Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: filipeleite221 em 29 de Dezembro, 2020, 13:20:23
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Boas a todos
Adquiri recentemente um Punto a gasolina de 2000 e precisava de uma ajuda relativamente á sofagem, não sai ar quente, só mesmo frio. Alguém que tenha conhecimento e já tenha tido este problema pode dar uma ajuda? Boas festas
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Boas a todos
Adquiri recentemente um Punto a gasolina de 2000 e precisava de uma ajuda relativamente á sofagem, não sai ar quente, só mesmo frio. Alguém que tenha conhecimento e já tenha tido este problema pode dar uma ajuda? Boas festas
Viva posso te ajudar, consegues enviar fotos da zona do motor a onde entram os dois tubos para dentro do carro?
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Já agora como se comporta o ponteiro da temperatura?
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Já agora como se comporta o ponteiro da temperatura?
Este quadrante não tem ponteiro de temperatura.
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Viva posso te ajudar, consegues enviar fotos da zona do motor a onde entram os dois tubos para dentro do carro?
Boas não encontro essa zona do motor..
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Este quadrante não tem ponteiro de temperatura.
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Mais logo tiro uma foto ao meu e envio te. pois como não tens ponteiro não sabes a que temperatura tens o motor, o mais certo é teres o termostato do motor em aberto ou em falta e o carro anda sempre com a temperatura muito baixa!
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Carros sem informação da temperatura da agua fazem-me confusão... :violino:
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Carros sem informação da temperatura da agua fazem-me confusão... :violino:
E ainda os há mais recentes! Tenho um Renault Captur de 2016 e não tem! Até me faz impressão!!
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Mais logo tiro uma foto ao meu e envio te. pois como não tens ponteiro não sabes a que temperatura tens o motor, o mais certo é teres o termostato do motor em aberto ou em falta e o carro anda sempre com a temperatura muito baixa!
Ok agradeço.
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Carros sem informação da temperatura da agua fazem-me confusão... :violino:
Pois mas até carros mais recentes já vêm sem a informação de temperatura
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Mas é possível mudar o quadrante para ficar com as conta rotações e temperatura ou tenho que fazer alguma alteração de fichas? KMS ficarão alterados?
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Mas é possível mudar o quadrante para ficar com as conta rotações e temperatura ou tenho que fazer alguma alteração de fichas? KMS ficarão alterados?
Ser possivel será com certeza. Se é viavel o processo para ter a informação da temperatura da agua e rpms isso ja é muito discutivel.
Creio no entanto que existem soluções no mercado bastante mais em conta e faceis de adaptar que fazemo mesmo efeito.
Em relação aos carros recentes, essa questao da falta de temperatura da agua é uma entre outras razões pelas quais eu prefiro viaturas mais antigas a comprar novo. :t_up:
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Uma dúvida termostato é o que fica por baixo da bobine?
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Ok agradeço.
Boas aguardo então a foto. Bom Ano
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Viva bom Ano, só tirei agora as fotos!
Era bem está é a foto do tal termostato que pode estar em aberto e faz com que a água não chegue á temperatura ideal!
É o tubo grosso por baixo das bobinas.
A outra foto são 2 tubos a entrar para dentro do carro por trás do motor! Confirma se eles estão lá, pois há quem os anule quando o radiador da shofagem perde água!(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210104/28555c169ef4a8805174752009a2111a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210104/ef35b49a01fd85f578223a08ae88f6cc.jpg)
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Viva bom Ano, só tirei agora as fotos!
Era bem está é a foto do tal termostato que pode estar em aberto e faz com que a água não chegue á temperatura ideal!
É o tubo grosso por baixo das bobinas.
A outra foto são 2 tubos a entrar para dentro do carro por trás do motor! Confirma se eles estão lá, pois há quem os anule quando o radiador da shofagem perde água!(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210104/28555c169ef4a8805174752009a2111a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210104/ef35b49a01fd85f578223a08ae88f6cc.jpg)
Boas sim já comprei o termostato mas só amanhã é que irei meter. Contudo na casa de peças disseram que o problema podia não estar no termostato mas sim na torneira do radiador.
Os dois tubos tenho lá no motor que entram para dentro do carro
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Quando retirares o termostato vais notar pela orla/borracha a volta se ele está aberto!
Quanto á torneira ainda não tive qualquer problema aí!
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Não notas mesmo com o calor no máximo, com o carro parado e motor quente se deita nem que seja ar morno?
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Não notas mesmo com o calor no máximo, com o carro parado e motor quente se deita nem que seja ar morno?
Sim às vezes deita um pouco de ar morno.
O que acho estranho é ter i carro ligado bastante tempo e nunca disparou a ventoinha..
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Deve ser por ter o termostato aberto, sem ponteiro de temperatura, só consegues monitorizar a temperatura por exemplo com um leitor obd
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Boas mudei o termostato aproveitei e mudado o circuito de água.
Mas o ar que vem da sofagem continua frio.
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Do que fu lendo ate agora, e nao opinei mais por falta de conhecimento do medelo em concreto, provavelmente existe mais que um problema por ai.
O carro parado mesmo com o termostato aberto tem de ligar a ventoinha ao fim de um tempo.
Eu aconselho antes de mais encontrar uma forma de confirmar a temperatura da agua. Com obd ou termometros de sonda encostada a tubagem da agua (numa zona metalica e tao perto qt possivel do sensor de temperatura de preferencia) Convem perceber a que temperatura anda o liquido na zona do motor.
A questao da sofagem podem ser varias como nao conheço o modelo em concreto nao queria estar a fazer sugestoes inuteis...
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Falaram-me na possibilidade de ser os 2 tubos que vão para dentro do carro que estejam entupidos com sujidade, mas sendo assim não deveria sair ar nenhum?
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Estando entupido a água quente não circula logo o radiador da sofagem não aquece como deve ser. Pode ter sujidade devido a maus anticongelantes, ou ter andado com água da torneira, ou até mesmo por uso de produtos para tapar fugas. Ou também a torneira da sofagem avariada.
Já agora quando removesse o termostato antigo qual era o aspecto do circuito e do líquido que saiu?
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Estando entupido a água quente não circula logo o radiador da sofagem não aquece como deve ser. Pode ter sujidade devido a maus anticongelantes, ou ter andado com água da torneira, ou até mesmo por uso de produtos para tapar fugas. Ou também a torneira da sofagem avariada.
Já agora quando removesse o termostato antigo qual era o aspecto do circuito e do líquido que saiu?
Boas a ventoinha disparou após mudança do termostato e anticongelante tudo direitinho. A cor era água normal coisa mínima para o castanho. toda a tubagem do circuito está quente, á excepção dos dois tubos que entram para o carro.
Consegui monitorizar a temperatura com o obd2 70/73°
Tentei apagar um erro da luz do airbag que me acendeu após a troca de um fusível do quadrante mas não consigo.
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A torneira é aquela peça que fica por cima dos dois tubos que entram lá para o carro? É que já pesquisei em vários sítios mas não encontrei nada, a torneira tem que estar completamente fechada? Ao tirar os dois tubos para meter o compressor á partida vais perder anticongelante, certo?
Não é necessário desmontagem do tablier?
Peço desculpa pelas perguntas todas, mas é a única coisa que agora está a fazer falta, o ar quente...
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A torneira para limpares tem de estar aberta ou seja o calor dentro do botão do carro no máximo, ela a ficar fica dentro do carro algures no tablier.
Cuidado com a pressão que aplicas para não ser em demasia, podes rebentar o radiador da sofagem
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A luz do airbag só com o cabo kkl e o software multiecuscan, ou em alguma oficina/electrecista
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A torneira para limpares tem de estar aberta ou seja o calor dentro do botão do carro no máximo, ela a ficar fica dentro do carro algures no tablier.
Cuidado com a pressão que aplicas para não ser em demasia, podes rebentar o radiador da sofagem
Certo então aquilo que está no tubo é uma purga? E porque não passa água para os dois tubos?
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Certo então aquilo que está no tubo é uma purga? E porque não passa água para os dois tubos?
Caro Filipe, como estou sem disponibilidade pra voltar a tudo desde o inicio,..
Quando diz que nao passa agua para os dois tubos que dizer que com os tubos desengatados nao existe agua nesses tubos?
Se assim for, e como n sei se o carro foi sempre seu, sera que o radiador da sofagem nao tem fuga e alguem tamponou essa tubagem?
Em relação ao que li de meter pressão na tubagem e preciso ter muito cuidado com a pressão que se mete. o sistema nao esta sujeito a pressões superiores a 1,5 bar.
Outra coisa que me ocorreu,... se o sistema de abertura da dita torneira nao for eletrico pode muito bem ter um problema nas guias ou nos cabos que impedem a abertura da torneira. encaixe das guias partido, cabo (arame aço inox) dobrado.
A agua deveria subir ate perto dos 90º, a ventoinha deveria ligar e voltar a desligar na casa dos 80s. Nao estara o ventilador a ligar demasiado cedo?
Desculpe tantas opções e variaveis. :t_up: :sombrero:
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Caro Filipe, como estou sem disponibilidade pra voltar a tudo desde o inicio,..
Quando diz que nao passa agua para os dois tubos que dizer que com os tubos desengatados nao existe agua nesses tubos?
Se assim for, e como n sei se o carro foi sempre seu, sera que o radiador da sofagem nao tem fuga e alguem tamponou essa tubagem?
Em relação ao que li de meter pressão na tubagem e preciso ter muito cuidado com a pressão que se mete. o sistema nao esta sujeito a pressões superiores a 1,5 bar.
Outra coisa que me ocorreu,... se o sistema de abertura da dita torneira nao for eletrico pode muito bem ter um problema nas guias ou nos cabos que impedem a abertura da torneira. encaixe das guias partido, cabo (arame aço inox) dobrado.
A agua deveria subir ate perto dos 90º, a ventoinha deveria ligar e voltar a desligar na casa dos 80s. Nao estara o ventilador a ligar demasiado cedo?
Desculpe tantas opções e variaveis. :t_up: :sombrero:
O carro comprei no mês de dezembro. Digo isto, porque ao meter a mão nos tubos só circuito estão quentes. Por acaso ainda não tirei fora os 2 tubos. Mas ao meter a mão nessas referidos tubos estão completamente frios.
A ventoinha dispara perto dos 90°
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Sim esse parafuso é uma purga, e serve para tirar o ar, quando se faz alguma manutenção no sistema de arrefecimento, como o que tu fizeste! Eu quando faço isso, desaperto mas sem tirar o mesmo e vou acelerando aos poucos até começar a sair líquido em boa quantidade!
Se fores da zona de Santa Maria da Feira ou arredores, posso te dar uma ajuda com isso e com a luz de airbag!
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Sim esse parafuso é uma purga, e serve para tirar o ar, quando se faz alguma manutenção no sistema de arrefecimento, como o que tu fizeste! Eu quando faço isso, desaperto mas sem tirar o mesmo e vou acelerando aos poucos até começar a sair líquido em boa quantidade!
Se fores da zona de Santa Maria da Feira ou arredores, posso te dar uma ajuda com isso e com a luz de airbag!
Sim essa purga fui abrindo na mudança do anticongelante. Estranho é os 2 tubos estarem frios. Sou do Porto. Comprei aqueles leitores obd2 mas não consigo fazer nada com aquilo.
Ontem ao colocar esse leitor acendeu a luz da direção assistida. Já estive a pesquisar e dizem que pode ser da bateria de estar tanto tempo ligada. Contudo após uns KMS apagou.
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É normal, as vezes acontece me com esse leitor e liga a luz da direção. Mas tirando o gajo fora e desligando e ligando o carro fica tudo normal.
Porto quê Gaia?
Se precisares de ajuda, posso ver, gosto de ajudar e como já tenho o meu Punto á 11 anos já o vou conhecendo .
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É normal, as vezes acontece me com esse leitor e liga a luz da direção. Mas tirando o gajo fora e desligando e ligando o carro fica tudo normal.
Porto quê Gaia?
Se precisares de ajuda, posso ver, gosto de ajudar e como já tenho o meu Punto á 11 anos já o vou conhecendo .
:t_up:
Isto sim!!! :palmas:
Nao parece ser algo muito complexo para quem conhece e da muito jeito para quem aprende!!! :palmas:
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É normal, as vezes acontece me com esse leitor e liga a luz da direção. Mas tirando o gajo fora e desligando e ligando o carro fica tudo normal.
Porto quê Gaia?
Se precisares de ajuda, posso ver, gosto de ajudar e como já tenho o meu Punto á 11 anos já o vou conhecendo .
Boas porto/estádio do dragão. É uma questão de se combinar e posso ir a Gaia ou outro local.
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Ok, normalmente só ao sábado, temos é a questão das 13h que nem sei se ainda está em vigor
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Ok, normalmente só ao sábado, temos é a questão das 13h que nem sei se ainda está em vigor
Sim ainda se encontra em vigor o recolher a 13h
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Arranjei foi um quadrante com temperatura e rotações, não sei é se irá funcionar no meu
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Opa algo me diz que pode dar, mas não sei se a nível de centralina BSI esse Punto é diferente, pois o outro quadrante dá npara ver médias e tal! Sei que se tem de fazer um processo chamado "proxi alignment", que só é possível creio com a versão paga do software "multiecuscan" ou outro programa que seja profissional
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Opa algo me diz que pode dar, mas não sei se a nível de centralina BSI esse Punto é diferente, pois o outro quadrante dá npara ver médias e tal! Sei que se tem de fazer um processo chamado "proxi alignment", que só é possível creio com a versão paga do software "multiecuscan" ou outro programa que seja profissional
Amigo Jorge venho dar aqui um feedback da troca de quadrante. Funciona rotações, velocidade, gasolina e todas as outras funções dos kms parciais.
Não funciona o sensor de temperatura e acende uma luz amarela âmbar que no manual diz falha de luzes.
Os KMS ficam a piscar e quase o dobro dos que tenho
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Pois os quilómetros piscam porque tem de se acertar, pelo tal método! E está a aparecer os quilómetros do antigo carro!
Quanto á temperatura não sei te responder, mas já tentaste ler a temperatura do líquido de refrigeração pelo leitor obd? E consegues obter valores na casa dos 80 e tal graus?
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Isso tera de ser configurado a nivel de software especifico como ja mencionado. Mas e provavel que trabalhe desde que bem configurado. :t_up:
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Pois os quilómetros piscam porque tem de se acertar, pelo tal método! E está a aparecer os quilómetros do antigo carro!
Quanto á temperatura não sei te responder, mas já tentaste ler a temperatura do líquido de refrigeração pelo leitor obd? E consegues obter valores na casa dos 80 e tal graus?
Ao ler os valores pelo leitor anda a volta dos 83/85°
O ponteiro quando ligo o carro sobe muito rápido para o meio, daí se calhar não estar a funcionar corretamente.
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Ao ler os valores pelo leitor anda a volta dos 83/85°
O ponteiro quando ligo o carro sobe muito rápido para o meio, daí se calhar não estar a funcionar corretamente.
Ja ouvi comentarios por ai que desde que a temperatura estja dentro de valores normais a posição do ponteiro é o meio, se subir em excesso "salta" para cima. Na minha opinião é quase a mesma coisa que nao ter ponteiro nenhum se não pior ainda. Mas são comentarios que ouvi não tenho a certeza que seja assim.
Muito provavelmente o jorge vem ja esclarecer a questão. :t_up:
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Ja ouvi comentarios por ai que desde que a temperatura estja dentro de valores normais a posição do ponteiro é o meio, se subir em excesso "salta" para cima. Na minha opinião é quase a mesma coisa que nao ter ponteiro nenhum se não pior ainda. Mas são comentarios que ouvi não tenho a certeza que seja assim.
Muito provavelmente o jorge vem ja esclarecer a questão. :t_up:
Obrigado pela resposta amanhã irei ver se arranjo forma de colocar os KMS direitos e aproveito e vejo essa questão da temperatura
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Normalmente no meu com este frio e o motor frio, para subir até meio (que é a onde ele anda sem mexer) demora cerca de 5 minutos a circular normal. E claro quando o motor está frio o ponteiro nem mexe, fica em baixo
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Normalmente no meu com este frio e o motor frio, para subir até meio (que é a onde ele anda sem mexer) demora cerca de 5 minutos a circular normal. E claro quando o motor está frio o ponteiro nem mexe, fica em baixo
Este não, mal ligo o carro nem 2 minutos vai para o meio, daí dizer que se calhar o sensor não está a funcionar com este quadrante, a temperatura da água com o leitor Obd2 anda a volta dos 83/85°
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Assim que puder meço a minha temperatura por obd para comparar
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Filipe, mede 83/85º ao fim de quanto tempo? E com o carro frio, antes de colocar a trabalhar qual e a temperatura que consegue ler?
Para quem nao tem multimetro para medir a resistencia ohmica do sensor creio que sera a forma mais viavel de perceber o estadop da sonda...
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Filipe, mede 83/85º ao fim de quanto tempo? E com o carro frio, antes de colocar a trabalhar qual e a temperatura que consegue ler?
Para quem nao tem multimetro para medir a resistencia ohmica do sensor creio que sera a forma mais viavel de perceber o estadop da sonda...
Ao final de 10/15 m atinge essa temperatura
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Eh pá estou mesmo com azar no bolinhas, mudo a distribuição no mecânico, foi experimentar tudo bem, a sair da auto estrada para casa não desenvolve com o pedal a fundo no acelerador
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Esse carro tem de ir á bruxa!
Ligou a luz de avaria do motor?
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Ao final de 10/15 m atinge essa temperatura
O ponteiro tem de ficar sempre nesta posição depois de quente!
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210114/b86fa1dfae82f15d0fae94148b73ad41.jpg)
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O ponteiro tem de ficar sempre nesta posição depois de quente!
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210114/b86fa1dfae82f15d0fae94148b73ad41.jpg)
O meu fica sempre nessa posição. Eh pá liguei á máquina para apagar a luz do airbag na oficina, não acusa erro nenhum, electricista ( pelo menos é o que ele diz que é) não consegue detectar o problema
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O problema de ele não puxar? Mas o motor trabalha de forma igual?
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O problema de ele não puxar? Mas o motor trabalha de forma igual?
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Mudei os cabos de velas, ficou um brinquinho😃😃
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Estou a ver que esse carro está ou estava a precisar de muita manutenção!
Já agora usar sempre bons cabos de vela, bobines em bom estado e boas velas!( De preferência originais ou com a referência certa como por ex NGK), para evitar danos na centralina de injecção.
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10/15 mins para atingir a temperaturas de 80/90º parece-me normal, nada a apontar em relação a isso.
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Assim que puder meço a minha temperatura por obd para comparar
Em circulação a minha temperatura varia entre 79⁰ a 83⁰, confirmado por obd.
Enviado do meu SM-T820 através do Tapatalk
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Bom creio que com a informação que se reuniu o problema da sofagem sera mesmo a nivel de sofagem.
Radiador entupido, circuito de agua interrompido ou alguma valvula (torneira) fechada será.
Creio que tubos trocados nao sera mas eu nao descartava essa hipotese tambem. :unsure:
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Bom creio que com a informação que se reuniu o problema da sofagem sera mesmo a nivel de sofagem.
Radiador entupido, circuito de agua interrompido ou alguma valvula (torneira) fechada será.
Creio que tubos trocados nao sera mas eu nao descartava essa hipotese tambem. :unsure:
Boas peço desculpa por não responder, mas tenho estado sem tempo nenhum, ora após mudar a distribuição e mudança do líquido de refrigeração ainda saiu ar quente da sofagem, agora voltou ao normal sai morno. Falei com um mecânico que pôs a hipótese de ser o radiador da sofagem avariado. Mas para isso teria que desmontar o tablier todo.
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Há maneira de testar isso de forma simples! Desliga-se os dois tubos que vão para lá, e com uma mangueira sem muita pressão é colocar água e ver se ela saí bem, isto tudo com a sofagem regulada no máximo de temperatura. Até pode ser que saía algum lixo que a esteja a entupir!
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Há maneira de testar isso de forma simples! Desliga-se os dois tubos que vão para lá, e com uma mangueira sem muita pressão é colocar água e ver se ela saí bem, isto tudo com a sofagem regulada no máximo de temperatura. Até pode ser que saía algum lixo que a esteja a entupir!
Boas Jorge
Tenho uma dúvida por isso é que ainda não fiz esse procedimento. Posso mandar para lá água á vontade? Sem pressão? Essa água sairá por algum sítio? É igual meter num tubo ou noutro? Cumprimentos
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Sim podes fazer isso quer num tubo ou outro, convém é estar os dois desengatados do circuito para se houver lixo ele sair, eu não metia muita pressão, pois pode haver o risco de rebentar o radiador.
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Sim podes fazer isso quer num tubo ou outro, convém é estar os dois desengatados do circuito para se houver lixo ele sair, eu não metia muita pressão, pois pode haver o risco de rebentar o radiador.
Desculpa a ignorância, mas a água mando pelo reservatório ou diretamente nos buracos do tubo?
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Desculpa a ignorância, mas a água mando pelo reservatório ou diretamente nos buracos do tubo?
O que o jorge mencionou e para se fazer desligando os dois tubos que entram para dentro do carro que vao ligar ao radiador da sofagem.
Existem dois tubos de agua que passam do cofre do motor para dentro do carro. esses dois tubos devem ser desligados do restante circuito e a agua metida num desses tubos que vai para dentro do carro. :t_up:
Agora existe uma outra questao que ja me apercebi no thema mas n sei se o punto funciona da mesma maneira e queria deixar a pergunta ao Jorge punto para esclarecer.
No thema a agua circula sempre no radiador da sofagem. O seletor do quente ou frio faz abrir uma comporta que desvia o ar pelo radiador da sofagem ou nao. No punto o principio e o mesmo ou e uma valvukla que permite a circulação de agua pelo radiador da sofagem? :unsure:
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@TwinThema boa questão, não sei se existe torneira pois nunca precisei de aceder ao radiador!
Enviado do meu M2004J19C através do Tapatalk
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Sem mais dados da viatura em causa creio que o sistema seja como nos Themas. O ar desviado por comportas e sem torneira, Assim sendo eu verificava tirantes do manipulo de selecionar a temperatura e perceber se a comporta se move ao rodar o manipulo. Por norma o ruido que faz o ar altera conforma a comporta se move.