Autor Tópico: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar  (Lida 6592 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Balthar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« em: 14 de Agosto, 2010, 18:53:56 »
Boas,

Passa-se o seguinte. O meu Mjet conta com 9000kms com os cuidados da praxe (deixar aquecer antes de puxar, esperar antes de desligar, etc ).

No entanto em Julho e após uma viagem longa ao fazer manobras de estacionamento um  amigo meu que estava na frente do carro reparou que ao desacelerar fazia um barulho tipo algo a prender. Este barulho pelos vistos só faz após viagens longas, se for 10 ou 20Km não faz.

Hoje após mais uma viagem longa de 150Km reparei que continua a fazer o mesmo e decidi investigar novamente e reparei que tem oleo de motor na caixa do filtro de ar em cima junto á união entre  a caixa de ar e o tubo que vai para o turbo, e parece já ser bastante fazendo inclusive "poças" na caixa do filtro de ar ( o filtro de ar em cima tem pequenas divisões que parecem estar cheias de oleo).

Será isto sinal de turbo a ir para as couves? Caso seja não percebo, sempre tive cuidado e agora isto.
« Última modificação: 14 de Agosto, 2010, 22:43:38 por Balthar »

Balthar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #1 em: 16 de Agosto, 2010, 10:23:28 »
Já ficou na Fiat, disseram que era melhor deixar lá mesmo sem marcação para verem o que se passa.

O lixado é que o barulho só faz após uns bons quilometros em esforço, mas desconfio que o barulho e o oleo tenham a mesma causa ( Turbo ).

Mas a ser avaria do turbo num carro com 9000Kms só pode ser defeito de fabrico.

mouravitch

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 298
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #2 em: 16 de Agosto, 2010, 16:19:07 »
ou esta a deixar passar oleo para a cabeça do motor quando e turbo puxa mal e é so fumo

Balthar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #3 em: 16 de Agosto, 2010, 21:12:20 »
Não faz fumo nenhum,e não noto diferença no comportamento do carro. Já me ligaram da Fiat e pediram para lá deixar o carro mais um dia  (por mim fica os dias que forem precisos até ficar bom), pelos vistos o filtro do ar não tinha oleo, mas também parece que não verificaram se o tubo que vai do filtro do ar ao turbo tinha oleo na parte de dentro. Ele (oleo) de algum lado tem que aparecer, acho bem que descubram de onde.

Balthar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #4 em: 17 de Agosto, 2010, 22:58:12 »
Já o fui buscar. O barulho que o carro faz afinal segundo os mecanicos da Fiat é o Turbo a deixar sair o excesso de ar, o oleo é proveniente do respiro do motor e por alguma razão a junta mais abaixo não estava a vedar bem ( foi reapertada ), agora é ver se continua a sair oleo. Tenho é que limpar aquilo bem, que só me limparam a caixa de ar e o tubo não. Caso continue a sair volto lá (ainda tem 3 anos e garantia por isso estou descansado, se bem que andar a ir para a oficina não é muito agradavel além de ser uma perda de tempo).
« Última modificação: 17 de Agosto, 2010, 23:05:45 por Balthar »

mauro fresco

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #5 em: 23 de Agosto, 2010, 03:09:42 »
Tambem já verifiquei esse mesmo barulho da descompressão do turbo no meu, e na FIAT tambem me disseram que era normal. Ainda não verifiquei qualquer fuga de oleo..Achas que o teu problema ficou resolvido ou voltaste a encontar alguma cousa fora do normal???

Balthar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #6 em: 24 de Agosto, 2010, 00:05:56 »
Da parte do oleo não porque continua a babar nas junções onde está a MAF. De resto não noto mais nada no carro, alías se não fosse de andar a procura do que fazia o tal barulho, nunca iria reparar na mancha de oléo a não ser que pinga-se para o chão.

De qualquer forma ja marquei nova ida á oficina mas desta vez na MOCAR de alcabideche (apenas porque fica a menos de 5 minutos do trabalho).

E vou aproveitar para mudar o espelho do puxador da porta do lado do passageiro que já tem o cromado a sair (um pouco mais de qualidade de materiais não era nada mau).

Tirando isso em um ano apenas tinha ido á oficina para resolver um problema de ranger do banco do condutor (não resolvido) e se gostar do serviço na MOCAR volto lá a marcar o problema do ranger do banco, e do espelho retrovisor que estava meio solto(resolvido)

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #7 em: 24 de Agosto, 2010, 12:24:06 »
o tubo de ar ficam sempre babado um pouco de óleo do motor, daí ter um respiradoro.

quanto ao "vazar" do turbo.... gostava de saber do que é, porque apesar de parecer, aquilo não é nenhuma panela de pressão...

mauro fresco

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #8 em: 27 de Agosto, 2010, 12:34:48 »
Depois conta como correu na oficina. O carro é de que ano? Tendo ele, só 9000km ainda é cedo para teres problemas de "cromados" a detriorarem-se, e cenas do género...

Balthar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #9 em: 28 de Agosto, 2010, 15:52:44 »
É  de 2009. A cena do cromado deve ser defeito de fabrico visto apenas estar assim numa porta.

Já parece o meu antigo Stilo que antes de fazer um ano já estava a mudar o estofo do banco do condutor (era um tecido aveludado que ao fim de um tempo começava a perder a cor).
« Última modificação: 28 de Agosto, 2010, 15:55:08 por Balthar »

mauro fresco

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #10 em: 31 de Agosto, 2010, 03:14:36 »
Aveludado tipo o do bravo sport? Os consumos como é que andam?

Balthar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #11 em: 31 de Agosto, 2010, 20:25:44 »
Os estofos do Bravo pelo menos do meu não têm nada  a ver com os do Stilo que pareciam mesmo veludo.

Anda com medias de 6.8 em percurso misto sem  grandes preocupações com consumos. O pior é que o motor pede para carregar no pedal e sentir o binario (assim até dá gosto efectuar ultrapassagens  :D )

mauro fresco

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #12 em: 02 de Setembro, 2010, 23:11:48 »
Pois. Já somos 2 :SaiyanSmilie_anim: Quanto já deste com ele de velocidade maxima?

Balthar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #13 em: 04 de Setembro, 2010, 10:08:15 »
Boas,

A parte da fuga de oleo parece resolvida, mudaram as abraçadeiras e já não noto oleo na tubagem, verificaram fugas e folgas no turbo  e estava tudo bem.

Só falta mudar os espelhos das portas visto a Fiat ter enviado o puxador e não o espelho.

Velocidade maxima talvez 180kmh e por breves instantes, não sou nenhum "speedracer" :) além disso a partir de certa velocidade já não se sente o binario.
« Última modificação: 04 de Setembro, 2010, 14:43:45 por Balthar »

mauro fresco

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 45
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo Mjet 1.6 120cv oleo junto ao filtro ar
« Responder #14 em: 05 de Setembro, 2010, 02:56:07 »
Boas!!! Balthar eu também não sou nenhum "speedracer", mas no meu caso o carro em recta chega rapidamente aos 200km/H, e para atingir esta velocidade nem é preciso muito espaço, e em 6ª, nem atinges sequer as 4000rtm, a esta velocidade (salvo erro). Por duas vezes atingi 210km/h, a descer ligeiramente, só para testar o carro, e ver os seus limites...
Ainda bem que os problemas estão resolvidos, bons kms com a maquina.