Encontrei estas explicações noutro forum, e como gostei bastante decidi cá postá-las. Muitos já sabem que é assim...
Já agora deixem que vos diga uma coisa: a Fiat, tal como as outras marcas italianas (exeptuando as 2 ou 3 de topo) são as marcas mais "injustiçadas" que eu conheço em Portugal!
Acho que só mesmo os "ciganos" (não me levem a mal) serão mais sujeitos a preconceitos que as marcas italianas!
No exercicio da minha actividade profissional tenho que me deslocar muitas vezes a empresas (prospecção) e deparo-me diariamente com este tipo de situação:
Cliente: - Fiat!!!???? Não, nem pensar! São uns charutos, não prestam para nada, blá, blá, blá!
Eu: - Bom... se o diz, certamente já teve uma má experiencia! Qual foi o Fiat que teve que foi assim tão máu?
Cliente: - Fiat? Eu?, não, nunca tive nenhum!
Eu: - Ah! Ok! Então foi alguém da sua familia que teve um que saiu mauzinho! Talvêz o seu pai tenha tido um 127 ou um Uno, não?
Cliente: - Eh pah! O meu velho teve um 127 que era uma máquina do caraças... andava que se desunhava, nunca deu uma unica chatisse e... havia de vêr, iamos de féria para o Algarve com aquilo carregadissimo, 5 pessoas e as bagagens para 15 dias de férias e aquilo nunca negou fogo.
Acabou por o trocar por um Uno que foi outra grande máquina!
Durou mais de 10 anos, sempre a rolar! Problemas 0! Grandes máquinas!
Eu: - Desculpe, mas estou confuso!
Cliente: - Porquê?
Eu: - Porque o Sr. me disse que não gostava de Fiats, que eram uma porcaria, no entanto nunca teve nenhum, as unicas recordações que deles tem é que se trataram de máquinas infernais e sendo asim eu não compreendo. Exactamente pode-me dizer porque é que não gosta de Fiats?
Cliente: - Err... bom... para falar verdade... não sei! É que toda a gente diz que não prestam!!
Outra que também é um clássico:
Cliente: - Fiat, não! Nem pensar! Os motores disso são uma bela porcaria! Vou comprar um Corsa a diesel... Opel é que é! Não dão chatisses nenhumas!
Boas curvas
Carlos Vaz (lol) --------------------------------------------------------------------------
Citação:
Originalmente Colocado por Ambartres :pimba:
O preconceito existe porque os produtos Fiat são de baixa qualidade! Quem nao se lembra dos Fiat dos anos 80 que bastavam 5anos para ficarem cheios de ferrugem? o Uno I? o Ritmo? o Tipo? O Tempra? O Punto? O Croma? e nos anos 90? E os Alfa? Pois grupo Fiat...... Os Punto que eram e sao uma miseria principalmente a nivel electronico? eu tive um sei a bela bosta que valem! Os Bravo? se o preconceito existe é so por culpa da fiat!!!! hoje em dia estao melhores mas penso que nao estao ainda ao nivel da concorrencia! Basta entrar num e ver os plasticos manhosos!. Primeiro que tudo devo lembrar-lhe que as generalizações são perigosas.
Dou desde já um exemplo: imagine que eu conhecia uma pessoa que tinha o mesmo nick que voçe e a mesma pessoa era "gay". Logo, generalizando todos os individuos com esse nick são "gays"! O que equivale a dizer que por um preconceito generalizado eu poderia desde já colocar-lhe o rótulo de "gay"!
Brincadeira à parte e passando para coisas mais reais e demonstráveis, qualquer um deses produtos que menciona eram tão bons ou tão maus como os seus concorrentes da altura com prêços equivalentes.
É que já vi por aí muitas comparações em produtos (não só do ramo automóvel) cujo valor de aquisição não tem nada a vêr... se eu compro queijo flamengo não posso querer que este seja tão bom quanto o queijo da serra!
Dos tempos do Uno, analizemos a concorrencia e vamos lá a vêr em que é que o Uno era mau:
O concorrente mais óbvio era o Corsa A que começava logo por perder á cabeça pelo espaço interior.
Quanto á qualidade de construção, deixem que vos diga que em todos eles, Uno, Corsa A, Polo, Super5... etc, etc os plásticos interiores eram de péssima qualidade. Isso era uma caracteristica dessa época, mesmo em segmentos superiores (tive 2 peugeot 405 e os plásticos eram do pior).
Quanto a problemas electricos, é verdade: existiam e existiam pelo simples facto de que os carros tinham muito mais equipamento que toda a concorrencia. Um Fiesta CLX (o mais equipado) na época nem uma luz de reserva tinha! Um Uno 60 SX vinha com tudo o que faltava nos outros carros... claro que isso determinava que existiam avarias que os outros não tinham pelo simples facto de que não tinham o que avariasse...
Agora o que não podemos é querer sol na eira e chuva no nabal, ou temos uma coisa ou outra!
Quanto à ferrugem, é um assunto que grosso modo é comum a todos os carros até meados dos anos 80... uns resolvêram-no um pouco mais cedo, outros um pouco mais tarde, mas pode-se dizer que a partir do principio dos anos 90 deixou de ser verdade em qualquer marca...
De Alfas, então nem me falem... é que eu tive um 75 de 1990, um Gtjunior de 1969, um Sprint Veloce de 1982, uma Giulia Super de 1977 e um Gtv 1750 de 1968... se querem falar de Alfas a sério... vejam bem se têm "curriculum" para isso!
Boas curvas
Carlos Vaz ------------------------------------------------------------
Não há nada na net nem vai haver tão cedo!
Oficialmente esse motor (1.6JTD) ainda não está disponivel para venda.
Portugal é o 1º país a ter essa motorização e a forma que se arranjou para que viesse com o lançamento do carro foi manter tudo em "segredo".
Assim, não há dados publicados em lado nenhum, não está referenciado nos catálogos, não está no site, e... não há carros para a imprensa.
Tudo isto para não "estragar" o lançamento europeu que deverá ser lá para Fevereiro.
Boas curvas
Carlos Vaz