Autor Tópico: Lancia/Alfa - duvidas  (Lida 13391 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #15 em: 27 de Dezembro, 2009, 17:39:30 »
4 velas para 8 velas

hmlopes

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 589
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
Re:Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #16 em: 27 de Dezembro, 2009, 18:41:32 »
Acho que as diferenças vão bem além do numero de velas!

Pelo que conheço, são motores potentes para o seu tempo e com bons indices de fiabilidade.

Acho que se arranjam mais alfa 156 que lybras, mas é uma questão de averiguar.

Cumprimentos!

mazzeo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 137
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #17 em: 28 de Dezembro, 2009, 11:13:37 »
Só tenha atenção que a manutenção dos Twin Sparks é muito mais dispendiosa que a dos motores Fiat montados no Lybra.

Conheço um proprietário de um Lybra 1.8 (se não me engano) com GPL.
O carro tem um consumo a volta dos 8~9l em andamento normal, com alguma esticadelas...

Há algum tempo o motor partiu-se sem que se conseguisse apurar a causa. Provavelmente por falha na manutenção pelo anterior proprietário. Foi um caso completamente à parte.
Comprou um motor de um Punto HGT e com muita paciência, ao fim de +- um mês e uns 1500€ ficou impecável.

Vou por aqui algo que escrevi a um colega doutro fórum que me pediu a mesma ajuda, mas para um 1.9jtd.
Citar

Vou tentar fazer uma check list do que tens de ter em atenção:

-Interiores e controlos:
Estado dos botões interiores, MUITA ATENÇÃO AO RÁDIO! Deve estar em perfeito estado pois serve tb de computador de bordo e custa quase 1500€... Se tiver o sistema Bose (quase certo) tem uma caixa de cd's na bagageira...
O sistema de som Bose instalados nos Lybra's foi feito de raíz pela Bose e é espectacular....

Os botões dos vidros são algo frágeis mas custam menos de 5€.
Estado dos estofos, principalmente do condutor.

Ligue o ar-condicionado e meta no mínimo, o ar deve começar a sair gelado em menos de 30seg... veja se os botões estão todos funcionais.
Veja se o aviso "check" no quadrante apaga-se bem como as luzes de aviso.

- Suspensão:
Procure andar numa rua com pavimento irregular e veja se faz muito ruido. Com essa quilometragem já pode estar a precisar de tirantes (ouve-se um "ploc" ao passar uma irregularidade) e silent-blocks (típico ranger de borrachas) novos, que são relativamente baratos.

Se puderes leve a um mecânico para ver o estado da suspensão, se há folgas e etc..

- Motor:
O motor é bastante silencioso e o relantim estável mesmo a frio. ao dar à chave costuma pegar na 2ª ou 3ª volta, nao muito mais que isso.

A temperatura atinge os 88ºC e estabiliza aí em poucos minutos, se andar pelos 60~70ºC o termostato foi à vida e ainda são uns 150€ para trocá-lo.

Veja quando foi feita a troca da correia de distribuição. Deve ser feita a cada 120mil km ou 5 anos e fica por cerca de 600€.

- Exterior e acessórios:
Se tiver xénon, ligue a chave com a manete virada para os médios. Os faróis deverão ligar-se e ajustar a altura, esse procedimento é bem visível.

Os lava-faróis (versão com xénon) funcionam apenas com os médios acesos em conjunto com o lava-parabrisas. veja se está tudo em ordem.

O carro trás 2 ou 3 chaves com comando e penso que cá vinha com um sistema de alarme suplementar com 2 comandos. veja se tem as chaves e se funcionam.


Em geral o carro é bastante robusto e se for tratado com o mínimo cuidado dura a vida toda... Os estado dos interiores mostram logo o tratamento que o carro teve.
Se tiver livro de revisões e for de uma pessoa de confiança as preocupações serão mínimas.
É daqueles carro com montes de extras e mariquices caras mas que não se estragam sozinhas...


Já agora, tu és de onde?
Se fores da zona de Lisboa, podemos combinar e vou contigo ver o carro sem nenhum problema ;)
O gajo do Bacalhau :P
Lancia Lybra 1.9JTD 116CV

serginho

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
Re:Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #18 em: 28 de Dezembro, 2009, 14:05:50 »
Excelente, melhor não podia!

Sou da Quinta do Conde relativamente perto de Lisboa.

Ainda estou a apurar e a fazer contas à vida, em principio se trocar será por volta do 2º semestre de 2010.

Obrigadissimo pela ajuda, está a ser muito esclarecedor!

mazzeo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 137
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #19 em: 28 de Dezembro, 2009, 16:33:07 »
estamos cá pra isso ;)

Aproveita esse tempo para "namorar" o carro e ver com atenção o que há no mercado...
Acho que um bom negócio, como não gostas de petroleiros, seria arranjar um 1.8 ou 2.0 e meter GPL. Pessoalmente não conheço, mas dos relatos que vejo são motores que aceitam a modificação sem chatices.

Qualquer dúvida é só dizer e quando estiveres comprador, fala comigo que te ajudo no que puder ;)
O gajo do Bacalhau :P
Lancia Lybra 1.9JTD 116CV

serginho

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
Re:Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #20 em: 28 de Dezembro, 2009, 16:55:08 »
Obrigado  :lol:

Joao_Coelho

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 190
  • Karma:
    +0/-0
Re:Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #21 em: 29 de Dezembro, 2009, 10:09:05 »
Eu tive um 156 SW 1.9 JTD de 140CV durante 3 anos e fazia média de 6.5l/100. Isto para alguma utilização em cidade e muita AE. Em ritmo calmo ficava-se pelos 5.5... Mesmo em condução mais desportiva os consumos não subiam muito.
Quem comprou este carro  **-**.XH penso que teve muita sorte. Era carro de empresa e só fez 54mil Km e manutenções rigorosas...

Quanto ao motor de 115CV (penso eu) fazia média ligeiramente melhores no Stilo. Conduzi este modelo cerca de 4 mil Km em Italia e gostei dos consumos.

O único problema que tive com o 156SW 1.9 foi de resguardos de motor... o carro era muito baixo com suspensão desportiva.
O lado positivo era... em estradas de bom asfalto era um maravilha!

TOROK

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 1
  • Karma:
    +0/-0
Re: Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #22 em: 20 de Junho, 2013, 23:26:52 »
Boa Noite a todos,
Comprei há 2 anos uma Lybra 1.8 SW,por 2200€ do ano de 2000 e com 220000 quilómetros e instalei-a a GPL
Só tenho a dizer bem! não tem problemas eléctricos,de mecânica está impecável e muito facilmente se notam os 131 CV não tem barulhos parasitas é extremamente robusta e pra ser considerada uma das carrinhas mais bem construídas em toda a Europa!...tería provavelmente que ter um símbolo Alemão!... mas como não tem, ninguém lhe dá o devido valor!
Em termos de consumo,esqueçam,nunca menos de 10L no máximo 12L e estou a falar em cidade...mas a GPL não se nota, nem mesmo no desempenho!... Já alguns donos de BMW e Mercedes,ficaram envergonhados.
É uma máquina Infernal!...Já com extras de luxo.Aconselho vivamente tanto a 1.8 como a 1.9JTD , a 1.6 é um bom motor mas acaba por consumir a mesma coisa que a 1.8 e é muito mais lenta.
Só tenho a lamentar os estofos em alcântara, é muito difícil encontrar uma carrinha lybra deste ano com os estofos em condições...de resto é por gasolina e GPL e andar pra frente e ter atenção de fazerem as revisões de 10 em 10 ou de 15 em 15 mil Km.
Eu faço por minha opção de 10 em 10.

Boa Noite,Amigos
Espero ter ajudado
   
 

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #23 em: 20 de Junho, 2013, 23:47:08 »
lovefiat, venha a Pá de Ouro  :lol:
   Fiat Panda YOUNG

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #24 em: 21 de Junho, 2013, 00:04:35 »

Pimba

hmlopes

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 589
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
Re: Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #25 em: 21 de Junho, 2013, 17:39:20 »
Um belo desenterro mesmo... Mas mostra que o pessoal pesquisa e lê os antigos também! :palmas:

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #26 em: 21 de Junho, 2013, 17:55:14 »
lovefiat, venha a Pá de Ouro  :lol:

Conforme pedido, TS, cá vai... :lol:


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #27 em: 21 de Junho, 2013, 17:56:40 »
Um belo desenterro mesmo... Mas mostra que o pessoal pesquisa e lê os antigos também! :palmas:

exactamente!

agora parem la com isso das pás!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #28 em: 21 de Junho, 2013, 17:58:32 »
agora parem la com isso das pás!

Oh Sr. "Administradeiro" está um bocado azedo hoje... :dry:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Lancia/Alfa - duvidas
« Responder #29 em: 21 de Junho, 2013, 18:07:19 »
nop, não estou, brincar é giro, mas ponham-se no lugar dos outros, estou para ver se o user sequer vai ter vontade de voltar a postar


brincar sim, abusar, não
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma