Autor Tópico: Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?  (Lida 25709 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

BlacKsNaKe

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1112
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #30 em: 13 de Setembro, 2009, 11:31:59 »
Depende sempre se a tracção é atrás (mudam-se os de trás) ou à frente (mudam-se os da frente)!!!

Tanto que no meu caso os de trás nunca se gastam, já vou para a 2º muda e os de trás ainda são os de origem...

Quando a traseira te passar a frente, e te perguntares porque, lembra-te que atrás já não tens pneus, tens 2 bocadinhos de "plastico" com piso.

FIAT 127 MK1 '75 0.9 47
FIAT 127 MK2 '81 0.9 45 Surf
FORD Fiesta MK2 '88 1.0 50
FIAT Cinquecento '93 0.9 50??
FIAT Punto GT2 '95 1.4 133
FIAT Marea '00 1.9 JTD 105
HONDA CB500 '96

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #31 em: 13 de Setembro, 2009, 11:37:09 »
Quando a traseira te passar a frente, e te perguntares porque, lembra-te que atrás já não tens pneus, tens 2 bocadinhos de "plastico" com piso.

Não, porque nessa altura compro uns novos!
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #32 em: 13 de Setembro, 2009, 15:58:11 »
35 Kms de estrada e os pneus vão á vida???????
Não estou a ver o estado da estrada, mas isso é o que eu faço num dia de aulas em ida e volta e por mais estragada que seja uma estrada, os pneus deviam aguentar. Ou andam a fazer TT com os carros?


Não é isso  ^_^

Fazer habitualmente estradas dessas não permite que os pneus durem mais de 15.000 na frente  <_<

O estado do piso é bom, têm é por exemplo 150 curvas em 15 kms  :wacko:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #33 em: 13 de Setembro, 2009, 16:00:39 »
então esse carro não presta !!!

Barroso, nunca fiz 50.000 kms com nenhuns pneus em nenhum carro.

Nas rodas de tracção uns pneus duram:
- 15.000 nos Puntos GT
- 20.000 nos Unos Turbo

Nota: 15.000 significa que devem ser mudados. Consegues andar até tipo 20.000, mas já estão "slicks".
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #34 em: 13 de Setembro, 2009, 16:07:07 »
Quando a traseira te passar a frente, e te perguntares porque, lembra-te que atrás já não tens pneus, tens 2 bocadinhos de "plastico" com piso.

Pois, mas precisamente para evitar isso, eu ao fazer a segunda muda coloco os novos atrás, e os de trás vão para a frente rolar, para acabar de gastar por completo. Mas atenção, que só faço isto no verão, porque de inverno não me arrisco a circular com pneus a meio piso.

Por isso na próxima muda, os novos que comprar vão ser colocados à frente, porque entretanto e com a chegada do inverno já é altura de meter novos na frente.

Cumps,
Luís

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #35 em: 13 de Setembro, 2009, 18:58:14 »
Não é isso  ^_^

Fazer habitualmente estradas dessas não permite que os pneus durem mais de 15.000 na frente  <_<

O estado do piso é bom, têm é por exemplo 150 curvas em 15 kms  :wacko:
Ah, tava a ver que alguma coisa se passava.
Por cá também temos dessas estradas. Umas com piso bom, outras nem por isso  :angry:
As de piso bom são boas quando se quer gastar pneu e gasolina  :wacko:
As estradas de cá permitiram que os pneus de trás do Terios tenham 60.000 e 8 anos e ainda contam com meio piso. Os da frente foram á vida com 45.000, sendo o carro um tracção integral permanente.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #36 em: 13 de Setembro, 2009, 19:50:10 »
Algumas citações:

"Quanto à escolha do melhor eixo para um novo par de pneus, vamos analisar as diversas situações. Em piso seco não há diferença substancial de aderência entre o pneu novo e o usado ainda em boas condições de rodagem (acima do 1,6 mm de sulcos determinado pela legislação), o que evita grande alteração no comportamento em curvas. Em piso molhado é que a situação se modifica.

Os defensores dos pneus novos à frente alegam que a aquaplanagem tende a ocorrer mais cedo se os pneus dianteiros estiverem mais gastos -- já os traseiros não teriam maiores problemas, por encontrar o caminho já "aberto" pelos da frente, que expulsam a água da trilha por que passam.

No entanto, em uma curva a trajetória dos pneus dianteiros e traseiros é diferente, sendo esta a situação de maior risco no uso dos mais gastos atrás. Um repentino sobresterço, causado pela perda de aderência dos pneus traseiros, representa um grande risco de perda de controle do carro, já que a manobra de correção requer grande habilidade -- coisa para piloto de competição.

Por isso, o BCWS -- em consonância com diversos fabricantes de pneus e publicações especializadas de renome -- recomenda que os pneus mais novos sejam colocados na traseira. O ideal, porém, é manter os quatro pneus sempre com profundidade de sulco semelhante, o que se consegue com rodízios (inversões entre os eixos) periódicos. Assim, quando um par chegar ao limite de uso, será possível repor os quatro e manter o padrão de comportamento em qualquer condição."
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu15.htm

"Aconselha-se a montagem de pneus novos ou menos usados, na traseira, para se assegurar o melhor comportamento em situação difícil, (travagem de emergência ou curva apertada) especialmente em piso escorregadio.

Caso 1 – A maioria dos veiculos: tracção dianteira e, por consequência, os pneus da frente gastam-se mais rapidamente que os de trás. O condutor está habituado a um veiculo com menos aderência na frente.

Caso 2 – Pneus novos na frente e usados atrás:

   1. O comportamento do veículo vai alterar-se. O condutor será surpreendido (equilíbrio de aderência frente/traseira fica invertido e falsa impressão de segurança).
   2. Em piso escorregadio, perda de aderência, em primeiro lugar na traseira, sobre o eixo mais difícil de controlar.

Caso 3 – Pneus novos na traseira e usados na frente:

   1. O comportamento do veículo já é conhecido pelo condutor (mantém-se o equilibrio na aderência mas com um nivel de segurança superior).
   2. Aderência máxima no eixo traseiro, aquele que é mais dificil de controlar.

A montagem de pneu é função:

    * Do desgaste dos pneus traseiros.
    * Se são quase novos, deixá-los no seu lugar.
    * Se estiverem quase completamente gastos, substituí-los.
    * Das condições de utilização do veículo:

Exemplo: necessidade de motrocidade para rolagem no campo.

Após qualquer montagem ou troca de pneus, verifique e corrija sempre as pressões."
Fonte: http://www.pneusnunes.pt/michpg10.html

"Sabe em que eixo deve montar os pneus novos?


Com este texto pretende-se deixar um esclarecimento relativo ao eixo da viatura que deve ter os pneus em melhor estado. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é o eixo traseiro, pelo que se faz muitas vezes a escolha errada , podendo a mesma ter consequências que se desejariam evitar.
Quando os pneus da nossa viatura se encontram gastos e precisamos de os substituir, raramente substituímos 0s quatro de uma só vez. Por ser um processo bastante dispendioso quase sempre optamos por mudar apenas dois. Mas onde colocamos os novos? Á frente ou atrás? As opiniões são divergentes. Há quem diga que devem ser colocados á frente, porque é o eixo de tracção, outros garantem que é melhor colocá-los atrás, já que se for preciso actuar, as rodas da frente podem ser sempre controladas pelo volante, enquanto que as de trás precisam da ajuda e do bom estado da borracha dos pneus para ajudar.
O ideal será sempre substituir os quatro pneus quando estes chegam ao fim da sua vida útil, mas também é verdade que os pneus de um eixo desgastam-se mais rápido do que os do outro. Especialmente se falarmos de carros a gasóleo com tracção dianteira, que por causa de maior valor do binário e peso nessa zona castigam mais os pneus desse eixo. Contudo, quase todos os fabricantes de pneus, após vários testes concluíram que quando se mudam apenas dois pneus, estes devem ser colocados no eixo traseiro, independentemente da viatura ser de tracção dianteira, traseira ou mesmo total. A explicação é simples - como o eixo traseiro não tem ligação com a direcção, é mais difícil para o condutor aperceber-se da aderência deste. No caso de uma hipotética perda de aderência, é mais fácil corrigir uma deriva do eixo dianteiro, que corrige a trajectória sempre que deixamos de acelerar ou travar - reacção instintiva quando perdemos o controlo do volante - do que o eixo traseiro, que já requer alguma pressão de acelerador. Por isso, com os pneus novos atrás, a facilidade de condução é maior. Para além disso, numa travagem de emergência, o peso do veículo concentra-se no eixo dianteiro. O traseiro fica solto e pode perder toda a aderência se os pneus montados atrás estiverem em mau estado. Se montarmos os pneus novos á frente, vamos ter uma percepção errada da aderência da nossa viatura e o carro será mais difícil de controlar perante algum imprevisto. Quanto ao "aquaplaning", numa situação de perda de aderência total por uma fracção se segundo, é critico ter os pneus traseiros com menos borracha, uma vez que o carro tem sempre tendência a rodar sobre o seu próprio eixo. Perante o exposto, fica a dúvida esclarecida. Sempre que comprar apenas dois pneus novos para trocar no seu carro, coloque-os sempre no eixo traseiro. Não se esqueça que a nossa segurança , em grande parte depende de nós. Poderão obter mais informações acerca deste assunto no site da Michelin."
Fonte: http://pardieirosonline.blogspot.com/2009/03/seguranca-na-estrada-uma-questao-de.html

A mesma questão aqui: http://www.delmor.pt/faqs/categoria/conselhos-de-seguranca-dos-produtos
E aqui: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/DicasSV_Conteudo.vxlpub?hnid=30167
Também aqui: http://pneusdoamial.com/index.php?page=noticia&id_noticia=27
Muito interessante, a Goodyear diz o mesmo, no ponto 9: http://eu.goodyear.com/po_pt/advice/faqcategories/faqs/caring.jsp
Mais uma opinião aqui: http://www.pneusdaembra.com/index.php?page=8
Bridgstone, a mesma opinião, no ponto 6: http://www.firestone.com.br/imprensa_release_interno.aspx?id_noticia=18855

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #37 em: 13 de Setembro, 2009, 21:07:42 »
Citar
Caso 1 – A maioria dos veiculos: tracção dianteira e, por consequência, os pneus da frente gastam-se mais rapidamente que os de trás. O condutor está habituado a um veiculo com menos aderência na frente.

Caso 2 – Pneus novos na frente e usados atrás:

   1. O comportamento do veículo vai alterar-se. O condutor será surpreendido (equilíbrio de aderência frente/traseira fica invertido e falsa impressão de segurança).
   2. Em piso escorregadio, perda de aderência, em primeiro lugar na traseira, sobre o eixo mais difícil de controlar.

O caso 1 é verdade. O meu foge de frente por isso já estou mais habituado.

Quanto ao caso 2:
O ponto 1. pode ser verdade porque não senti nenhuma diferença no carro
Quanto ao ponto 2., se é 100% verdadeiro, alguma coisa se passa com o meu carro porque ele foge sempre é de frente, com o piso molhado, o mesmo se passando salvo erro com o BigLuisão.

Quanto ao que já cá se disse, que "o eixo da frente tem o controlo do volante, por isso não precisa de pneus novos", de nada serve esse controlo se os pneus não estiverem nas melhores condições pois se se perde completamente o controlo da frente, mesmo com o volante, de nada vai servir os pneus bons na traseira porque o carro já não tem controlo possível e a frente vai levar o carro para outro lado qualquer.

Na travagem de emergência, quais os pneus que "travam" o carro? Os da frente pelo peso, mas novamente se não estiverem bons, a traseira pode seguir direitinha, mas a frente pode parar 1 metro depois do que devia. A traseira aqui também é importante que vá direita para não se perder o controlo, mas de nada serve ter a traseira direita se a frente não pára.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #38 em: 13 de Setembro, 2009, 21:51:53 »
O caso 1 é verdade. O meu foge de frente por isso já estou mais habituado.

Quanto ao caso 2:
O ponto 1. pode ser verdade porque não senti nenhuma diferença no carro
Quanto ao ponto 2., se é 100% verdadeiro, alguma coisa se passa com o meu carro porque ele foge sempre é de frente, com o piso molhado, o mesmo se passando salvo erro com o BigLuisão.

Quanto ao que já cá se disse, que "o eixo da frente tem o controlo do volante, por isso não precisa de pneus novos", de nada serve esse controlo se os pneus não estiverem nas melhores condições pois se se perde completamente o controlo da frente, mesmo com o volante, de nada vai servir os pneus bons na traseira porque o carro já não tem controlo possível e a frente vai levar o carro para outro lado qualquer.

Na travagem de emergência, quais os pneus que "travam" o carro? Os da frente pelo peso, mas novamente se não estiverem bons, a traseira pode seguir direitinha, mas a frente pode parar 1 metro depois do que devia. A traseira aqui também é importante que vá direita para não se perder o controlo, mas de nada serve ter a traseira direita se a frente não pára.
Estas sempre a partir de um pressuposto errado... nínguém, nem as marcas de pneus, nem as oficinas, nem eu, faz a comparação entre pneus bons e maus, novos e carecas...
A questão é sobre o par mais recente, em melhores condições! O que é diferente do que tens vindo a dizer!
A minha experiência é que a grande maioria de oficinas já adopta esta recomendação! Recomendação feita, entre outras, pela Michelin, Bridgstone e Goodyear!
As oficinas não são das respectivas marcas... são oficinas independentes...
No que ao fugir de traseira ou frente diz respeito... basta ir ao youtube e ver os videos de acidentes que por lá andam! A grande maioria foge de..?

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #39 em: 13 de Setembro, 2009, 22:15:47 »
... A traseira aqui também é importante que vá direita para não se perder o controlo, mas de nada serve ter a traseira direita se a frente não pára.

Estás enganado. Nestas circunstâncias, a traseira solta é muito mais perigosa. Antes que pisques um olho ela já te passou à frente e então é que não há nada a fazer, o carro só pára quando bater.

Eu posso falar disto à vontade pois já passei horas a treinar (com mestre e em local próprio) o domínio da traseira em situações precárias de aderência. Exercício 1, com pneus 100% carecas a trás. Exercício 2, rodas traseiras tiradas do solo por um sistema com rodinhas que fazem 360 graus como os carrinhos de supermercado. Fui bem sucedido nestes exercícios mas mesmo assim não é fácil e continua a não haver milagres.

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #40 em: 13 de Setembro, 2009, 23:49:10 »
Estas sempre a partir de um pressuposto errado... nínguém, nem as marcas de pneus, nem as oficinas, nem eu, faz a comparação entre pneus bons e maus, novos e carecas...
A questão é sobre o par mais recente, em melhores condições! O que é diferente do que tens vindo a dizer!
A minha experiência é que a grande maioria de oficinas já adopta esta recomendação! Recomendação feita, entre outras, pela Michelin, Bridgstone e Goodyear!
As oficinas não são das respectivas marcas... são oficinas independentes...
No que ao fugir de traseira ou frente diz respeito... basta ir ao youtube e ver os videos de acidentes que por lá andam! A grande maioria foge de..?

"O par mais recente e em melhores condições" para mim é pneus novos, a não ser que se esteja a falar de pneus usados para substituir uns ainda mais usados. Se escrevi pneus bons ou maus era com intenção de me referir a novos ou usados respectivamente, que é o que referem nos testes.

Quanto aos acidentes e fugir de traseira, não sei, mas posso dizer que das vezes que faltou pouco para bater foi quando o carro fugiu da dianteira em curva e apesar de virar o volante o carro seguiu um frente, parando quando lhe apeteceu. Isto a velocidades de 15/20 kmh.
Nunca vi todos os vídeos do youtube, mas dos que tenho visto até agora, e em curva, os carro fogem incialmente da frente (o carro tende a ir em frente em vez de fazer a curva) e como o condutor começa a mexer o volante para um lado e outro, a traseira acaba por derrapar e fica o carro completamente descontrolado.


Estás enganado. Nestas circunstâncias, a traseira solta é muito mais perigosa. Antes que pisques um olho ela já te passou à frente e então é que não há nada a fazer, o carro só pára quando bater.

Eu posso falar disto à vontade pois já passei horas a treinar (com mestre e em local próprio) o domínio da traseira em situações precárias de aderência. Exercício 1, com pneus 100% carecas a trás. Exercício 2, rodas traseiras tiradas do solo por um sistema com rodinhas que fazem 360 graus como os carrinhos de supermercado. Fui bem sucedido nestes exercícios mas mesmo assim não é fácil e continua a não haver milagres.

Nunca disse que a traseira solta não era perigosa.
É bom que ela nunca perca a aderencia seja em que situação seja, mas se os testes dizem que mais depressa foge de traseira, a partir do momento em que ela foge, nada há a fazer excepto se se tiver prática, como referiu. Se não se tiver prática, puum, se se tiver alguma prática será apenas com a direcção, acelerador e travão que podemos contar. Ora, se a traseira já se foi e a dianteira não adere...
Por acaso sempre senti interesse num curso de condução defensiva e conheço esses testes com as rodinhas, mas por cá não há nada disso. Uma pergunta quanto a isso: quando estava com as rodinhas de carrinho de supermercado, como é que controlava o carro? Com as da frente e travão/acelerador. Ora se os melhores (novos) pneus atrás já perderam o controlo, um condutor com experiencia utiliza a frente, mas se esta tem os pneus mais usados e não adere, o que fazer?
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

PeteCunha

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Torres Novas
  • 10189
  • Karma:
    +12/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #41 em: 14 de Setembro, 2009, 00:31:24 »
Ora se os melhores (novos) pneus atrás já perderam o controlo, um condutor com experiencia utiliza a frente, mas se esta tem os pneus mais usados e não adere, o que fazer?

Fácil... Andas ainda mais devagar! ehehehehe  :ph34r:

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #42 em: 14 de Setembro, 2009, 00:41:29 »
Carlos Lucas, nas tuas linhas há muito que precisa de ser esclarecido. Vou tentar fazer um texto, se possível com fotos, e postar depois.

-Para já digo que para um carro fugir de frente com a facilidade de que falas, é porque algo está errado.
-Fugir de frente, ou melhor dito subviragem, não se corrige com volante mas sim com a deslocação de massas. Levantar o acelerador e para os mais experientes um pouco de travão mas com regras muito precisas. Em casos extremos, o travão de mão acompanhado com um golpe de volante.
-Fugir de traseira ou sobreviragem é que se corrige com o volante e só com o volante. Como no exercício das rodinhas. Neste exercício o acelerador tem de ser gerido milimétricamente, tanto a acelerar como a desacelerar, senão é pião imediato. Eu adoro este exercício e depois de o dominar até deu para dar baile. Atenção que se o fosse fazer agora já não saia tão bem, tinha que "aquecer" primeiro e depois lá saía melhor.

Os resultados prácticos dos meus cursos reflectiram-se não só na condução do dia a dia mas também nas minhas provas de kart em grupos. Na primeira corrida à chuva (feita com slics), fui logo 2º na qualificação e terceiro na corrida (porque me deram um toque e perdi o 2º).

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #43 em: 14 de Setembro, 2009, 01:58:59 »
Apenas falo do que sinto quando conduzo. Problema ou não é o que acontece:
Ao sair de uma rotunda, o carro vem com uma inclinação, e ao virar o volante, a inclinação passa a ser a contrária e o carro não me obedece indo em frente, curvando talvez 1/10 do que devia relativamente ao volante. Isto para mim acontece a toda a hora quando está chuva e tento fazer uma rotunda a mais de 5 á hora.
Se isto não é fugir de frente então não sei o que será. Quando isto acontece, apenas largo o acelerador e tento controlar com o volante sem ser com gestos muito bruscos (quanto ao travão de mão, ainda não me sinto seguro para o usar e serve apenas para estacionar) e lá consigo endireitar o carro.
E pelo que já cá foi dito, não sou só eu que tenho o carro nestas condições.
O Pete afirmou que o dele derrapava de frente com alguma frequência, o Bigluisão também diz que o carro lhe foge de frente, o pedro303 (na primeira página, salvo erro com um uno) também afirma que o carro lhe foge de frente. Isto em molhado.
Pelos vistos não sou só eu que tenho o carro a fugir de frente "á papo seco".
Excepto a Doblo, tanto o 5/6centos como o Uno, são carros com peso a rondar os 750kg e jantes de 13". Não terá influência?
Conduzo carros de tracção dianteira que nunca me fugiram em molhado (excepto com óleos na estrada, mas isso não é para aqui chamado) mas pesam muito mais do que 750kg e têm jantes maiores (14", 15", 16") e no caso do jipe, tracção integral.

Admito que não tenho grande experiencia e estou atento ao que me possa ajudar. Tudo o que escrevi baseia-se na minha condução com o meu carro em particular e a partir daí é que tiro as minhas conclusões.

Se estou a teimar um pouco peço desculpa, pois cada caso é um caso e cada um tem as suas preferencias.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

uno45s_bb

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 138
  • Karma:
    +0/-0
Re:Montagem de pneus novos (par): Qual eixo?
« Responder #44 em: 14 de Setembro, 2009, 09:08:13 »
Citar
Boas,

Acho que fazes muito bem!

Mas repara que infelizmente a maioria de nós, não pode dar-se ao luxo de deitar fora 2 pneus ainda bons, capazes de fazer ainda 10.000 ou 15.000km, só por causa de um capricho.

A não ser que tu guardes ou vendas os 2 pneus ainda bons! Se os vendes óptimo, é solução perfeita, se os guardas ficas com um stock de respeito só de pneus aproveitáveis, se os deixas ficar na casa onde compras os novos, então estás a deitar dinheiro ao lixo e a enriquecer o dono da casa de pneus, que à tua custa ainda vai fazer negócio com os teus pneus usados em bom estado!

Não me passa pela cabeça a mim fazer uma coisa dessas, a não ser mesmo por uma coincidência ter que meter os 4 pneus novos, mas assim ao menos não fico com pena de desperdiçar 2 pneus ainda bons para muito uso!

Cumps,
Luís


Boas luis.

Felizmente para mim sempre que vou trocar pneus vou sempre ao mesmo sitio, ja a cerca de 5 anos e deixo la os dois que ainda estão em condições, a benese é que quem me vende os pneus novos faz-me um desconto de 40€'s em dois pneus novos (20 em cada um) e provavelmente deve vende-los por 25 cada, mas não tenho a certeza. O que sei é que não acho que seja assim tão mau negocio aquele que faço.
Nota que ja conheço o dono da casa de pneus à alguns anos, é cliente habitual do cafe do meu pai.
Abraço.