O Brasil apesar de produzir este combustível alternativo que podemos chamar de biocombustivél (uma vez que tem a sua base em algo biológico e renovável), não faz algo milagroso a nível ambiental, se calhar é mais ao contrário. Basta pensar-mos nisso – o álcool tem um poder muito mais elevado de explosão que a gasolina, logo o resultado é mais potencia no motor e mais consumo. Mas vamos analisar o etanol de outro ponto de vista que não o do consumo no motor.
O Brasil é actualmente o pais mais avançando no que toca a biocombustivéis, pois não só tem a maioria do mercado com motores flex fuel (a funcionar com gasolina e metanol ou etanol) como também tem o melhor processo de fabrico de etanol existente.
O Brasil é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo, mas não usam a cana-de-açúcar de forma directa para produção de combustível. O que eles fazem é aproveitar um dos sub-produtos de duas das suas maiores indústrias (açúcar e bebidas alcoólicas) a biomassa que sobra da cana-de-açúcar depois da destilação, que não tem utilidade para consumo humano mas pode ser usada para produção de combustível. O Brasil é o mais avançado por dois factores: usam o “lixo” para produzir combustível e a eficiência de produção é de 8 unidades de energia para 1 unidade gasta (só para terem uma ideia o petróleo actualmente gasta 1 unidade de energia para obter 2 unidades, quando no inicio do sec 19 rondava 1 unidade gasta para 28 unidades obtidas) e o maior produtor de biocombustiveis, os EUA, fazem uns fantásticos (em tom de ironia) de 1 unidade de energia para obterem - PREPAREM-SE - 1.3 de energia.
É solução?
Eu acho que não e passo a explicar-me. Um carro a usar este tipo de combustível tem um consumo muito elevado e é impossível manter um nível de abastecimento suficiente para o mundo inteiro (pelo menos de forma viável ecologicamente e economicamente), por alguma razão se contam pelos dedos de uma mão os países que usam este combustível. Os motores têm de ser muito mais resistentes pois o poder deste combustível consegue desgastar os convencionais motores pelo que o seu custo tende a aumentar, para além do seu desgaste.
Mesmo que use “lixo” não é solução a 100% mas sim uma boa forma de aproveitar o sub-produto da cana de açúcar e reduzir o petróleo que circula pela sociedade. Aliás, o Brasil já começou a usar a cana de açúcar sem esta ir para a refinação de açúcar ou bebidas o que começa a ser menos ecologicamente interessante, pois o consumo é elevado e usar o “lixo” só por si já não chega para manter os carros a funcionar.
Vantagens no Brasil:
O Brasil esta menos dependente da flutuação do preço do petróleo.
Está menos sujeito a pressões geopolíticas por causa dos combustíveis.
Tem menos preocupações macroeconómicas derivadas do petróleo.
Aproveita o desperdício das suas indústrias e transforma-o noutra indústria de importância vital para a economia.
Permite o acesso aos Brasileiros a um combustível mais barato.
Vejam aí os preços médios no Brasil em Reais por litro.
REGIÃO | Gasolina | Álcool | Diesel | Biodiesel GNV
CENTRO| 2,445 |1,350 |1,991 |1,990 |1,299
LESTE |2,400 |1,280 |1,903 |1,969 |1,121
NORTE |2,371 |1,280 |1,890 |1,874 |1,105
OESTE |2,442 |1,327 |1,935 |1,941 |1,121
SUL |2,448 |1,340 |1,952 |1,984 |1,156
Como podem ver o Álcool fica a menos de metade do valor da gasolina, não se esqueçam que no Brasil não se vendem veículos a diesel com excepção de veículos para uso profissional/comercial. Tanto o álcool como a gasolina levam com 43% de impostos em cima pelo que o preço não é influenciado nesse aspecto (apesar de existirem incentivos na produção).
Podem obter mais informações em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etanol_como_combust%C3%ADvel_no_Brasilhttp://carros.hsw.uol.com.br/programa-alcool-brasil2.htmKUNSTLER, James. O FIM DO PETROLEO. Bizancio Lisboa 2006.