Autor Tópico: Fiat 500x 2016 1.3 multijet  (Lida 6680 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #15 em: 03 de Janeiro, 2022, 00:30:11 »
Eu tenho um Punto 1.3 MultiJet, com 191000 km, ainda não trocou a distribuição e não faz barulho mas, tenho cuidado com a manutenção, só uso óleo sintético com a norma Fiat e mesmo sem fazer os quilómetros, troco o óleo e filtro todos os anos.
Esse é o segredo para as coisas durarem e estarem sempre em ordem!

Deep Vibes

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 27
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #16 em: 04 de Janeiro, 2022, 20:41:32 »
No 1.3 MJ a corrente é parcial banhada a óleo ou é a seco (por assim dizer)?

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #17 em: 07 de Janeiro, 2022, 00:18:54 »
Quando o motor está em funcionamento, está sempre a ser banhada a óleo e esticada por um tensor hidráulico!

Joaojanuario

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #18 em: 20 de Fevereiro, 2022, 12:02:49 »
Ora bom dia a todos, obrigado pelos vossos conselhos anteriormente.
Neste momento a saga continua, nunca vi um carro a dar tantos problemas, confesso que estou um pouco desiludido com a marca e já pondero trocar o carro.
Ora bem o carro continua a soluçar de vez em quando quando dou há chave, ainda ontem fiz ao estrada durante 100kms a 120/140kmh e quando voltei a ligar o motor depois de ouvir a bomba a puxar o combustível liguei o motor como sempre faço e ainda assim o motor soluçou e embrulho se todo, mesmo que carregue no acelarador quando ele faz isto nem sequer responde ao acelarador a solução é desligar e voltar a ligar, agora custa me é isto acontecer practicamente todos os dias. Enquanto na marca dizem que o problema estava resolvido.
Entretanto o problema do start and stop persiste, n'a marca disseram que tinha de fazer alguns kms para ele ativar o que achei estranho mas pronto ontem fiz no total 240kms e o carro não ativou o star and stop sempre que o carro vai abaixo ele diz star and stop não disponível. Ora na marca tinham dito que era fácil de resolver e que estava OK. Entretanto na viagem notei um barulho de passar de água parece que no tablier más o sistema já foi purgado ha 15 dias atrás e parece que tinha ficado resolvido, provavelmente é outro problema mas o carro nem sequer perde líquido de refrigeração, ainda pensei que fossem humidades ou algo parecido mas ao fim de tantos kms já n devia acusar nada.
Amanhã vou voltar ha lizauto a ver se descobrem o problema e se resolvem tudo finalmente. É um carro relativamente recente mas parece que na marca não conhecem os próprios problemas que podem vir acontecer nas suas viaturas um pouco estranho digo eu.
Aqui os fiatistas aconselham alguma coisa que possa fazer?
Ou já tiveram numa situação parecida?

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #19 em: 20 de Fevereiro, 2022, 12:39:46 »
Por vezes os representantes da marca não são competentes, essa é que é! Talvez encontrar outra oficina, tipo uma Bosch.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #20 em: 21 de Fevereiro, 2022, 08:49:45 »
Tal como o jorge disse, infelizmente. E nao capazes de ter a honestidade de asumir que nao têm tecnico apto para resolver o problema.

Para mimo problema e eletrico, comandos, valores de sensores errados, maus contactos devido a dilatações com o aquecimento,... qualquer coisa que nao sera facil de descobrir. Se o carro fosse meu eu perdia algum tempo a analisar o compartimento do motor a procura de pontos sensiveis a maus contactos (inclusive pontos de massa).
Sendo atualmente particamente tudo eletronico, e natural que nao responda ao acelarador. Ao atuar o pedal do acelarador esta a dar um comando eletronico que so se estiverem reunidas as condições para poder acelarar a ECU vai mandar acelarar. Ja não e como antes que havia umcabo a ligar a borboleta ao pedal e a borboleta atuava quer houvesse condições quer nao. (são o tempos da eletronica.)

Quanto ao barulho tipo agua a correr será com certeza do ar condicionado. Pode experimentar desligar o ar condicionado e ver se o barulho para.

Joaojanuario

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #21 em: 21 de Fevereiro, 2022, 14:21:43 »
Também concordo que seja tudo electrónico. Já andei com o ar condicionado desligado mas o barulho da água continua. Entretanto o carro está numa oficina e já verificaram que realmente o alternador está fraco, e um dos injetores está com valores negativos. Ora na Fiat tinham rectificado este injetor que agora está a dar problemas e tinham medido disseram que estava tudo ok. Agora vamos ver no que dá.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #22 em: 22 de Fevereiro, 2022, 08:27:37 »
Também concordo que seja tudo electrónico. Já andei com o ar condicionado desligado mas o barulho da água continua. Entretanto o carro está numa oficina e já verificaram que realmente o alternador está fraco, e um dos injetores está com valores negativos. Ora na Fiat tinham rectificado este injetor que agora está a dar problemas e tinham medido disseram que estava tudo ok. Agora vamos ver no que dá.

Com o carro em andamento ou parado?  :dry:

Joaojanuario

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #23 em: 22 de Fevereiro, 2022, 13:32:23 »
Experimentei nas 2 situações

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #24 em: 23 de Fevereiro, 2022, 08:10:07 »
Experimentei nas 2 situações

Para mim não e normal e algo tem de se passar ai. Agua nao faz barulho a circular a nao ser que esteja com ar e ainda assim... Outra sugestão que eu daria, mas nai sei como funciona o sistema de aquecimento no seu carro,... se para aquecer o comando abrir uma valvula que faz circular a agua no radiador interior, com essa valvula fechada (posição frio) se for agua devia parar. O~Mas e provavel que o comando acione uma comporta que apenas desvia o precurso do ar, ou passa pelo radiador interior ou nao, mas a agua circula sempre.  :unsure:

Outra sugestão,... no caso de ser proveniente do AC o ruido permanece apos alguns segundos ter desligado o motor do carro. Eu sei queja disse que como ac desligado acontece o mesmo, mas se for AC automatico ou a embraiagem do compressor do AC estiver agarrada o AC pode estar a trabalhar mesmo com o comanado na posição desligado...  :unsure:

Caso curioso o seu...  :blink:

Joaojanuario

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #25 em: 23 de Fevereiro, 2022, 22:40:34 »
O alternador foi mudado a bateria já subiu de nível e o injetor foi trocado até agora não tremeu mais vamos ver... Entretanto o start and stop não funciona... O barulho da água ouve se mas menos o sistema foi novamente sangrado. Um técnico de ac diz que está tudo bem com o sistema. Agora é ir há procura de alguma conduta de escoar a água entupida. Não sei mais o que fazer se isto n se resolver.

Joaojanuario

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #26 em: 27 de Fevereiro, 2022, 12:41:45 »
E chega ao fim esta saga, o dono do stand devolve o dinheiro do veículo, não está a conseguir resolver este problema, depois de tudo mudado continua tudo igual a solução é ir comprar outro carro desde que não seja da Fiat... Ficou muito aquém das expectativas. Obrigado a todos pela vossa disponibilidade e ajuda. Irei continuar a seguir este fórum.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #27 em: 27 de Fevereiro, 2022, 16:03:31 »
E chega ao fim esta saga, o dono do stand devolve o dinheiro do veículo, não está a conseguir resolver este problema, depois de tudo mudado continua tudo igual a solução é ir comprar outro carro desde que não seja da Fiat... Ficou muito aquém das expectativas. Obrigado a todos pela vossa disponibilidade e ajuda. Irei continuar a seguir este fórum.
Meu caro lamento imenso, mas o problema não é de ser Fiat, o problema foi quem o reparou ou tentou que foi incompetente, tanto podia acontecer em qualquer marca. E na volta fica mais barato ao stand devolver te o dinheiro em vez de reparar....torna a revender o carro e pode ser que calhe a alguém que não o chateie nada!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #28 em: 28 de Fevereiro, 2022, 09:32:16 »
E chega ao fim esta saga, o dono do stand devolve o dinheiro do veículo, não está a conseguir resolver este problema, depois de tudo mudado continua tudo igual a solução é ir comprar outro carro desde que não seja da Fiat... Ficou muito aquém das expectativas. Obrigado a todos pela vossa disponibilidade e ajuda. Irei continuar a seguir este fórum.

Finalmente o vendedor tomou a atitude que deveria ter tomado. Infelizmente ha carros que "trazem a bruxa" depois de indevidamente intervencionados ou com avarias muito especificas principalmente em usados e depois a "culpa" e da marca!
 Compreendo o seu sentimento, lamento o sucedido e acima de tudo que nao lhe volte a acontecer o mesmo. Ate pq carros em segunda mão, independentemente da marca, que nao se conhece o antigo dono estao sujeitos a tudo.

O meu exemplo e que tenho um peugeot, a conta dos problemas que me deu, e na oficina nunca conseguiram arranjar, acabei eu por adquirir algum material de diagnostico e ir atras do "gato" aos fins de semana. Na oficina tinham trocado sondas, velas, um sensor e por fim o catalisador. Obviamente suportando eu todas as despesas e nao foi resolvido o problema. Sendo que o carro tem sistema GPL, para os mecanicos era outra causa, o sistema GPL mal afinado. Apos muitos fins de semana de volta do carro e muitas consultas na internet, apesar de aparentemente estar com funcionamento normal notei uma leitura casual algo estranha na borboleta, troquei a borboleta que afinal tinha um erro casual de dados do encoder e que nao dava erro na ECU. Resumindo ja se passaram alguns anos e o carro nao tem "chateado" e o defeito nao era da marca mas sim de uma avaria complicada e casual que os mecanicos/eltricistas nao conseguiram detetar e optaram por trocar as peças mais vulgares neste tipo de avarias a ver se acertavam.

 :t_up: