Autor Tópico: Uno TD, Reparação do Motor.  (Lida 42921 vezes)

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nobre4

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Uno TD, Reparação do Motor.
« em: 21 de Dezembro, 2009, 17:41:22 »
Saudaçoes,

Acabei de chegar sem antes passar pela Apresentação.

Tendo feito uma busca no forum nao consegui informação sobre o que me tras aqui.

Tenho um UNO TD que agora com este frio se ve em grande dificuldade em pegar. Tem um bateria nova o motor roda bem mas fica naquela agonia ate pegar. Costumo dar uns 2/3 ciclos de pre-aquecimento para ajudar e mesmo assim é com muito custo. Quando o tempo nao esta tao frio tambem custa um pouco mas nao tanto. Fora isso, é sempre a bombar parece um relogio.

Qual os procedimentos que aconselham para corrigir o problema?

Rui Ferreira
« Última modificação: 12 de Setembro, 2011, 21:29:58 por nobre4 »

smokeme

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Re:Uno TD, dificuldade ao pegar
« Responder #1 em: 21 de Dezembro, 2009, 17:50:17 »
experimenta a ver o estado das velas, e fio de massa que vai ao relay..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Luke

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Re:Uno TD, dificuldade ao pegar
« Responder #2 em: 21 de Dezembro, 2009, 18:02:41 »
quantos kms tem? como está a compressão? consome oleo?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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uno 1.7 td

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Re:Uno TD, dificuldade ao pegar
« Responder #3 em: 21 de Dezembro, 2009, 18:37:11 »
boas
ve se as velas de akecimento tao boas..
abraco
.=)

nobre4

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Re:Uno TD, dificuldade ao pegar
« Responder #4 em: 22 de Dezembro, 2009, 09:05:29 »
Saudaçoes,

Agradeço as respostas.  :blink:

O que fiz ate agora:
Tirei as velas uma a uma e experimentei ca fora, estao boas;
Passei uma lixa fina na barra que liga as quatro velas;
Limpei todas as ligaçoes de e para o rele;

Pergunto eu se as velas tem potencias de aquecimento variaveis ou se sao todas iguais?  :unsure:

Por exemplo hoje pelas 06:40 foi so dar dois ciclos de aquecimento e a maquina pegou logo.

Rui Ferreira

Luke

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Re:Uno TD, dificuldade ao pegar
« Responder #5 em: 22 de Dezembro, 2009, 10:03:21 »
quanto tempo tem as velas?
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smokeme

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Re:Uno TD, dificuldade ao pegar
« Responder #6 em: 22 de Dezembro, 2009, 11:22:55 »
Saudaçoes,

Agradeço as respostas.  :blink:

O que fiz ate agora:
Tirei as velas uma a uma e experimentei ca fora, estao boas;
Passei uma lixa fina na barra que liga as quatro velas;
Limpei todas as ligaçoes de e para o rele;

Pergunto eu se as velas tem potencias de aquecimento variaveis ou se sao todas iguais?  :unsure:

Por exemplo hoje pelas 06:40 foi so dar dois ciclos de aquecimento e a maquina pegou logo.

Rui Ferreira

ha velas fast-glow e slow-glow que devem ser usadas consoante o relay temporizador que se tem, no entanto um carro so pode ter umas ou outras..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
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nobre4

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Re:Uno TD, dificuldade ao pegar
« Responder #7 em: 22 de Dezembro, 2009, 14:03:00 »
quanto tempo tem as velas?

Nao tenho a certeza mas talvez dois anos

Luke

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Re:Uno TD, dificuldade ao pegar
« Responder #8 em: 22 de Dezembro, 2009, 17:22:30 »
e quantos kms?
usas o carro todos os dias? quantas vezes por dia das á chave?
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RMace

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Re:Uno TD, dificuldade ao pegar
« Responder #9 em: 22 de Dezembro, 2009, 17:56:06 »
Olha lá, o meu Uno TD nunca deu esses estrilhos :rolleyes:

Já o tenho á 9 anos :ph34r:

Vais fazer o seguinte:

Ao pé da base da bateria tem lá um módulo.

NÃO É UM RELÉ, É UM MODULO

Tem uma ficha com 3 fios, e tem dois fios gordos ke apertam com porcas de 5 mm.

Vais ver se os terminais estão limpos e se não ha sinais de sobreaquecimento.

2º Ao pé desse módulo tens uma ficha grande

Uma ficha branca, nessa ficha só tá um fio gordo vermelho, é a alimentação 30 do módulo.

Vê o estado da ficha.

3º, vais ter ke andar prevenido com um busca polos, quando ele custar a pegar, vais logo ver se chega sinal do módulo no pente das velas, e se é bom ou fraco.

Aconselho-te a usar uma lampada H4 para testar a potencia do sinal, senão vais ser indusido em erro

Básimanente é isto, estes módulos são normais, não teem termometro, por isso não tem nada ke saber.

Agora resta saber o resto do que se tem passado

Só mais uma coisa:

Os Unos TD quando teem o motor esgasiado, NUNCA custam a pegar, pegam e depois comessam aos salavancos do tipo "falta de gasóleo"

Só em casos extremos é que não pegam.

Mas já os vi com pistons estalados e valvulas todas comidas e a pegar aos esticoes e a cagar fumo ke até assustava :wacko:

Mas pegam.

E se ele em quente não falha nada, e tá tudo normal, não é falta de compressão.

E para terminar; O Uno TD NÃO tem regulador de relanti electrico (Regime de baixa rotação)

É mecânico.

A UNICA peça electrica é apenas uma electrovalvula para o corte de combustivel.

NADA MAIS

Alguma duvida?
CASAL BOSS Rulez ! ! !

RMace

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Re:Uno TD, dificuldade ao pegar
« Responder #10 em: 22 de Dezembro, 2009, 17:58:07 »
ha velas fast-glow e slow-glow que devem ser usadas consoante o relay temporizador que se tem, no entanto um carro so pode ter umas ou outras..

Mesmo sendo das lentas, se ele deixa akecer varias vezes, tinha obrigatoriamente ke pegar
CASAL BOSS Rulez ! ! !

nobre4

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Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #11 em: 02 de Abril, 2011, 12:30:39 »
Saudações,

O meu Uno TD foi chumbado na IPO por motivo do muito fumo de escape.  :maufeitio:
Quando esta perto das 3.000 rpm, manda um fumo azulado, não sei bem os Km´s mas comigo já leva 140000, é de 1993

Ele gasta um pouco de óleo, mas já me disseram para verificar o Turbo porque quase de certa é o maior causador da fumarada.

Qual a vossa opinião? Terá os dias contados? Valerá a reparação do motor?

rfsbaptista

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Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #12 em: 02 de Abril, 2011, 13:00:49 »
Esse fumo azul não terá necessariamente de ser problemas de motor (entenda-se segmentos e derivados), pode ser o turbo a precisar de ser reparado. Digo isto porque o meu pai teve uma BMW 318tds que fazia o mesmo á rotação em que o turbo entrava (+- 2500 rpm), e o problema era efectivamente o turbo a precisar de reparação. ;)
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

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/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Lourenço

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Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #13 em: 02 de Abril, 2011, 14:03:48 »
Se bem que eles na inspecção medem com o carro parado e aí o turbo não faz pressão quase nenhuma..

Se não falasses em fumo azul, diria que seria injectores a precisar de limpeza (que com essa idade de carro quase de certeza que precisam de revisão). Também será normal fazer uma quantidade anormal de fumo de puxar pelo carro depois de uma qiuantiodade consideravel de kms a andar devagar, pois vai acumulando e depois sai tudo de uma vez..
O que faz apontar o problema para o turbo é dizeres que o fumo é azul.

Podes quantificar o consumo de óleo que o carro faz? Costumas andar muito a puxar pela máquina ou andas sempre devagar?

Fiat 600 71

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Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #14 em: 03 de Abril, 2011, 11:34:53 »
Fumo azul tem normalmente 3 motivos:

-Vedantes do turbo/folga excessiva

-Segmentos

-Vedantes de válvulas


O carro a frio faz fumo azul ou branco ao relenti, ficando com aquele cheiro de óleo queimado caracteristico e depois "passa-lhe" a mania ou mantém-se sempre assim?

Isso no td é fácil de confirmar a folga no turbo... tiras a caixa do filtro... são 4 parafusos, e umas 3 abraçadeiras daquelas com parafuso apenas e tens a admissão do turbo pronta a "apalpar"



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