Autor Tópico: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v  (Lida 36766 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Solveig

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 31
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Fiat Punto ELX 8v
    • NeoBux
Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« em: 03 de Janeiro, 2013, 02:16:49 »
Antes de mais boa noite a todos os utilizadores, tenho um Fiat Punto ELX 1.2 de 8v há cerca de um ano e meio com 130.000km e acontece que ele sempre me fez uns míseros 50km com 10€ de gasolina 95 o que dá mais ou menos 6 litros. Ou seja eu com 6l faço 50km não era suposto fazer algo que rondasse pelo menos os 90/100km? Estou muito desiludido com os consumos porque nunca pensei que fosse assim tão alto...

É que ainda por cima a maior parte do caminho faço em ponto morto no que toca descidas, e estradas que dêem para andar sem acelerar e nem puxo muito por ele e evito sempre ter o pedal ao fundo optando por rotações um pedacinho mais altas para evitar que ele chupe a gasolina quando abre as goelas com o pedal no fundo.

Gostaria de saber a vossa opinião e o qual o tipo de despiste que posso fazer para detectar uma possível avaria.


Desde que o tenho que já mudei a caixa de velocidades pois estava com os planetários/satélites partidos (segundo o que me disseram) e levou uma caixa de 2ª mão de um Fiat Punto 1.2 SX 16v com apenas 60.000km, acontece que após a troca da caixa aproveitei e montei também um Kit de embraiagem da Luk, filtros de ar e óleo, tubos dos travões, kit de velas, anti-congelante do radiador, relas, retentores, etc etc... enfim aproveitei e mandei fazer uma revisão geral para evitar gastar mais dinheiro.

Ele agora ultimamente anda a fazer uma espécie de guincho no pedal da embraiagem, meto o pedal ao fundo e ele ao vir para cima faz ginnnnnn, ginnn, conforme vou carregando ele guincha e quanto mais uso o pedal mais pesado o pedal se torna chegando às vezes a ficar preso no fundo e a não querer vir para cima, e certas velocidades às vezes teiam em não entrar à 1ª.  :nhedaxe:

Gostaria de saber também a vossa opinião e o que poderá ser em relação a isto? Já me disseram mola do pedal, bomba de embraiagem, enfim, fico a aguardar uma opinião vossa.  :deal:


:fiatistas:
Os meus cumprimentos, Miguel Luís.

Ganha uns trocos clicando diariamente em anúncios, experimenta vale mesmo a pena!

Vino

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 687
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    BENDING THE RULES & RULING THE BENDS SINCE 1992
Re: Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #1 em: 03 de Janeiro, 2013, 08:14:39 »
Ponto morto em descidas. Hás de me dizer quem te deu carta.

Pesquisa sobre travão motor.

Os consumos não são normais e tens alguma anomalia no carro.

Verifica se  deita um cheiro a gasolina pelo escape.

Quanto à embraiagem reclama com quem a colocou.

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #2 em: 03 de Janeiro, 2013, 09:23:36 »
boas
o meu 1.2 8v punto mk1 bebia 7.5lt em circuito urbano, em autoestrada já descia para 6lt...
nas descidas nunca metes pronto morto, isso obriga o carro a manter o ralentim com gasolina e bebe mais que se fosse engatado, se ele for engatado mas sem acelerar o consumo é virtualmente 0lt.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #3 em: 03 de Janeiro, 2013, 11:16:32 »
Olá Solveig!

O teu carro, em condições normais terá de gastar entre 6 a 7 litros aos 100kms.

O carro anda com a temperatura correcta? Alguma vez usaste um produto de limpeza de injectores?

As velas que colocaram, são as recomendadas pela marca?

...

Como já disseram, evita andar com o carro desengatado. Além de ser perigoso, vai consumir mais gasolina do que se o colocares em 5ª marcha, por exemplo.

...

Quanto à embraiagem, podes ter um problema na bomba hidráulica... Pede a um mecânico para ver!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Vino

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 687
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    BENDING THE RULES & RULING THE BENDS SINCE 1992
Re: Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #4 em: 03 de Janeiro, 2013, 13:59:48 »
Quase decerteza que o termostato está nas couves.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #5 em: 03 de Janeiro, 2013, 15:14:23 »
isso é muito giro mas... e a sonda lambda? ta a funcionar correctamente? se tiveres a sonda morta em mistura pobre, e o termostato marado... ui! até dói pensar no consumo
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #6 em: 03 de Janeiro, 2013, 15:51:44 »
Penso que nos 188, se a sonda der leituras erróneas, já acende a luz de gestão do motor...

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #7 em: 03 de Janeiro, 2013, 16:07:46 »
se ficar colada em fraco é uma leitura "válida"
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Solveig

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 31
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Fiat Punto ELX 8v
    • NeoBux
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #8 em: 03 de Janeiro, 2013, 20:04:47 »
Atenção eu quando disse descidas não me referia a ladeiras inclinadas para não ir sempre em cima de travão nesses casos vou sempre em 2ª ou 3ª para tirar pressão e não esfolar os travões, referia-me a descidas como quando vais de bicicleta e não precisas de acelerar só travas no fim da rua, só mais ai. O do meu pai que é um Fiat Punto 1.3 Multijet a diesel com 95cv afinado e bebe muito menos quando está em ponto morto nas mesmas situações que o meu e várias pessoas já me disseram que não tinha influência no consumo do carro pelo menos nas estradas onde ando era mais por causa dos travões mas eu evito sempre, ele tem o carro há cerca de 3 anos e já fez 95.000km com ele.


Obrigado ao Artur Branco

Em relação à embraiagem, comprei a bomba de embraiagem como me aconselharam e a peça plástica que puxava o cabo da embraiagem ou lá o que é que estava partida, substituiram e o problema ficou resolvido o pedal ficou com muito mais pressão as velocidades entram melhor... faz-me um guincho no pedal mas nem se nota com ele a trabalhar, está espetacular.

Em relação às velas foram recomendadas por vários mecânicos cá na região também, não sei qual a marca nem perguntei, o carro não acusa gases e aliás até marca gases muito abaixo do normal e ele tem um excelente rendimento anda mesmo bem, não cheira nada a gasolina nem a fumo e até sai às vezes aquela água no escape que é sinal que está a queimar bem.

As sondas lambda não são de origem ambas já foram substituidas pelo antigo dono, será por isso que o consumo não é o mesmo? Penso que sejam da marca Bosch pelo menos é o que aparece na parte branca de fora da sonda. Como eu disse eu com 6 litros de gasolina certinhos faço uns míseros entre 50km a 55km o que acho que é bastante pouco. Alguma maneira de verificar se as sondas estão a funcionar corretamente? Às vezes mas raramente aparece-me a luz de avaria.

Em relação à temperatura o carro pelo que noto não aquece, o marcador da temperatura raramente chega a metade e nem ouço o radiador a trabalhar, portanto penso que de temperatura esteja ok.
« Última modificação: 03 de Janeiro, 2013, 20:09:06 por Solveig »

Ganha uns trocos clicando diariamente em anúncios, experimenta vale mesmo a pena!

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #9 em: 03 de Janeiro, 2013, 20:14:38 »
...o marcador da temperatura raramente chega a metade...

Pode estar aqui parte da solução do teu problema!  ;)

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Solveig

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 31
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Fiat Punto ELX 8v
    • NeoBux
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #10 em: 03 de Janeiro, 2013, 20:19:02 »
Eu vejo ele mexer, quando ando mais ele sobe, quando ando menos ele fica tipo a 1/4 mas sempre esteve assim. E já perguntei ao antigo dono e ele disse-me que sempre foi assim desde que foi comprado novo, portanto penso que o problema não sera isto.

Eu aposto mais nas sondas lambdas de não serem originais e não estarem a marcar direito e o gajo chupar mais gasolina sem ser preciso. Não sou mecânico sou Técnico de Informática por isso pedi-vos a opinião, já consegui resolver parte do problema que tinha, agora ver isto dos consumos...

Ganha uns trocos clicando diariamente em anúncios, experimenta vale mesmo a pena!

Vino

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 687
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    BENDING THE RULES & RULING THE BENDS SINCE 1992
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #11 em: 03 de Janeiro, 2013, 20:28:13 »
Já emprenhaste pelos ouvidos.

Se vens aqui pedir opinião tens que ouvir o que o pessoal diz.

O ponteiro tem que chegar a meio em 6 km estrada livre ou menos de 5 minutos no para arranca.

Muda o termostato!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #12 em: 03 de Janeiro, 2013, 20:41:33 »
gases muito abaixo significa mistura pobre... entradas de ar não medido na admissão... que o carro tentará compensar com mais gasolina....
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Solveig

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 31
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Fiat Punto ELX 8v
    • NeoBux
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #13 em: 03 de Janeiro, 2013, 20:44:52 »
Ok, vou ter mais atenção estes dias à temperatura e depois logo venho dizer alguma coisa, ele chega a metade mas só quando ando com ele um bom pedaço. Obrigado pela ajuda vou ter em conta isso do termostato e vou falar disso ao mecânico para ver a conversa que ele me vai fazer.

 :fiatistas:
Cumprimentos, pode ser que ajude outros membros cá do fórum também.

Ganha uns trocos clicando diariamente em anúncios, experimenta vale mesmo a pena!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Consumos Fiat Punto ELX 1.2 8v
« Responder #14 em: 03 de Janeiro, 2013, 20:46:06 »
tem de chegar la como foi dito em aproximadamente 5 minutos, e ficar colado no meio do mostrador, com disparos de ventoinha curtos estando ao ralenti parado
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma