Autor Tópico: Fiat 238 - "A Queijeira"  (Lida 65652 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 238 - "A Queijeira"
« em: 27 de Junho, 2014, 13:35:38 »
Boas amigos fiatistas,

Acabei de comprar uma Fiat 238 em razoável estado. É um exemplar de 1970 (fabricado em 1969) que encontrei em razoável estado, mesmo tendo em conta que esteve parada cerca de 10 anos. A parte boa é que estava numa garagem e por isso não sofreu muito.

Foi uma compra quase "por impulso" pois não consegui ver muito dela antes de a comprar, estava na tal garagem, escura, e não deu para ver muita coisa apenas que não tinha podres visíveis e estava completa. Como o preço era agradável resolvi arriscar.

A intenção é transformá-la na minha daily drive, utilizando-a para as deslocações do dia-a-dia. Ainda não sei muito sobre ela, tenho de ver em que estado estão todos os componentes para saber o que "atacar" primeiro. Não trabalha mas até parar, há cerca de 10 anos como referi, andava bem e tinha as inspeções em dia, portanto, não será difícil pô-la novamente a circular. O único reparo que me falaram que ia necessitar é uma pequena folga na direção.

Escrevo-vos aqui porque sei que não faltam especialistas, aficionados, curiosos, etc pelos italianos como eu (tenho também um stilo JTD e já tive um punto 1.7TD) e preciso da vossa ajuda para conhecer melhor esta máquina. Problemas frequentes e outra informações úteis sobre esta que será a minha companheira para os próximos anos.

Aproveito para colocar já algumas perguntas:

A máquina tem um motor 1.4 com 46cv, o que me parece um pouco anémico. Está ótimo para passeios de clássicos ou para a voltinha do fim de semana mas para o dia-a-dia parece-me curto. Gosto de sentir alguma coisa debaixo do pedal e costumo ter o pé para o pesadito  :d_naughty: por isso sei que vou querer mais alguma vitamina. O que se pode pode fazer com o que tenho ou se há alguma troca direta (leia-se barata) de motor que não dê nas vistas e que dê mais prazer na condução?

Travões e suspensão, caso se aumente a potência, terão obviamente de sofrer upgrade, certo?

O que quero é um look o mais "normal" possível mas com uma surpresa debaixo do capô  :P. Eventualmente uma jantola de época (umas cd30 era mesmo a matar).

Enfim, aceitam-se sugestões. Já sei o que os posts seguintes vão dizer e adianto já a resposta... As fotos chegarão o quanto antes! terça-feira vou buscar o maquinão, terei fotos de sobra :)
« Última modificação: 08 de Julho, 2014, 17:16:58 por Luke »

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #1 em: 27 de Junho, 2014, 15:32:10 »
viva!

o motor é a gasolina ou a diesel? é uma máquina rara hoje em dia!

se está parada á 10 anos, prepara-te para trocar muitas borrachas e tubos
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #2 em: 27 de Junho, 2014, 15:43:14 »
é a gasolina, neste modelo acho que nem saiu nenhum motor diesel, só na versão posterior a 238E. É um 1438cc que, penso eu, também equipou o 124 e outros mas com menos cv.

Quanto às borrachas e tubos já sei que vou ter de revisionar tudo desde travões a refrigeração. O primeiro passo é mesmo trazê-la para casa e dar uma vista de olhos a tudo como deve ser, coisa que não consegui fazer ainda.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #3 em: 27 de Junho, 2014, 17:39:59 »
o 1430 é de distribuição por corrente acho...


mas conta la, qual é a tua ideia? lembra-te que rigidez torcional e baixo centro de gravidade não é algo que abunde nas 238, no entanto, são muito giras!!!!!! costumava aparecer uma em Belém ;)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #4 em: 27 de Junho, 2014, 18:11:57 »
hehehehe

A ideia para já é recolher opiniões... é o meu primeiro clássico e não percebo nada de mecânica. O que vai acontecer a seguir é ir buscar a bicha e levá-la para casa do meu pai (que é um mecânico de desenrasque  ;) )que lhe vai fazer uma primeira avaliação para além de trocar as tubagens e fluídos. tentar depois pô-la a trabalhar com o que temos.

A partir daí, gostava de partir para uma coisa mais engraçada mas com um orçamento limitado. Como disse, como vai ser para andar no dia-a-dia, quero uma coisa fiável e que não me deixe apeado frequentemente. Uma troca por um motor com mais genica é uma possibilidade desde que não seja muito complicado e que não dê nas vistas em inspeções. Não quero um monstro para track days nem nada que se pareça, mas quero poder fazer uma ultrapassagem sem medo e durante essa manobra deixar algumas cabeças confusas... :)  -"Um chasso destes, furgão, a andar assim?!?!"

Não sou fervoroso adepto do "d'órigem" pois nem os novos eu mantenho original, gosto de ter um automóvel personalizado e que mais ninguém tenha, mas gostava de utilizar material de época disponível na altura ou nos poucos anos subsequentes. Algumas modificações e "modernices" também podem ser bem-vindas para dar um pouco de conforto e/ou prazer de condução mas sem manchar a estética e podendo ser reversíveis para não prejudicar o valor da máquina.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #5 em: 27 de Junho, 2014, 18:34:08 »
basta dar um pouco de alma ao 1430, com a caixa curta que deve ter... o único problema vai ser andar sempre a gritar para fazer um pouco mais de velocidade
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #6 em: 27 de Junho, 2014, 23:16:51 »
Parabéns pela compra, boa sorte e que venha depressa para o alcatrão  :palmas:

Gosto bastante do modelo, se bem que a usaria para outros fins  8)
   Fiat Panda YOUNG

Pedro Recoba

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 386
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    VINCERE NON É IMPORTANTE,È l'UNICA COSA CHE CONTA
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #7 em: 27 de Junho, 2014, 23:45:20 »
Altamente  :laugh: mais um tópico para seguir religiosamente  :fiat:
Fabbrica Italiana Automobili Torino

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #8 em: 28 de Junho, 2014, 00:07:30 »
O Pistolas deve ter conhecimentos para dar aqui alguma ajuda...

Há uma versão desse motor, com os mesmos cc e com 70hp... É o do Autobianchi Primula.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #9 em: 28 de Junho, 2014, 09:22:00 »
Salvo erro os espanhois chegam aos 90... tem muito a mania de meter os 1430 nos seat 127
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #10 em: 28 de Junho, 2014, 09:42:30 »
O Pistolas deve ter conhecimentos para dar aqui alguma ajuda...

Há uma versão desse motor, com os mesmos cc e com 70hp... É o do Autobianchi Primula.

Sim, a base da 238 é o Primula, o motor é que só neste modelo é que encontro com esta potência.

Parabéns pela compra, boa sorte e que venha depressa para o alcatrão  :palmas:

Gosto bastante do modelo, se bem que a usaria para outros fins  8)

Imagino para uma caravana, provavelmente. Também pensei nisso mas depois percebi que não ia ter grande oportunidade de desfrutar de tudo o que isso oferece. Prefiro pegar no €€€ extra e aplicá-lo noutras coisas.


Este motor já é da família Lampredi ou é de outra geração? Há algum motor/caixa que seja Plug n' Play aqui? Não sou entendido nem nada lá perto mas já tenho visto por aqui que os Lampredi têm a vantagem de serem praticamente iguais em todas as cilindradas, podendo ser trocados facilmente sem grandes modificações & sem levantar suspeitas em inspeções e operações stop. Alguém pode dar alguma informação

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #11 em: 28 de Junho, 2014, 10:51:52 »


Aqui vão algumas fotos do interior, tinha muito pouca luz e não tinha acesso a mais nenhuma porta pois estava num canto e bloqueada por todo o lado...







Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #12 em: 28 de Junho, 2014, 10:55:09 »
A ser o motor que penso, é ohc, ou seja, é o motor do 127 mas grande...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #13 em: 28 de Junho, 2014, 15:34:51 »
Imagino para uma caravana, provavelmente....

Isso mesmo...é belíssima  :wub:

és de que zona de Braga?
   Fiat Panda YOUNG

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #14 em: 28 de Junho, 2014, 16:18:52 »
Isso mesmo...é belíssima  :wub:

és de que zona de Braga?

Estou mesmo no centro.