Logo no início dos anos 60 a FIAT coloca nas Ruas e Estradas o seu familiar médio para os anos 60, o modelo 1300/1500.
Este carro de grande robustez e boa tecnologia e Engenharia, procurou substituir os anteriores 1100 (e 1200 Granluce), no fundo o carro médio do pós-guerra, sendo o 1300/1500 um veículo maior.
O 1300 e 1500 andaram no mercado até 1967, uma vez que em 1966 o 1300 é substituído pelo 124 e em 1967 o 1500 pelo 125.
O 1300 debitava uns interessantes 60cv e o 1500 uns já entusiasmantes 75cv.
(Há dados de 72cv?)
O 124 veio a ser dimensionalmente idêntico a estes 1300/1500.
Eis uma unidade 1500 de 1962 num fantástico Marfim:
O mercado Português sempre teve particularidades, uma é que o 1300 saiu muito pouco e o 1500 teve bastante sucesso para a sua categoria.
A explicação estará que o 1300 ficou entalado entre o 1500 e o mais pequeno e barato 1100.
Pelo que a diferença de preço entre o 1300 e o 1500 seria relativamente pequena, as pessoas optavam pelo 1500 que já tinha outra resposta.