Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Bizarro em 23 de Setembro, 2002, 19:18:15
-
que sistema de mola/amortecedor e este?
as fotos estao +/- mas a olho vivo n se ven nenhuma mola nem nemhuma amortecedor
-
mais uma
-
beats me :P
o meu olho treinado só vê fotografias com boa resolução lol
:D
-
sendo o sistema de triangulos sobrepostos a mola está no meio dos triangulos se bem me lembro.. mas sendo um jipe é normal que use molas como usa o 127 atras mas 2 por eixo... é uma questão de pesquisar um pouco
Suspension
front : Independent, with telecopic dampers, coil springs and anti-roll-bar
front (nuova) : independent with transverse arms, telescopic dampers and torsion bars
rear : solid axle with telescopic dampers and leaf springs
rear (nuova) : independent with transverse arms, twin telescopic dampers and torsion bars
wheelbase : 2250mm (nuova : 2300mm)
front track : 1254mm (nuova : 1355mm)
rear track : 1260mm (nuova : 1404mm)
o teu é qual?
no attach tb n se ve as molas ..
[!--EDIT|Luke|Sep 23 2002, 08:59 PM--]
-
epah, o Campagnola inteiro parece ser fixe :D
INTEIRO..atenção :P
-
............LLLLOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
-
Bizarro, o sistema de suspensão que se ve nas fotografias, pareçe ser um sistema de fricção semelhante ao usado nas famosas Hondas "SS". No caso preciso das fotos, apesar de não se ver muito bem, a caixa que se ve na fotografia não me pareçe ser a caixa de direcção, mas sim um sistema de "Fricção" que funciona como mola e amortecedor, mas pode ser que esteja enganado e haja uma barra de torção algures escondida.... :P
-
n se ve as molas pk simplesmente elas n estao la!
o mais "parecido" que esta la com um amortecedor e aquela caixa que eu so sei que por baixo perde um liquido qualquer de lubrificaçao!
luke o compagnola n e desses da imagem esse e dos mais modernos o meu de de 51, ou seja ou e um AR51 ou um compagnola
-
e por aqui...
-
mais uma.... a ver se este fim se semana as fotos saem do best!
-
Então está explicado!! é um sistema de amortecimento por "fricção" e o oleo que sai é o oleo de amortecimento, que varia de graduação, consoante o grau de amortecimento desejado.
Só uma pergunta? não tem as molas montadas ou simplesmente não as usa?
Porque com aquele sistema, em principio, não há necessidade de usar molas...
-
como o carro anda assim e elas n estao la, concluo k n as usa!
-
Olá meninos,
Esta suspensão é de barras de torsão, que não se vêm porque a "mola" é uma barra sólida que fornece a elasticidade pretendida ao torcer. Normalmente estão contidas num tubo transversal ao carro e na extremidade são fixas a um braço longitudional que fixa a um braço de suspensão. Os Fiat 130 também usam este sistema, pelo que o nosso amigo Fernando deve ter mais algumas fotos que ilustrem este sistema.
Se quiserem que vos faça (ou melhor, digitalize) um desenho, digam... :)
Eddie Relvas
-
Aqui está... olhando com atenção consegui aperceber-me delas! Ao contrário do que tinha dito, neste caso as barras são longitudionais.
-
O Opel Frontera tb usa barras de torsão à frente :D
(só mesmo para chatear)
LOL
-
...hum... andei a ver e n vejo nenhumas barras longitudionais portanto devem ser transversais....
e tenho mas esres scan´s
-
+ uma