Autor Tópico: A Explicação Da Injustiça À Fiat  (Lida 2072 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« em: 21 de Novembro, 2007, 00:13:05 »
Encontrei estas explicações noutro forum, e como gostei bastante decidi cá postá-las. Muitos já sabem que é assim...

Já agora deixem que vos diga uma coisa: a Fiat, tal como as outras marcas italianas (exeptuando as 2 ou 3 de topo) são as marcas mais "injustiçadas" que eu conheço em Portugal!
Acho que só mesmo os "ciganos" (não me levem a mal) serão mais sujeitos a preconceitos que as marcas italianas!
No exercicio da minha actividade profissional tenho que me deslocar muitas vezes a empresas (prospecção) e deparo-me diariamente com este tipo de situação:
Cliente: - Fiat!!!???? Não, nem pensar! São uns charutos, não prestam para nada, blá, blá, blá!
Eu: - Bom... se o diz, certamente já teve uma má experiencia! Qual foi o Fiat que teve que foi assim tão máu?
Cliente: - Fiat? Eu?, não, nunca tive nenhum!
Eu: - Ah! Ok! Então foi alguém da sua familia que teve um que saiu mauzinho! Talvêz o seu pai tenha tido um 127 ou um Uno, não?
Cliente: - Eh pah! O meu velho teve um 127 que era uma máquina do caraças... andava que se desunhava, nunca deu uma unica chatisse e... havia de vêr, iamos de féria para o Algarve com aquilo carregadissimo, 5 pessoas e as bagagens para 15 dias de férias e aquilo nunca negou fogo.
Acabou por o trocar por um Uno que foi outra grande máquina!
Durou mais de 10 anos, sempre a rolar! Problemas 0! Grandes máquinas!
Eu: - Desculpe, mas estou confuso!
Cliente: - Porquê?
Eu: - Porque o Sr. me disse que não gostava de Fiats, que eram uma porcaria, no entanto nunca teve nenhum, as unicas recordações que deles tem é que se trataram de máquinas infernais e sendo asim eu não compreendo. Exactamente pode-me dizer porque é que não gosta de Fiats?
Cliente: - Err... bom... para falar verdade... não sei! É que toda a gente diz que não prestam!!

Outra que também é um clássico:

Cliente: - Fiat, não! Nem pensar! Os motores disso são uma bela porcaria! Vou comprar um Corsa a diesel... Opel é que é! Não dão chatisses nenhumas!

Boas curvas
Carlos Vaz

 (lol) --------------------------------------------------------------------------

Citação:
Originalmente Colocado por Ambartres
:pimba:
O preconceito existe porque os produtos Fiat são de baixa qualidade! Quem nao se lembra dos Fiat dos anos 80 que bastavam 5anos para ficarem cheios de ferrugem? o Uno I? o Ritmo? o Tipo? O Tempra? O Punto? O Croma? e nos anos 90? E os Alfa? Pois grupo Fiat...... Os Punto que eram e sao uma miseria principalmente a nivel electronico? eu tive um sei a bela bosta que valem! Os Bravo? se o preconceito existe é so por culpa da fiat!!!! hoje em dia estao melhores mas penso que nao estao ainda ao nivel da concorrencia! Basta entrar num e ver os plasticos manhosos!.

Primeiro que tudo devo lembrar-lhe que as generalizações são perigosas.
Dou desde já um exemplo: imagine que eu conhecia uma pessoa que tinha o mesmo nick que voçe e a mesma pessoa era "gay". Logo, generalizando todos os individuos com esse nick são "gays"! O que equivale a dizer que por um preconceito generalizado eu poderia desde já colocar-lhe o rótulo de "gay"!

Brincadeira à parte e passando para coisas mais reais e demonstráveis, qualquer um deses produtos que menciona eram tão bons ou tão maus como os seus concorrentes da altura com prêços equivalentes.

É que já vi por aí muitas comparações em produtos (não só do ramo automóvel) cujo valor de aquisição não tem nada a vêr... se eu compro queijo flamengo não posso querer que este seja tão bom quanto o queijo da serra!

Dos tempos do Uno, analizemos a concorrencia e vamos lá a vêr em que é que o Uno era mau:
O concorrente mais óbvio era o Corsa A que começava logo por perder á cabeça pelo espaço interior.
Quanto á qualidade de construção, deixem que vos diga que em todos eles, Uno, Corsa A, Polo, Super5... etc, etc os plásticos interiores eram de péssima qualidade. Isso era uma caracteristica dessa época, mesmo em segmentos superiores (tive 2 peugeot 405 e os plásticos eram do pior).
Quanto a problemas electricos, é verdade: existiam e existiam pelo simples facto de que os carros tinham muito mais equipamento que toda a concorrencia. Um Fiesta CLX (o mais equipado) na época nem uma luz de reserva tinha! Um Uno 60 SX vinha com tudo o que faltava nos outros carros... claro que isso determinava que existiam avarias que os outros não tinham pelo simples facto de que não tinham o que avariasse...

Agora o que não podemos é querer sol na eira e chuva no nabal, ou temos uma coisa ou outra!

Quanto à ferrugem, é um assunto que grosso modo é comum a todos os carros até meados dos anos 80... uns resolvêram-no um pouco mais cedo, outros um pouco mais tarde, mas pode-se dizer que a partir do principio dos anos 90 deixou de ser verdade em qualquer marca...

De Alfas, então nem me falem... é que eu tive um 75 de 1990, um Gtjunior de 1969, um Sprint Veloce de 1982, uma Giulia Super de 1977 e um Gtv 1750 de 1968... se querem falar de Alfas a sério... vejam bem se têm "curriculum" para isso!

Boas curvas
Carlos Vaz

 :palmas: ------------------------------------------------------------

Não há nada na net nem vai haver tão cedo!

Oficialmente esse motor (1.6JTD) ainda não está disponivel para venda.

Portugal é o 1º país a ter essa motorização e a forma que se arranjou para que viesse com o lançamento do carro foi manter tudo em "segredo".
Assim, não há dados publicados em lado nenhum, não está referenciado nos catálogos, não está no site, e... não há carros para a imprensa.
Tudo isto para não "estragar" o lançamento europeu que deverá ser lá para Fevereiro.

Boas curvas
Carlos Vaz

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #1 em: 21 de Novembro, 2007, 14:29:38 »
grande Carlos Vaz :)

Tipo11, o Carlos está ca registado sabias? :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

dux

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1008
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #2 em: 21 de Novembro, 2007, 21:59:54 »
Citar
Outra que também é um clássico:

Cliente: - Fiat, não! Nem pensar! Os motores disso são uma bela porcaria! Vou comprar um Corsa a diesel... Opel é que é! Não dão chatisses nenhumas!

 
Este senhor de certeza que preferia o motor 1.5d da Izusu que era montado nos Corsa!

Se não fosse a FIAT, o 1.3 CDTi da Opel não existia, assim como o 1.9 CDTi

As unicas coisas boas do finado acordo FIAT-GM, foram a indemnização que a GM teve que pagar por não ter accionado a opção de compra, e a plantaforma comum Grande Punto / Opel Corsa, que possbilitou assim o arranque da FIAT para a recuperação!

Já que o bloco 1.4 16v da Opel que deu origem ao 1.4 STAR-Jet deixa muito a desejar...

deustch über alles!  :d_grin:  
Punto 1.3 JTD 70 Multijet Sound

<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/203629.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]

Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #3 em: 22 de Novembro, 2007, 00:19:19 »
Citar
grande Carlos Vaz :)

Tipo11, o Carlos está ca registado sabias? :)
É como se não tivesse é pena...

> http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showuser=132

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #4 em: 22 de Novembro, 2007, 00:26:23 »
:t_up:  :t_up:  
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

alexcoupe

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 701
  • Karma:
    +0/-0
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #5 em: 25 de Novembro, 2007, 12:30:30 »
deixo aki o meu testemunho em defesa da fiat...
trabalho numa empresa em que a grande maioria da frota e opel... meus caros amigos foram problemas eletricos atras de problemas... os corsas 1.3 cdti entao nem se falam...
nao sei porke mas os puntos com o mesmo motor nao deram as chatices que os corsas deram...
por curiosidade fui a fiat e perguntei o porke, foi entao k me informaram que a parte eletrica nao e a mesma.
a opel com o mesmo motor continua com a parte eletrica da opel...o sistema eletrico da fiat e totalmente diferente...
tudo isto dito por um eng. da fiat...
para voces verem temos la um corsa na empresa k ja levou 5 valvulas EGR e vai a caminho da 6ª...
Tudo isto e mto especulativo ha que comparar os carros da mesma gama e nao com Mercedes e Bms como ja ouvi...
Para alem da fiat tb sou proprietario de um Honda civic, e obvio k nao o posso comparar com o cinquecento, sao carros diferentes e de gamas diferentes tb...
sempre tive fiats na familia e foram grandes makinas, tive um fiat uno 55s k era do meu pai e teve kuase 20 anos na familia...sem um unico problema..
 
Cinquecento Sport
Honda civic coupe

PeteCunha

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Torres Novas
  • 10189
  • Karma:
    +12/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #6 em: 25 de Novembro, 2007, 17:05:29 »
para grandes males, grandes remedios...

mto se fala contra a fiat... mas prontes... nós sabemos com o que podemos contar!!! :)

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #7 em: 25 de Novembro, 2007, 19:32:38 »
Assim compramo-los mais baratos em 2ª mão :)

marky

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2096
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #8 em: 26 de Novembro, 2007, 01:08:47 »
O corsa 1.3CDTI da empresa da minha mãe levou uma caixa de velocidades NOVA aos 60000km...corsa é que é bom carago :crash:  
2012 Alfa Romeo Giulietta 1.6Mjet
2017 Audi A4 avant 40Tdi

Ex:
2000 Fiat Palio TD70
2000 Fiat Bravo GT Jtd105
2009 Fiat Bravo 1.6 Mjet Emotion

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #9 em: 26 de Novembro, 2007, 22:08:00 »
Cá em casa há 3 Italianos, Lancia, Alfa e Fiat e não acontece nada!
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #10 em: 26 de Novembro, 2007, 22:08:39 »
E o Fiat tem 24 anos!
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #11 em: 26 de Novembro, 2007, 22:10:06 »
E pega À primeira!
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #12 em: 26 de Novembro, 2007, 22:11:08 »
Problemas electricos? O carro bateu, partiu farois todos, continuavam a funcionar!
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #13 em: 26 de Novembro, 2007, 22:12:54 »
Maus plasticos? Já andei num Renault Clio de 2000 e quando tava a alta rotação o plasticos começavam a fazer barulho.
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
A Explicação Da Injustiça À Fiat
« Responder #14 em: 26 de Novembro, 2007, 22:14:01 »
Fiat má? 12 premios carro do ano
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella