Autor Tópico: Luz do motor acesa num punto MK2a, 16V  (Lida 6126 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Luz do motor acesa num punto MK2a, 16V
« em: 07 de Abril, 2011, 21:52:54 »
Boas, já aconteceu a alguem este tipo de avaria?

PJF

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 41
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz do motor acesa num punto MK2a, 16V
« Responder #1 em: 07 de Abril, 2011, 23:21:29 »
Boas, já aconteceu a alguem este tipo de avaria?

A mim já. Sentes algum sintoma no carro, tipo falta de força ou ralenti irregular? Se não notares nada, pode ter-se acendido apenas pelo facto do carro ter andado em regimes de esforço (a mim uma vez acendeu em plena Serra da Estrela enquanto estava a levar com neve pelo pára-brisas).
De qualquer forma o melhor é arranjares quem te ligue o carro ao computador ou a uma máquina de diagnóstico para ver o que detecta. Se fores a um mecânico daqueles "sapateiros" o mais certo é o tipo desligar bateria durante umas horas para apagar a luz ( o que não é lá grande ideia porque se houver problema ela acende outra vez).
Espero que ajude.

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz do motor acesa num punto MK2a, 16V
« Responder #2 em: 08 de Abril, 2011, 12:14:36 »
Boas, já veio do mecanico, o que ele disse é que podiam ser 3 coisas, ou combustivel fraco, andar so em cidade ou... a sonda mesmo avariada. O erro que deu na maquina foi a sonda1 com valores muito elevados, penso eu, ele trocou uma pela outra, fez reset ao erro e disse para deixar andar e ver se volta a acender. o que eu noto no carro, com o AC ligado ele tem alguma dificuldade em acelerar, hesita um pouco, com o AC desligado, nao noto nada.

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz do motor acesa num punto MK2a, 16V
« Responder #3 em: 08 de Abril, 2011, 13:32:25 »
o que eu noto no carro, com o AC ligado ele tem alguma dificuldade em acelerar, hesita um pouco, com o AC desligado, nao noto nada.

Isso é perfetamente normal,assim por alto,com o AC ligado é como se ficasses sem +-10cvs,nota-se bastante em quase todos os carros... :angry: :angry:
« Última modificação: 08 de Abril, 2011, 13:32:40 por Rara »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz do motor acesa num punto MK2a, 16V
« Responder #4 em: 08 de Abril, 2011, 14:42:03 »
A mim já. Sentes algum sintoma no carro, tipo falta de força ou ralenti irregular? Se não notares nada, pode ter-se acendido apenas pelo facto do carro ter andado em regimes de esforço (a mim uma vez acendeu em plena Serra da Estrela enquanto estava a levar com neve pelo pára-brisas).
De qualquer forma o melhor é arranjares quem te ligue o carro ao computador ou a uma máquina de diagnóstico para ver o que detecta. Se fores a um mecânico daqueles "sapateiros" o mais certo é o tipo desligar bateria durante umas horas para apagar a luz ( o que não é lá grande ideia porque se houver problema ela acende outra vez).
Espero que ajude.

o mk2 nao tem sensor de presao atmosferica?

a luz acende porque ha menus oxigenio e ele tem de refazer os calculos para novos valores .

se nao tem sensor pronto ate acredito que seja normal .

agora se tem sensor de presao atmosfeica (capsula barometrica) ele devia corrigir os valores .
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

PJF

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 41
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz do motor acesa num punto MK2a, 16V
« Responder #5 em: 09 de Abril, 2011, 00:44:21 »
o mk2 nao tem sensor de presao atmosferica?

a luz acende porque ha menus oxigenio e ele tem de refazer os calculos para novos valores .

se nao tem sensor pronto ate acredito que seja normal .

agora se tem sensor de presao atmosfeica (capsula barometrica) ele devia corrigir os valores .

O meu mk2 16v tem sensor MAP, e penso que o 8V também terá. Também ando desconfiado de um sonda lambda...e já recebi feedback de um user que me alertou para o sensor de detonação. O meu por vezes "engasga-se" no arranque  e em condução de cidade (abaixo das 2 mil rotações). Em estrada não se passa nada.

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz do motor acesa num punto MK2a, 16V
« Responder #6 em: 09 de Abril, 2011, 11:34:31 »
O meu mk2 16v tem sensor MAP, e penso que o 8V também terá. Também ando desconfiado de um sonda lambda...e já recebi feedback de um user que me alertou para o sensor de detonação. O meu por vezes "engasga-se" no arranque  e em condução de cidade (abaixo das 2 mil rotações). Em estrada não se passa nada.
nao estava a falar do sensor map , o map mede presao ou depresao no colector .

o sensor de presao atmosferica mede a presao ou depresao exterior , que varia em funçao da altitude.

ja exprimentaramligar ha maquina? assim acabam as duvidas.

se for lambda ele da valores lambda altos.

se for sensor de detonaçao ele vai dar sensor de detonaçao intermitente.
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

Daniel Esteves

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 1
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz do motor acesa num punto MK2a, 16V
« Responder #7 em: 11 de Março, 2021, 20:24:22 »
Boa noite,

Peço desculpa estar a "desenterrar" este tópico, mas precisava de ajudinha da vossa parte.
No meu Fiat Punto MK2 1.2 16v de 2001, tem atualmente esse problema.
No mecânico acusou "sonda lambda intermitente". Ele trocou uma das sondas e passado uns dias acendeu de novo.
Trocou a outra sonda e pouco tempo depois, luz acesa.
Trocou o corpo da borboleta e mesmo antes de chegar a casa acendeu outra vez.
Apesar de acusar sempre o mesmo erro na máquina, ele diz que poderá ser a centralina...  :smashfreakB: :smashfreakB:
Será mesmo a solução? Já alguém trocou? Por quanto poderá ficar?  :help: :help: :help:

Obrigado pela atenção!

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Luz do motor acesa num punto MK2a, 16V
« Responder #8 em: 12 de Março, 2021, 08:33:55 »
Boa noite,

Peço desculpa estar a "desenterrar" este tópico, mas precisava de ajudinha da vossa parte.
No meu Fiat Punto MK2 1.2 16v de 2001, tem atualmente esse problema.
No mecânico acusou "sonda lambda intermitente". Ele trocou uma das sondas e passado uns dias acendeu de novo.
Trocou a outra sonda e pouco tempo depois, luz acesa.
Trocou o corpo da borboleta e mesmo antes de chegar a casa acendeu outra vez.
Apesar de acusar sempre o mesmo erro na máquina, ele diz que poderá ser a centralina...  :smashfreakB: :smashfreakB:
Será mesmo a solução? Já alguém trocou? Por quanto poderá ficar?  :help: :help: :help:

Obrigado pela atenção!

Se a informação que existe neste topico não e suficiente para o seu caso, aconselho a abrir um novo topico com o seu caso onde podera mencionar que a informação obtida neste topico não basta para resolver o seu caso.
No entanto quer-me parecer que o mecanico andas um pouco as escuras e vai trocando peças até acertar (ja passei por isso)... E se trocar a centralina e o problema pressistir?