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Geral => Discussão Geral => Tópico iniciado por: Pdinis em 05 de Junho, 2023, 16:54:15

Título: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: Pdinis em 05 de Junho, 2023, 16:54:15
Muito boa tarde.
Reparei agora que a ventoinha do radiador não está a ligar . O que será ?
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: jorge punto em 05 de Junho, 2023, 20:47:39
Verifica e faz um chunt no sensor do radiador (se tiver) e vê se ela arranca, cuidado para não tocares na ventoinha, ela pode arrancar e magoar te!
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: TwinThema em 06 de Junho, 2023, 08:38:28
Verifica e faz um chunt no sensor do radiador (se tiver) e vê se ela arranca, cuidado para não tocares na ventoinha, ela pode arrancar e magoar te!

Caso não arranque podem ser varias coisas, começando pelas mais simples, um fusivel queimado ou um rele com avaria. Tambem não sei se necessita de ter a chave ligada na primeira posição para fazer esse ensaio.

A questão da ventoinha poder não estar a trabalhar ja foi referida noutro topico.
Isso costuma ser sintoma de bomba de agua "cansada", ar no circuito ou ventoinha que não liga. Mas se puder dar mais alguns detalhes...
Como esta o liquido do radiador?
O carro começou a aquecer do nada ou apos alguma intervenção ao circuito de refrigeração?
Ja verificou se o ventilador está bom e não tem nenhum fusivel queimado?
Seria bom que mantivesse um topico apenas sobre esta questão afim de se poder seguir o desenvolvimento da questão sem ter de andar a saltar de topico em topico e dessa forma o poder ajudar de forma mais favoravel.  :t_up:
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: Pdinis em 06 de Junho, 2023, 10:12:48
já fiz o chunt no sensor do radiador e a ventoinha funciona . poderá ser o sensor de temperatura que fica junto do termostato?  alguém sabe aonde se situa o ralé da ventoinha do radiador (Fiat Punto 176 de 1997)?
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: jorge punto em 06 de Junho, 2023, 19:02:51
já fiz o chunt no sensor do radiador e a ventoinha funciona . poderá ser o sensor de temperatura que fica junto do termostato?  alguém sabe aonde se situa o ralé da ventoinha do radiador (Fiat Punto 176 de 1997)?
Pode sim ser o sensor, ou pior ainda, o radiador estar entupido, ou não haver circulação de líquido, ele aquece bem nessa zona do radiador?
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: TwinThema em 07 de Junho, 2023, 08:02:25
Pode sim ser o sensor, ou pior ainda, o radiador estar entupido, ou não haver circulação de líquido, ele aquece bem nessa zona do radiador?

Exato porque se com o chante ao sensor a ventoinha trabalha tudo o resto (fusiveis, reles, cablagem, etc...) estara bom.
No seguimento da ideia de problema no radiador, Na minha opinião ha duas formas de testar.
A primeira, retirar o sensor do radiador e suposto sair o liquido por aí ja que nunca me cruzei com um sistema que o sensor não estivesse em contacto direto com o liquido. Nesta fase avaliar duas coisas, se o sensor apresenta muita sujidade e se o liquido sai abundantemente com o vaso de expansão sem tampa (convem tirar a tampa ao vaso antes de retirar o sensor ou imediatamente apos). No caso sensor estar limpo e o liquido sair abundantemente, eu aquecia agua ate ferver, de seguida colocava a parte que esta em contacto com o liquido la dentro e via se o sensor atuava. (estou a partir do principio que se trata dum sensor de contacto seco e nao de uma sonda que faz medição de temperatura) Com a agua a ferver o contacto tem de fechar.
A segunda e algo mais complicada mas menos evasiva. Deixar o motor a trabalhar uns minutos ate atingir aquela temperatura que era suposto a ventoinha ligar ou apos uma saida com o carro em que o radiador ja esta quente, ir passando a mão pelo radiador a comparar se a temperatura esta homogenea ou o nivel (normalmente em baixo) onde se situa o sensor esta mais frio que o resto. Se isto acontecer muito provavelmente o radiador estara parcialmente obstruido.
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: Pdinis em 07 de Junho, 2023, 10:50:35
Pode sim ser o sensor, ou pior ainda, o radiador estar entupido, ou não haver circulação de líquido, ele aquece bem nessa zona do radiador?
Mas se fosse o radiador entupido a agua não circulava certo? como faço para desentupir o radiador?
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: jorge punto em 07 de Junho, 2023, 23:51:53
Mas se fosse o radiador entupido a agua não circulava certo? como faço para desentupir o radiador?
https://youtu.be/RESNl6i4Lks
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: TwinThema em 09 de Junho, 2023, 07:54:02
Mas se fosse o radiador entupido a agua não circulava certo? como faço para desentupir o radiador?

Por radiador entupido o jorge refere-se a um radiador parcialmente entupido onde o liquido tem dificuldade de circular ou não circula de todo em algumas zonas do radiador. Se uma dessas zonas for junto ao sensor de temperatura este não pode fazer uma leitura correta e real da temperatura da agua.  :t_up:
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: Pdinis em 09 de Junho, 2023, 10:57:43
hoje verifiquei uma situação . A ventoinha liga depois de estar muito quente quase a chegar ao vermelho . ou seja quando deveria ligar  no meio não liga só quando está quase a chegar ao vermelho é que funciona Estou inclinado para o sensor de temperatura do radiador que apesar de ser novo não ser para este veiculo ou ter algum defeito , que me dizem
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: jorge punto em 09 de Junho, 2023, 13:34:15
Continuamos a dizer o mesmo, confirma a temperatura se está homogénea no radiador, estou a pressupor que a bomba de água e o termostato na colaça estejam ambos bons!
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: Pdinis em 09 de Junho, 2023, 18:13:58
Continuamos a dizer o mesmo, confirma a temperatura se está homogénea no radiador, estou a pressupor que a bomba de água e o termostato na colaça estejam ambos bons!
Reparei que o radiador está quente e os dois tubos o de retorno e oque saio por baixo no radiador estão quentes . em andamento a temperatura normal quando estou numa fila começa a aquecer . bomna de agua não pode ser poruqe senão aquecia em andamento. certo? estou a ficar desesperado
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: jorge punto em 09 de Junho, 2023, 23:45:13
És de onde?
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: Pdinis em 10 de Junho, 2023, 10:41:33
És de onde?
 Coimbra
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: TwinThema em 12 de Junho, 2023, 08:05:54
Os indicios que descreve são comuns as causas que ja foram apontadas.
O ventilador ligar, quase no maximo e chantando o sensor descarta problemas eletricos. Ou seja, o problema estará na circulação do liquido ou transmissão da temperatura ao sensor que pode ser causados por bomba com pas com desgaste parcial ( Agua circula pelo radiador mas nao em abundancia o que impede uma correta leitura do sensor), radiador parcialmente obstruido (impede o sensor de fazer a leitura correta). Pode ainda, no caso do sensor nao estar em contacto direto com o liquido nao estar a encostar devidamente a base de contacto. Como tambem pode o sensor estar avariado, mas neste caso teria de ser confirmado por comparação com um termometro e fora do carro.

O facto de o carro nao aquecer em andamento deve-se provavelmente ao facto de a agua que passa pelo radiador ser suficiente para arrefecer o motor face a carga a que esta sujeito. Provavelmenete se tentar puxar mais pelo carro, coloca-lo em subidas etc, provavelmente vai ver o motor a aquecer tambem.  :t_up:
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: Pdinis em 12 de Junho, 2023, 09:53:23
Os indicios que descreve são comuns as causas que ja foram apontadas.
O ventilador ligar, quase no maximo e chantando o sensor descarta problemas eletricos. Ou seja, o problema estará na circulação do liquido ou transmissão da temperatura ao sensor que pode ser causados por bomba com pas com desgaste parcial ( Agua circula pelo radiador mas nao em abundancia o que impede uma correta leitura do sensor), radiador parcialmente obstruido (impede o sensor de fazer a leitura correta). Pode ainda, no caso do sensor nao estar em contacto direto com o liquido nao estar a encostar devidamente a base de contacto. Como tambem pode o sensor estar avariado, mas neste caso teria de ser confirmado por comparação com um termometro e fora do carro.

O facto de o carro nao aquecer em andamento deve-se provavelmente ao facto de a agua que passa pelo radiador ser suficiente para arrefecer o motor face a carga a que esta sujeito. Provavelmenete se tentar puxar mais pelo carro, coloca-lo em subidas etc, provavelmente vai ver o motor a aquecer tambem.  :t_up:
Sim ele aquece se estiver mais numa subida ou mesmo numa fila de carros.
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: TwinThema em 13 de Junho, 2023, 08:11:21
Sim ele aquece se estiver mais numa subida ou mesmo numa fila de carros.

Numa fila de carros "é normal" porque não existindo ar a passar no radiador o liquido vai aquecer mais depressa. Em subida se aquece mais que o normal quer dizer que o liquido arrefece menos que o calor que recebe no motor.
As causas ja foram indicadas, agora só falta ver de onde vem o defeito.
E lembre-se que todas as dicas foram dadas sem ver o carro.  :t_up:
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: Pdinis em 13 de Junho, 2023, 10:51:55
Numa fila de carros "é normal" porque não existindo ar a passar no radiador o liquido vai aquecer mais depressa. Em subida se aquece mais que o normal quer dizer que o liquido arrefece menos que o calor que recebe no motor.
As causas ja foram indicadas, agora só falta ver de onde vem o defeito.
E lembre-se que todas as dicas foram dadas sem ver o carro.  :t_up:

O que me dá a entender é que parado o arrefecimento é menor que o aquecimento. mesmo quando a ventoinha liga a temperatura desce muito pouco ou nada
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: TwinThema em 14 de Junho, 2023, 08:29:12
O que me dá a entender é que parado o arrefecimento é menor que o aquecimento. mesmo quando a ventoinha liga a temperatura desce muito pouco ou nada

Um exemplo: Se não circular absolutamente agua nenhuma qual a temperatura que vai ter no sensor?
R: A temperatura circundante ao sensor. Por muito quente que o motor esteja se a agua nao circular (estiver parada) o sensor so por si nao adivinha se tem de ligar a ventoinha ou nao porque a unica forma do sensor saber a temperatura do motor e a propria circulação da agua que "transporta" essa informação. Felizmente a leitura que ve no quadrante é feita por um outro sensor localizado junto ao motor (provavelmente no corpo do termostato que deriva para o radiador) que estando muito proximo do motor a temperatura lida por esse sensor e muito mais proxima da real que a de um sensor que está longe.

Tudo isto para que entenda que quanto maior for o caudal ou a velocidade a que a agua circula, maior é precisão da leitura em qualquer sensor esteja onde estiver no circuito. Quanto menos for esse caudal menor a precisão. Isto num circuito normal isento de sujidades, entupimentos, obstuções, etc,... que possam influenciar a leitura dos sensores.
Para lhe dar um exemplo de um sensor isolado (que nao vai ler a temperatura em tempo real) a agua ate pode estar a circula muito bem, se o sensor ou nao estiver em contacto direto com a agua por causa de uma camada de sujidade (tipo de sensor de contacto direto), ou porque o sensor esta encostado a sede de contacto mas esta tem sujidade do lado de dentro (tipo sensor de contacto indireto) ou tambem neste tipo de sensor se o encosto do sensor a sede de contacto não for perfeito, vai ter concerteza erros de leitura em comparaçãocom o sensor que le a temperatura no quadrante.
Existe ainda a hipotese de o liquido ao circular devidamente pelo radiador nao estar a chegar a temperatura real ao sensor do ventilador.

P.S. Onde ler agua entenda como liquido de refrigeração.  :sombrero:  :t_up:
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: Pdinis em 15 de Junho, 2023, 13:45:08
Um exemplo: Se não circular absolutamente agua nenhuma qual a temperatura que vai ter no sensor?
R: A temperatura circundante ao sensor. Por muito quente que o motor esteja se a agua nao circular (estiver parada) o sensor so por si nao adivinha se tem de ligar a ventoinha ou nao porque a unica forma do sensor saber a temperatura do motor e a propria circulação da agua que "transporta" essa informação. Felizmente a leitura que ve no quadrante é feita por um outro sensor localizado junto ao motor (provavelmente no corpo do termostato que deriva para o radiador) que estando muito proximo do motor a temperatura lida por esse sensor e muito mais proxima da real que a de um sensor que está longe.

Tudo isto para que entenda que quanto maior for o caudal ou a velocidade a que a agua circula, maior é precisão da leitura em qualquer sensor esteja onde estiver no circuito. Quanto menos for esse caudal menor a precisão. Isto num circuito normal isento de sujidades, entupimentos, obstuções, etc,... que possam influenciar a leitura dos sensores.
Para lhe dar um exemplo de um sensor isolado (que nao vai ler a temperatura em tempo real) a agua ate pode estar a circula muito bem, se o sensor ou nao estiver em contacto direto com a agua por causa de uma camada de sujidade (tipo de sensor de contacto direto), ou porque o sensor esta encostado a sede de contacto mas esta tem sujidade do lado de dentro (tipo sensor de contacto indireto) ou tambem neste tipo de sensor se o encosto do sensor a sede de contacto não for perfeito, vai ter concerteza erros de leitura em comparaçãocom o sensor que le a temperatura no quadrante.
Existe ainda a hipotese de o liquido ao circular devidamente pelo radiador nao estar a chegar a temperatura real ao sensor do ventilador.

P.S. Onde ler agua entenda como liquido de refrigeração.  :sombrero:  :t_up:
Excelente explicação . Muito 0brigado
Título: Re: Aquecimento fiat Punto 176 parte 2
Enviado por: TwinThema em 16 de Junho, 2023, 07:49:45
Excelente explicação . Muito 0brigado
:t_up: