Autor Tópico: Uno Fire 1000 Superllegera  (Lida 23128 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno Fire 1000 Superllegera
« em: 02 de Julho, 2008, 17:09:52 »
Lanço aqui a possibilidade de se modificar um Uno de modo a torná-lo o mais leve possível, com vantagens óbvias a nível de consumos e performances.

Interesses prévios:
1- logo á partida deve ser um modelo de 3 Portas, pois é mais leve.
2- Deverá ser o 45s pois tem 5 velocidades.
3- Deverá ser a versão a carburador
4- Se possível Branco, pois aquece menos no verão

Preferencialmente, porque são mais leves, o modelo deveria ser:
1º Uno 45s MK1 (1985-1989) - 700 Kg
2º Uno MKII 45s - 740 Kg
3º Uno MKII 45s Evolution - 775 Kg (Pelo menos os sistemas dos vidros pesam bastante mais, etc)

Vamos lá então debater, partindo numa base de um Uno 45s MK I de 700 kg, propondo alterações para o tornar mais leve.
« Última modificação: 28 de Abril, 2010, 03:52:43 por GT ABARTH »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #1 em: 02 de Julho, 2008, 17:25:19 »
Sugestões:
(Vão sugerindo as que se lembrarem)

1- Pneus 135/80-13
2- Retirar eventuais tampões das jantes
3- Retirar eventuais pára-lamas
4- Remover fecho exterior da mala
5- Remover eventual retrovisor direito
6- Remover forros interiores e alcatifas desnecessários
7- Remover banco traseiro e eventuais cintos (não sei se é Legal)
8- Remover as 2 sedes plásticas da chapeleira e a chapeleira
9- Trocar os 2 vidros laterais traseiros e o vidro da mala por Acrílicos
...
« Última modificação: 02 de Julho, 2008, 17:28:41 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

BooT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 318
  • Karma:
    +0/-0
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #2 em: 02 de Julho, 2008, 17:59:37 »
- cortar as barras centrais do capot
- tirar pneu suplente
- retirar a "sofagem"
- retirar plasticos interiores desnecessários
- fazer buracos na chapa em sitios que não comprometa a segurança do veiculo

em caso mais extremo
- fazer capot, laterais da frente, portas e parachoques da frente e trás em carbono :D
- trocar os vidros laterais e traseiro por lexan
- trocar o vidro da frente por um de espessura reduzida
« Última modificação: 02 de Julho, 2008, 18:00:52 por BooT »

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #3 em: 02 de Julho, 2008, 18:44:03 »
O carro deve ser Preto!!!

Aquece mais depressa logo entras mais cedo na faixa óptima de temperatura!

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #4 em: 02 de Julho, 2008, 18:44:55 »
Ah ... caixa de 6!

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #5 em: 02 de Julho, 2008, 19:09:00 »
Atenção!

Pretende-se que o veículo possa circular legal mas capaz de transportar 1 ou no máximo 2 pessoas

Colocar carbono, colocar caixa de 6 seria muito dispendioso, e não é isso que se pretende.

Eu não sei por exemplo se se pode retirar o banco e cintos traseiros.

O projecto teria que ser "barato" necessáriamente.
« Última modificação: 02 de Julho, 2008, 19:11:57 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #6 em: 02 de Julho, 2008, 19:14:07 »
Citar
O carro deve ser Preto!!!

Aquece mais depressa logo entras mais cedo na faixa óptima de temperatura!
Lancisti,

eu não estou a brincar.

O objectivo é suportar melhor o calor sem Ar Condicionado.

Sabias que o mesmo carro no verão pode fazer uma diferença superior a 20º, consoante seja Branco ou Preto (as cores extremas em termos de capaciadade de reflexão do sol e logo de acumulação/dissipação do calor?
« Última modificação: 02 de Julho, 2008, 19:15:11 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #7 em: 02 de Julho, 2008, 19:18:47 »
Este tópico tem um certo interesse, pois eu num futuro próximo era capaz de avançar com esta ideia para utilizar o carro no meio do trânsito do Porto, ir ás compras, etc... e sem estar preocupado se fazem um risco no carro, o amassam a estacionar ou se sobe um passeio.

Era quase como ter uma mota, mas com o "conforto" e capacidade de transportar de um carro; pensando no motor mais fiável que existe (FIRE 1000) capaz ainda por cima de gastar pouco.  
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #8 em: 02 de Julho, 2008, 19:21:35 »
Lembrei-me de mais 3:
- possível remoção da consola, que leva rádio, ventilação, etc.
- possível remoção do limpa-vidros e respectivo motor da porta da mala.
- possível remoção do forro do tejadilho e das 3/4 pegas para as mãos.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #9 em: 02 de Julho, 2008, 19:34:07 »
-nao sei se é legal nao ter agua po limpa para-brisas, mas remover todo o sistema se legal ou se nao colocar um deposito de menos capacidade ou simplesmenta andar quase sem agua..
-remover plasticos de cobertura do motor
-substituir a grelha frontal por rede mais leve
-jantes de liga (baratas e leves)
-como fazem nos carros de pista tirar todas as foras das portas e reduzis a abertura interior das portas a um puxador directo ao trinco das portas
-sem pensar na segurança passiva poderiamos remover os encostos de cabeça
-para reduçao de peso nao temos necessariamente de usar carbono, a fibra é uma opçao nao tao leve mas bem mais barata. capo, paineis das portas e quem sabe guarda-lamas da frente em fibra

cumps :fiat:  
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #10 em: 02 de Julho, 2008, 20:23:14 »

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #11 em: 02 de Julho, 2008, 21:26:44 »
- Remover banco traseiro e eventuais cintos (não sei se é Legal)
Acho que não te safas com a autoridade
Podes é tirar o banco e no lugar deles montar uma manta ao estilo espreguiçadeira de praia (um amigo fez o mesmo num AX GTI Exclusive depois de lhe roubarem os interiores em pele e colocar umas baquests com cintos com 4 fixações)

- Possível remoção do limpa-vidros e respectivo motor da porta da mala
Segundo me parece pode ser feito desde que na traseira exista o desembaciador

a- Fixar o banco do condutor com calhas mais simples ou directamente ao fundo (???)

SEMPRE A FUNDO

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #12 em: 02 de Julho, 2008, 21:32:33 »
Isso já (quase) existe.


Chama-se fiat uno TD van..


De acordo com a lei, tudo o que sejam faróis, escovas limpa pára-brisas, esguichos, bancos e suas fixações, fechaduras e mecanismos de abertura de portas e janelas são obrigados a existir e funcionarem.


Isto só pequenas coisas que me lembro... fora o resto.
 
« Última modificação: 02 de Julho, 2008, 21:34:10 por Fiat 600 71" »
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #13 em: 02 de Julho, 2008, 21:34:55 »
vidros em perplex á excepção do parabrisas, remoção do calcatrão e isolamento acustico, remoção do pneu sobreselente, estojo de ferramentas, temoção do limpa vidros traseiro, tampa de mala do turbo i.e. (fibra), baquets em fibra, remoção das forras das portas, aplicação de uma folha fina de aluminio em seu lugar, remoção chaufagem, remoção foro do tejadilho, remoção alcatifa, remoção apoios da chapeleira, remoção chapeleira, remoção autoradio, alteração do tablier para remover zonas não utilizadas (autoradio) remoção consola.

com tudo isto o carro deveria emagrecer 100 kg a 150 kg
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Uno Fire 1000 Superllegera
« Responder #14 em: 02 de Julho, 2008, 21:36:12 »
o banco trazeiro pode ser removido desde que para a ipo esteja montado, penso eu de que..
o banco do condutor penso que tem obrigatoriamente de ser ajustavel, mas a opçao das calhas mais simples penso que sera aplicavel..

cumps :fiat:  
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------