Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486426 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1650 em: 13 de Janeiro, 2016, 08:55:42 »
Aponto ambos os casos para mau contacto nas pistolas das portas em questao. Numa primeira fase experimenta desligar limpar e voltar a ligar as fichas das pistolas. ;)

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1651 em: 13 de Janeiro, 2016, 09:48:11 »
Se não resolver. Retira as pistolas do carro, desmonta-as, com cuidado, e limpa as pistas de cobre onde as garras fazem contacto, passa um pouco de lixa fina, lubrifica e volta a montar e estará tudo como de fábrica.

Se ainda assim o problema persistir, dá uma vista de olhos no relé que fica por baixo da coluna de direcção.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

pjrcampos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1652 em: 13 de Janeiro, 2016, 17:14:44 »
E que relé é esse? É que continuo às voltas com o fecho do meu também...  :smash:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1653 em: 16 de Janeiro, 2016, 22:50:06 »
Ora bem, sábado foi dia de tratar do Uno.
Dei mais uma sangradela nos travões, pois continuo a não achar o pedal tão firme como gostaria. Não saiu ar nenhum e está na mesma, pelo que começo a apontar para que os vedantes da bomba central já não estejam nas melhores condições e cedam... Não sei. Enfim, qualquer dia compro uma e substituo-a.
De todo o modo, a potência de travagem é boa; só o feeling do pedal é que deixa a desejar: em vez de ser uma parede, é uma almofada.

Depois, seguindo as sugestões do Mickey e do TwinThema, fui ver se descobria as causas das falhas do fecho central: a porta traseira direita que nem sempre fecha; a o delay entre o fecho da primeira porta e a activação do fecho central quando uso a porta do passageiro.
Comecei pela porta traseira esquerda.


Tenho muito poucas fotos, porque o meu telemóvel estava louco e desligava-se a toda a hora... Deixando-me sem câmara...
Primeiro passo, desforrar a porta.
Retirar as duas tampinhas que protegem os parafusos:


Estas micro chaves de fendas (de informático) não serão as ferramentas ideais, por deixarem mazelas no plástico das quartelas. Mas em minha defesa devo invocar que já havia mazelas e só coloquei a chave no local onde antes alguém já o tinha feito.

Parafusos e tampas cá fora:


Depois a parte mais fácil (retirar a moldura do manipulo da porta): não tem nada que saber. É só puxá-la para trás e desencaixa-se.

De seguida, a parte mais difícil: retirar a manivela de abertura do vidro. É preciso afastar ligeiramente o encaixe da manivela com uma chave de fendas ou uma espátula, para deixar visível um clip metálico que a prende. Num espaço exíguo, retira-se o clip com um mino-gancho ou com uma pinça das unhas das senhoras.
Para afastar a manivela, usei umas espátulas de plástico que comprei no ebay, que já compensaram a compra.


Depois, usando estas espátulas, desencaixa-se a quartela dos ganchos plásticos de fixação.
Por baixo da forra, há um plástico de impermeabilização, colado à chapa. Começa-se a descolar de um canto e consegue-se retirá-lo sem grande dificuldade.
Chegamos então ao miolo da porta:


Sabendo que os Unos apodrecem principalmente nas portas, foi uma felicidade ver esta porta neste estado. Nada de ferrugem, nada!
Uma maravilha!

(Esta foi a última foto que consegui tirar...)

Bom, descobri no interior da porta dois circuitos eléctricos. Um de ligação à pistola do fecho centralizado que controla a tranca; outro ligado mesmo à fechadura.
Suponho que este segundo seja para a luz avisadora de porta aberta do check panel.
Quanto ao fecho central, ao contrário do que eu pensava, a pistola dispara sempre. Ou seja, se eu achava, na senda da explicação do TwinThema, que podia haver um mau contacto que fazia com que nem sempre a pistola actuasse, isso não é exacto.
Ao testar o sistema, vi que a pistola tenta sempre empurrar ou puxar a tranca; simplesmente, às vezes não tem força suficiente e deixa a tranca no mesmo lugar.
Solução? Vá, gozem lá: good old WD40 a lubrificar as espias/arames e o mecanismo de tranca. Ficou logo curado!! Ao vencer o atrito, a pistola já cumpre o seu papel.

Claro que, admito, a pistola pode já não estar nas suas melhores condições... Mas se for caso disso (isto é, se o problema voltar) no futuro farei como disse o Mickey e tratarei de lixar as pistas de cobre dela. Ou até, se for preciso, trocá-la.
E pronto, continuo a adorar o meu Uno. Que é um carro fabuloso.


PS: Para remontar a porta, há truque para recolocar o clip de fixação da manivela. Primeiro, coloca-se o clip na manivela, no seu sítio final. Depois encaixa-se o conjunto clip+manivela.
Nesta fase, verificar na outra porta em que ângulo está a manivela com o vidro fechado, para ficarem as duas iguais. Se não, há que voltar a fazer.. Sim, foi justamente o que me aconteceu...
« Última modificação: 16 de Janeiro, 2016, 23:05:51 por afonsopatrao »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1654 em: 17 de Janeiro, 2016, 14:53:20 »
1 conselho,... retira os bancos e todas as forras. Mergulha o Uno em WD40, da-lhe 2 voltas e deixa a escorrer 2 dias. Vai ficar como novo.  :lol:

Bons trabalhos.  :t_up:

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1655 em: 19 de Janeiro, 2016, 18:21:34 »
1 conselho,... retira os bancos e todas as forras. Mergulha o Uno em WD40, da-lhe 2 voltas e deixa a escorrer 2 dias. Vai ficar como novo.  :lol:

Bons trabalhos.  :t_up:

Tens de largar a bebida... :lol: :lol:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1656 em: 23 de Janeiro, 2016, 00:30:03 »
O Uno tem andado impecavelmente. Tem sido o meu companheiro diário e continuo apaixonadíssimo por ele.


Mas o feeling dos travões começa a irritar-me. Acho mesmo que algum dos pistões da bomba central estará a deixar passar líquido de travões. Na verdade, voltei a sangrar tudo e não saiu bolha nenhuma.
Por outro lado, por vezes sinto que é aplicada pressão demasiada nas rodas traseiras. Numa travagem forte em recta (para teste dos travões), até já aconteceu bloquearem as rodas de trás. Pode ser do repartidor de travagem, mas como a sensação no pedal não é firme, estou mais inclinado para uma passagem de líquido no pistão das rodas da frente.

A questão agora é só esta: compro uma bomba nova ou será que basta um kit de reparação? Eu serei capaz de reparar ou, atendendo à minha inépcia natural, será melhor aventurar-me apenas na substituição da bomba?
Os preços dos kits de reparação são basicamente iguais aos das bombas... 10€ de diferença.
A trocar uma bomba, será um risco comprar NOS (new old stock) por poder o tempo provocar mazelas nos componentes da bomba?



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1657 em: 23 de Janeiro, 2016, 12:30:32 »
Antes de mais deixa-me advertir que, numa das fotos tens uma valente rachadela na tinta,... da parede.  :lol:

Depois a questao da bomba, eu iria para uma bomba nova nem "NOS", estamos a falar de travoes,... ainda a dias o luke se queixou da bomba do thema q, com "meia duzia de dias de uso", ja foi a vida...
O que te pode correr mal, julgo, sera teres porcas demasiado apertadas e nao teres ferramentas "a altura" para desapertar, e se optares por ir ao mecanico bem viste o cuidado que tiveram a trocar o tubo, certo? De resto, nao sera dificil trocar a bomba dos travoes.  :t_up:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1658 em: 23 de Janeiro, 2016, 16:28:43 »
se vais mexer, mete nova, os kits só funcionam se não estiver picada dentro, e mesmo assim.....

o preço da bomba compensa
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1659 em: 24 de Janeiro, 2016, 14:49:51 »
Viva, concordo com o Luke, mais vale avançar para uma bomba nova. No entanto, eu guardaria a velha, pode vir a ser necessária em apocalípticos momentos de falta de peças (lavar bem a bomba para guardar!).

Neste caso, também é necessário usar a chave para tubo do mesmo modo que é necessária para trocar os flexíveis.

Na minha opinião, e é realmente só isso - não tenho conhecimento para dar a certeza - a sensação de travagem esponjosa não advém da bomba. Uma bomba velha estará riscada e/ou picada e isso traduz-se no afundamento do pedal se se exercer força no pedal do travão. Se isso não acontecer, a bomba estará boa. Mas, enfim, esta é só a minha opinião.

Deixo ainda aqui o link de uma mensagem que deixei neste forum, a dada altura vê-se o cavalheiro a substituir a bomba dos travões (e usa uma simples chave de bocas para desapertar os tubos  :OMG:).

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1660 em: 24 de Janeiro, 2016, 14:57:46 »
Obrigado, Zampanò, Luke e TwinThema. Pode não ser da bomba, pois o pedal não vai até ao fundo (cede só até certo ponto). Mas também pode ser... Julgo que há uma fuga externa na bomba, pois a sua parte inferior está sempre húmida. Ou seja, se por acaso a fuga for para fora da bomba e só na primeira parte do curso do pistão, isso explicaria os sintomas: perde líquido ao início (quando o pedal está mole) mas já não no fundo (quando está rijo).
Não sei se isto fará sentido. Mas vou trocar a bomba. Se não resolver, já não me falta muito para trocar... Só se forem as pinças a precisar de reparação...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1661 em: 24 de Janeiro, 2016, 15:35:27 »
Isso que referes da perda de liquido, a ser percetivel no pedal tinhas de ter uma fuga grande e nao tipo humido ou babado de oleo.
So mais uma sugestao, algo caricata mas nao impossivel. ja viste se ao pisares o pedal todo o corpo da boma penmanece imovel? Podes ter ai algo mecanico a ceder que nao transmite a força execida pelo pe no pedal ao pistao da bomba... Tenta perceber isso antes so de comprares a bomba nova.  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1662 em: 25 de Janeiro, 2016, 19:56:07 »
Isso que referes da perda de liquido, a ser percetivel no pedal tinhas de ter uma fuga grande e nao tipo humido ou babado de oleo.
So mais uma sugestao, algo caricata mas nao impossivel. ja viste se ao pisares o pedal todo o corpo da boma penmanece imovel? Podes ter ai algo mecanico a ceder que nao transmite a força execida pelo pe no pedal ao pistao da bomba... Tenta perceber isso antes so de comprares a bomba nova.  :t_up:
A fuga parece-me um pouco maior do que eu pensava. Tinha uns pingos a fazer mini-poça na caixa de velocidades, por baixo da bomba central. Por outro lado, o servofreio está todo húmido.
Dá a ideia que  perde líquido pela ligação do reservatório à bomba, no pistão da frente (o principal, que controla os travões das rodas dianteiras), e depois escorre pela bomba até ao servofreio. Tirei muitas fotos, mas nesta talvez se perceba que o líquido parece sair dessa zona do reservatório.


Se a fuga for daí, isso explica os sintomas: pedal mole até meio (porque o pistão ainda não passou a zona da fuga) e rijo no fim (pois uma vez passando essa zona, já não tem fuga do sistema). Também explica que as rodas de trás estejam ok, já que só o pistão da frente está a encontrar fuga.
Estou a pensar mal?

Se não estiver, será que esta fuga tem reparação? Ou mais vale bomba nova?
Obrigado!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1663 em: 25 de Janeiro, 2016, 20:45:07 »
Nao estas, na minha opiniao, a pensar mal. Um pouco exagerado sim, mas isso poderia acontecer mas nc da forma a notares no pedal. Digo eu...
Lava bem a bomba com um desengordurante (o WD aqui n resulta. :D) deixas secar bem. atuas umas quantas vezes o pedal do travao e ja deves ver onde surge o oleo e se e de facil resoluçao.
A ser o problema da almofada no travao tinhas de ter no final ja uma grande quantidade de oleo vertida pla fuga.
;)

pjrcampos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1664 em: 26 de Janeiro, 2016, 10:23:31 »
Por acaso no meu Uno também acho que estou com problemas na bomba. Mas o meu sintoma é diferente. De vez em quando, ao carregar no pedal, este vai indo para baixo. Tirando o pé e voltando a carregar fica ok. Mas só faz de vez em quando. E não vejo óleo em lado nenhum. Alguém tem ideia do preço de uma bomba?
Sorte na resolução do teu problema, Afonso.
Abraço!