Autor Tópico: Fiat Grande Punto 1.3 Multijet, estará reprogramado?  (Lida 1249 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Grande Punto 1.3 Multijet, estará reprogramado?
« em: 10 de Agosto, 2021, 15:08:00 »
Viva pessoal,

Comprámos recentemente um punto 1.3 Mjet de 2008 que passou a ser o carro principal da minha companheira. Acontece que eu há uns anos dei umas voltas com um Mito 1.3 JTD e até com um Corsa 1.3 cdti e achei que não andavam nada de especial, o normal para 1.3 diesel. No entanto este Punto 1.3 MJet parece-me que está a andar muito mais do que os outros que experimentei.

Será possivel confirmar que este esteja reprogramado? Há alguma forma que, sem ir a uma oficina, me permita confirmar esta suspeita?

Um à parte,
Também acho que a suspensão está demasiado rija para um citadino, torna-se até desconfortável vou sempre aos saltos la dentro e noto que nas curvas nem adorna, ao contrário do que vejo pessoal a queixar-se em algumas reviews... Poderá ser que alguém tenha trocado por umas molas de alguma versão especial tipo abarth ou assim e isso deixa-me ainda mais desconfiado da repro. No entanto não me parece rebaixado.

Quanto à repro não me queixo para já. Nâo faz fumo, está a andar bem. Se não acelerar muito ele anda suavemente (tirando os amortecedores duros  :happy: )

Eu tenho um adaptador OBDII Bluetooth e até tenho o alfa OBD no telemovel. Consigo lá encontrar alguma informação útil para me tirar a dúvida?

Outros detalhes do carro:
É de janeiro de 2008 e tem cerca de 185 mil km
Comprei a um senhor já com alguma idade, brasileiro que está a preparar-se para voltar ao brasil, por isso o vendeu. Teve o carro cerca de 6 meses e fez-lhe pouco mais de 1000km, e não me parece que tenha sido ele que tenha feito a repro.

À parte das minhas suspeitas, aparenta estar todo original.
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Grande Punto 1.3 Multijet, estará reprogramado?
« Responder #1 em: 11 de Agosto, 2021, 08:33:31 »
Eu fazia-lhe o teste 0-100km/h pra começar e ver se existe alguma diferença considerável em relação aos valores anunciados.
Depois, e se possivel, ver qt da e se chega la com facilidade.
Mas provavelmente o mais fiavel seria fazer um teste de potencia.
Obviamente se consultar uma casa da especialidade eles esclareceram o assunto com facilidade.  :sombrero:
Atraves dos odbs so se for algum muito especifico e completo. creio que os convencionais ficam muito aquem disso.
Embora existam alguns capazes de fazer esses calculos mas nao tenho conhecimento da fiabilidade desses calculos.

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Grande Punto 1.3 Multijet, estará reprogramado?
« Responder #2 em: 11 de Agosto, 2021, 15:33:22 »
Pois, fazer o teste dos 0-100 era algo em que eu já tinha pensado, mas como não é o meu carro do dia-a-dia, tenho de esperar que eu tenha disponibilidade e que ele esteja disponível também  :D

A velocidade máxima para já não vou tentar porque ele tem um pneu na frente que lhe falta um bocado de borracha de lado por um dos antigos donos ter raspado forte num passeio ou algo do género.
Mas já deu para ver que até aos 150 vai sem dificuldade.

Confirmei que não está rebaixado ontem. No passeio noturno com a cadela passei por um igual, medi aos palmos (4 dedos) e depois comparei com o nosso. É sensivelmente a mesma coisa. O que me deixa mais preocupado com a suspensão. É que até em autoestrada é desconfortável. Parece que tem 4 cepos no lugar das molas  :wacko:  Poderá ser algum tipo de avaria ou desgaste dos amortecedores?
Fiat Bravo 1.2 Sport

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat Grande Punto 1.3 Multijet, estará reprogramado?
« Responder #3 em: 11 de Agosto, 2021, 23:57:28 »
Pode ser .... Os amortecedores com os anos também vão perdendo eficiência. Se os deixarmos para sempre no carro até duram até o carro ir para a socata lol o conforto é que não agradece lol  :D

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Grande Punto 1.3 Multijet, estará reprogramado?
« Responder #4 em: 12 de Agosto, 2021, 08:44:57 »
Em relação a suspensão eu tentava encontrar informação sobre isso. Principalmente em relação as molas. Basta meter umas molas mais fortes o carro fica logo mais duro. Tambem pode existir alteração nos amortecedores, e nao amortecer tanto. Mas eu apostaria mais nas molas...  :unsure:

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Grande Punto 1.3 Multijet, estará reprogramado?
« Responder #5 em: 12 de Agosto, 2021, 08:47:31 »
Voltando a questao de reprogramação.
Ja tentou fazer uma comparação das caracteristicas tecnicas dos carro que conhece? Existem paginas para isso, se as diferenças forem muito grandes e capaz de encontrar ai a resposta sem gastar muita gasolina nem borracha de pneus.  :sombrero:

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat Grande Punto 1.3 Multijet, estará reprogramado?
« Responder #6 em: 12 de Agosto, 2021, 12:27:44 »
Vais a um sítio onde tenham banco de potência para testar os carros e vês logo a potência que anuncia... Ou então vais a uma casa onde fazem reprogramações de centralinas  que eles vem logo se o mapa original já foi mexido e se ainda existe possibilidade de recuperar o mapa de origem... Caso contrário é difícil de saber.