Pois é, no final do GP de Monza, o Shumi deu a notícia esperada por muitos. Vai-se retirar dos volantes dos F1. Algum dia tinha de ser.
Particularmente nunca gostei muito dele. Admirava unicamente a sua frieza em pista e profissionalismo. Características que penso serem necessárias a um grande campeão. Nem o facto de jogar à bola com outros tipos lhe tiravam a imagem fria que ele tentou deixar de passar de cada vez que se amandava para os braços dos mecânicos quando ganhava. Mas se ficava em 2º ou 3º já estava o caldo entornado.
Com a conclusão da carreira do Schumacker, pode-se dizer que ficaram por ver grandes duelos, principalmente entre ele e Senna, outro piloto que também só passei a admirar depois do acidente fatal, por tudo aquilo que li, ouvi e associei ao que anteriormente tinha visto. Pude então concluir que Senna era um grande homem e piloto.
Voltando ao Schumi. Sem dúvida que lhe foram dadas (ou por si exigidas) condições únicas na F1. Todos se recordam do estado em que estava a Ferrari antes da chegada do J.Todt (outro que também não gramo devido aos duelos Peugeot Lancia nos rallies nos anos 80).
Devem ter sido anos únicos este últimos que se viveram em Maranello. A fábrica tornou-se exemplar em vários aspectos e a eficácia das máquinas excepcional (quer na F1 quer aquelas disponíveis ao selecto público). Respirava-se organização por ali. Foi a primeira equipa a fazer "pit-stop" aos 2 carros na mesma volta. Coisa rara e de evitar em quase todas as outras equipas.
Enfim. Em meu entender novos tempos começam na F1. O Cubica (é com C ou com K) está a começar a assaltar os recordes e ainda só fez 3 corridas. Só de pensar que há 2 anos (salvo erro) foi oferecido ao Tiago Monteiro a possibilidade de ser piloto de testes da Williams ainda com BMW...
Parece definitivamente que a F1 não é para portugueses, agora que os holandeses compraram a Midland para promover a Holanda, o que faz ali um tuga? Cá para mim vai à vida. Infelizmente. Mas também está na hora de mudar, ou para uma melhor equipa ou para outras corridas....
Tal como o foi o Lami e vejam o que ele faz por donde passa. De certeza que não é mau piloto.
Bem, lá continuarei a torcer pelo brasileiro da Ferrari. Agora é que vamos ver de que fibra é feito o Massa.Mas penso que nada voltará a ser como antes na Ferrari de F1. O Massa está lá ainda há muito pouco tempo e Todt, Braun e muitos outros já devem estar a pensar em cavar para outro lado...