 08 de Novembro, 2011, 12:47:40
recebido hoje para o 127:

Citar
Bom dia,

 

Na sequência do seu contacto informamos as medidas possíveis de homologar para o referido veículo:

 

165/60 R13

165/65 R13

165/70R13

175/50 R13

175/60 R13

185/60 R13

195/55 R13

165/65 R14

175/60 R14

185/55 R14

195/45 R14

 

Cada medida na declaração tem o custo de 55 euros (IVA incl.), podendo o pagamento ser efectuado por transferência bancária para o NIB 003300005005809286205, sendo necessário o envio do respectivo comprovativo e dos dados para envio e facturação (nome, morada e NIF).

Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 10 de Novembro, 2011, 17:20:54
o engraçado é que ha medidas aí que são "fora da lei" e que vão dar um erro demasiado grande... mas pronto

como é que pode ser possivel averbar 165/65R13 e 165/65R14 no mesmo veiculo!!!!!

eu logo a ver se tiro uma foto das duas medidas uma ao lado da outra para teres a ideia
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 10 de Novembro, 2011, 17:28:23
e não referem sequer 155/70R13... LOL
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Lancisti em 10 de Novembro, 2011, 17:30:31
Contra a TDS só tenho o facto de cada medida ser mais um X... pedes 2 medidas são 2 declarações!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Dotcom em 12 de Novembro, 2011, 19:12:30
Boas...
Fiat Punto 1.2 75 (elx) mk1
Afinal que medidas posso escolher?!?!?
Tenho umas jantes com pneu 195/45/16 de um carro anterior sempre as posso homologar?

Cumps...
Dotcom
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 14 de Novembro, 2011, 15:59:42
Até podem homologar.

Mas nesse carro eu só punha no máximo dos máximos 195/50-15 (que é uma medida comum e barata ainda por cima).

Nem nos Puntos GT compensa jante 16.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Lancisti em 14 de Novembro, 2011, 19:21:51
É igual :)

O coeficiente de arrasto é o mesmo...

165 65 14 é equivalente a 185 60 14, 195 50 15, 195 45 16, 205 45 16 e mais não sei :)
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 14 de Novembro, 2011, 19:33:25
Igual como?

Jantes 16 para jante idêntica é sempre mais pesada.
Pneu 16 será mais baixo perfil.
Os perimetros podem ficar próximos mas as larguras podem obrigar a espaçadores e/ou não poder sentar pessoas nos carros ou curvar de forma mais radical sem roçar.

Um 185/55-14 para Puntos 75 é mais do que bom.
195/50-15 no extremo.

Era até onde eu homologaria.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Lancisti em 14 de Novembro, 2011, 19:42:13
185 60 14 é que é bom!!! Essas vossas contas têm que ver com o facto de o GT trazer 55
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 14 de Novembro, 2011, 19:51:29
185 60 14 é que é bom!!! Essas vossas contas têm que ver com o facto de o GT trazer 55

Não é o GT, é mesmo o 85 Sport ou Sporting, como queiras.

185/60-14 é uma das medidas mais comuns e durante muito tempo foi a medida mais comum, depois da 155/70-13 e antes da 205/55-16 actual.
Em 185/60-14 há quase tudo e a bom preço.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Lancisti em 14 de Novembro, 2011, 20:05:05
Falta-te aí no meio 195 50 15
 
De qualquer das formas falava em medidas equivalentes
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 14 de Novembro, 2011, 20:11:04
Sim, 195/50-15 é muito comum, mas menos do que 185/60-14 e 205/55-16.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Lancisti em 14 de Novembro, 2011, 20:18:58
Olha que tudo o que era TDI nos 90 era essa medida que gastava
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 14 de Novembro, 2011, 20:41:14
Olha que tudo o que era TDI nos 90 era essa medida que gastava

195/50-15?
Sim é muito comum.

O meu Passat TD de 1990 gastava 185/60-14.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Lancisti em 14 de Novembro, 2011, 20:43:56
Tal como os Delta HF Turbo dessa altura  :d_grin:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Dotcom em 15 de Novembro, 2011, 10:51:01

Eu neste momEnto estoucom pneu 185/55/14 nao me lamento mas as outras jantes para alem de melhorestado tem melhor Aparencia so nao tenho é homologaçao
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 15 de Novembro, 2011, 17:10:59
Tenta homologar, mas antes experimenta o carro com 14 e com 16 e vais ver a perda de resposta.
Com 16 básicamente fica muito mais lento.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 25 de Novembro, 2011, 13:30:56
Num Punto preferia ter apenas 195/50/15... a não ser que o carro tenha mais de 100cv, aí sim, optava por 16"
Num Bravo sim, 205/45/16... 17" só se tiver o kit Abarth...
Já andei com 14" 15" 16" e 17"

Com as 14" o carro é muito rápido....  de ponteiro.... :sombrero:
Com as 17" era mais lento... de ponteiro...

195/50/15 a 200km/h de ponteiro faz 189km/h de GPS
205/45/16 a 200km/h de ponteiro faz 194km/h de GPS
205/40/17 a 200km/h de ponteiro faz 198km/h de GPS

Umas jantes pequenas ajudam a acelarar melhor, mas é tudo devido ao peso e diâmetro do conjunto pneu e jante.
As minhas 17" (Toora Abarth do Stilo MS) eram as mais leves quase a par das 14...

Se tiver 195/50/15 e 195/55/15, em jantes iguais, tenho uma acelaração mais rápida onde tiver menos peso e diametro menor...
Que será nas 195/50/15
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 25 de Novembro, 2011, 13:36:40
195/50-15?
Sim é muito comum.

O meu Passat TD de 1990 gastava 185/60-14.

Ele falou bem, TDI... o teu era um TD

TDI 90 e 110, 195/50/15 era a medida comum...
Mais tarde, Ibizas GT-TDI, nem todas, usavam 195/45/16
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kiM em 26 de Janeiro, 2012, 23:36:14
Alguem sabe se é possivel a t.d.s passar declaração para um grand punto para jante 17??é que o meu é de 90cv mas so traz jante 16:S
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 26 de Janeiro, 2012, 23:53:57
O que eu sei é que o forum tem regras...

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0)
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kiM em 27 de Janeiro, 2012, 09:59:25
O que eu sei é que o forum tem regras...

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0)
sim e então? eu fiz a pergunta aqui neste tópico pois nao encontrei a resposta do mesmo.. sou novo aqui portanto vim perguntar ao topico em que achei que era mais pertinente, sem fazendo spam, ou ofender alguém..

cumps
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 27 de Janeiro, 2012, 10:04:45
a questão é que não lês-te as regras, ou se as lês-te, não lhes prestaste atenção :(

lê melhor as regras por favor...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kiM em 27 de Janeiro, 2012, 10:34:14
ok ja percebi.. e agora é possível obter a minha resposta?xD :d_grin:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 27 de Janeiro, 2012, 10:46:34
já tentaste ligar/enviar mail para la? ;) são uns tipos simpáticos que respondem logo
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 27 de Janeiro, 2012, 11:03:14
E não são chatos como nós... Não te impoêm regras nenhumas, antes de colocares as questões!  :t_up:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: JoãoDiogoSilva em 27 de Janeiro, 2012, 11:06:49
Eu penso que o façam sem grandes problemas, e agora fora de brincadeiras o melhor é ligar e perguntar. Eles informam de tudo o que é necessário (euros  :D)  :t_up:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Rara em 27 de Janeiro, 2012, 11:29:00
Alguem sabe se é possivel a t.d.s passar declaração para um grand punto para jante 17??é que o meu é de 90cv mas so traz jante 16:S

Só? 90cvs e jante 17''?  :huh: :huh: :huh:

Isso é para depois empurrares tu o carro nas subidas né?  :lol: :lol:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kiM em 27 de Janeiro, 2012, 14:40:00
Só? 90cvs e jante 17''?  :huh: :huh: :huh:

Isso é para depois empurrares tu o carro nas subidas né?  :lol: :lol:
é que este modelo nem traz jante de 17'' de origem nem nada...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 27 de Janeiro, 2012, 14:51:46
sim e então? eu fiz a pergunta aqui neste tópico pois nao encontrei a resposta do mesmo.. sou novo aqui portanto vim perguntar ao topico em que achei que era mais pertinente, sem fazendo spam, ou ofender alguém..

ok ja percebi.. e agora é possível obter a minha resposta?

é que este modelo nem traz jante de 17'' de origem nem nada...

Tens de moderar a forma como escreves neste forum.

Acabaste de chegar, tens 4 posts feitos, e em 3/4 deles é notória uma arrogância nas palavras que não se coaduna com os princípios desta comunidade.

Ainda vais bem a tempo de alterar a tua postura!

O primeiro aviso está feito.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Tiffosi em 27 de Janeiro, 2012, 15:22:26
é que este modelo nem traz jante de 17'' de origem nem nada...

Só ganha estética o resto é só perder. Perde nos consumos, nas reprises, na aquisição e em determinadas meditas até perdes no aquaplaning.

Partindo do princípio que o Sport traz 17" deves conseguir homologar
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 27 de Janeiro, 2012, 15:49:44
Só? 90cvs e jante 17''?  :huh: :huh: :huh:

Isso é para depois empurrares tu o carro nas subidas né?  :lol: :lol:

O Corsa 1.3 CDTI 90cv tem jante 17" de origem
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 27 de Janeiro, 2012, 16:00:18
Só ganha estética o resto é só perder. Perde nos consumos, nas reprises, na aquisição e em determinadas meditas até perdes no aquaplaning.

Partindo do princípio que o Sport traz 17" deves conseguir homologar

O Grande Punto 1.3 mjet de 90cv é possível homologação para jante 17"...
Esqueces-te de referir que a direcção é mais precisa e se meter jante peso pluma nada disso acontece.
Pode, sim, perder algum conforto e obviamente que no aquaplaning vai depender da largura do pneu, quantidade de água e piso do pneu...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 27 de Janeiro, 2012, 16:22:37
Tens de moderar a forma como escreves neste forum.

Acabaste de chegar, tens 4 posts feitos, e em 3/4 deles é notória uma arrogância nas palavras que não se coaduna com os princípios desta comunidade.

Ainda vais bem a tempo de alterar a tua postura!

O primeiro aviso está feito.

As respostas têm em conta a outros comentários que podem ser considerados igualmente arrogantes...
Um comentário directo é ou pode ser considerado arrogante.
Depende do ponto de vista de cada um e da sua interpretação-
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Rara em 27 de Janeiro, 2012, 16:29:04
O Corsa 1.3 CDTI 90cv tem jante 17" de origem


E isso quer dizer o quê já agora?  :huh: :huh:

Ah já percebi,como o Corsa tem é bom? É que ali em cima diz FIATISTAS,não diz OPELISTAS...

Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 27 de Janeiro, 2012, 17:55:11
As respostas têm em conta a outros comentários que podem ser considerados igualmente arrogantes...
Um comentário directo é ou pode ser considerado arrogante.
Depende do ponto de vista de cada um e da sua interpretação-

2 pontos:

1 - Neste caso o único ponto de vista que importa, e a única interpretação que está em causa, pertencem à moderação do forum!

2- A advertência foi feita ao user kiM. O teu comentário é completamente despropositado.

Em relação a isto, o assunto está encerrado. Qualquer post feito no seguimento deste, será imediatamente apagado.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 27 de Janeiro, 2012, 19:38:42
E isso quer dizer o quê já agora?  :huh: :huh:

Ah já percebi,como o Corsa tem é bom? É que ali em cima diz FIATISTAS,não diz OPELISTAS...


Se diz Fiat ou Opel não tenho nada a ver com isso.
Nem isso é desculpa para que o assunto não seja falado a nível de comparação.

Comparei os carros:
Mesma plataforma
Mesmo motor
Mesma cavalagem

Fiz comparação a nível de performance, não a nível burocrático.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 27 de Janeiro, 2012, 20:32:49
apesar de tentarem fazer pensar que sim o corsa não é igual ao gpunto...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 27 de Janeiro, 2012, 20:37:15
apesar de tentarem fazer pensar que sim o corsa não é igual ao gpunto...

Eu sei que não são iguais, são semelhantes... são comparáveis.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 27 de Janeiro, 2012, 20:41:57
Eu sei que não são iguais, são semelhantes... são comparáveis.

não usam a mesma caixa nem gestão de motor..
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 27 de Janeiro, 2012, 21:17:04
não usam a mesma caixa nem gestão de motor..

É inegável que o Grande Punto e o Opel Corsa usam a mesma plataforma, possuem o mesmo motor e a mesma potência.
Tem as suas diferenças e igualdades, daí ter dito semelhante...

O mesmo exemplo para o Alfa 159 1.9 Mjet com caixa GM.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kimo em 27 de Janeiro, 2012, 21:52:40
Seja ele opel, Fiat, Ranhô, ou seja la o que for... jante de 17" num motor pequeno é um erro .....

se alguém quiser melhor comportamento rebaixa e põe Barra AA e no máximo baixa por exemplo de 50 para 45 o perfil do pneu.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 27 de Janeiro, 2012, 21:56:48
Seja ele opel, Fiat, Ranhô, ou seja la o que for... jante de 17" num motor pequeno é um erro .....

se alguém quiser melhor comportamento rebaixa e põe Barra AA e no máximo baixa por exemplo de 50 para 45 o perfil do pneu.

Hoje em dia é muito comum, principalmente em carros turbo-diesel, usarem-se rodas sobredimensionadas.

É a estética a sobrepor-se à funcionalidade...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kimo em 27 de Janeiro, 2012, 22:01:57
pois e depois saem para o mercado "poias" como o qashqai com motor 1.5 DCI de 105cv e jante de 18" e aquele corpo todo ...

mas pronto ... é bonito .....

eu tenho um motor 1.8 com 115cv e chega bem as jantes de 16" com 205/50 R16
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Lancisti em 27 de Janeiro, 2012, 22:17:31
Eu tinha essa mesma medida com 225cv...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kimo em 27 de Janeiro, 2012, 22:26:58
Eu tinha essa mesma medida com 225cv...

e o Uno Tubo IE tem 120cv com jante de 13" eh eh eh ... não é por ter jantes enormes que fica maquina lol lol
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 27 de Janeiro, 2012, 22:41:36
e o Uno Tubo IE tem 120cv com jante de 13" eh eh eh ... não é por ter jantes enormes que fica maquina lol lol

Na Formula 1 usam jantes 13''...  :P
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 28 de Janeiro, 2012, 00:38:35
É inegável que o Grande Punto e o Opel Corsa usam a mesma plataforma, possuem o mesmo motor e a mesma potência.
Tem as suas diferenças e igualdades, daí ter dito semelhante...

O mesmo exemplo para o Alfa 159 1.9 Mjet com caixa GM.

o escalonamento da caixa e diferencia são diferentes, se reparares o corsa da a mesma velocidade a mesma rotação que o gpunto apesar de um ter jante 16 e outro 17..
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 28 de Janeiro, 2012, 01:05:00
Smokeme, se tem a mesma rotação e velocidade de quadrante ter jante 16  ou 17 não interfere nos dados do quadrante...
Altera, sim, a velocidade real de cada um...
No meu Bravo ter 14" 15" 16 ou 17" às 2500rpm vou sempre a 120km/h de quadrante...
A velocidade real é que vai ser diferente, em  função da dimensão de cada pneumático...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 28 de Janeiro, 2012, 01:16:04
Smokeme, se tem a mesma rotação e velocidade de quadrante ter jante 16  ou 17 não interfere nos dados do quadrante...
Altera, sim, a velocidade real de cada um...
No meu Bravo ter 14" 15" 16 ou 17" às 2500rpm vou sempre a 120km/h de quadrante...
A velocidade real é que vai ser diferente, em  função da dimensão de cada pneumático...

tava a falar do corsa vs gpunto, o escalonamento da caixa é diferente devido ao tamanho das jantes.. um carro novo só tem certa tolerancia, não podem meter jantes de fabrica a dar erro no quadrante...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kimo em 28 de Janeiro, 2012, 01:17:40
ou vejamos por outro lado .... no quadrante vais a 90 a passar um radar e ja vais na 94 ou 95 na realidade .... :-S
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 28 de Janeiro, 2012, 05:00:26
Eu acho que mais do que jante 15 e com um 185 nestes carros 1300 é demais.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: italianjob em 28 de Janeiro, 2012, 07:07:35
Seja ele opel, Fiat, Ranhô, ou seja la o que for... jante de 17" num motor pequeno é um erro .....

se alguém quiser melhor comportamento rebaixa e põe Barra AA e no máximo baixa por exemplo de 50 para 45 o perfil do pneu.

A meu ver é um mito que meteram na cabeça das pessoas.
O meu carro de dia a dia é uma carrinha com 1400 e muitos kg , jantes 18 com 8.5 polegadas ha frente e 9 polegadas atras , e engraçado um motor 1.9 de 90cv , ha e tal gasta mais , ha e tal depois não sai do sitiu .

Esta presisamente igual a nivel de prestações e de comsumos.
Sempre fiz media de 5 a 5.5 , e continua com media de 5 ate 5.5.
Prestações esta igual , apenas esta mais firme , mas a diferença de comportamento em curva tambem foi algo bastante notoria para melhor.

E digovos eu ja carreguei as jantes e pneus dela , e se for presiso pesa mais as jantes 15 dela com pneus que as actuais 18 .
pois a jante é mais pesada , mas ninguem se lembra do peso do pneu , é que o pneu da jante 15 parece de um todo o terreno pesa chumbo medida 215 60 15  tem mais borracha que sei la o que , a 18 tem um jante mais pesada , mas acaba por ter um pneu muito mais leve 225 40 18, o que afinal de contas acabam com peso semelhante.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: LB em 28 de Janeiro, 2012, 07:25:26
os Corsa vem com jante maior que o meu Volvo

o diametro externo é que conta e o pneu apesar de ser largo está numa jante leve!

agora para consumos tem sempre de ser pneu fino!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: aprendiz em 28 de Janeiro, 2012, 07:31:20
E também tem a ver com a largura a aderencia a estrada e o peso das rodas é que influencia os consumos e se perde força ou não,  quer dizer nunca perde força tem é que carregar mais peso do que foi calculado de fábrica.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 28 de Janeiro, 2012, 18:17:23
tava a falar do corsa vs gpunto, o escalonamento da caixa é diferente devido ao tamanho das jantes.. um carro novo só tem certa tolerancia, não podem meter jantes de fabrica a dar erro no quadrante...

Já confirmei as caixas e são iguais. Ambos às 3000rpm vão a 160km/h
E o que dizes está errado...
O que importa ter jante 15 16 ou 17 se o que importa é o diametro da roda!!!!

Ex:
eu tenho 205/50/15 o meu irmão tem 195/65/15
Temos ambos jantes 15, mas o meu irmão tem uma roda bem maior que no meu carro

Exemplo com jantes diferentes e diâmetro igual
195/55/15 tem o mesmo diametro que 205/40/17


O GPunto com 195/55/16 tem um diametro de roda 0,7% maior que o Corsa com 205/45/17.
Basicamente a diferença é pouco notória.. são medidas equivalentes.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 28 de Janeiro, 2012, 18:54:39
ou vejamos por outro lado .... no quadrante vais a 90 a passar um radar e ja vais na 94 ou 95 na realidade .... :-S

 :OMG: :boxing_smiley:

Tens noção do que disseste?
Falas de 5.5% acima do quadrante a 90Km/h
Com todas as medidas no livrete ou homologações, a 90km/h no quadrante vais sempre a menos de 90km/h.
Nenhuma marca aprova homologações numa medida de pneus para um carro que faça uma velocidade real acima do quadrante.
Mesmo aqui em Braga, na LTA, fora as outras condições, só aprovam a medida se esta fizer velocidade real abaixo do indicado no quadrante.

Algumas medidas apresentam mais erro da velocidade real do que outras, devido ao diametro que possuirem...
E se tens uma medida que dentro do limite de velocidade te faça uma velocidade acima do anunciado do quadrante podes contestar a multa, processando a marca do automóvel ou entidade pela aprovação/homologação da dimensão dos pneumáticos.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 28 de Janeiro, 2012, 19:07:54
:OMG: :boxing_smiley:

Tens noção do que disseste?
Falas de 5.5% acima do quadrante a 90Km/h
Com todas as medidas no livrete ou homologações, a 90km/h no quadrante vais sempre a menos de 90km/h.
Nenhuma marca aprova homologações numa medida de pneus para um carro que faça uma velocidade real acima do quadrante.
Mesmo aqui em Braga, na LTA, fora as outras condições, só aprovam a medida se esta fizer velocidade real abaixo do indicado no quadrante.

Algumas medidas apresentam mais erro da velocidade real do que outras, devido ao diametro que possuirem...
E se tens uma medida que dentro do limite de velocidade te faça uma velocidade acima do anunciado do quadrante podes contestar a multa, processando a marca do automóvel ou entidade pela aprovação/homologação da dimensão dos pneumáticos.


a Fiat aprova medidas onde a velocidade real é acima do quadrante..

no punto mk2 por ex..

o meu tras 165/70R14 de origem mas o livrete indica tambem

195/45R15 que dá uma diferença de 5.16% acima de origem
195/55R15 que dá uma diferença de 1.5% abaixo de origem
185/55R15 que dá uma diferença de 0.35% acima de origem
185/60R14 que dá uma diferença de 1.52% acima de origem

foi tudo homologado pela TDS, no entanto não me deram 195/50R15  :P
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 28 de Janeiro, 2012, 19:18:56
Eu acho que mais do que jante 15 e com um 185 nestes carros 1300 é demais.

O que importa é a relação de caixa que está escalonada para possuir determinada dimensão de pneus...
Para possuir o mesmo diametro teria que ser um pneu "balão" 185/65/15
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 28 de Janeiro, 2012, 19:30:26
a Fiat aprova medidas onde a velocidade real é acima do quadrante..

no punto mk2 por ex..

o meu tras 165/70R14 de origem mas o livrete indica tambem

195/45R15 que dá uma diferença de 5.16% acima de origem
195/55R15 que dá uma diferença de 1.5% abaixo de origem
185/55R15 que dá uma diferença de 0.35% acima de origem
185/60R14 que dá uma diferença de 1.52% acima de origem

foi tudo homologado pela TDS, no entanto não me deram 195/50R15  :P

E soubeste interpretar a tabela?
165/70/14 de origem face a 195/45/15 tens um erro de 5.16% acima do 165/70/14
Mas, esse 165/70/14 tem erro face o quadrante, tu a 90km/h no quadrante vais a menos velocidade real.
Convido-te a medir a velocidade real e constatar o que indica o quadrante.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 28 de Janeiro, 2012, 19:50:20
E soubeste interpretar a tabela?
165/70/14 de origem face a 195/45/15 tens um erro de 5.16% acima do 165/70/14
Mas, esse 165/70/14 tem erro face o quadrante, tu a 90km/h no quadrante vais a menos velocidade real.
Convido-te a medir a velocidade real e constatar o que indica o quadrante.

com a medida de origem tenho um erro de menos de 2km/h a 100km/h, o gps indica 99km/h com o quadrante a marcar 100.. hoje em dia com quadrantes digitais os erros são prepositados e não devido a tolerancias de calibragem como acontecia com sistemas analogicos..

é possivel quase remover o erro do velocimetro, o unico variavel seria a pressão do pneu (aumenta com a temperatura) e o tamanho do rasto que são dificeis de controlar mas tudo o resto é canja..

se conseguimos medir a posição exacta de um motor a mais de 10mil rpm facilmennte se pode medir um pneu que anda a menos de 3000rpm, no final das contas os sensores do abs já o fazem sem erro..
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 28 de Janeiro, 2012, 19:59:37
195/45/15 é um pneu menor e a 100km/h de quadrante tem uma diferença de 5.16% maior do que 165/70/14.

Consoante o erro que tenhas de velocidade real, depois tens que somar ou subtrair a diferença entre as medidas.

Agora a 100Km/h reais com 165/70/14 vais a 94,9Km/h com 195/45/15.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 28 de Janeiro, 2012, 20:24:25
com a medida de origem tenho um erro de menos de 2km/h a 100km/h, o gps indica 99km/h com o quadrante a marcar 100.. hoje em dia com quadrantes digitais os erros são prepositados e não devido a tolerancias de calibragem como acontecia com sistemas analogicos..

165/70/14 tem uma diferença de 0,1% face ao meu 205/50/15.

A 100Km/h de quadrante vou a 94Km/h..
A 220Km/h vou a 207Km/h

Confirmados por GPS e banco de potência

A medida que me corrige muito o erro é 195/55/15 ou 205/40/17, a 100km/h vou perto de 98km/h reais
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kimo em 28 de Janeiro, 2012, 21:08:46
:OMG: :boxing_smiley:

Tens noção do que disseste?


Sim tenho noção do que te disse e tenho experiência própria pois tinha um Civic de 96 com jantes de 13" e pus-lhe jante de 15".

Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: smokeme em 28 de Janeiro, 2012, 21:13:48
195/45/15 é um pneu menor e a 100km/h de quadrante tem uma diferença de 5.16% maior do que 165/70/14.

Consoante o erro que tenhas de velocidade real, depois tens que somar ou subtrair a diferença entre as medidas.

Agora a 100Km/h reais com 165/70/14 vais a 94,9Km/h com 195/45/15.

pegaste na medida errada para comparar :P

165/70R14 tem um diametro de 586.48 enquanto 195/45R15 tem um diametro de 556.26 o que dá os tais 5km/h a menos de diferença que falas MAS 195/55R15 tem um diametro de 595.37 o que vai dar 1,5km/h a mais.. e estamos a falar do meu punto que trazia 165/70R14 mas havia puntos com 155/80R13 de origem (os sem DA) no entanto as medidas são as mesmas para todos os puntos mk2 sendo indiferente a medida que tinha de origem.. se não fosse a TDS a dar o papel as medidas acima dos 3% não seriam averbaveis, nem a LTA consegue averbar sem recalibração certificada do quadrante..
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Artur Branco em 28 de Janeiro, 2012, 21:41:19
Para possuir o mesmo diametro teria que ser um pneu "balão" 185/65/15


Eu tenho quatro "balões" precisamente desta medida no meu carro!

Parecem-me adequados, proporcionando bastante conforto e com um desempenho mais do que suficiente para as caracteristicas do modelo.

 
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 28 de Janeiro, 2012, 22:58:05
Atenção aos diâmetros.
Na verdade temos que multiplicar por "Pi" (3,14) porque o que interessa mesmo é o Perímetro.
Fiz em tempos uma tabela:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19910.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19910.0)

Quanto a pneus, jantes, etc.
Tudo depende do que se pretende de um automóvel.
Evidente que de origem trazem sempre um compromisso.
Reparem que o pneu ideal para um carro, deixa de o ser se em vez de seco estiver molhado  :o

Em competição quase que diria que a jante é o mais pequena possível desde que caibam os travões... isto para os carros que não têm travões inboard  :d_grin:

O mais importante é o peso das rodas e não o tamanho, mas claro que a mesma jante ao subir de tamanho pesa mais, o que é pior.

A largura de pneu é conveniente não ser exagerada para o peso do carro também, pois um carro muito leve com um pneu muito largo nem "peso" em cima do pneu vai fazer e o carro agarra menos.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 28 de Janeiro, 2012, 23:28:46
Sim tenho noção do que te disse e tenho experiência própria pois tinha um Civic de 96 com jantes de 13" e pus-lhe jante de 15".



Sim?
A interpretação que deduzes é que ir a 90km/h de quadrante é velocidade real.
A não ser que andes a aferir o quadrante com velocidade real.

Quanto ao passar de 13 para 15, esqueçam o tamanho da jante, o importante é o diametro da roda... conjunto jante + pneu.
Se mantiveres o mesmo diametro de roda ou semelhante a diferença é pouca.

Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 29 de Janeiro, 2012, 00:16:45

Em competição quase que diria que a jante é o mais pequena possível desde que caibam os travões... isto para os carros que não têm travões inboard  :d_grin:

Em competição depende do tipo de piso...
Reparem nas jantes dos carros do WRC em asfalto, gravilha ou mesmo em neve.
Cada piso um tipo de jante.
Asfalto 18"
Gravilha 16"
Neve 15"


Um pneu alto é um mau compromisso em asfalto, não permite grandes velocidades em segurança e em curva perdem alguma estabilidade.
Em terrenos mais acidentados ajuda e absorve grande parte dos impactos.

No caso dos F1, é necessário ser jante 13 e pneu alto... pois o pneu alto proporciona boa tracção em arranque para um carro de elevadas potências e muito pouco peso, 605kg.
Com toda aquela potência um pneu baixo aliado a pouco peso proporcionaria pouca tracção em arranque ou reprises em saida de curva, mas em velocidade seria mais estável.
Por isso, procuram a estabilidade com apêndices aerodinâmicos, mas perdem aerodinamicamente. Tentam ganhar onde mais lhes favorece, em curva.
Num circuito ganha quem é mais rápido, não quem é o mais veloz.
É um carro construído e feito para ser rápido a curvar .
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kimo em 29 de Janeiro, 2012, 00:20:29
mas afinal Momox1 queres aumentar o tamanho das jantes com que proposito ???
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 29 de Janeiro, 2012, 00:28:27
pegaste na medida errada para comparar :P


Peguei nas medidas que me deste e também por essa possuir a maior diferença.  :D

No caso do teu Punto, no meu Bravo acontece o mesmo.
A medida 195/55/15 é a que se aproxima mais da velocidade real.
É uma medida que sai de origem na Marea, no Bravo só com homologação.

15" o Bravo tem 3
185/55/15
195/50/15
205/50/15

Homologações no Bravo
195/55/15
205/40/16
205/45/16
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 29 de Janeiro, 2012, 00:33:54
mas afinal Momox1 queres aumentar o tamanho das jantes com que proposito ???

Para poder aumentar o diametro dos travões...
Aplicação do sistema de travagem do Fiat Coupe 20VT, Brembo 4 pistões com discos de 305mm só cabem em jante 16.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kimo em 29 de Janeiro, 2012, 00:34:57
e ja agora em que carro ??
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 29 de Janeiro, 2012, 00:38:41
e ja agora em que carro ??

Fiat Bravo JTD
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: kimo em 29 de Janeiro, 2012, 01:00:55
lol .. ok ok
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 29 de Janeiro, 2012, 01:16:04
lol .. ok ok
As Bravos 130R que a F3auto comercializou tinham Brembo com 305mm
Um carro que tem 200cv precisa de travar melhor :t_up:
É um carro que está a ser preparado para track day e time atack, está a ser preparado quer seja a nível mecânico como a nível de suspenções e travões, também já possui uma caixa com autoblocante

É para fazer algo deste género
F3auto Vila do Conde 1999.wmv (http://www.youtube.com/watch?v=Q1Ujs4M9N-Q#)
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: xpc em 12 de Abril, 2012, 22:45:51
Boa noite.

Tenho um MK2B 1.3 multijet que vem de origem com 185/55r15 e estou a considerar pedir homologação para 195/50r15, devido á grande diferença de preços entre as duas medidas.

Tenho algum receio que esta alteração cause  perda de conforto,embora saiba q vou ganhar em estabilidade.

Acham que a perda de conforto vai ser bastante evidente, alguem já experimentou?

E os consumos existe mt diferença?

Cumps.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: miguelevorosso em 18 de Novembro, 2012, 01:12:50
Boa noite, desculpem a pergunta mas porque é que mencionam a LTA e a TDS e não vão à FIAT portuguesa pedir a homolgação? Já percebi pelos posts que a LTA aprova medidas que a fábrica não aprova mas para quem só quer um pouco mais... É mais caro na FIAT?
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: jlandrade em 18 de Novembro, 2012, 23:09:22
na fiat acho que fica por 55e o papel para homologar a medida mais o valor do imtt
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Rara em 18 de Novembro, 2012, 23:20:25
Boa noite, desculpem a pergunta mas porque é que mencionam a LTA e a TDS e não vão à FIAT portuguesa pedir a homolgação? Já percebi pelos posts que a LTA aprova medidas que a fábrica não aprova mas para quem só quer um pouco mais... É mais caro na FIAT?

A FIAT não faz isso, a TDS é autorizada pela FIAT a passar os papeis de homologação. Cada medida são 55euros mais o averbamento no livrete.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: miguelevorosso em 19 de Novembro, 2012, 02:23:46
Ok, obrigado.
Pensei, mal, que a FIAT seria a mais indicada porque, afinal, são eles que fazem os carros... mas pronto. Já devem ter dinheiro suficiente não precisam de mais 55 euros por cada medida (granda bizness!!).
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Rara em 19 de Novembro, 2012, 09:53:51
Ok, obrigado.
Pensei, mal, que a FIAT seria a mais indicada porque, afinal, são eles que fazem os carros... mas pronto. Já devem ter dinheiro suficiente não precisam de mais 55 euros por cada medida (granda bizness!!).


Não tem nada a ver com isso, tem a ver com teres uma empresa a fazer unicamente a gestão disso, fica mais fácil para o cliente e para a FIAT. Se falares com a TDS tens resposta no dia, e se pagares nesse mesmo dia chega-te a declaração no dia seguinte a casa em correio azul.

Quando abrires o envelope, tens lá um declaração com folha timbrada do grupo FIAT/LANCIA... ;)
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: comturbo em 15 de Abril, 2013, 23:16:06
Punto TD > 165/65/14  175/65/14  185/55/14  185/55/15 195/50/15  195/45/15 (são as que tenho)
Fiat 127 1976 > 135R13  155/70/13  175/60/13 175/50/13 (são as que tenho)
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: RicardoP em 06 de Maio, 2013, 00:18:50
FIAT - punto - td70 - 1998 - 195/60-15
sera que autorizam?:S
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: T S em 06 de Maio, 2013, 00:23:25
FIAT - punto - td70 - 1998 - 195/60-15
sera que autorizam?:S

manda mail para Fiat, respondem logo...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 06 de Maio, 2013, 17:03:57
FIAT - punto - td70 - 1998 - 195/60-15
sera que autorizam?:S

195/50 R15
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: joaoremedios em 06 de Maio, 2013, 20:08:52
Boas pessoal, tenho um fiat bravo mjet 105cv

O pneu qe tenho é  205 55 16

Mas queria legalizar 205 45 16

Acham possivel legalizar?

A nivel de consumos, curvar e andamento como ficara?




Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 07 de Maio, 2013, 09:37:58


205/45 R17 talvez

Agora 205/45 R16 ficas com uma roda muito pequena, a homologação de medidas tem como base um diâmetro de roda pouco divergente...

Nessa medida estás a querer reduzir 10% ao diâmetro da roda... isso é muito.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: joaoremedios em 07 de Maio, 2013, 12:09:35
Os ibizas saem com com 205 45 r16 foi por isso a minha duvida
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MomoX1 em 07 de Maio, 2013, 19:15:23
Os ibizas saem com com 205 45 r16 foi por isso a minha duvida

Ibiza é um carro, Bravo é outro completamente diferente...
Além de serem de gamas diferentes...
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: GT Abarth em 08 de Maio, 2013, 04:07:36
205/45-16 vais encurtar o carro, gastar bem mais em pneus, perder conforto.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: paradoxxi em 28 de Maio, 2013, 13:37:45
50€ para a declaração, e já agora sabem qual o valor para alteração do livrete?

Na Fiat queriam quase 100€ por uma declaração para passar de 185/55/R15 para 195/50/R15...

Obrigado.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: MaloFIAT em 28 de Novembro, 2013, 21:30:29
Hoje disseram-me que agora para pedir novo livrete com novas medidas de jantes se paga 120€ por ser uma alteração de luxo  :OMG:

É que é um roubo. Alguém confirma isso?
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Rocket em 09 de Dezembro, 2014, 12:22:28
50€ para a declaração, e já agora sabem qual o valor para alteração do livrete?

Na Fiat queriam quase 100€ por uma declaração para passar de 185/55/R15 para 195/50/R15...

Obrigado.

pelo menos á cerca de 6 meses atras era de 30 euros a homologação de livrete(com a dita declaração da TDS) mais 30 pra emissao de livrete novo...

da-te cerca de 120 euros pra homologares uma medida de pneumáticos (55 na TDS + 60 do livrete no IMTT).. e os 5 euros e pro lanche :D
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: hugopunto em 20 de Janeiro, 2015, 18:28:07
pelo menos á cerca de 6 meses atras era de 30 euros a homologação de livrete(com a dita declaração da TDS) mais 30 pra emissao de livrete novo...

da-te cerca de 120 euros pra homologares uma medida de pneumáticos (55 na TDS + 60 do livrete no IMTT).. e os 5 euros e pro lanche :D

Ainda sao 30 € para por no livrete. fica-te tudo por 85€ incluindo a TDS
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: orestes em 13 de Junho, 2015, 14:05:10
Alguém me sabe dizer quais as medidas já homologadas num Cinquecento?
13" ou superiores...
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Jsalvado em 13 de Agosto, 2015, 02:27:52
No punto 55, tenho 185/55/14", é necessário homologação ?
origem é 165/65/13", mas já me falaram de uma margem de 5% na qual se pode jogar.

Está margem de 5% apenas abrange em altura e largura do pneu ou seja no 185/55 pelo menos foi o que me informaram no centro de inspecções já não e fácil arranjar peneu a bom preço pó meu audi e passei a usar os pneus da fiat Palio.
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 13 de Agosto, 2015, 18:45:18
Os 5% referem-se ao perímetro
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: lovefiat em 27 de Agosto, 2015, 17:44:39
Sempre me ensinaram-me que, regra geral, se se aumenta a largura do pneu em 10, o perfil tem de baixar 5 para manter o mesmo diametro do conjunto. Isto sem mexer no tamanho da jante... Por exemplo, se tens um 175/65 e queres alargar, será para um 185/60 ou 195/55...

Ora quando comprei o meu carro, no DUA vêm averbadas duas medidas: 175/65R15 e 185/65R15... Será correcta e normal esta alteração?

Também tenho esta situação no meu DUA.
Como tenho o 175/65/15 neste momento montados e pretendo mais tarde montar os 185/65/15, por certo terei mais alterações para além do conforto!!

O ideal , pela leitura que fiz , seria 185/60/15, opiniões!
Título: Re:Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: 2tan em 11 de Novembro, 2016, 12:24:54
Vais botar patas de turbo i.e. no Panda  :wacko:

Em 175/60-13 tens um grande produto,

Yokohama A539 Assymmetric




Es os Falken ZE-912 e há em 185/60 13" autorizados no cinquecento!

Cinquecento: 175/60 13; 185/60 13; 165/60 14

Já lá vão 7 anos  :laugh: :laugh: mas epah!  :yeah:
Este procedimento com a TDS ainda é válido?
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Luke em 16 de Novembro, 2016, 12:17:53
É

respondido com Passione

Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: 2tan em 17 de Novembro, 2016, 03:54:45
É

respondido com Passione
Obrigado!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: 2tan em 15 de Dezembro, 2016, 22:27:12
Olá a todos!

O procedimento é válido e foi simplificado.

Na quinta feira mandei mail a pedir esclarecimento de como proceder para averbar os 185/60 13 no meu Cinquecento Sport.
No mesmo dia recebo email de resposta a pedir print ou foto do livrete para verificarem. Envio foto tirada com telemovel.
Na sexta feira recebo o ok e numero de conta para onde transferir 55 euros. Envio meus dados para facturação e envio da declaração.
Faço o pagamento sexta à tarde e envio foto do comprovativo multibanco.
Na terça feira recebo a declaração em correiro verde.
Hoje quinta feira largo 30 euros no IMTT e já trago livrete carimbado e declaração para poder circular durante os 3 meses possiveis que pode demorar a emissão do novo.

A quem possa interessar são estas as marcas com quem eles trabalham e podem fazer isto: Fiat, Lancia, Alfa Romeo, Mazda, Kia, Chrysler, Jeep, Dodge, Honda, Hyundai, Saab, Ssangyong, Suzuki, Iveco, Scania e Isuzu.

A pessoa com que falei na TDS foi o Sr Paulo Cardoso, impecavel e sempre disponivel.

Curiosamente, a declaração vem mesmo da Fiat Chrysler e é carimbada por eles e assinada por um Engenheiro Leitão.
(pensei que fosse da TDS e autorizada)

Cumprimentos a todos!
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: TwinThema em 16 de Dezembro, 2016, 08:47:22
 :t_up:
Título: Re: Homologação De Jantes Diferentes
Enviado por: Bmiguelpaiva em 18 de Dezembro, 2016, 13:04:50
Tens de moderar a forma como escreves neste forum.

Acabaste de chegar, tens 4 posts feitos, e em 3/4 deles é notória uma arrogância nas palavras que não se coaduna com os princípios desta comunidade.

Ainda vais bem a tempo de alterar a tua postura!

O primeiro aviso está feito.

Hehehe.....granda lata.
Deve julgar que o pessoal e criado dele.


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