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Notizie => Notizie Estere => Tópico iniciado por: Tiffosi em 11 de Janeiro, 2006, 16:42:39

Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 11 de Janeiro, 2006, 16:42:39
Galp contrata com quatro unidades abastecimento de biodiesel

A Galp Energia tem já garantidos contratos de compra com quatro projectos de produção de biocombustível, que permitirão à petrolífera garantir o cumprimento das metas mínimas de percentagem do consumo nacional de "biodiesel" já a partir deste ano.

Em 2007, a petrolífera conta poder garantir o abastecimento de 4,5% do mercado nacional de gasóleo, o que permitirá reduzir em cerca de 30% as importações nacionais de "diesel". A empresa tem contratos para a compra de cerca de 280 mil toneladas de biodiesel com os produtores Iberol, Torrejana, Enersis e Biovegetal.

Fonte:Jornal de Negócios
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 23 de Junho, 2006, 17:47:45
BP e DuPont lançam novo biocombustível

Após três anos de desenvolvimento, a parceria criada pela BP e a DuPont tem pronto para lançar no mercado o seu primeiro biocombustível avançado

No sentido de responder ao aumento da procura por combustíveis renováveis para transporte, capazes de contribuir para a preservação do meio ambiente, a BP e a DuPOnt criaram uma parceria com o intuito de aproveitar a especialização de cada uma das empresas no desenvolvimento de biocombustíveis.

Tendo por objectivo a liderança mundial do desenvolvimento e produção de biocombustíveis avançados, esta associação, criada em 2003, tem agora pronto o primeiro produto apto a ser lançado no mercado. Trata-se do biobutanol, biocomponente da gasolina, que começará por ser introduzido no Reino Unido em 2007, e cujas principais virtudes são a capacidade para se misturar com a gasolina em concentrações superiores às dos actuais biocombustíveis (sem exigir alterações nos motores dos veículos já existentes) e garantir maior economia de combustível do que as mistura gasolina/etanol.

Fonte: Automotor
Título: Biocombustível
Enviado por: LB em 23 de Junho, 2006, 21:04:27
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Estou curiosa para saber a que isso cheira...porque os dos autocarros la com o girassol parece que o MacDonalds esta em toda a parte!!!
Levas um papo seco atrás e comes de graça............

 :point:  :point:  
Título: Biocombustível
Enviado por: RMace em 24 de Junho, 2006, 00:34:04
O cheiro ainda é o menos!!
O que importa é os niveis de poluição e consumos
O ar anda complectamente contaminado!
Acho que é uma boa alternativa.
Título: Biocombustível
Enviado por: LB em 24 de Junho, 2006, 12:55:46
Então estás desgraçada.... quando for metano...........


 (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  
Título: Biocombustível
Enviado por: RMace em 24 de Junho, 2006, 16:03:01
Isso em relação ao cheiro estou convencido que deve ser melhorado.
Mas não polui nem metade dos outros combustiveis, e isso é que é muito importante :t_up:  
Título: Biocombustível
Enviado por: LB em 24 de Junho, 2006, 19:50:28
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Eu tava na brincadeira em relaçao ao odor(fedor,cheirete,etc e tal)...era uma graçola!!!
METANO................


BBBBBRRRRRRRRRRRRR......

 :pivete:  :pivete:  :pivete:  :pivete:  
Título: Biocombustível
Enviado por: RMace em 25 de Junho, 2006, 19:36:18
Desde que seija para melhor!
Que venha a nova geração de combustiveis e de preferencia baratos :d_finger:
Mas estou convencido que nada é pior que o cheiro a gasolio queimado :help:  
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 26 de Junho, 2006, 15:42:02
Os gases queimados do gasóleo provocam o cancro!

Mas com o óleo, os motores deves ficar cheios de gordura. Será?
Título: Biocombustível
Enviado por: Luke em 26 de Junho, 2006, 15:56:44
depende do oleo que é queimado
Título: Biocombustível
Enviado por: RMace em 26 de Junho, 2006, 19:13:24
já vi um carro assim na expo-salão e cheirava a batatas fritas!!!
Que trunfo! Os gases de escape a cheirar a batatas fritas! (lol)  
Título: Biocombustível
Enviado por: Fiatboy em 27 de Junho, 2006, 12:13:03
Quanto a "smelles" nao sei... mmas que é preciso combustiveis que diminuam (E MUUUITO) a poluição, é verdade. O ambiente precisa e nós também! Podem não acreditar mas às vezes quando ando de carro desnecessáriamente, tipo voltinhas ou assim... sinto um pouco de peso na consciencia por ter poluído... :buaaa:  
Título: Biocombustível
Enviado por: LB em 27 de Junho, 2006, 21:39:31
Valha-me Deus....

Se cada um pensasse nisso então andava tudo a pé com carroças e pilecas a ajudar...

Agora vejam uma coisa: Se o petróleo estivesse para acabar daqui a 2 anos, já não estavam os alternativos todos em funcionamento????

Outra: Se virem bem nas noticias financeiras, o que faz aumentar o petróleo, é APENAS PURA ESPECULAÇÃO de bolsas e não o Irão fechar por causa disto, ou a Nigéria por causa daquilo, etc.. Diga-se que o Irão podia encerrar a produção, a Nigéria também, que o crude fica exactamente ao mesmo preço com pequenos ajustes na produção de outros países. Só para verem como a especulação é provocada pelos EUA, basta o stock deles baixar cerca de 1 a 3% que o crude salta logo 40 Cêntimos, sem ai nem ui.

Nesta data já existe carros eléctricos com cavalagem suficiente para para por um carro de 1 tonelada a 180 Km/h com uma autonomia de 400 Km. Outro exemplo é o hidrogénio que mais tarde ou mais cedo vai substituir a gasolina sem dificuldade nenhuma.

Os carros eléctricos de tecnologia de ponta e em protótipo tem baterias levissimas (algumas delas "made in China - são dos mais avançados em baterias e pilhas, diga-se), sendo o seu carregamento feito de forma muito rápida, tendo ainda o contra de aquecimento, que as deteriora. Quanto ao hidrogénio já existem os "depósitos" em cerâmica que não vai demorar nada a pô-las em uso.

Mas enquanto os camelos do médio oriente com o seu dinheiro e os States a recebê-lo, não há nada a fazer....

Só para informação, um carro a Biodiesel (total), provoca o efeito contrário ao de estufa !!!!!!!!!!!!

Até a treta do GPL que é hidrocarboneto polui metade da gasolina e eles não podem por-lhes mais impostos derivado a termos assinado o tratado de Kyoto, que proibe os impostos excepto o IVA.....

Portanto quando me vêm dizer que os nossos carros poluem, é verdade sim senhor, mas culpa é de quem manda no dinheiro, as gasolineiras e o estado, etc, etc, etc...

ARRANJEM ALTERNATIVAS, porque elas existem !!!!!!!!!!


 :deal:  :deal:  :deal:  :aviso:  :aviso:  :aviso:
 
Título: Biocombustível
Enviado por: Luke em 27 de Junho, 2006, 23:15:07
tenho de ir á procura de um video que me enviaram.... sobre como usar agua como combustivel
Título: Biocombustível
Enviado por: RMace em 27 de Junho, 2006, 23:25:02
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tenho de ir á procura de um video que me enviaram.... sobre como usar agua como combustivel
 :aviso: Lembrei-me agora :smash:
Há alguns anos um tipo inventou o carro movido a água, e sabem o que lhe aconteceu?
Foi PRESO!!!!! :red:
É verdade! Prenderam o bacano :yeah:
O petrolio da mais lucro a muito chulo.....
 
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 19 de Abril, 2007, 00:00:31
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tenho de ir á procura de um video que me enviaram.... sobre como usar agua como combustivel
:aviso: Lembrei-me agora :smash:
Há alguns anos um tipo inventou o carro movido a água, e sabem o que lhe aconteceu?
Foi PRESO!!!!! :red:
É verdade! Prenderam o bacano :yeah:
O petrolio da mais lucro a muito chulo.....
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=5218&hl (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=5218&hl)

Não é o vídeo  :t_up:  
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 19 de Abril, 2007, 00:03:15
Cimeira Energética Sul-Americana termina com apoio tímido ao etanol    

O Brasil é actualmente o maior produtor, mas também o maior utilizador deste combustível alternativo.  

A I Cimeira Energética Sul-Americana terminou hoje de madrugada na Venezuela com "reconhecimento" do potencial do etanol para a região, após um "braço de ferro" entre o Brasil, maior produtor mundial deste combustível "verde", e o país anfitrião. Na declaração final da Cimeira de Ilha Margarita, que contou com a presença de mais de uma dezena de presidentes sul-americanos, os países manifestam "reconhecimento do potencial dos biocombustíveis para diversificar a matriz energética sul-americana".

No documento, aprovado após 11 horas de discussão, os países participantes manifestam ainda o objectivo de trocar experiências para aumentar a eficiência no emprego dessas fontes, tendo em vista "promover o desenvolvimento social, tecnológico, agrícola e produtivo". O presidente anfitrião da cimeira, o Hugo Chávez, impôs-se como o grande céptico em relação aos benefícios do etanol, que afirma prejudicar a produção agrícola, por ocupar os campos com plantações de oleaginosas, e encarecer os alimentos, dada a menor produção.

Chávez qualificou como "verdadeira loucura" o acordo assinado no mês passado por George W. Bush e seu homólogo brasileiro Inácio Lula da Silva para promoção da produção de etanol na região. "Nunca, mas mesmo nunca, o etanol ou os biocombustíveis vão substituir a gasolina", afirmou na conferência imprensa que encerrou a cimeira, o presidente da Venezuela, país que é um dos maiores produtores mundiais de petróleo e tem beneficiado de uma acentuado crescimento de receitas graças à alta do preço desta matéria-prima nos mercados mundiais. "Por mais esforço que faça o etanol, sempre será marginal e há que colocá-lo no seu devido lugar", adiantou, sublinhando ser "impossível" substituir completamente os combustíveis fósseis pelos "verdes".

Chávez reconheceu, contudo, que o uso do etanol de cana pode permitir a melhoria da composição da gasolina, diminuindo a presença de chumbo, composto nocivo para o ambiente, ainda presente em larga medida nos combustíveis venezuelanos. "A imprensa está a dizer que há uma guerra do etanol", disse Chávez, "mas não é verdade, o etanol é uma estratégia válida, desde que não afecte a produção alimentar". Recorde-se que o Brasil e os Estados Unidos produzem actualmente mais de dois terços do etanol mundial, mas enquanto o maior país lusófono o faz a partir de cana-de-açúcar, os norte-americanos usam o milho.

Em Ilha Margarita, Luiz Inácio Lula da Silva negou que haja "mal-estar" no bloco sul-americano devido à questão energética, opinião contrária à de outros chefes de Estado presentes, como a chanceler equatoriana, Maria Fernanda Espinosa. Ao lado da Venezuela na questão têm alinhado outros regimes de esquerda como Cuba, Ecuador e Bolívia. Segundo relata a agência EFE na Venezuela, a Cimeira serviu para encontros bilaterais e para palco aos esforços de Hugo Chávez para se projectar como líder regional, contra os Estados Unidos.

Durante o encontro, Chávez propôs a construção de 13 novas refinarias petrolíferas sul-americanas, para reduzir a dependência em relação às norte-americanas, e defendeu que as fábricas de etanol sejam construídas anexamente, para usar este combustível "verde" como aditivo. O presidente venezuelano convidou ainda os governos da região a formar "joint-ventures" para exploração de petróleo na região da Cintura de Orinoco, de onde as petrolíferas privadas estrangeiras têm vindo a ser afastadas, a favor de empresas públicas. Da Cimeira saiu ainda o acordo dos 11 países para criação de uma aliança regional, a União Sul-Americana, bem como de um conselho energético para regular e promover a cooperação no sector.

A Venezuela e o Paraguai acordaram formar uma "joint-venture" para partilhar tecnologia e formar trabalhadores paraguaios. Fortemente criticada pelo Brasil, e também pela Colômbia, foi a criação de uma "OPEP do Gás" entre Argentina, Venezuela e Bolívia, principais produtores da região. "Como parte de um esforço de integração temos que harmonizar interesses de produtores e consumidores. Não tem cabimento, numa reunião deste tipo, defender uma OPEP do gás; se o fazem, o problema é deles", afirmou o chanceler brasileiro Celso Amorim.

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
 
 
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 04 de Maio, 2007, 18:15:01
Galp Energia anuncia a Lula interesse na área de biocombustíveis

O presidente da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, vai encontrar-se hoje com o Presidente brasileiro, Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília, para anunciar o interesse da empresa na área de biocombustíveis no Brasil.

A intenção em investir na produção de óleo vegetal (biodiesel) no Brasil visando o mercado português deverá ser divulgada pela empresa em conferência de imprensa esta tarde, após a audiência com o Presidente brasileiro, revelou à Lusa fonte da empresa.
       
A nova estratégia da Galp deverá fortalecer a parceria que já tem com a Petrobras na área de exploração de petróleo no Brasil.
       
No encontro com o Presidente Lula, Ferreira de Oliveira estará acompanhado pelo administrador para o Brasil, Fernando Gomes, e pelo director da Galp no Brasil, Ricardo Peixoto.
       
O biodiesel é um combustível ecologicamente correcto, renovável e biodegradável, derivado de óleos vegetais ou de gorduras animais.
       
É utilizado em motores diesel como substituto parcial ou integral do diesel mineral, que é derivado do petróleo, sem que gere prejuízo ou perda de desempenho ao motor.
       
De acordo com os especialistas, o uso do biodiesel traz vários benefícios associados à redução dos gases de efeito estufa e de outros poluentes atmosféricos, como o enxofre, além da redução do consumo de combustíveis fósseis.
       
As plantas mais utilizadas actualmente para produção do biodiesel são a soja, o girassol, o dendê e a macaúba, estas duas últimas muito produtivas, o que confirma, segundo os especialistas, a potencialidade das palmeiras.
       
O biodiesel entrou para a agenda brasileira apenas recentemente.
       
A introdução desse combustível verde na matriz energética do Brasil foi estabelecida por uma lei de Janeiro de 2005, que determina a adição voluntária de 2% de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final até 2007, passando a ser obrigatória a partir de 2008.
       
A mistura de cinco por cento de biodiesel ao óleo diesel no país será voluntária no período de 2008 até 2012, tornando-se obrigatória a partir de 2013 .
       
As misturas de biodiesel entre 2% e 20% são as mais utilizadas no mercado mundial.

Fonte: Diario Economico
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 07 de Maio, 2007, 13:57:33
Biodiesel usado em Portugal virá do Brasil      

(http://www.lusomotores.com/images/stories/Automoveis/Combustiveis/biodiesel.jpg)

Galp e Petrobrás assinaram já um acordo de parceria na produção daquele combustível em terras brasileiras.  

Metade das 600.000 toneladas de biodiesel que Portugal necessita por ano será produzida no Brasil, em consequência de um acordo de parceria nesse sentido já assinado entre a Galp e a empresa brasileira de energia Petrobrás. O acordo foi anunciado esta sexta-feira em Brasília pelo presidente da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, após um encontro que manteve na capital brasileira com o Presidente Lula da Silva.

"É um projecto ambicioso que é bom para a Petrogal e para a Petrobras. Queremos produzir 300 mil toneladas de biodiesel com origem nas oleaginosas brasileiras, o que corresponde a 50 por cento das necessidades de Portugal neste sector", afirmou Ferreira de Oliveira, sem avançar, contudo, o valor do investimento. Os termos gerais da cooperação com a Petrobras nesta área, que deverá estar definida ainda neste primeiro semestre, serão anunciados no próximo dia 18, em Lisboa, altura em que será assinado também um protocolo entre quatro entidades, nomeadamente a Petrogal, Petrobras, Partex e o Governo português, com vista à pesquisa de reservas petrolíferas em águas profundas na costa de Portugal. Recorde-se que a empresa estatal brasileira é líder em tecnologia de produção em águas profundas (mais de 300 metros de profundidade) e ultraprofundas ( mais de dois mil metros).

Ainda a propósito do acordo entre a Galp Energia e a Petrobrás para a produção de biocombustíveis, Ferreira de Oliveira afirmou não existirem "restrições geográficas" para o mesmo, pelo que não é de excluir que o entendimento se possa estender para África. "Nós temos ambições que transcendem o espaço geográfico brasileiro", admitiu o dirigente máximo da Galp Energia que acrescentou ainda que o mercado português poderá começar a ser abastecido com biodiesel brasileiro já em 2010/2011, altura em que poderão ser usados todos os tipos de oleaginosas.

"Uma das características dos bons projectos de biocombustíveis é ser capaz de usar todo tipo de oleaginosas e não ser dependente de uma única semente", assinalou. As plantas mais utilizadas actualmente para produção do biodiesel são a soja, o girassol, o dendem e o amendoim, estas duas últimas muito produtivas, o que confirma, segundo os especialistas, a potencialidade das palmeiras.

Ferreira de Oliveira, que esteve acompanhado no encontro com Lula da Silva pelo administrador da Galp Energia para o Brasil, Fernando Gomes, e pelo director da Galp no Brasil, Ricardo Peixoto, disse que o Presidente brasileiro ficou satisfeito com o interesse de Portugal em produzir biodiesel em parceria com a Petrobras. O biodiesel é um combustível ecologicamente limpo, renovável e biodegradável e é utilizado em motores diesel como substituto parcial ou integral do diesel mineral, que é derivado do petróleo, sem prejuízo ou perda de desempenho ao motor. De acordo com os especialistas, o uso do biodiesel traz vários benefícios associados à redução dos gases de efeito estufa e de outros poluentes atmosféricos, como o enxofre, além da redução do consumo de combustíveis fósseis.

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
 
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 18 de Maio, 2007, 17:12:56
Etanol brasileiro vai ter rótulo de qualidade ambiental

A aposta do executivo brasileiro no etanol passará pela sua certificação ambiental e social.

O Governo brasileiro quer associar um rótulo social e ecológico ao seu etanol, conforme anunciou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

O rótulo será criado pelo Governo dentro de três ou quatro anos, de modo a garantir que o etanol provém de culturas onde o proprietário respeita as leis do trabalho e da protecção do ambiente.

De acordo com o Ministro da Agricultura, o objectivo do Brasil é aumentar de três para seis milhões de hectares, em dez anos, a superfície cultivada com cana-de-açucar, destinada à produção de etanol.

Fonte: Auto Hoje (http://www.autohoje.com/)


 
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 21 de Junho, 2007, 13:13:44
Refinaria de biocombustíveis chega a Sines em 2009    

(http://www.lusomotores.com/images/stories/Automoveis/Combustiveis/sines_refinaria_galp_3.jpg)

A empresa GreenCyber vai investir 80 milhões de euros em Sines na construção de uma refinaria capaz de produzir 250 mil toneladas anuais de biocombustíveis.  

Para alimentar a produção de bio combustíveis a partir de oleaginosas, a empresa conta aplicar cerca de 20 milhões de euros, do investimento total de 80 milhões, na compra de matéria-prima no Brasil, Angola e Moçambique, além de pretender absorver também uma quota de produção nacional. A par do projecto da refinaria, a GreenCyber, do empresário Pedro Sampaio Nunes, tem em vista o programa FirstForce, de produção e esmagamento de sementes de oleaginosas no Brasil, Moçambique e Angola, para o qual estão previstos 300 milhões de euros.

À Agência Lusa, o empresário Pedro Sampaio Nunes revelou estar a negociar nestes três países cerca de 400 mil hectares para plantação directa e um milhão de hectares de concessão para agricultura familiar, cujas sementes serão depois vendidas à empresa.

"São projectos que estão devidamente estruturados, estamos agora na fase de negociação com os vários governos para os podermos estabilizar", sublinhou, esperando que o FirstForce venha a cativar o interesse dos mesmos investidores interessados na construção da refinaria.

Em Sines, a GreenCyber pretende estar a laborar em 2009, com uma refinaria que irá custar 60 milhões de euros e que já foi considerada PIN (Projecto de Interesse Nacional).

À Agência Lusa, o empresário Pedro Sampaio Nunes revelou estar actualmente em negociações com a Agência Portuguesa de Investimento (API) e com a API Parques, de forma a concretizar o projecto.

O empresário espera obter para este projecto os incentivos previstos na legislação nacional e comunitária para investimentos em zonas deprimidas, pela utilização de fundos estruturais ou isenções fiscais, normais em investimentos deste género.

A produção da futura refinaria deverá ser escoada preferencialmente para o mercado interno, que vai necessitar de 800 mil toneladas de biocombustível por ano, tendo em vista cumprir a nova meta de incorporar 10% nos combustíveis rodoviários, em 2010.

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 22 de Junho, 2007, 16:30:12
Cultivo de microalgas reduz a metade preços de combustíveis    

(http://www.lusomotores.com/images/stories/Automoveis/Combustiveis/producao_algas.jpg)

Um conjunto de empresas portuguesas, onde se inclui a GreenCyber, que quer construir uma bio-refinaria em Sines, está a explorar o cultivo de microalgas para produzir biocombustíveis a metade do preço.

O projecto envolve um investimento inicial de 2,5 milhões de euros e está a ser desenvolvido pela Alga Fuel, uma subsidiária da Necton, à qual se juntou a Green Cyber e a Espírito Santo Ventures. Tendo em conta a construção da nova refinaria em Sines, em 2009, haverá uma necessidade de grandes volumes de oleaginosas para a produção de biocombustíveis, uma vez que das sementes se extrai em média 80% de farinha e apenas 20% de óleo. Daí, a importância das microalgas que podem ser uma solução duplamente eficaz para a produção de combustíveis.

De acordo com os especialistas, a produção de microalgas numa escala industrial poderá levar à substituição da colza e soja, duas oleaginosas usadas para criar os biocombustíveis, com grandes vantagens: por um lado, as microalgas reproduzem-se rapidamente, e por outro lado, ocupam uma área de cultivo substancialmente menor.

As microalgas têm uma produtividade 200 a 300 vezes superior às restantes oleaginosas e a área ocupada na sua produção é 100 vezes inferior à das culturas tradicionais. Ou seja, são precisos apenas 2.500 hectares para abastecer uma refinaria de 250 mil toneladas – caso da que a GreenCyber pretende construir em Sines – contra a necessidade de 500 mil hectares de soja e de 250 mil hectares de girassol para o mesmo propósito.

Por outro lado, as microalgas têm ainda a vantagem de sequestrar dióxido de carbono (C02) no seu processo de desenvolvimento, contribuído assim para a redução das emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera.

Segundo os peritos, por cada tonelada produzida de microalgas são consumidas duas toneladas de C02, ou seja, dez a vinte vezes mais do que o acontece com as restantes oleaginosas, como a colza, soja, girassol e palma.

À Agência Lusa, Pedro Sampaio Nunes, sócio da GreenCyber, considera que se o projecto da Alga Fuel resultar, será "uma revolução total que põe em causa o negócio tradicional das petrolíferas".

É que, em caso de sucesso, o recurso a microalgas permitirá produzir biodiesel a 20 cêntimos o litro, face aos actuais 40 cêntimos que custa fazê-lo nas refinarias de petróleo.

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
Título: Biocombustível
Enviado por: spayz em 22 de Junho, 2007, 16:36:08
isso depois eles inventam uns catalisadores novos para o cheiro.
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 04 de Julho, 2007, 16:41:44
Galp vai produzir 600 mil toneladas de biocombustíveis no Brasil

A Galp Energia anunciou hoje que vai produzir 600 mil toneladas de biocombustíveis no Brasil, num acordo estratégico assinado esta quarta-feira com a estatal brasileira Petrobras. De acordo com a empresa liderada por Manuel Ferreira de Oliveira, os investimentos rondam os 50 milhões de euros.

Em entrevista à SIC Notícias, Manuel Ferreira de Oliveira adiantou que o processo de produção será inicialmente feito em óleo vegetal e depois transformado em biocombustível, com 300 mil toneladas a ser direccionadas para o Porto e 300 mil para o Brasil.

De acordo com o CEO da petrolífera "os investimentos relativos à Galp andam à volta dos 50 milhões de euros, enquanto que nos biocombustíveis no Brasil, o valor ascende aos 100 milhões de euros".

Ferreira de Oliveira admitiu que a produção não vai ser "suficiente, nem chegar para Portugal atingir a meta de 10% de biocombustíveis até 2010, uma vez que o país precisa de 700 mil toneladas e só vai ter apenas acesso a 100 mil toneladas".

O CEO da Galp adiantou ainda que os acordos para os projectos em Moçambique e Angola serão feitos e que "seria agradável que estivessem prontos até à realização da cimeira UE-África".

Em comunicado hoje emitido pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp anuncia a assinatura de um acordo que visa a produção de 600 mil toneladas por ano de óleos vegetais no Brasil e "a produção, comercialização e distribuição do biodiesel nos mercados português e/ou europeu".

O acordo decorre do Memorando de Entendimento celebrado entre as duas empresas em Maio passado, em Lisboa, sendo que a cerimónia de assinatura decorreu na FIL, no Parque das Nações, no âmbito da cimeira UE-Brasil e contou com a presença do Presidente Executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira De Oliveira e do director da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, representando o presidente José Sérgio Gabrielli de Azevedo.

Segundo a Galp, para a condução deste projecto será criada uma sociedade detida em 50% por cada uma das empresas que irá produzir: 300 mil toneladas de óleos vegetais para produção de biodiesel de segunda geração nas refinarias da Galp Energia; enquanto que a restante produção de óleos vegetais, 300 mil toneladas, será destinada à produção de biodiesel para exportação para Portugal e/ou outros países europeus.

"O Plano de Negócios que agora irá ser detalhado ficará sujeito à ratificação por parte das administrações das duas empresas", sublinha o documento.

Com a assinatura deste acordo, a Galp Energia considera dar "um passo decisivo na concretização da sua estratégia para os biocombustíveis e contribui para o posicionamento de Portugal na liderança na produção de biocombustíveis de segunda geração".

Os estudos de viabilidade técnica, económica e financeira para a produção do biodiesel no Nordeste brasileiro e posterior distribuição em Portugal e outros mercados europeus já tinham sido concluídos, e o projecto arranca agora com a formalização do acordo.

Metade da produção, de 600 mil toneladas de combustíveis não poluentes, destina-se a responder às necessidades do mercado português para cumprir o objectivo de incorporar 10% de biocombustível nos combustíveis rodoviários até 2010, enquanto que as restantes 300 mil toneladas deverão ser exportadas para outros países da Europa.

O biodiesel é um combustível ecologicamente correcto, renovável e biodegradável e é utilizado em motores diesel como substituto parcial ou integral do diesel mineral, derivado do petróleo.

Os biocombustíveis são uma das áreas de maior interesse na nova parceria estratégica a ser selada na primeira cimeira entre Brasil e União Europeia.

Fonte: Diario Economico/ por Tiago Figueiredo Silva
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 04 de Julho, 2007, 17:34:55
McDonald´s vai transformar óleo de cozinha em biodiesel
 
A rede McDonald´s do Reino Unido anunciou que, vai reciclar o óleo utilizado na cozinha dos seus restaurantes para transformá-lo em biodiesel, a ser utilizado na sua frota de veículos. Segundo informações fornecidas pela empresa, daqui a cerca de um ano, os 155 automóveis utilizados nas 900 unidades da rede no país serão movidos pelo combustível, o que deve retirar de circulação quase 1.700 toneladas de dióxido de carbono por ano.
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 05 de Julho, 2007, 15:47:27
Biocombustíveis aliam investimento de 350 milhões da Galp e Petrobras      

As petrolíferas portuguesa e brasileira vão investir 350 milhões de euros para produzir no Brasil, 600 mil toneladas de biocombustíveis por ano destinados a alimentar os mercados europeus.

O acordo começou por marcar positivamente a visita a Portugal do presidente brasileiro Lula da Silva, na qual o Brasil se tornou um novo parceiro estratégico da União Europeia, actualmente presidida por Portugal. À margem dos encontros políticos, a Galp Energia e a brasileira Petrobras assinaram um acordo, segundo o qual, o Brasil produzirá anualmente 600 mil toneladas por ano de óleos vegetais destinados a criar biodiesel para os mercados português e europeu.

A "joint-venture" entre a Galp Energia e a Petrobras confirma um memorando de entendimento assinado em Maio passado, que cria “uma sociedade detida em 50% por cada uma das empresas", como refere o comunicado da Galp enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta sociedade vai produzir 300 mil toneladas de óleos vegetais para produção de biodiesel de segunda geração nas refinarias da Galp Energia, sendo as restantes 300 mil toneladas de óleos vegetais destinadas à produção de biodiesel para exportação para Portugal e para a Europa.

O comunicado da Galp refere que, com este acordo, a empresa “dá um passo decisivo na concretização da sua estratégia para os biocombustíveis e contribui para o posicionamento de Portugal na liderança na produção de biocombustíveis de segunda geração".

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 09 de Abril, 2008, 16:59:23
Shell aposta nos biocombustíveis

Parceria pesquisa conversão de açúcares vegetais em gasolina para substituição do etanol

A Shell e a Virent Energy Systems anunciaram uma colaboração conjunta na pesquisa e desenvolvimento para a conversão directa de açúcares vegetais em gasolina e componentes da mistura de gasolina, em substituição do etanol. A colaboração significa a disponibilidade de novos biocombustíveis, utilizáveis em altas proporções na mistura para motores a gasolina tradicionais. Isto poderá, potencialmente, eliminar a necessidade de infra-estrutura especializada, de novos desenhos de motor e de equipamento de mistura.

A tecnologia de plataforma BioForming da Virent usa catalisadores para transformar açúcares vegetais em moléculas de hidrocarboneto semelhantes às produzidas numa refinaria de petróleo. Os açúcares sempre foram fermentados em etanol e destilados, mas essas novas moléculas de «biogasolina» têm conteúdo energético superior ao do etanol (ou butanol) e proporcionam maior eficiência de combustível.

Os açúcares podem ainda ser obtidos a partir de fontes não alimentares, como resíduos de milho, relva, palha de trigo ou polpa de cana-de-açúcar, bem como de matérias-primas tradicionais para produção de biocombustíveis, como o trigo, o milho ou a cana-de-açúcar.

Até ao momento as duas companhias já colaboraram durante um ano na pesquisa. A tecnologia BioForming avançou rapidamente, ultrapassando marcos em termos de rendimento, composição do produto e custo. Os futuros esforços terão como enfoque um maior aprimoramento da tecnologia e a ampliação de sua escala com vistas à produção comercial de grandes volumes.

Fonte: Auto Motor (http://automotor.xl.pt/home.shtm)
Título: Biocombustível
Enviado por: Panda4x4Girl em 09 de Abril, 2008, 18:47:54
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Cultivo de microalgas reduz a metade preços de combustíveis    

(http://www.lusomotores.com/images/stories/Automoveis/Combustiveis/producao_algas.jpg)

Um conjunto de empresas portuguesas, onde se inclui a GreenCyber, que quer construir uma bio-refinaria em Sines, está a explorar o cultivo de microalgas para produzir biocombustíveis a metade do preço.

O projecto envolve um investimento inicial de 2,5 milhões de euros e está a ser desenvolvido pela Alga Fuel, uma subsidiária da Necton, à qual se juntou a Green Cyber e a Espírito Santo Ventures. Tendo em conta a construção da nova refinaria em Sines, em 2009, haverá uma necessidade de grandes volumes de oleaginosas para a produção de biocombustíveis, uma vez que das sementes se extrai em média 80% de farinha e apenas 20% de óleo. Daí, a importância das microalgas que podem ser uma solução duplamente eficaz para a produção de combustíveis.

De acordo com os especialistas, a produção de microalgas numa escala industrial poderá levar à substituição da colza e soja, duas oleaginosas usadas para criar os biocombustíveis, com grandes vantagens: por um lado, as microalgas reproduzem-se rapidamente, e por outro lado, ocupam uma área de cultivo substancialmente menor.

As microalgas têm uma produtividade 200 a 300 vezes superior às restantes oleaginosas e a área ocupada na sua produção é 100 vezes inferior à das culturas tradicionais. Ou seja, são precisos apenas 2.500 hectares para abastecer uma refinaria de 250 mil toneladas – caso da que a GreenCyber pretende construir em Sines – contra a necessidade de 500 mil hectares de soja e de 250 mil hectares de girassol para o mesmo propósito.

Por outro lado, as microalgas têm ainda a vantagem de sequestrar dióxido de carbono (C02) no seu processo de desenvolvimento, contribuído assim para a redução das emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera.

Segundo os peritos, por cada tonelada produzida de microalgas são consumidas duas toneladas de C02, ou seja, dez a vinte vezes mais do que o acontece com as restantes oleaginosas, como a colza, soja, girassol e palma.

À Agência Lusa, Pedro Sampaio Nunes, sócio da GreenCyber, considera que se o projecto da Alga Fuel resultar, será "uma revolução total que põe em causa o negócio tradicional das petrolíferas".

É que, em caso de sucesso, o recurso a microalgas permitirá produzir biodiesel a 20 cêntimos o litro, face aos actuais 40 cêntimos que custa fazê-lo nas refinarias de petróleo.

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
Isto sim é que era de apostar. O biodiesel é muito bonito mas polui na mesma...
Título: Biocombustível
Enviado por: go-between em 09 de Abril, 2008, 19:02:12
Aquilo que se teme, que todos tememos, é que a produção dos combustíveis provoque escassez de alimentos... esperemos que isso não aconteça!

Hoje, mais do que antes, os recursos naturais (mar, selva, água, etc) encontram-se sobrecarregados pelas exigencias de consumo humanas. A este ritmo os alimentos vão começar a escassear no planeta (já começou com o leite e a seguir será o peixe!). Se além disso, começar-mos a usar matéria orgÂnica para a produção de combustível, a situação agravar-se-á...

Temos que estar atentos.
Título: Biocombustível
Enviado por: LB em 09 de Abril, 2008, 19:46:51
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Isto sim é que era de apostar. O biodiesel é muito bonito mas polui na mesma...
Mas já não provoca o efeito de estufa !!!!
Título: Biocombustível
Enviado por: Panda4x4Girl em 10 de Abril, 2008, 22:02:54
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Mas já não provoca o efeito de estufa !!!!
Mas polui solos e sub solos. Não polui "por cima" polui por baixo. :S Claro que é bem melhor que o combustivel normal mas de mal o menos as alguinhas :P
Eu ainda assim acho que bicicleta é que é... :d_look:  
Título: Biocombustível
Enviado por: LB em 10 de Abril, 2008, 22:10:35
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Mas polui solos e sub solos. Não polui "por cima" polui por baixo. :S Claro que é bem melhor que o combustivel normal mas de mal o menos as alguinhas :P
Eu ainda assim acho que bicicleta é que é... :d_look:
Já agora como, dado que é biodegradável.....?????
Título: Biocombustível
Enviado por: Panda4x4Girl em 11 de Abril, 2008, 17:00:18
Ler aqui (http://www.danielmarques.net/2008/03/24/biodiesel-e-brincar-com-a-comida/)

Mais...
"Biocombustíveis : Ao contrário do que se diz, um automóvel que use um combustível convencional com alguma adição de biocombustível (e é disso que se trata), não emite menos gases do que os que usam o combustível convencional a 100%! A vantagem está no facto de parte do carbono que é emitido, não provir do petróleo mas do carbono de plantas, ou seja carbono que foi capturado à atmosfera por fotossíntese. Há uma espécie de reciclagem do carbono, em vez de uma adição contínua de CO e CO2 à atmosfera. De qualquer modo, apenas as emissões de carbono são "reduzidas", mas há outras. Acresce a isto duas desvantagens: primeiro o biocombustível não cresce dentro das estações de serviço. É necessário produzi-lo em larga escala, processá-lo, transportá-lo, etc.. o que tem um enorme impacto ambiental. Segundo, um aumento da procura de produtos agrícolas para a sua produção leva a um aumento do seu preço, o que afecta especialmente as populações mais pobres. (Para mais informações consultar o tema biocombustíveis no excelente blogue Ondas3 )."
Título: Biocombustível
Enviado por: LB em 11 de Abril, 2008, 17:20:51
Eu não estava a falar em complemento mas sim no total.

se for proveniente de oleaginosas, o unico problema é a substituição do terreno agricola para comida pelo combustivel.

Na totalidade não provoca o efeito de estufa... e a produção massiva é de uma quantidade muito superior ao que na realidade se obtém para combustão, o que é burrice.

O aproveitamento de óleos alimentares usados é então uma boa alternativa para biodiesel como complemento.

Em Portugal há já duas refinarias (uma delas ao pé de SIntra)

quanto a servir de complemento polui na mesma, mas provoca menor efeito de estufa.

Neste momento já estamos com 10% de biodiesel no diesel vendido e continuamos a pagar o mesmo imposto ao contrário no estipulado no tratado do Kyoto.

mas relembrando esse mesmo tratado, o GPL é considerado descriminado, com o ovo azul nas costas do carro porque não pode entrar nas garagens que envenena, etc, etc.....

nos EUA é considerado um gás amigo do ambiente, polui menos de metade da gasolina e emissões (consideradas muito perigosas desse gás - e são!), de CO, num carro actual é ZERO !!!!

AHHH.... e nos States nos Diesel, utilizam-no em mistura com o diesel, ou sózinho; na mistura a quantidade de diesel e gás tem que ser menor que o normal dado que o GPL para o Diesel é como o NOS para a gasolina.

Entretanto se quiseres o futuro já, mas que não te deixam, por causa dos lobbys dos intermediários, das commodities, dos EUA, da OPEP, dá uma olhada aqui:

http://www.treehugger.com/files/2006/08/the_hybrid_mini.php (http://www.treehugger.com/files/2006/08/the_hybrid_mini.php)

1500 Km só com um depósito normal mais 200 Km totalmente eléctrico e um motor de 250 cc para produzir apenas electricidade....

Actualmente SÓ NÃO SE FAZ PORQUE NÃO SE QUER !!!!!!!!!!!!!!!!
 
Título: Biocombustível
Enviado por: Panda4x4Girl em 11 de Abril, 2008, 17:33:01
Claro que só não se faz mais porque não interessa ao Cartel do petróleo. Só estava a dizer que não é assim tão amigo do ambiente :P Mas é como tudo...:P
Título: Biocombustível
Enviado por: LB em 11 de Abril, 2008, 17:35:27
Fica sabendo que as emissões poluentes não é a coisa mais grave de que este cantinho sofre, mas sim do seu aquecimento, o que daqui a dez anos se verá...
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 22 de Maio, 2008, 20:24:15
Bactérias no biodiesel provocam avarias nos carros

Bactérias presentes no biodiesel estão causando problemas aos condutores ingleses. Os microrganismos estão causando uma espécie de coágulo no combustível, que acaba bloqueando os filtros no sistema de alimentação.

A legislação inglesa obriga a adição de 2,5% de biodiesel ao diesel vendido nos postos de abastecimento. Segundo especialistas, o problema ocorre por que os tanques de armazenamento dos postos não são limpos periodicamente e as bactérias se multiplicam na água que se acumula em seu interior.

Nos veículos, a interrupção do fluxo de diesel pelo entupimento dos filtros pode causar sérios danos à bomba de combustível e aos injectores que, nos motores a diesel modernos funcionam com alta pressão.

Para resolver o problema, os donos de postos terão que passar a limpar regularmente os tanques de armazenamento, evitando a proliferação das bactérias. Outra medida aconselhada é monitorar a formação de água no interior dos depósitos.

As autoridades inglesas estão preocupadas com o assunto devido ao aumento da dosagem de combustível biológico no diesel, prevista para aumentar para 10% até 2010. Na Inglaterra e em outros países europeus, motores a diesel são usados em 50% nos veículos ligeiros de passageiros.

Texto adaptado do sítio UOL (http://www.uol.com.br/)
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 17 de Julho, 2008, 14:43:07
Shell e Iogen aliam-se para criar biocombustíveis

A Shell anunciou uma parceria com a sua subsidiária Iogen para acelerar a produção de biocombustível celulósico

A Shell e a Iogen Corporation anunciaram hoje um acordo comercial para acelerar o desenvolvimento e a disponibilização de etanol celulósico para o mercado mundial.

Os termos do acordo incluem um investimento da Shell no programa conjunto de desenvolvimento desta tecnologia com a Iogen Energy Corporation, além de permitir à petrolífera aumentar a sua participação na Iogen, de 26,3% para 50%.

Este combustível é produzido a partir de matérias-primas tais como a palha de trigo e promete reduzir a geração de CO2 em 90% no processo de fabrico, em comparação com o da gasolina tradicional.

A Shell considera a possibilidade de investir numa fábrica de etanol celulósico comercial de escala completa e tem em curso um minucioso estudo de viabilidade e avaliação do projecto da Iogen.

Fonte: Auto Motor (http://automotor.xl.pt/home.shtm)
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 31 de Julho, 2008, 18:09:30
Polémica em redor dos biocombustíveis justificou opção eléctrica      

(http://www.lusomotores.com/images/stories/Automoveis/Combustiveis/eabio129_250.jpg)

Inicialmente foram vários os construtores a apontar o caminho dos biocombustíveis como o do futuro, mas as posições tomadas por organizações como a OCDE ou a FAO obrigaram a rever estratégias  

Segundo o relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) sobre as perspectivas da agricultura mundial na próxima década, divulgado há um ano atrás, a aposta nos biocombustíveis poderia levar a uma alta de preços para alguns produtos, com destaque para os cereais. Os construtores, conscientes desta realidade, ainda mais grave se nos lembrarmos que no planeta são vários os casos de fome evidente nos vários continentes, rapidamente deixaram de falar nos biocombustíveis e a opção eléctrica passou a ser o caminho para quase todos eles.

Na verdade, a seca em alguns países produtores de cereais e a redução de excedentes devido à procura chinesa e à reforma da Política Agrícola Comum da União Europeia (PAC) explicam os recentes picos nos preços de algumas matérias-primas. "Mas, olhando para o longo prazo, as mudanças estruturais que estão ocorrendo vão manter os preços altos para muitos produtos agrícolas na próxima década", diz o relatório.

Entre as mudanças referidas estão a redução dos excedentes e um declínio dos subsídios à exportação contribuem para essas alterações, mas também a crescente utilização de cereais, açúcar, oleaginosas e óleos vegetais para produzir substitutos para os combustíveis fósseis, isto é, etanol e biodiesel. Ora é exactamente por aqui que surgiu a polémica, isto porque o relatório destaca que esta prática "levará a preços mais altos das culturas", com consequências negativas para a alimentação animal, o que se irá reflectir nos custos finais.

Segundo o relatório da União Européia, a quantidade de oleaginosas usadas para biodiesel deve aumentar dos actuais dez milhões de toneladas para vinte e um milhões dentro de dez anos. Nos Estados Unidos, o etanol feito a partir do milho vai duplicar até 2016, enquanto que, no Brasil, os vinte e um bilhões de litros hoje produzidos saltarão para quarenta e quatro bilhões.

O relatório sublinha ainda que, na maior parte dos países temperados, a produção de etanol e biodiesel não é viável economicamente sem apoios públicos. O que significa que as decisões políticas que forem tomadas a curto prazo poderão modificar o cenário descrito no estudo. A introdução de novas tecnologias e o preço de petróleo são outras duas variáveis que também contribuem para que ainda persistam muitas incógnitas sobre o futuro deste novo mercado.

Mas quais são
os biocombustíveis

Em termos práticos, biocombustíveis são fontes de energia renovável, derivados de matérias agrícolas como plantas oleaginosas, biomassa florestal, cana-de-açúcar e outras matérias orgânicas. Existem vários tipos de biocombustíveis, sendo os mais conhecidos o bioetanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, bioéter dimetílico, bio-ETBE, bio-MTBE, biocombustíveis sintéticos e bioidrogénio. Ainda assim, os principais biocombustiveis são a biomassa, o bioetanol, o biodiesel e o biogás.

Em Portugal, são considerados biocombustíveis, no âmbito do Decreto-Lei nº 62/2006 (decreto-lei que transpõe a matéria para a Diretiva nº 2003/30/CE e cria mecanismos para promover a colocação no mercado de quotas mínimas de biocombustíveis; prevê dez tipos), os seguintes produtos:
1 . bioetanol: etanol produzido a partir de biomassa e/ou da fração biodegradável de resíduos para utilização como biocombustível;
2 . biodiesel: éster metílico e/ou etílico, produzido a partir de óleos vegetais ou animais, com qualidade de combustível para motores diesel, para utilização como biocombustível;
3 . biogás: gás combustível produzido a partir de biomassa e/ou da fração biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível ou gás de madeira;
4 . biometanol: metanol produzido a partir de biomassa para utilização como biocombustível;
5 . bioéter dimetílico: éter dimetílico produzido a partir de biomassa para utilização como biocombustível;
6 . bio-ETBE (bioéter etil-terc-butílico): ETBE produzido a partir do bioetanol, sendo a porcentagem em volume de bio-ETBE considerada como biocombustível igual a 47%;
7. bio-MTBE (bioéter metil-terc-butílico): combustível produzido com base no biometanol, sendo a porcentagem em volume de bio-MTBE considerada como biocombustível de 36%;
8. biocombustíveis sintéticos: hidrocarbonetos sintéticos ou misturas de hidrocarbonetos sintéticos produzidos a partir de biomassa;
9. bioidrogénio: hidrogénio produzido a partir de biomassa e/ou da fração biodegradável de resíduos, para utilização como biocombustível;
10. óleo vegetal puro produzido a partir de plantas oleaginosas: óleo produzido por pressão, extração ou processos comparáveis, a partir de plantas oleaginosas, em bruto ou refinado, mas quimicamente inalterado, quando a sua utilização for compatível com o tipo de motores e os respectivos requisitos relativos a emissões.
 
Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 15 de Outubro, 2008, 15:52:33
Relatório da FAO: Biocombustíveis fazem aumentar preços de alimentos sem melhorar a segurança energética ou o ambiente

Os biocombustíveis contribuem para aumentar os preços dos alimentos sem melhorar a segurança energética e "nem sempre têm um impacto positivo no ambiente", segundo um relatório divulgado esta semana pela Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação.

O documento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), divulgado anualmente com o título "O Estado Mundial da Agricultura e da Alimentação", põe em dúvida os benefícios dos biocombustíveis e pede a revisão das políticas e subsídios para estes produtos.

"A produção de biocombustíveis baseada em produtos agrícolas mais do que triplicou entre 2000 e 2007, e agora representa quase dois por cento do consumo mundial de combustíveis para transporte", lê-se no documento. "Apesar da escassa importância dos biocombustíveis líquidos em termos de fornecimento energético mundial, a procura de matérias-primas agrícolas (açúcar, milho, sementes oleaginosas) para obtê-los continuará a aumentar na próxima década e, talvez mais adiante incremente a pressão sobre os preços alimentares", advertem os especialistas da FAO.

A agência das Nações Unidas reconhece também que o impacto dos biocombustíveis sobre o ambiente "nem sempre é positivo". "Uma maior produção e uso de biocombustíveis não contribuirá necessariamente para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa tanto como se supunha", destaca o relatório.

O documento alerta para a reutilização de terras agrícolas para a produção de biocombustíveis, lembrando que "as mudanças no uso da terra", como o desflorestamento para suprir a crescente demanda de produtos agrícolas, constituem "uma grande ameaça para a qualidade do solo, a biodiversidade e as emissões de gases com efeito de estufa".

O director-geral da FAO, Jacques Diouf, considerou que os biocombustíveis são "uma oportunidade, mas também um risco" e que as actuais políticas "tendem a favorecer os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em prejuízo dos países em desenvolvimento".

No documento, a FAO sublinha a necessidade de "rever e reconsiderar com urgência" as políticas e subsídios dos biocombustíveis para "manter o objectivo da segurança alimentar mundial, proteger os agricultores pobres, promover um desenvolvimento rural de ampla base e assegurar a sustentabilidade do ambiente".

A organização da ONU considera ainda que os investimentos deveriam "privilegiar a pesquisa de biocombustíveis de segunda geração", uma vez que estes "não são produzidos a partir de matérias-primas alimentares, e sim da palha ou da madeira".

Fonte: A Bolsamia (http://www.abolsamia.pt/)
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 19 de Agosto, 2009, 10:28:00
Empresa produz biocombustíveis a partir de gorduras animais



Combustível já está a ser usado nos motores dos carros da cidade de Aarhus, em substituição do gasóleo normal

Uma empresa dinamarquesa Daka Biodiesel está a transformar gorduras animais em biodiesel, que já está a ser usado nos motores dos carros da cidade de Aarhus, em substituição do gasóleo normal.

Com capacidade para produzir até 55 milhões de litros, a fábrica está a funcionar desde 2008 e abastece há seis meses os postos de gasóleo de Aarhus, a segunda cidade dinamarquesa.

"Não tivemos queixas até agora", garantiu o director da Daka Biodiesel, Kjaer Andreasen, numa visita de jornalistas à fábrica.

O director da Daka explicou que a gordura animal é semelhante à vegetal e que as misturas do biodiesel têm sido bem sucedidas.

As recentes normas europeias neste domínio já permitem uma incorporação de 7% de biodiesel no gasóleo, mas a Daka foi mais longe e está a testar misturas com um standard de emissões semelhante aos carros eléctricos, como a B18 (18% de biodiesel) e B30 (30%).

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re:Biocombustível
Enviado por: ricardocunha em 25 de Agosto, 2009, 23:04:45
acho bem que se começe a usar mais biodiesel, mas atenção: nao confundir "Biodiesel" e "oleo vegetal" sao duas coisas distintas e a segunda é o tal que cheira a "fritos".

Podem obter mais informações neste topico do nosso forum:
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19531.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19531.0)


Neste momento em Portugal já estamos a usar 5% de biodiesel e ninguem se apercebe disso, a informação está disponibilizada no site da Apetro é só consultar e confirmar. Eu pessoalmente meto sempre Biodiesel tanto no Punto como na Marea, sempre B15 da Prios (Martifer) e impecável - menos ruido, menor consumo (coisa minima), mais lubrificação e menos fumo na marea... ah e também é mais barato :)


Quanto ao provocar estragos é mentira, carros a partir de 1993, se nao estou enganado já não sao danificados pelo Biodiesel a nível dos injectores por já nao usarem vedantes de borracha nos mesmos, pelo que quem disser que estraga das duas uma: refere-se a um carro anterior a 1993 ou então está a ser ignorante!


PS: Rudolf Diesel inventou o motor Diesel para trabalhar a.... oleo de amendoin! não acreditam? pesquisem na net e depois digam-me qualquer coisa ;)
Título: Re:Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 26 de Agosto, 2009, 13:57:42
Pago o B15 da Prios ao preço do gasóleo normal do Jumbo, menos caro é o gasóleo normal da Prios. A Martifer devia dar uns vales de desconto a quem deposita o óleo domestico usado no Oleão do Pingo Doce.
Título: Re:Biocombustível
Enviado por: ricardocunha em 26 de Agosto, 2009, 20:27:29
eles estavam para lançar um cartao da Prios que ia dar supostamente descontos no abastecimento de B15, até á data ainda não há informação por parte deles e contacta-los é para esquecer, parece que se esqueceram do serviço de apoio a clientes.


Já agora, ouvi dizer que andam ai umas empresas a vender B20 a preços muito bons, alguém sabe onde as podemos encontrar?
já procurei no site http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/ (http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/) e nao aparece nada, alguém sabe onde posso meter B20?
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 17 de Setembro, 2009, 19:12:15
Carros a etanol poluem tanto como os a gasolina


Conclusão faz parte de um estudo divulgado pelo Ministério brasileiro do Ambiente

O Ministério brasileiro do Ambiente divulgou esta quarta-feira um estudo, no qual revela que os carros movidos a etanol (à base de cana-de-açúcar), poluem tanto como os carros a gasolina.

O ministro do Ambiente, Carlos Minc justificou a realização do estudo, com o facto de querer «garantir que o consumidor tem em conta as emissões poluentes» quando compra um carro.

O relatório sobre as emissões da frota brasileira em 2008 foi realizado pelos construtores automóveis com negócio no Brasil.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re:Biocombustível
Enviado por: ricardocunha em 17 de Setembro, 2009, 22:57:49
O Brasil apesar de produzir este combustível alternativo que podemos chamar de biocombustivél (uma vez que tem a sua base em algo biológico e renovável), não faz algo milagroso a nível ambiental, se calhar é mais ao contrário. Basta pensar-mos nisso – o álcool tem um poder muito mais elevado de explosão que a gasolina, logo o resultado é mais potencia no motor e mais consumo. Mas vamos analisar o etanol de outro ponto de vista que não o do consumo no motor.

O Brasil é actualmente o pais mais avançando no que toca a biocombustivéis, pois não só tem a maioria do mercado com motores flex fuel (a funcionar com gasolina e metanol ou etanol) como também tem o melhor processo de fabrico de etanol existente.
O Brasil é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo, mas não usam a cana-de-açúcar de forma directa para produção de combustível. O que eles fazem é aproveitar um dos sub-produtos de duas das suas maiores indústrias (açúcar e bebidas alcoólicas) a biomassa que sobra da cana-de-açúcar depois da destilação, que não tem utilidade para consumo humano mas pode ser usada para produção de combustível. O Brasil é o mais avançado por dois factores: usam o “lixo” para produzir combustível e a eficiência de produção é de 8 unidades de energia para 1 unidade gasta (só para terem uma ideia o petróleo actualmente gasta 1 unidade de energia para obter 2 unidades, quando no inicio do sec 19 rondava 1 unidade gasta para 28 unidades obtidas) e o maior produtor de biocombustiveis, os EUA, fazem uns fantásticos (em tom de ironia) de 1 unidade de energia para obterem - PREPAREM-SE - 1.3 de energia.

É solução?
Eu acho que não e passo a explicar-me. Um carro a usar este tipo de combustível tem um consumo muito elevado e é impossível manter um nível de abastecimento suficiente para o mundo inteiro (pelo menos de forma viável ecologicamente e economicamente), por alguma razão se contam pelos dedos de uma mão os países que usam este combustível. Os motores têm de ser muito mais resistentes pois o poder deste combustível consegue desgastar os convencionais motores pelo que o seu custo tende a aumentar, para além do seu desgaste.
Mesmo que use “lixo” não é solução a 100% mas sim uma boa forma de aproveitar o sub-produto da cana de açúcar e reduzir o petróleo que circula pela sociedade. Aliás, o Brasil já começou a usar a cana de açúcar sem esta ir para a refinação de açúcar ou bebidas o que começa a ser menos ecologicamente interessante, pois o consumo é elevado e usar o “lixo” só por si já não chega para manter os carros a funcionar.

Vantagens no Brasil:
O Brasil esta menos dependente da flutuação do preço do petróleo.
Está menos sujeito a pressões geopolíticas por causa dos combustíveis.
Tem menos preocupações macroeconómicas derivadas do petróleo.
Aproveita o desperdício das suas indústrias e transforma-o noutra indústria de importância vital para a economia.
Permite o acesso aos Brasileiros a um combustível mais barato.


Vejam aí os preços médios no Brasil em Reais por litro.
REGIÃO | Gasolina | Álcool | Diesel | Biodiesel  GNV
CENTRO| 2,445      |1,350    |1,991   |1,990      |1,299
LESTE     |2,400      |1,280    |1,903   |1,969      |1,121
NORTE   |2,371       |1,280    |1,890  |1,874      |1,105
OESTE    |2,442      |1,327     |1,935  |1,941      |1,121
SUL        |2,448       |1,340    |1,952   |1,984      |1,156

Como podem ver o Álcool fica a menos de metade do valor da gasolina, não se esqueçam que no Brasil não se vendem veículos a diesel com excepção de veículos para uso profissional/comercial.  Tanto o álcool como a gasolina levam com 43% de impostos em cima pelo que o preço não é influenciado nesse aspecto (apesar de existirem incentivos na produção).


Podem obter mais informações em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etanol_como_combust%C3%ADvel_no_Brasil (http://pt.wikipedia.org/wiki/Etanol_como_combust%C3%ADvel_no_Brasil)
http://carros.hsw.uol.com.br/programa-alcool-brasil2.htm (http://carros.hsw.uol.com.br/programa-alcool-brasil2.htm)
KUNSTLER, James. O FIM DO PETROLEO. Bizancio Lisboa 2006.
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 18 de Agosto, 2010, 15:36:04
Cientistas criam biocombustível a partir de Whisky


Biobutanol resulta de dois subprodutos do fabrico de whisky: o líquido produzido pelos alambiques de cobre e o que resta do grão depois da destilação

Um grupo de cientistas da universidade escocesa de Napier, Edinburgo, descobriu uma nova forma de elaborar biocombustível a partir da refinação dos excedentes resultantes da fabricação de whisky.

Este novo combustível - o biobutanol – resulta especificamente de dois subprodutos do fabrico de whisky: o líquido produzido pelos alambiques de cobre e o que resta do grão depois da destilação que são o produto básico para a produção do butanol.

Os responsáveis garantem que o novo combustível confere 30% mais potência do que o já conhecido etanol e que não é necessário efectuar nenhuma adaptação aos motores de combustão já existentes. Além de combustível pode servir ainda para fabricar outros produtos bioquímicos ecológicos como acetona.

Algumas empresas energéticas estão a cultivar plantações para gerar biocombustíveis, mas nós decidimos investigar os materiais excedentes da produção de whisky para desenvolve-los”, refere o director da investigação, Matin Tangney, acrescentando, “é uma opção mais compatível com a defesa do meio ambiente e que faz proveito de uma das maiores indústrias escocesas.”

Uma das principais vantagens deste biocombustível é o facto de poder ser utilizado nas viaturas do dia-a-dia.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re: Biocombustível
Enviado por: LB em 20 de Agosto, 2010, 09:56:21
nããããã.... nada de estragar as coisas boas !!
Título: Re: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 20 de Agosto, 2010, 15:00:53

Não estraga nada, é feito com os restos. O consumo do Whisky deveria ser subsidiado, assim haveria mais líquido e restos do grão para produção de Biobutanol.  :buba:

Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 20 de Agosto, 2010, 18:59:15
Enzimas podem «criar» combustível para automóveis



Enzima encontrada nas raízes das sementes de soja pode vir a ser utilizada como energia para fazer funcionar automóveis

Uma enzima encontrada nas raízes das sementes de soja pode ser utilizada como energia para mover os automóveis, avança a «Chemestry World».

A Vanadium Nitrogenase consegue produzir amoníaco a partir de nitrogénio, já usado actualmente para encher pneus em alternativa ao ar normal, porque permite maior resistência e menor desgaste.

Embora a pesquisa ainda esteja numa fase embrionária e seja necessário algum tempo até que se alcancem resultados mais palpáveis, os especialistas acreditam que este pode ser o caminho para criar um combustível amigo do ambiente e até, quem sabe, gasolina.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 20 de Setembro, 2011, 16:56:22
Bactéria pode transformar jornais em combustível


Investigadores dizem ter descoberto bactéria que permite produzir butanol, um substituto da gasolina, através de jornais

Imagine que todos os jornais deitados ao lixo diariamente podiam ser transformados em combustível. Uma equipa da Universidade de Tulane, em Nova Orleães, encontrou uma bactéria que consegue converter celulose em butanol, um combustível que pode ser usado em vez da gasolina sem que seja necessário adaptar o motor.

A grande vantagem da bactéria TU-103 (encontrada em excrementos de animais) é que consegue transformar a celulose (fibra de que é composto o papel) em butanol na presença de oxigénio, enquanto outras bactérias com as capacidades semelhantes só conseguiam a transformação num ambiente sem oxigénio, o que aumentava drasticamente os custos.

O butanol também apresenta benefícios como combustível em relação ao etanol – normalmente produzido a partir do milho ou da cana-de-açúcar –, porque além de se adaptar mais facilmente a qualquer tipo de motor, o material é menos corrosivo do que o concorrente e apresenta um rendimento energético maior.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re: Biocombustível
Enviado por: Luke em 20 de Setembro, 2011, 18:20:12
onde se compram esses bichos?
Título: Re: Biocombustível
Enviado por: naso em 20 de Setembro, 2011, 18:50:59
onde se compram esses bichos?

A grande vantagem da bactéria TU-103 (encontrada em excrementos de animais)

Caso sejas um "animal" já tens matéria para avançar, fica só a faltar os jornais!! :lol: :point:

Mas agora a sério, acho que vem já ai alguém dizer que isso não pode ser feito, já sabemos porque!! :puke:
Título: Biocombustível
Enviado por: Tiffosi em 05 de Fevereiro, 2013, 17:36:44
Lixo orgânico como fonte de gasolina e de gasóleo


Europa pode substituir a gasolina e gasóleo sem recorrer aos biocombustíveis

Um estudo desenvolvido pelo Instituto de investigação holandês CE Delfta aponta que a gasolina e gasóleo obtidos de forma convencional a partir do petróleo poderão vir a ser substituídos por outras fontes com menores impactos no ambiente.

A pesquisa considera que os biocombustíveis chamados de primeira geração, pelo facto de serem derivados de produções agrícolas, designadamente soja, colza e palma, não são uma solução viável “para descarbonizar os transportes”. Assim, as organizações europeias apelam ao Parlamento Europeu e aos governos dos Estados Membros para se concentrarem nas soluções propostas.

O estudo explora vários cenários de desenvolvimento dos transportes e recomenda uma viragem urgente da política europeia no setor, colocando a prioridade sobre a eficiência energética e o maior desenvolvimento de tecnologias limpas, como os veículos elétricos.

Uma das soluções apontadas foi o uso de biocombustíveis com menores impactes sociais e ambientais, chamados de segunda geração, ou seja, aqueles produzidos a partir de resíduos, como óleos alimentares usados e biogás proveniente de digestão anaeróbia de lixo urbano.

Segundo os ambientalistas, os Estados-Membros «podem cumprir as suas obrigações sem recorrer (ou com um recurso praticamente nulo) a biocombustíveis produzidos a partir de culturas agrícolas, como a soja, a colza e a palma», acrescentam.

Diretivas comunitárias fixam uma meta de incorporação de 10% de energias renováveis no setor dos transportes e a redução das emissões de gases com efeito de estufa dos combustíveis em 6%, até 2020.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)