O renovado dinamismo do grupo FIAT é um dado adquirido e as ultimas noticias confirmam-o.
Entre os dados apresentados nos ultimos dias numa reunião interna para os investidores, Sergio Marchionne expôs a situação actual e alguns dados estratégicos para o futuro, confirmando em grande parte as noticias que circulavam há já algum tempo.
Comecemos pela FIAT: o Bravo já superou o objectivo previsto para 2007, com 103.000 encomendas e um mix de opções que para 90% incidiu nas opções mais caras e desportivas.
A chegar está o novo 1.6 M-Jet diesel de 105 e 120cv (que irá substituir o 1.9 M-Jet de 120cv) já preparado para a norma Euro 5, enquanto que o objectivo para 2008 são 120.000 unidades.
Analisando também o comportamento da berlina FIAT Linea, que teve um optimo acolhimento no mercado da Turquia, Portugal e Polónia, com 21.000 encomendas.
Próxima estreia na Grécia, Brasil e Rússia, com a FIAT a prever construir 280.000 exemplares anuais quando as 5 fábricas estiverem a produzir em regime durante 2012.
O FIAT 500 é já um sucesso aclamado e o reconhecimento como carro do ano 2008 apenas vem confirmar aquilo que já era notório.
Estão já processadas mais 100.000 encomendas, com um mix de versões composto em 18% pela versão Pop, 55% pela Lounge e 27% pela Sport.
Prontos estão os investimentos para aumentar a sua produção até 190.000 unidades ano.
Nenhuma antecipação sobre o Topolino, projecto de microcar para competir com os futuros Volkswagen Up! e Toyota IQ, nem do Uno futuro segmento B que substituirá o velho Punto e o Palio.
Capitulo Lancia: o novo Delta será introduzido como um modelo que abraçará mais segmentos de mercado, com a sua carroçaria estilo "SHOOTING BRAKE", ou como dizem os "lancisti" HPE.
Grande atenção para os materiais e qualidade, disponibilidade de motores a gasolina e diesel turbocomprimidos, e uma previsão de vendas de 70.000 exemplares ano, com apresentação confirmada para 2008.
No ano seguinte, em 2009, será a vez do Ypsilon totalmente novo, antecipado em documento com um desenho inédito.
Indicado como "ultimate small luxury car" continuará na linha do modelo actual, destacando-se pela elegância e equipamento, e apelando muito ao design do novo Delta e o futuro "family feeling" da Lancia.
Alfa Romeo: o Junior por enquanto ainda mantém este nome (se chegar a ser mudado...) e está confirmado para a Primavera de 2008 com motores de 95 a 230cv.
Em 2009 será a vez do 149, apenas em 5 portas e com motores de 120 a 265cv, e do 8C Spider em edição limitada.
Para 2010 está dado como seguro um crossover misto entre um coupé e um SUV chamado até ao momento de "C Crossover", da nova berlina 169, não foi especificado nenhum dado relevante.
O objectivo da Alfa Romeo para 2010 é de 300.000 unidades, um dado importante que reflete a grande renovação da gama.
O Junior representará 25% das vendas, o 149 cerca de 28%, o 159 25% (mas não se refere às próximas modificações ao estilo e motorizações), e o Crossover 14%.
Para o 169 avança-se uns arriscados 5%, enquanto o Brera e o Spider não superam os 3%.
No âmbito da tecnologia pura, a FIAT Powertrain vai continuar a desenvolver novas tecnologias, algumas já em fases avançadas.
Falamos do sistema Stop & Start, do Multiair, dos novos motores turbo a gasolina de pequena cilindrada e dos combustiveis alternativos, mas no documento fala-se também do Multijet II e "Driver Behavior", provável desenvolvimento do software Ecodrive apresentado no prototipo Panda Aria em Frankfurt.
O maior objectivo é o de produzir viaturas com melhor relação peso-emissões CO2 para 2012, provavelmente graças ao novo bicilindro 900cc apresentado no Panda Aria.
fonte: Lorenzo Corsani