Autor Tópico: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca  (Lida 239509 vezes)

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #300 em: 28 de Julho, 2010, 14:54:29 »
só o motor, mai nada !!!

esse apitava às 9.000... nos 128 e há um 127 com esse motor com 1180 cc na copa Berg

(agora se é lampredi, labareda, ou caga-lume, aí não sei nada disso...)

Sabes.
O Eng. Lampredi para além de motores até  :ferrari: e em F1; fez este FIAT SOHC 1116 derivando a 1301, 1581, etc.
Não foi por acaso que já com os FIRE, o motor escolhido para turbinar foi o Lampredi 1301 e 1372.

Mas onde Lampredi é mais conhecido é nos Bilabero (Twin Cam), nomeadamente o 1600 e o 2 litros.
2 litros que serviu para os Integrales e chegou ao Lancia Thesis.  :palmas:

Edit: vê se com a tua sabedoria me arranjas umas recitinhas (baratas) para dar mais power ao bicho... a ver se vale a pena.  :fiat:
« Última modificação: 28 de Julho, 2010, 14:57:39 por GT ABARTH »
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #301 em: 28 de Julho, 2010, 15:04:53 »
baixa-lhe a cabeça em 0,2 ou 0,3, tira-lhe 800 g ao volante e espeta-lhe com dois Webber 40 que a chaleira apita até partir

tens depois é de comprar um carro à volta como deve ser porque esse segue a direito...

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #302 em: 28 de Julho, 2010, 15:10:09 »
baixa-lhe a cabeça em 0,2 ou 0,3, tira-lhe 800 g ao volante e espeta-lhe com dois Webber 40 que a chaleira apita até partir

tens depois é de comprar um carro à volta como deve ser porque esse segue a direito...

Isso não é problema...
Set up Turbo i.e. + barras AA.

Desculpa a ignorância, rebaixo a cabeça 0,3 cm é?
Tecnicamente como se procede?

Tens ideia que ganho dá essa alteração?
Passa de 55 para quê? 80?
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #303 em: 28 de Julho, 2010, 15:30:35 »
não...

0,3 metros....

0,3 mm !!!!

com isso e 2 carburadores para encharcá-lo a sério ganha 15 cv descansadamente, mas tem que subir a rotação !

logicamente tens que por uma arvore de cames diferente para maior abertura e se tiver colectores de escape e de admissão em condições, tudo bem

com 500 € já fazes uma boa festa e 1.500,00 € fazes uma festarola! com abertura de motor, reparação, carburadores, árvore, suspensão, molas, escapes, etc. etc....

só carburadores em 2ª mão são 250,00 € e para a árvore são outros 250,00 €;

a partir daí é só mão de obra e algumas peças!

nesse motor podes gastar o dinheiro à vontade, porque algum dia que vendas, há-de sempre haver um dono de 128 que queira esse motor, ou seja podes vender o carro às peças, porque vale dinheiro

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #304 em: 28 de Julho, 2010, 15:51:25 »
Epá, posso estar a fazer figura de burro, mas 0,3 mm?

Isso é microscópico.
0,3 cm são 3 mm.
Estava convencido que seriam 3 mm = 0,3 cm e não 0,3 mm.
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #305 em: 28 de Julho, 2010, 16:55:12 »
se tirasse 3 mm numa cabeça em certos carros, as válvulas quando abrissem partiam o piston todo!

meio milimetro já é demais em certos carros quanto mais 3 mm...

o que às vezes se faz é meter pistons concavos nos motores com pistos rectos e então aí abaixa-se mais do que é normal, mas mesmo assim nunca ouvi falar nunca em 3 mm.....

no meu 127 se baixasse 0,5 mm, já tinha que escavar mais as reeentrancias do piston por causa das válvulas.. e muitas das vezes o piston tem que ser mais "cavado" para não tocar..

só a fresagem para acerto às vezes já é demais..

Luke

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #306 em: 28 de Julho, 2010, 16:57:49 »
primeiro o "velho" bialbero de guerra morreu no Kappa, o thesis ja não teve o saudoso 4.16T

segundo, se queres mexer nisso, podes ir até perto de 100 cavalos com a preparação tipica, no entanto vais precisar de material especifico, a saber, coletores de admissão, carburadores, cames, o resto é conseguio atravez o trabalhar o material existente

terceiro, só medindo tolerancias é que se pode saber até onde ir, mas dependendo dos motores podes ir até 1mm
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #307 em: 28 de Julho, 2010, 17:14:02 »
De facto passava-me um pouco ao lado essas tolerâncias micrométricas  :(

Tirar 0,3 mm então são 300 micron.  :o

Quanto a mexer, para já não.
Primeiro porque ainda não tenho noção do real estado do carro (podridão escondida).

Depois porque a fazer seria sempre jogando à defesa; ou seja, antes de potenciar isto o carro teria que ter a suspensão e travagem de 4 discos do Turbo, para além de 175/60-13 ou mais.

Depois porque existem 4 hipóteses:
- deixar completamente de origem;
- potenciar o 1116 (mais aliciante em termos de mecânica)
- trocar para 1581 (mais económico e fácil, tendo logo 90cv que custam €€€€€ a ir buscar no 1116)
- pensando racionalmente acabava por ser mais lógico ir buscar um TIE; e como já tenho o Punto GT é um pouco idiossincrático; para além de ter a questão do trauma e do perigo que são os roubos destes carros.

Evidente que um TIE é aquela máquina, mas é deveras aliciante um bom NA preparado de época e old school.
Mas aqui também me dava mais pica ser feito num 128 do que num Uno  :d_grin:
Também são precisos €€€€€ e as coisas não estão fáceis.
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #308 em: 28 de Julho, 2010, 17:23:02 »
primeiro o "velho" bialbero de guerra morreu no Kappa, o thesis ja não teve o saudoso 4.16T

Então enganei-me, pois estava convencido que o Thesis ainda tinha levado o Lampredi Bialbero na versão de entrada em Portugal, a SoftTurbo.

Globalmente a entrada era o 2446 5C 170 cv igual ao motor do meu Stilo. 
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #309 em: 28 de Julho, 2010, 17:45:51 »
o 1581 com uns minor tweaks fica deveras interessante :) especialmente se for usada uma cabeça de 1301 e uma cames com alma, aí até paralelos arranca! no final do dia quem se lixa é o motor de arranque :P
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« Responder #310 em: 28 de Julho, 2010, 18:42:50 »
começam as invenções............

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #311 em: 29 de Julho, 2010, 23:07:21 »
toma lá para veres como é que é!




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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #312 em: 29 de Julho, 2010, 23:13:35 »





carlosfm

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #313 em: 30 de Julho, 2010, 17:20:40 »
baixa-lhe a cabeça em 0,2 ou 0,3, tira-lhe 800 g ao volante e espeta-lhe com dois Webber 40...

Concordo!!!
E passas a usar gasolina SC98.
Talvez possas tirar mais um pouco à cabeça, 0,5mm... at your own risk.  :sombrero:
Citação de: carlosfm
Pah, tem que ter faísca, ou não presta.  ^_^

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #314 em: 31 de Julho, 2010, 01:03:10 »
Caro colega, agarra em 300 €, vem cá abaixo ao centro de abate de Loures e levas um motor de regata 100 S com duplo carburador  cabeça twincam e a tua vida irá mudar substancialmente. tem 59mil km o carro.

Aquele motor mexido, é um turbo ie fiável, sem a saída do turbo ie mas creio que uma boa de uma pedrada porque tem 100 cv de origem, quanto mais mexido.
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