Fiatistas

Tecnica => Restauros => Tópico iniciado por: gt-i.e. em 24 de Fevereiro, 2017, 19:54:56

Título: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: gt-i.e. em 24 de Fevereiro, 2017, 19:54:56
Viva!

Já não crio um tópico de jeito há uns tempos, vamos ver se é desta!

Por sorte ou azar, troquei a minha scooter Yamaha Target por um Soleil muito mal tratado. Diga-se que a Target também não estava nova, foi um bom negócio para ambas as partes.

O carro marca 147 mil kms, nunca dormiu em garagem, já apanhou muito sol, a pintura está lastimável. Mas, apesar de ter vivido sempre em Vila do Conde, não tem podres significativos. Ferrugem superficial, principalmente em parafusos, tem alguma. É irritante, por ser preciso encharcar tudo com WD-40 antes de pensar em mexer, mas nada de dramático.

A minha intenção é refazer o carro, fugindo completamente à originalidade. Mas vamos indo e vamos vendo, não vai ser uma coisa rápida. Infelizmente, já não tenho o tempo, o dinheiro e o espaço que já tive para estas andanças!

Deixo algumas fotos de quando o fui buscar, em Setembro de 2016.

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5416_zpsyn8y7hgj.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5416_zpsyn8y7hgj.jpg.html)

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5571_zps0hmzkl3d.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5571_zps0hmzkl3d.jpg.html)

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5575_zpsvguzspce.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5575_zpsvguzspce.jpg.html)

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5573_zps943fv3do.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5573_zps943fv3do.jpg.html)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: GT Abarth em 24 de Fevereiro, 2017, 20:42:36
Máquina!  :d_naughty:
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 24 de Fevereiro, 2017, 21:02:13
 :o
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: GT Abarth em 24 de Fevereiro, 2017, 22:38:03
Que ricos Carellos  :wub:
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 25 de Fevereiro, 2017, 13:44:17
E um Soleil... :P deveria ser preservado... Mas ja lhe faltam algumas pecas...  :(
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: GT Abarth em 25 de Fevereiro, 2017, 14:49:17
Preservado está o teu.

Por acaso ainda hoje me cruzei com um raro branco.
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 25 de Fevereiro, 2017, 16:46:37
Preservado está o teu.

Por acaso ainda hoje me cruzei com um raro branco.

 :lol: Esta todo desmontado as pecas... Cheio de teias de aranha e pó  :lol:
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 25 de Fevereiro, 2017, 16:57:19
ok eu ate posso admitir que posso parecer algo do género doido varrido ou algo parecido mas estes carros sao muito raros ja nos dias de hoje... E deveriam ser preservados. Vão ser muito valorizados no futuro  :)
Mas prontos cada um sabe de si e eu respeito sempre a opinião de todos ;)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Stealth em 25 de Fevereiro, 2017, 17:28:35
Xiiii... Primeiro que chegue a clássico!!!

Veja-se os fiat 500 dos anos 60, agora valem de 8 a 10 mil euros. Valeu a pena guarda-los por 50 anos?
Se calhar não...

Não querendo ser a voz da discórdia, tudo o que tenha para choques de plástico nunca vai valorizar como os carros "antigos". Pode haver um ou outro maluco (como nós  :palmas:) que valorize, mas daí até achar que se vai ganhar dinheiro ou valorizar Uno's, Cinquecento's, enfim, carros dos anos 80/90 e mesmo 70's, não me parece... Já por isso é que gastei um balúrdio a restaurar o meu À MINHA MANEIRA, e não para o tornar original, porque é um carro que vai ter piada usar como eu quero, e não para valorizar. Isso de pôr original para valorizar, só se forem Porsches, Ferraris, Fiat's 124's Spider ou modelos exclusivos, Lamborghini's ou De Tomasos, isso sim. Agora os nossos carritos têm é de nos dar prazer trazê-los de volta para a estrada e disfrutar deles.

Mas é apenas a minha opinião, vale o que vale, porque mesmo eu gastei 4 x o valor do meu carro a restaura-lo.  :uikabom:
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 25 de Fevereiro, 2017, 19:15:31
Eu também nao vendo carros meus... Nao me interessa o valor... Mas quem concordou comigo também foi um senhor do clube fiat de Portugal... Uma vez precisei de ajuda e mandei para la um email... E esse senhor deu-me os parabens por estar a restaurar o cinquecento soleil e disse que estes carros vão ter bastante interesse no futuro... Agora so o futuro o dira...  :D :D

Cumps ;)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Stealth em 25 de Fevereiro, 2017, 19:50:07
Quem é esse senhor? (a ver se eu o conheço)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 25 de Fevereiro, 2017, 22:50:57
Quem é esse senhor? (a ver se eu o conheço)

Tens PM :)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: gt-i.e. em 26 de Fevereiro, 2017, 00:15:32
O único motivo pelo qual fiquei com este carro foi o facto de ter o tecto de abrir e este estar a funcionar. Se não o comprasse, estaria agora na sucata pois o rapaz a quem o comprei já estava a preparar-se para cortar o tejadilho e vender para Lisboa. Na verdade, a melhor base para o que quero fazer era outro qualquer com motor fire de origem.
Concordo com o que foi dito sobre o valor futuro deste carro, embora possa haver poucos, não creio que venham a valer alguma coisa substancial. Temos muitos exemplos disso com clássicos como os 124, 126, 127, 128, etc... Nenhum destes chega a 20 mil euros nos dias de hoje. A minha filosofia é ter o carro como quero e desfrutar dele como quero, sem me interessar se vai valer muito ou pouco, uma vez que nunca será carro para valer muito, mesmo que se gastem 100 mil euros nele.

Neste momento o carro já não tem motor, foi doado a um companheiro fiatista que tinha um 899 com a junta podre. portanto, ainda há-de viver muito tempo.

Entretanto, desmontei tudo o necessário para pintar o cofre do motor (a intenção é mudar a cor do carro)

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5469_zpstzn77gax.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5469_zpstzn77gax.jpg.html)

Aqui já de regresso da pintura

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5519_zpsbb7lnhzv.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5519_zpsbb7lnhzv.jpg.html)

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5521_zps1le7kniy.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5521_zps1le7kniy.jpg.html)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 26 de Fevereiro, 2017, 00:41:57
Vais converter para rally? Ou vais so personalizar sem converter para rally?  :happy:
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: gt-i.e. em 26 de Fevereiro, 2017, 12:46:13
Não percebo muito bem essa referência a Rally, mas presumo que seja por a cor ser azul, como os Subaru na década de 90. Porém, é uma cor Fiat, mais precisamente o código 899/B - Maserati Blue. Antes que se lembrem, não vou pintar as mentes de dourado...
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 26 de Fevereiro, 2017, 13:04:01
Não percebo muito bem essa referência a Rally, mas presumo que seja por a cor ser azul, como os Subaru na década de 90. Porém, é uma cor Fiat, mais precisamente o código 899/B - Maserati Blue. Antes que se lembrem, não vou pintar as mentes de dourado...

Lol estava mais a falar se vais por exemplo fazer como fazem no reino unido... Metem o motor 1.2 do fiat punto 16v... Depois descascam o carro, metem bancos daqueles estilo backets, jantes, rebaixamento, etc.. E fica quase um pequeno carro de rally... Ou se vais apenas fazer um tuning mais ligeiro mastendo o aspecto quase original de estética e investir so no motor, suspensão travagem e pouco mais...  :P
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: gt-i.e. em 26 de Fevereiro, 2017, 16:38:14
Já percebi. Sim é essa a ideia. Fazer um carro só para dar gás. O motor não vai ser o 1.2 16v, mas parecido!  :t_up:
Posso adiantar que de origem ficará a carroçaria e muito pouco mais, tudo o resto vai ser melhorado de alguma forma. Ainda estou na fase de acumular peças necessárias, ainda não posso avançar muito no trabalho visível.
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 26 de Fevereiro, 2017, 16:47:19
Já percebi. Sim é essa a ideia. Fazer um carro só para dar gás. O motor não vai ser o 1.2 16v, mas parecido!  :t_up:
Posso adiantar que de origem ficará a carroçaria e muito pouco mais, tudo o resto vai ser melhorado de alguma forma. Ainda estou na fase de acumular peças necessárias, ainda não posso avançar muito no trabalho visível.

A tua ideia e interessante so tem e um senão... A capota... Acima dos 120km/h vais notar a capota a bailar por tudo o que e sitio... Experiencia própria...  :D imagina com outro motor ainda mais potente...  :d_grin:
E depois por ser soleil vais ter que redobrar a segurança do carro. Suspensão, barras estabilizadoras, pneus, amortecedores, travões... E que se capotas com o carro ja eras... Nao tens tejadilho... Sempre foi o ponto fraco desta versão... Agora de resto e um projecto interessante ve-se bues assim no reino unido, mas com a base do cinquecento sport... :)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: jmonteiro em 26 de Fevereiro, 2017, 19:46:15
Hmmm.. estou curioso para ver o que vai sair daqui.. cheira me que vou gostar  ;)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: gt-i.e. em 26 de Fevereiro, 2017, 23:18:49
A tua ideia e interessante so tem e um senão... A capota... Acima dos 120km/h vais notar a capota a bailar por tudo o que e sitio... Experiencia própria...  :D imagina com outro motor ainda mais potente...  :d_grin:
E depois por ser soleil vais ter que redobrar a segurança do carro. Suspensão, barras estabilizadoras, pneus, amortecedores, travões... E que se capotas com o carro ja eras... Nao tens tejadilho... Sempre foi o ponto fraco desta versão... Agora de resto e um projecto interessante ve-se bues assim no reino unido, mas com a base do cinquecento sport... :)

Eu também experimentei essa sensação de a capota quase voar, no pouco que andei com o carro... eheheh
Tenho estudado o projecto de início a fim, como considero ser necessário. A seu tempo, vou fazer uma RollBar, considero o carro tão frágil que não me atrevo a aventuras sem segurança.
Neste momento, a minha prioridade é fazer o swap e conseguir ter o carro a trabalhar. Daí para a frente, mais cedo ou mais tarde, fica pronto.  :t_up:
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 27 de Fevereiro, 2017, 00:43:53
Nao te sei dizer ao certo mas Acho que so o cinquecento sport tem barras estabilizadoras de origem... Na parte inferior do carro... Talvez consigas adaptar umas tambem no cinquecento soleil... Sempre dava mais estabilidade em curva  :) tenta pesquisar sobre isso... Ja sabes que motor vais meter no carro?  :P
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: jmonteiro em 27 de Fevereiro, 2017, 14:22:11
cabeça 16v irá ter.. (pelo que me parece) :p
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: gt-i.e. em 01 de Março, 2017, 21:05:14
Viva!

Penso que só o Sport e os restantes 1.1 traziam barra de origem, de qualquer forma, já tenho uma para montar.
O motor é este:

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5480_zpsgpscqhmi.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5480_zpsgpscqhmi.jpg.html)

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5478_zpssvkf6naj.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5478_zpssvkf6naj.jpg.html)

Ainda precisa de mais alguma limpeza e de uma pequena revisão, mas devegar se vai ao longe.  :t_up:
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 01 de Março, 2017, 21:53:24
Porque e que Nao restauras esse motor? Tiras a cabeca ca para fora... Limpas a face do bloco e da cabeca tambem se nao tiver empenos, rodas as valvulas que podem estar picadas da ferrugem do motor estar muito tempo encostado... Relas todas novas, distribuicao e bomba de agua etc...  E que vais dar aco nisso sem saber o estado do motor depois puff... Com o motor ca fora faz-se tudo na boa...  ;)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Stealth em 01 de Março, 2017, 22:16:27
Completamente de acordo com o Comandante.  :bompost:
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: gt-i.e. em 01 de Março, 2017, 22:20:11
É simples, porque vi o motor a trabalhar, tem 70 mil kms e na minha opinião, no que está bom, não se mexe.
A compressão também está boa, mediu-se antes de desmontar o motor do carro, etc...
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: gt-i.e. em 01 de Março, 2017, 22:22:05
Esqueci-me de dizer, mas o motor só está parado há mais ou menos 9 meses. Comprei-o em Junho do ano passado.
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 01 de Março, 2017, 22:54:00
Tu e que sabes mas olha que motores com mais de 15 anos quase sempre tem a junta da cabeca podre... Ou quase... Tambem tenho ali um motor com perto de 70 mil suplente para reservar para o cinquecento mas a avaliar pela ferrugem que tem a volta do bloco nem quero imaginar a junta... lol... O fiat punto 1.2 16v do meu cunhado estava tambem com a cabeca toda ruida... Teve que ser cheia no torneiro, so eu sei o trabalho que aquilo me deu para limpar a face daquele bloco a mao... E como este varios unos etc... Que ja aqui apareceram todos podres... E o mal deles... Andam 15 anos com agua da torneira e derretem o aluminio das cabecas  :D
 ;)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: gt-i.e. em 02 de Março, 2017, 00:17:04
Mas este motor é de 2009, parece-me impecável a nível de ferrugens no circuito de refrigeração, etc...
Veio de Inglaterra, logo é mais provável que andasse com anti-congelante e não com água da torneira. Depois tiro uma fotografia na zona do termostato, para veres como está tudo limpo, sem barro de ferrugem.
Obviamente, se fosse um motor mais antigo, também preferia levantar a cabeça e fazer uma reparação preventiva, mas neste caso, não acho que justifique.
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 02 de Março, 2017, 00:46:14
Prontos... Nesse caso Entao...  :wub: Siga para a frente...  :P
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: jmonteiro em 06 de Março, 2017, 17:21:41
Tjardas... O meu também veio do uk e tive de trocar vedantes.. consumia um bocado.
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Luke em 10 de Março, 2017, 19:07:11
Hhmmmmm Starjet?

Enviado do meu PULP FAB através de Tapatalk

Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: GT Abarth em 10 de Março, 2017, 19:51:48
Chegou-me aos ouvidos que o Lima Limão ganhou documentação técnica :d_naughty:
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: gt-i.e. em 11 de Março, 2017, 12:06:08
O motor é um T-jet de 120cv, saiu de um Grande Punto de 2009. Não tenho conhecimento de que estes motores sofram de vedantes, (nos 1.4 16v NA, já ouvi falar e já li em alguns sítios), de qualquer forma, continuo a ser da opinião de que no que está bom, não se mexe. Vi e ouvi o carro a trabalhar, tenho os testes de compressão e tenho confiança relativa de que no básico, está bom. Se não estiver, preocupo-me com isso na altura.

Agradeço ao Paulo pelo catálogo de época em português que me arranjou!  :t_up:

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5625_zpsqhndwiof.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5625_zpsqhndwiof.jpg.html)

(http://i221.photobucket.com/albums/dd163/LucasCunha/IMG_5626_zps91vzxqn2.jpg) (http://s221.photobucket.com/user/LucasCunha/media/IMG_5626_zps91vzxqn2.jpg.html)
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: GT Abarth em 11 de Março, 2017, 12:39:41
E com dois preservativos!
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 13 de Março, 2017, 10:07:12
Raridade...  :P
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: jmonteiro em 13 de Março, 2017, 10:22:59
Se onde veio esse motor não há mais??
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 13 de Março, 2017, 13:12:25
E extremamente raro encontrar tais manuais em versão portuguesa... Tudo o que tenho do carro... Todos os manuais, livros técnicos , historia do carro etc... Esta tudo em ingles britânico , italiano ou polaco  :lol: Estima isso...  ;)

Esse manual que tens eu tenho duas versões uma que tem essas jantes na capa e outra com o mesmo carro mas com tampões no lugar das jantes... Fica a curiosidade para quem desconhecia...  :happy:

 :P
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: NunoAntunes93 em 13 de Março, 2017, 16:24:39
Mas vais adaptar esse motor NA ou vai mesmo com turbo?  :yeah:

 :buba:
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: Comandante em 13 de Março, 2017, 23:17:52
Mas vais adaptar esse motor NA ou vai mesmo com turbo?  :yeah:

 :buba:

Lol este carro de origem ja e leve... Se retirarem peso em certos sitios mais leve fica... Com outro motor mais forte que o de origem sem preparação ja fica um tiro...com preparação e na mesma aspirado ja derrapa por tudo o que e sitio então com turbo nem quero imaginar.  :P
Vai ser do genero... Primeira a fundo nao sai do mesmo sitio...  :D
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: jmonteiro em 14 de Março, 2017, 14:40:53
https://cinquecentotrofeo.jimdo.com/trofeo-903-899-trofeo-sporting/
Título: Re: Cinquecento Lima-Limão
Enviado por: GT Abarth em 14 de Março, 2017, 18:57:50
https://cinquecentotrofeo.jimdo.com/trofeo-903-899-trofeo-sporting/

Os Cinquecentos de Trofeo!  :d_naughty:

Vi esses carros várias vezes em Rallyes e cheguei a misturar-me em estrada (nas partes não cronometradas) com eles, e outros claro.

Uma vez ia eu num Sprint 1.3 e um gajo desses não nos passava  :D

(Os Cinquecentos de Trofeo tinham supostamente 65cv, um pouco menos do que os Marbellas. Os melhores Marbellas chegaram a 80cv).