Autor Tópico: COMO SALVAR O MEU PUNTO  (Lida 2275 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Quazatron

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
COMO SALVAR O MEU PUNTO
« em: 22 de Setembro, 2020, 14:47:26 »
OLÁ, MINHA GENTE!

Preciso da vossa ajuda e experiência para salvar o meu Punto mk2 1.2 16v (188) de 2001.

Comecei a ter um problema no carro de há um mês para cá. A luz do motor acendia algumas vezes, o carro de longe em longe desligava-se e agora, mais recentemente, o trabalhar dele é incerto sobretudo a frio. Levei a "máquina" à FIAT e, segundo primeira análise deles, eram as sondas lambda e o sensor de temperatura.
Eis a análise das peças a levar que a FIAT me deu:
- Sonda lambda
- sensor de temperatura
- mão de obra
Orçamento total = 356€.


Como não pude pagar essa quantia nesse dia (a vida não anda fácil para ninguém), tive de recusar o arranjo e levei o carro para casa -- não lhe toquei durante umas 2 semanas.
Passado esse tempo, já com o dinheiro, regressei à FIAT e, para meu espanto, os problemas acresceram-se e o montante a pagar subiu para quase 10x mais! (cerca de 3100€!!)  :boxing_smiley:.

Eis o que eles dizem agora que o carro precisa:
0530A13 - SUPLEMENTO DE DIAGNOSTICO
1056B54 - SENSOR DE PRESSAO/TEMPERA
77364869 - INTERRUPTOR
1080B94 - SONDA LAMBDA ANTERIOR AO
1080B95 - SONDA LAMBDA POSTERIOR AO
46751082 - SONDA LAMBDA
1080B62 CONVERSOR CATALITICO - D
55198677 - TUBO ESCAPE
46526271 - JUNTA

Anexo ao novo orçamento vinha uma nota:
"APóS SUBST DE PEÇAS em CIMA REAVALIAR carro e acrescentar ao orçamento o seguinte:
71784045 - CENTRAL ELETR RECOND
7648797 - BOBINA "


A verdade é uma só, amigos: eu adoro o meu Punto e gostaria de continuar com ele, mas com estes valores é impensável.
Faço apenas uma questão: alguém conhece um mecânico em Lisboa/arredores suficientemente profissional, honesto e acessível ($$) capaz de salvar esta "máquina"?
Qualquer informação adicional que eu possa dar, perguntem!
Obrigado a todos!

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: COMO SALVAR O MEU PUNTO
« Responder #1 em: 22 de Setembro, 2020, 22:44:53 »
E fazer uma limpeza ao corpo de injeção/ borboleta? Com talvez substituição de velas cabos e bobines pode resolver. Esse orçamento é um absurdo!!
Há um conhecido youtuber na margem sul penso chamado eblase podes tentar contacto a ver se tem agenda para ver o teu carro!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: COMO SALVAR O MEU PUNTO
« Responder #2 em: 23 de Setembro, 2020, 08:37:28 »
Da forma que descreve o orçamento parece absurdo, sem uma justificação da oficina nao vou comentar muito mais.
O tipo de avaria que descreve, a ser so isso nao costuma ser demasiado complicado resolver apesar de muitas vezes ter de se ir por tentativas.

Enquanto aguarda outras sugestoes de membros, faça a sua apresentação no local indicado, consulte as regras e faça uma pesquisa no forum que concerteza ira encontrar problemas identicos ao seu.  :t_up:

Quazatron

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
Re: COMO SALVAR O MEU PUNTO
« Responder #3 em: 23 de Setembro, 2020, 12:59:28 »
Obrigado pelos comentários que me vão dando.

O problema, segundo a FIAT (e tal como eu referi), está relacionado com o CONVERSOR CATALÍTICO e SONDAS LAMBDA.
Vou continuar a recolher mais informações sobre o problema para conseguir perceber como o resolver da melhor forma.

Abraço!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: COMO SALVAR O MEU PUNTO
« Responder #4 em: 24 de Setembro, 2020, 08:54:03 »
O conversor catalitico nao estando bem os sensores vaoa cusar erro. Mas isso nao quer dizer que os sensores estejam avariados e a precisar de ser substituidos.
Se quiser ouvir uma segunda opiniao, passe por uma oficina que tenha maquina para medir gases e peça para fazerem uma leitura dos gases. (O carro tem de estar quente e ter andado tempo suficiente para deixar o catalisador quente). E veja o que dizem.