Autor Tópico: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca  (Lida 239467 vezes)

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Luke

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #315 em: 31 de Julho, 2010, 02:05:15 »
mais depressa o 1581 do dedra que é igualito ao 1116 de origem dele
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #316 em: 31 de Julho, 2010, 02:58:39 »
Se bem sei o regata usa o mesmo bloco.. e 1.6, não será o mesmo, sendo da mesma familia? O que realmente faz diferença é aquela cabeça 16V
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #317 em: 31 de Julho, 2010, 15:55:48 »
sohc e dohc acho que não são o mesmo bloco, embora sejam parecidos

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #318 em: 04 de Agosto, 2010, 00:16:32 »
Mais uns documentos:







Tecto de abrir e tudo.





O sucesso em França foi assinalável, mesmo com todos os R5, Peugeot 205, Talbot Samba, Citröen Visa e AX; bem como por toda a Europa onde foi durante anos o carro mais vendido.
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #319 em: 04 de Agosto, 2010, 00:21:41 »
Ainda se arranja de tudo,

Letras "55", para equipamento Base em prateado e contornos pretos:


Letras "55 S", para equipamento Super em preto e contornos prateados:


Em Portugal só houve Unos 55 Super e todos de 3 Portas.
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #320 em: 04 de Agosto, 2010, 00:47:26 »
Para os apaixonados por miniaturas (não é o meu caso, prefiro escala 1:1).























Delicioso o pormenor dos Elefantezinhos.
Para quem não se lembra, os Elefantes faziam parte da publicidade inicial do Uno.

Fiat Uno

Características sempre terminadas em "OSA".
Nos stands havias uns cartazes grandes de parede, cada um com os elefantes em trajes diferentes.

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #322 em: 05 de Agosto, 2010, 00:02:14 »
Encontrei (ainda a circular em Itália) imagens de 3 Unos 55 Super cinzentos como o meu, e ainda um 70 Super verde metalizado:

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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #323 em: 06 de Agosto, 2010, 00:57:12 »
Mais umas miniaturas:



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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #324 em: 06 de Agosto, 2010, 01:00:51 »
Muito interessante esta de 1986, sobre o futuro Mundial de 1990:









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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #325 em: 06 de Agosto, 2010, 01:09:55 »
Esta miniatura do 55 Super já tinha postado,
mas atentem agora à qualidade dos detalhes e dos pormenores muito perto da realidade,
até no conta rotações, botões dos faróis, bateria, depósito do óleo dos travões ou do saco da água limpa vidros, por exemplo:

















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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #326 em: 06 de Agosto, 2010, 02:17:43 »
ja compraste? :)
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #327 em: 06 de Agosto, 2010, 04:03:08 »
ja compraste? :)

Não, nem compro.
Na infância tive muitas muitas miniaturas, que depois dei.

Prefiro escala 1:1  :)
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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #328 em: 10 de Agosto, 2010, 19:21:04 »
Por cortesia do Sr. Sousa Aguiar (o meu muito obrigado), trago aqui um teste comparativo Espanhol de Janeiro de 1984, logo após o Uno ter sido eleito carro do ano na Europa.

Ora o teste confirma o que eu já tinha aqui escrito sobre o carro e que sempre disse quase nos últimos 20 anos a quem falava / debatia sobre este carro.

Mais uma vez se confirma que quando apareceu o Uno tinha um Espaço recorde, era o carro mais aerodinâmico e com mais visibilidade de todos; bem como tinha a melhor Instrumentação.

Também é evidente que o motor é provavelmente o melhor "1100" corrente que existiu, sendo que mais uma vez era um motor da classe "1100" ao nível da classe "1300/1400".

A direcção era do melhor que havia, assim como o comportamento (hoje mediócre).

Também se considera que para a época era um carro de grande aptidão estradista.

O que espanta muita gente é que na altura os acabamentos eram considerados muito bons e os materiais estavam longe de serem considerados fracos.

O calcanhar de aquiles do carro é mesmo a actuação da caixa, como eu também tenho vindo a dizer.
Quanto ao escalonamento, os jornalístas Espanhóis estão mais de acordo comigo do que os Portugueses, uma vez que sempre critiquei o escalonamento; se bem que se entende que foi muito útil a existência de uma 5ª falsa para condução estradísta.

Antes da leitura do teste importa dizer o seguinte:
- Apesar do preço em Espanha ser barato, em Portugal era muito mais, causa da jogada Italiana da sua antiga moeda, a Lira e da montagem na Somave em Portugal.
- Nesta época a SEAT tinha modelos FIAT e a FIAT Mãe em Espanha não tinha quase expressão, só vendendo até à chegada do Uno um único modelo, que a SEAT não tinha carro dessas dimensões, o enorme Argenta do segmento E.
- Os testes Espanhóis eram feitos com uma gasolina horrível que supostamente era de 96 RON, contra a nossa de 98.
Ora quem conheceu estes carros sabe que com 98 o carro anda uma coisa e metendo 95 perde rendimento, mais ou menos equivalente a andar uma pessoa no carro ou ir com o carro cheio.
Lembro-me de muitas subidas de 4ª passarem a ser de 3ª com gasolina 95.
Isto para dizer que as prestações com gasolina 98 (o que havia em Portugal ou França são melhores por certo), pois lembro-me de um teste L'Automobile em que conseguiram 163 km/h e 13,0 segundos a 100.
- Os Unos montados em Portugal não traziam o banco traseiro reclinável a 2/3 1/3, mas sim somente a 1/1.
- Os Unos sendo vermelhos sempre trouxeram uma característica diferente, plásticos interiores mais claros e mais para o acastanhado.

















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Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #329 em: 10 de Agosto, 2010, 19:27:58 »
Uma meia surpresa é a apreciação que fazem da travagem, considerando o Uno como o carro pequeno que melhor travava.
(Quando apareceu toda a gente dizia que travava muito mesmo).
É que existe um pouco a ideia generalizada que um Uno é um carro que trava mal.
Se estiver com o sistema em condições normais de funcionamento trava bastante bem.

Ora bem, isso hoje é discutível, mas... que carros actuais travam a 100 km/h em ~35 metros?
Utilitários por exemplo?
Quantos metros é habitual precisarem para se imobilizarem a 100 km/h?
É que o valor de 35 metros (sejam 40 a quente) é muito bom mesmo.



Pela foto vemos que trava muito mais à frente, mas na época isto era assim mesmo em carros correntes.
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