Autor Tópico: Fiat brava td100  (Lida 4865 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Pintaporto

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Fiat brava td100
« em: 03 de Julho, 2023, 12:05:04 »
Olá pessoal. Tenho um fiat brava td100 com 540 mil km e está uma máquina!:) alguém me explica,por favor, a ordem correta dos relés junto ao motor que tem a 1a e 2a velocidade do radiador? É que liga só na 2a velocidade e quando ligo o ac não me liga as ventoinhas. O meu muito obrigado pela ajuda

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat brava td100
« Responder #1 em: 03 de Julho, 2023, 13:00:55 »
Boas mas o AC funciona faz frio?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat brava td100
« Responder #2 em: 04 de Julho, 2023, 08:07:40 »
Boas mas o AC funciona faz frio?

Não pode! Sem ventoinhas o ac tem de desligar pelo pressostato de alta.
Eu diria que existe algo no circuito eletrico... o que ao certo nao sei so procurando com mais calma e mais informação.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat brava td100
« Responder #3 em: 04 de Julho, 2023, 13:25:00 »
Não pode! Sem ventoinhas o ac tem de desligar pelo pressostato de alta.
Eu diria que existe algo no circuito eletrico... o que ao certo nao sei so procurando com mais calma e mais informação.
Eu fiz a pergunta, pois se nem houver gás no sistema, as ventoinhas não arrancam e o compressor não atraca penso eu, pelo que já vi no grupo Fiat

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat brava td100
« Responder #4 em: 05 de Julho, 2023, 08:26:23 »
Eu fiz a pergunta, pois se nem houver gás no sistema, as ventoinhas não arrancam e o compressor não atraca penso eu, pelo que já vi no grupo Fiat

Corretisimo.

Dependendo do tipo de pressostato  montado(s) o compressor do AC liga se a pressão existente no circuito estiver compreendida entre um mínimo e um máximo (Alem de outras condições mas por agora ficamo-nos pela pressão). O(s) ventilador(es) também funcionam de formas variadas dependendo do modelo e numero de ventiladores.
O mais básico, liga um ventilador, ou primeira velocidade, assim que a pressão no radiador atinge um valor estipulado e desliga quando a pressão atinge um determinado valor diferencial. (2.5bar de diferença apenas como exemplo) Tambem pode ligar o ventilador sempre que liga o AC mas este sistema não e muito pouco fiável a nível de manter pressões equilibradas.
Pode também o pressostato ter dois patamares de ventilação, neste caso são mais frequentes os transdutores de pressão que implica um modulo de comando para o AC e periféricos. Neste caso a primeira velocidade não sendo suficiente para impedir a subida da pressão do gas entra uma segunda velocidade ou ventilador (conforme o caso), isto quando ja em carros mais recentes a velocidade do ventilador e progressiva conforme a variação da pressão do gas afim de obter uma pressão do gas estável.

Mas creio que a duvida residia em saber a ordem correta dos reles da primeira e segunda velocidades do ventilador. porque o sintoma apresentado e: " É que liga só na 2a velocidade e quando ligo o ac não me liga as ventoinhas."

A informação é escassa e não se sabe por exemplo se as ventoinhas não ligam de todo com o AC ligado e entra em excesso de temperatura ou o que acontece ao certo... ;)

Pintaporto

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat brava td100
« Responder #5 em: 05 de Julho, 2023, 13:58:37 »
Se eu ligar o AC a ventoinha não funciona. Mas se eu desligar liga a ventoinha na 2a velocidade. Ao fazer o jump na ficha do cebolão também só liga a 2a . já vi os fusíveis está tudo ok. Tem 2 resistências no radiador uma em cima outra em baixo são novas. Pra mim ou cebolão ou relé...mas o relé eu não sei onde fica e como pedir para comprar.  Desculpem lá  a ignorância...cumprimentos e obrigado

Pintaporto

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat brava td100
« Responder #6 em: 05 de Julho, 2023, 14:00:11 »
Não pode! Sem ventoinhas o ac tem de desligar pelo pressostato de alta.
Eu diria que existe algo no circuito eletrico... o que ao certo nao sei so procurando com mais calma e mais informação.
...se estiver com o carro parado não faz frio...mas em andamento faz

Pintaporto

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat brava td100
« Responder #7 em: 05 de Julho, 2023, 14:06:06 »
Não pode! Sem ventoinhas o ac tem de desligar pelo pressostato de alta.
Eu diria que existe algo no circuito eletrico... o que ao certo nao sei so procurando com mais calma e mais informação.
...se estiver com o carro parado não faz frio...mas em andamento faz
Eu fiz a pergunta, pois se nem houver gás no sistema, as ventoinhas não arrancam e o compressor não atraca penso eu, pelo que já vi no grupo Fiat
  .Tem gás porque um habilidoso ligou um terra a um relé e se eu ligar o ac ele liga e dá frio mas sempre na 2a velocidade. E se o mantiver com o fio ligado e desligar o ac ele não liga a ventoinha mesmo atingindo a temperatura...!:) não esta fácil

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat brava td100
« Responder #8 em: 05 de Julho, 2023, 14:18:32 »
Corretisimo.

Dependendo do tipo de pressostato  montado(s) o compressor do AC liga se a pressão existente no circuito estiver compreendida entre um mínimo e um máximo (Alem de outras condições mas por agora ficamo-nos pela pressão). O(s) ventilador(es) também funcionam de formas variadas dependendo do modelo e numero de ventiladores.
O mais básico, liga um ventilador, ou primeira velocidade, assim que a pressão no radiador atinge um valor estipulado e desliga quando a pressão atinge um determinado valor diferencial. (2.5bar de diferença apenas como exemplo) Tambem pode ligar o ventilador sempre que liga o AC mas este sistema não e muito pouco fiável a nível de manter pressões equilibradas.
Pode também o pressostato ter dois patamares de ventilação, neste caso são mais frequentes os transdutores de pressão que implica um modulo de comando para o AC e periféricos. Neste caso a primeira velocidade não sendo suficiente para impedir a subida da pressão do gas entra uma segunda velocidade ou ventilador (conforme o caso), isto quando ja em carros mais recentes a velocidade do ventilador e progressiva conforme a variação da pressão do gas afim de obter uma pressão do gas estável.

Mas creio que a duvida residia em saber a ordem correta dos reles da primeira e segunda velocidades do ventilador. porque o sintoma apresentado e: " É que liga só na 2a velocidade e quando ligo o ac não me liga as ventoinhas."

A informação é escassa e não se sabe por exemplo se as ventoinhas não ligam de todo com o AC ligado e entra em excesso de temperatura ou o que acontece ao certo... ;)
Obrigado pela informação, é sempre bom acrescentar mais algum conhecimento!! 🫡

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat brava td100
« Responder #9 em: 05 de Julho, 2023, 14:21:44 »
Apesar das resistências serem novas pode ter problema na da primeira velocidade! Foi testada a sua resistência? O tal habilidoso conseguiu por a ventoinha a rodar na 1ª velocidade?

Pintaporto

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat brava td100
« Responder #10 em: 05 de Julho, 2023, 15:10:00 »
Não, não conseguiu! Trabalha a 2a se ligar o tal fio e o ac trabalha normalmente...se desligar o fio chega aos (talvez 100 graus) e liga a 2a....

Pintaporto

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat brava td100
« Responder #11 em: 05 de Julho, 2023, 15:14:08 »
Apesar das resistências serem novas pode ter problema na da primeira velocidade! Foi testada a sua resistência? O tal habilidoso conseguiu por a ventoinha a rodar na 1ª velocidade?
Ao fazer o jump na ficha do sensor de temperatura ligo o fio na ficha e mesmo assim só liga a 2a...é por isso que eu acho que seja o sensor ( cebolão) ou o relé...só que o relé não é fácil dar com ele...desculpem

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat brava td100
« Responder #12 em: 05 de Julho, 2023, 22:41:49 »
Vê isto, perde um pouco de tempo pois tem várias páginas, pode ser útil também no futuro, espero que precebas um pouco de inglês!
São 800 páginas de um sevice manual muito completo, para o bravo e brava!!

https://www.manualslib.com/manual/1127994/Fiat-Bravo.html?page=39#manual

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat brava td100
« Responder #13 em: 06 de Julho, 2023, 08:22:46 »
...se estiver com o carro parado não faz frio...mas em andamento faz  .Tem gás porque um habilidoso ligou um terra a um relé e se eu ligar o ac ele liga e dá frio mas sempre na 2a velocidade. E se o mantiver com o fio ligado e desligar o ac ele não liga a ventoinha mesmo atingindo a temperatura...!:) não esta fácil

Isto acontece porque o carro em movimento provoca a passagem do ar pelo condensador (radiador) arrefecendo o gas o suficiente para não atingir a pressão de disparo. Se testar com o carro parado vai ouvir com certeza o compressor a ligar (um tlack) e a desligar consecutivamente. Isto porque o gas nao sendo arrefecido vai atingir a pressão maxima, e como o pressostato ainda funciona desarma o compressor por segurança.


A outra razão que me faz acreditar que existe algo anormal no circuito eletrico é ter sido necessario alguem alterar o circuito eletrico original para conseguir colocar o AC e a ventoinha a trabalhar (se bem entendi).
Tendo sido um "fio terra", não me admiraria muito que problema esteja num ponto de massa/terra/aterramento... como for mais conhecido.
Se deixar modelo, ano e motorização (codigo da motorização se conhecer) posso tentar encontrar esquema eletrico...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat brava td100
« Responder #14 em: 06 de Julho, 2023, 08:24:02 »
Obrigado pela informação, é sempre bom acrescentar mais algum conhecimento!! 🫡

E estamos aqui para quê?  :t_up: