Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: ricardo teixeira em 16 de Janeiro, 2010, 00:07:08

Título: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 16 de Janeiro, 2010, 00:07:08
Eu tinha 25 anos e concebi as 130R.

O conceito apresentado à direcção do concessionário F3Auto foi simples. Oferecer ao público tudo o que tinhamos desenvolvido para a pista, e que nos tinha possibilitado dar uma tareia aos 320D (na altura vencedores à geral das 24h de SPA). Ou seja, um tunning eficaz!

Eu fazia parte da direcção da F3 Auto Sport, departamento de competição da empresa, e nas férias entre as temporadas de 1999 (campeões) e 2000, desenvolvi e apresentei o conceito à direcção da empresa. Procurei fornecedores para as jantes, bacquets, barra AA, pneus, etc...

O dificil era o equilibrio entre o preço e o eficaz...

Depois, cada 130R era acabada ao gosto do cliente. Uns preferiam as bacquets vermelhas, outros em pele..... Mas eram sempre aconselhados e usarem as bacquets. Um carro que curvava e travava como as 130R tinham que manter o condutor no lugar....

O conceito original era:

- Travagem igual aos do CNV, discos de 286mm e pinças dos Fiat Coupe 20v Turbo

- Molas progressivas Sparco/OMP conforme o gosto do cliente (amortecedores de origem)
- Espaçadores de vias à frente de 15mm para cada lado
- tubos de travão em malha de aço à frente
- ponteira de escape Abarth
- Para choques da frente Abarth e saias laterais
- Spoiler HGT
- Oticas em lupa da Marea (descontinuados nos carros de serie)
- Jantes Stillauto, tipo Venon, com pneus Pirelli Drago
- Bacquest OMP
- Plasticos do tablier e portas pintados em aluminio
- Volante e punho em pele Abarth
- Pedais em aluminio Abarth/Sparco/OMP
- Placa numerada, e pequenas placas nos pilares das portas (detalhe para identificar as 130R originais)
- Logotipos nos guarda lamas dianteiros e mala

Em relação à programação, ela foi feita pelo Fernandes de Viseu. Nessa altura estavamos a tirar 165 cv dos motores de corrida (com limite até 190cv - configuração de origem). Nesse ano (1999) não partimos nenhum  motor , apenas um turbo aos 190cv para saber o limite.

Na opiniao dele, poderiamos ter 140cv nas 130R. No entanto uma decisão da direcção da F3 Auto fez com que o limite ficasse nos 130, por razoes de fiabilidade, consumos e garantia.

Num dia, ele vem ter comigo e diz: a programação está pronta, ficou com 128cv e está muito boa. Não faz fumo, não entra em emergência, e é extremamente progressiva.

A ideia era fazer a melhor programação possível até aos 130cv, e eu sei de várias fontes, testes e donos que nenhuma reprogramaçao até aos 150cv é melhor no dia a dia que a dos 130R.


Até porque perde-se a progressividade do turbo e as embragaigens vão-se.... assim como o fumo e os turbos...

Fico contente por 10 anos depois, ainda se falar nas 130R, na altura elogiadas por todos as que as conduziam. Um chassis fantástico, uma travagem espectacular e um motor viciante.

Hoje, já me começam a nascer alguns cabelos brancos e fez-me bem reler algumas coisas sobre aqueles tempos.

Se alguem duvidar do que digo, tenho comigo todos os ficheiros e placas numeradas das 130R, porque sabia que um dia a autenticidade delas seria posta em causa. Funciona assim como uma salvaguarda dos direitos de autor.

Abraço,
R
 
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Tipo11 em 16 de Janeiro, 2010, 12:38:53
Muitos Parabéns pelo projecto. Já vi uma 130R ao vivo, a nº 2, e está um trabalho fabuloso. :)

Abraço
p
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Beni em 16 de Janeiro, 2010, 12:59:35
È bom ver o nosso empenho reconhecido ao fim de algum tempo, Parabens pelo belo projecto....
Nao tive ainda oportunidade de estar em contacto com alguma, mas nao me vou surpreender porque toda gente diz bem destas carrinhas...

Assú de origem :wacko:
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: n0mad3 em 16 de Janeiro, 2010, 17:27:21
Ainda não fizesTE a apresentação :p

É aqui (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?board=41.0)

Cria lá um tópico  -_-
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 16 de Janeiro, 2010, 18:26:23
Obrigado.

já o fiz.


Abraço,
R
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: n0mad3 em 16 de Janeiro, 2010, 19:50:10
Agora ficamos a saber um pouco mais da história das 130R ;)

Continuas no ramo? Tens outro tipo de projectos?
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Ev0luti0n_Turbinas em 17 de Janeiro, 2010, 15:25:12
Deixei-te pm ricardo
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Luke em 18 de Janeiro, 2010, 12:01:13
bem vindo ao fiatistas!

á muitos anos fiz uma peregrinação á F3 para ver o local onde os fiats eram tratados com garra!

estavam fechados,(era um sabado salvo) mas ainda consegui ver uns quantos bravos de cnv no parque, o 125 que foi para a prova de resistencia de 24 horas só com revisão feita e um santo-antónio la enfiado e que no final deixou todos de boca aberta quando foi desvendado o "segredo", queria ter visto os 127, mas estavam guardados a 7 chaves...

velhos tempos!

as 130R são uma lenda nacional do universo FIAT, um bem haja por tão boa ideia que tiveste!

os meus mais sinceros parabéns!

ja agora, uma pergunta :) como descobriste o forum?
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 19 de Janeiro, 2010, 09:41:02
Obrigado pelas mensagens de apoio e felicitação que tenho recebido na minha caixa de mensagens.

Em relação à pergunta "como foi possivel viabilizar este projecto", fica aqui a resposta:

"Bem,

Basicamente os kits aerodinâmicos eram da abarth, por isso a responsbilidade (caso necessaria) seria da Fiat Auto Portuguesa em os homologar.

A reprogramação estava dentro dos parâmetros legais.

Os cintos eram os de origem, e ainda não se colocava em questão a situação dos bancos/bacquets.

Em relação às jantes, estavamos à espera que na altura o HGT ou o JTD GT já viessem com jantes 16 e assim a sua homologação tivesse efeitos retroactivos, mas isso nao aconteceu.

Quando coloquei o problema à direcção da F3 Auto eles disseram-me para não me preocupar, se os clientes tivessem problemas, a direcção comercial trataria do assunto. E assim aconteceu em alguns casos, mas eu ja nao trabalhava lá.

O truque era ulitizar a prata da casa, que ja estaria homologada por defeito.

O nome 130R foi colocado à apreciação da Fiat em Itália, e eles estavam interessados nesse projecto (pediram-nos um carro), mas a Fiat Portuguesa fechou-nos a torneira e não forneceu mais JTD's enquanto não paramos a sua montagem.

Soubemos que eram os outros concessionários, que não dispunham do nosso know-how, que pressionaram a Fiat Portuguesa para não perderem clientes..."

Abraço,
R
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 19 de Janeiro, 2010, 09:44:39
Muitos Parabéns pelo projecto. Já vi uma 130R ao vivo, a nº 2, e está um trabalho fabuloso. :)

Abraço
p

Uma nota que ficou em segredo muito tempo..... :rolleyes:

A ordem da 130R não foi bem a da numeração das placas...

A primeira 130R a rolar em estrada era o meu carro de serviço. Levava-o para as provas, e muitas vezes serviu para tirar peças para os carros de CNV que tinham precauços nos treinos ou nas primeiras mangas. Levou depois o numero 6 penso eu.... ja nao me lembro.

O primeiro protótipo foi uma 130R branca que montei para a Exponor e para as revistas. Tinha molas demasiadamente baixas que depois foram substituidas....

Abraço,
R
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 19 de Janeiro, 2010, 09:48:22
queria ter visto os 127, mas estavam guardados a 7 chaves...

ja agora, uma pergunta :) como descobriste o forum?

Os 127 tinham as cabeças de grupo 2 com umas sedes de valvulas muito finas (para não perturbar o fluxo de ar) e que oxidavam muito facilmente se expostos às intempéries. Tinham que ficar sempre guardados ou depois não pegavam e tinham que se rodar válvulas novamente.

Descobri o forum pois encontrei uma 130R à venda no standvirtual e depois fiz uma pesquisa para ver como andava a sua fama/reputação.

Abraço,
R
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: smokeme em 19 de Janeiro, 2010, 20:39:33
espero bem que fiques por aqui, não é todos os dias que aparece alguem que realmente percebe do que fala  B)
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ducato100 em 20 de Janeiro, 2010, 02:32:19
salvo erro a da exponor era preta mas eu vou procurar a foto e coloco aqui...

cheguei a ver algumas, incluindo uma que não tinha baquets, era de um velhote ali pros lados de Custóias salvo erro, preta também.

As jantes acho que as conseguiram homologar assim como um punto Gt amarelo que saiu de lá com OZ F1 em 15 e homologadas e faróis traseiros fumadas.

Foi pena o que aconteceu à casa, muito em parte por pressões posteriores às 130r e motivadas por elas...
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Luke em 20 de Janeiro, 2010, 11:30:29
Os 127 tinham as cabeças de grupo 2 com umas sedes de valvulas muito finas (para não perturbar o fluxo de ar) e que oxidavam muito facilmente se expostos às intempéries. Tinham que ficar sempre guardados ou depois não pegavam e tinham que se rodar válvulas novamente.

Descobri o forum pois encontrei uma 130R à venda no standvirtual e depois fiz uma pesquisa para ver como andava a sua fama/reputação.

Abraço,
R

reza a lenda que utilizavam material da gozolli.. e vero?
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 20 de Janeiro, 2010, 20:15:35
Sim, o maior fornecedor de material era o Gozzolli.

Nos 127 era a cabeça de 8 janelas, a arvore de cames, os pistões, o conjunto de rapports, colector de escape, e autoblocante.

Os carburadores eram uns Weber 36DCNF e os amortecedores eram uns Koni modificados.

Abraço,
R
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Luke em 21 de Janeiro, 2010, 00:04:14
eu uso no meu uns konis que sairam de um 128 coupé, mas nunca cheguei a saber de que carro era aquilo originalmente, não queres juntar-te ás nossas discussões sobre motores de 127 e motores fire (As que estão a decorrer actualmente)

a cabeça da gozolli é tipo TCR ou chardonet?
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 22 de Janeiro, 2010, 09:52:46
Eram cabeças normais de 127, cortadas no lado da admissão, onde eram brasadas novas janelas de condutas..... basicamente cortava-se a janela única e soldavam-se 4 janelas...

O resto era a preparação típica de camaras de combustao e sedes de válvulas de um Gr 2.
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Luke em 22 de Janeiro, 2010, 10:43:07
chardonet portanto :)
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: MomoX1 em 22 de Janeiro, 2010, 10:55:16
Boas.. impressionante a história... e contra factos não existem argumentos.
já ouvi falar tanta coisa sobre as 130R que havia sempre qualquer coisa que faltava... uns diziam isto outros aquilo...

Como sou Bravo maniaco, no bom sentido... tenho algumas questões... isto se não se importar de desvendar e claro de responder.

Quantas 130R foram feitas?
Alguns dizem que foram feitas 130R sem numeração, é verdade?
Se sim, considera-se sempre uma 130R, mesmo sem travões?
As Bravo 130R derivam da versão base SX?

Como tem um bom feedback sobre os Bravos Jtd espero que tenha disponibilidade para responder a questões que ninguém sabe ou mostra disponibilidade para responder

  :ph34r:
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Luke em 22 de Janeiro, 2010, 10:59:06
os travões das 130R eram os dos fiat coupé
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: MomoX1 em 22 de Janeiro, 2010, 11:08:16
os travões das 130R eram os dos fiat coupé

Eu sei... mas, os do Ford Focus RS são iguais, assim como os do Peugeot 406 coupe V6 com uma ligeira diferença...  outro, mas não confirmo como fonte segura, o Ferrari 360 Modena também os usa.
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Luke em 22 de Janeiro, 2010, 11:18:18
um fiat coupé não pode usar os mesmos travões que um 360 como deves imaginar...

o coupé 16vt usa 15" correcto? se cabem nas jantes de 15" do coupé, cabem em outras jantes 15 no bravo!
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: MomoX1 em 22 de Janeiro, 2010, 12:01:27
um fiat coupé não pode usar os mesmos travões que um 360 como deves imaginar...

o coupé 16vt usa 15" correcto? se cabem nas jantes de 15" do coupé, cabem em outras jantes 15 no bravo!

o sistema de travagem do 20vt (Brembo 4 pistões e discos de 305mm) não é o mesmo que o do coupé 16vt (sistema normal de 286mm)...
além disso, as pinças que tenho usavam discos de 328mm, com jante 18 da compomotive... mas, o ideal é 305mm
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Luke em 22 de Janeiro, 2010, 13:01:00
não ha milagres... as vezes ha modelos que usam jante maior mas as pinças cabem em jante mais pequena, talvez com uma ligeira comidela na propria pinça, não sei
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 22 de Janeiro, 2010, 18:30:13
Quantas 130R foram feitas?
Alguns dizem que foram feitas 130R sem numeração, é verdade?
Se sim, considera-se sempre uma 130R, mesmo sem travões?
As Bravo 130R derivam da versão base SX?

Como disse, era eu que detinha os direitos de fazer as chapas e os logotipos das 130R. Guardei-os comigo, e nunca abdiquei disso. Foi um ponto de honra.

Já não estava na F3 Auto, mas pediram-me para fazer até ao numero 11, se não me engano. Também ia à F3 Auto verificar cada uma delas, para ver se pelo menos tinham as características básicas que eu achava que deviam ter. Os travões era pra mim uma das principais caracteristicas, pois não ia adiantar pôr o carro a andar mais, se depois não travavam...

Lembro-me que algumas delas entraram duas vezes na chapa e pintura da F3 Auto com a traseira toda metida dentro.... Elas travavam, os outros é que não.

Se o meu conceito era um carro equilibrado, tinha que andar, travar e curvar. Nunca marquei um Bravo sem Brembos como 130R.

Fez-me algumas excepções no que diz respeito às bacquets, pois haviam clientes que demonstravam dificuldades em entrar e sair, e que realmente eram argumentos válidos. Ainda tentavamos explicar que o condutor é um peso morto dentro do carro, e necessitava de apoio lateral para poder tirar partido das qualidades dinâmicas dos carros.... mas nada feito...

Eventualmente foram reprogramadas algumas Bravo com os 130cv, mas não se lhes pode chamar de 130R... existiram ainda reprogramações feitas a martelo pelas pessoas que lá ficaram a vender "cavalos", de 150, 160 e mais cv.... mas vários donos de 130R me confidenciaram que a reprogramação inicial era mais eficaz, não só pela fiabilidade, mas tambem pela progressividade e colocação de binário no piso.


O periodo das 130R foi exactamente nos meses em que as GT foram lançadas. Já não era necessário trocar o acrilico atrás dos bancos... algumas serão SX outras GT. Mais SX do que GT talvez....

Em relação às pinças Brembo, eram dos Coupe 20v, com os discos cortados para 285mm (o regulamento mandava 286mm), com fixações feitas pela F3 Auto.

Nos carros do CNV cabiam dentro das jantes 15 pois tinhamos espaçadores muito largos (cerca de 50mm) e as jantes eram ligeiramente limadas nos pontos onde tocavam ligeiramente.

Foi por essa razão que nos 130R optamos pela jante 16.

Abraço,
R
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 20 de Agosto, 2010, 18:36:28
A semana passada estive em Portugal e num dos regressos de Lisboa avistei uma 130R à distância a descer para a ponte do Freixo..

Como vinha largado no 190E, só tive tempo de travar ao lado dela e fazer sinal ao condutor. Como ele vinha com a roda de socorro montada pensou que teria alguma coisa a ver com o furo.

Fiz-lhe o sinal de  :t_up:, ele sorriu, meti uma abaixo e segui viagem..

Fica o registo de mais um encontro com um dos meus Baby's...

Era uma VD (ou VO) preta...
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 21 de Agosto, 2010, 13:02:01
Conforme prometido e para deixar as coisas bem claras, ficam aqui as fotos da apresentação da 130R Nº1, no Motorshow da Exponor.

Detalhes que mais tarde foram descartados na produção: faixa branca no pára-brisas e faróis da Marea.
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Vilaça 130R em 21 de Agosto, 2010, 14:04:40
sr.Ricardo,eu como proprietário de um 130R e que vai ser restaurado em breve,gostaria de saber se me conseguia arranjar umas placas de identificação novas,visto as minhas estarem gastas.
o meu é o número 002.
já agora também ví este 130R na exponor.
digo mais uma vez que fez um projecto bastante aliciante,o qual conseguí ter contacto desde a altura em que via o cnv-td em vila do conde e depois na própria f3auto com o bravo 130R 003 de test drive.
só em 2005 conseguí tornar um sonho realidade quando comprei o meu usado,um pouco desmazelado em termos de chaparia,mas que vou com tempo corrigindo.depois de ver estas fotos,e sempre gostei de ver a 130R em branco(e não pela nova moda dos carros brancos)talvez quando fizer o restauro pinte o meu em branco.
para que fique ainda mais descansado o meu 130R conta com 279.000km e até agora tem se portado maravilhosamente,não tem a mesma alma,mas ainda faz ver alguns vag´s.
cumprimentos.
ps.caso queira matar saudades de um 130R de mais perto,posso encontrar-me consigo e até pode dar uma volta ao volante.
grande abraço.
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: MomoX1 em 21 de Agosto, 2010, 14:22:47


Vou ver se uma amigo meu quer aparecer por aí, visto que ele também tem uma 130R, a nº 9...
Também anda em obras, vais estufar as bakets...
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Vilaça 130R em 21 de Agosto, 2010, 14:25:09
pois as minhas também tem que ser forradas.
cumps
Título: Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Takata em 21 de Agosto, 2010, 14:46:27
Uma nota que ficou em segredo muito tempo..... :rolleyes:

A ordem da 130R não foi bem a da numeração das placas...

A primeira 130R a rolar em estrada era o meu carro de serviço. Levava-o para as provas, e muitas vezes serviu para tirar peças para os carros de CNV que tinham precauços nos treinos ou nas primeiras mangas. Levou depois o numero 6 penso eu.... ja nao me lembro.

O primeiro protótipo foi uma 130R branca que montei para a Exponor e para as revistas. Tinha molas demasiadamente baixas que depois foram substituidas....

Abraço,
R
se a tua 130R era o numero 6 não seria esta??
http://www.standvirtual.com/carros/Fiat/Bravo/P2446534/ (http://www.standvirtual.com/carros/Fiat/Bravo/P2446534/)
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Vilaça 130R em 21 de Agosto, 2010, 14:46:54
boas,acbei de ver no standvirtual a número 006 á venda por 6000€.
cumps
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 21 de Agosto, 2010, 16:01:24
A minha não tinha os farois da Marea, nem as saias laterais da Abarth.

Tinha as bacquets vermelhas...

Lá e casa tenho algumas fotos dela, com matrícula. Só assim poderemos ter a certeza.
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ricardo teixeira em 21 de Agosto, 2010, 16:14:15
sr.Ricardo,eu como proprietário de um 130R e que vai ser restaurado em breve,gostaria de saber se me conseguia arranjar umas placas de identificação novas,visto as minhas estarem gastas.
o meu é o número 002.

Em princípio não haverá problema nenhum. O único senão é que não estou em Portugal. Estive aí a semana passada mas fiz 5.000kms de um lado para o outro.

No proximo mês estarei por aí novamente, mas é por causa do nascimento do meu primeiro bébé......  :palmas: e isso diz tudo em relação à minha não disponibilidade.

No entanto já confirmei e tenho todos os ficheiros comigo.... :t_up:
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Vilaça 130R em 21 de Agosto, 2010, 19:50:23
tudo bem,não há pressa.
antes de mais muitos parabéns por ser pai.
abraço
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: ducato100 em 21 de Agosto, 2010, 22:00:44
tudo bem,não há pressa.
antes de mais muitos parabéns por ser pai.
abraço
x2
isso sim é que vai ser o teu baby...

Tb vi uma um destes dias mas já não era comercial, nem tinha backets...
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: pedroxpar em 20 de Agosto, 2015, 10:06:04
Bom dia jovens
Alguém me consegue arranjar o contacto do Ricardo Teixeira por causa duma bravo 130r?
Cumprimentos Pedro
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: jmonteiro em 20 de Agosto, 2015, 11:44:43
topico bem desenterrado e que desvendou alguns mitos que tinha  :t_up:
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: maniac em 20 de Agosto, 2015, 12:28:50
Páginas Amarelas Fiatistas?  :rolleyes:
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: pedroxpar em 20 de Agosto, 2015, 15:41:47
Paginas amarelas fiatistas como assim Maniac?
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: maniac em 20 de Agosto, 2015, 16:49:22
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0

Ponto 5.
Já começa a chatear a quantidade de pessoas que se inscrevem, fazem perguntas, as perguntas são respondidas, não agradecem e não metem cá mais os pés...
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: maniac em 28 de Agosto, 2015, 13:32:18
Às vezes prefiro nem ter razão...
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Bauss-Borgata em 20 de Outubro, 2015, 12:43:56
Desenterrado ou não, gostei de ler este artigo, nem conhecia os 130R, é o que dá tanto tempo fora de Portugal ahahah
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Tiago88 em 13 de Agosto, 2018, 20:25:36
O motor era 105 ou 100?
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Bizarro em 13 de Agosto, 2018, 21:22:38
O motor era 105 ou 100?

Penso que eram os 105jtd.

Os 100 ainda eram os Td100.
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Bizarro em 13 de Agosto, 2018, 21:23:14
Penso que eram os 105jtd. Tenho a ideia serem da mesmo altura que apareceram os GT JTD.

Os 100 ainda eram os Td100.
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: CA3iR0 em 23 de Dezembro, 2020, 13:13:10
Vou desenterrar este tópico das profundezas da internet porque acho que tenho um destes Bravos 130R:

(https://i.ibb.co/hLQmTYQ/2-D9-C0-A49-0-E70-4-D5-F-B831-70361-A113-C14.jpg) (https://ibb.co/BcWCYnW)
(https://i.ibb.co/r5SvKbf/B99-CC652-8-ED1-483-C-930-E-DC0-B954-F61-B8.jpg) (https://ibb.co/5sy2XYx)
(https://i.ibb.co/DkjRGBG/8-ABA0-C60-A7-C5-4459-B23-D-A0-EEAF8-C7-E6-C.jpg) (https://ibb.co/4M0Vsbs)
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: TwinThema em 28 de Dezembro, 2020, 08:47:32
 :t_up:
Título: Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
Enviado por: Rara em 22 de Janeiro, 2021, 12:33:12
Os 130R tinham chapa de identificação, qual é o numero de unidade?  :yeah: :yeah: